Flauta Doce >> INICIANTE

Autor Mensagem
Renan Rodrigues
Veterano
# out/04


Galera, tenho uma banda de pop rock acústico, e toco violão, viola, gaita, percussão e teclado. porém, não tenho nenhuma formação em teoria musical.
A pouco tempo conheci a flauta doce, me encantei com ela, comprei uma dessas de criança, porém preciso que alguem me ajude a achar as notas nela, não tenho a minima noção de como se faz o Em,A,Am,G,C...e aquele buraco em baixo?pra que serve?

Um Abraço

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Vc nao faz harmonias com flauta de nenhuma espécie!
Logo vc nunca conseguira fazer um Em ou EMaj!
é só melodia!

No mais nao posso te ajudar!

Teimoso
Veterano
# out/04
· votar


Renan Rodrigues

Como disse o Balbino não se faz acordes na flauta somente melodia.

Tem as notas e as digitações no link abaixo, dê uma olhada.

http://www.liaa.ch.ufpb.br/~romdam/ead/digitacao.htm

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# out/04
· votar


Renan Rodrigues
jovem, acredito que afinacao da flauta deve ser Sol, (pq eu ja estudei flauta em eras glacias, quando eu tinha entre 8/9 talves 10 anos) a partir dai é so seguir a escala, e o buraco em baxo se nao me engano e para tapar para sair tom ou semitom. Mas não tenho certesa não pq isso ja faz muito tempo.

Stirling
Veterano
# out/04
· votar


A flauta doce e um instrumunto melodico, nao harmonico(so executa sons sozinhos.Nada de intervalos ou, muito menos,acordes).
Pra tocar vc deve pegar a flauta com as duas maos, a esquerda em cima e a direita em baixo.Vc vai ver que ela tem 8 furos(7 na frente e 1 atras, que e fechado usando o polegar da mao esquerda ).Os 7 da frente sao fechados, de cima p/ baixo,com o indicador, o medio, e o anelar da esquerda(o mindinho fica sobrando mesmo)e com todos os dedos da direita (menos o polegar, ne? Se nao a flauta cai...) pra fechar os 4 furos restantes. E muito importante usar nao a ponta, mas a polpa dos dedos que tem mais carne e permite um fechamento melhor.Se um furo nao se fecha completamente, vc nao produz a nota certa e ja era. Vc tb vai ver q a ponta da flauta pode ser girada. Isso e por causa do mindinnho que as vezes nao chega la. Assim, gire essa ponta ate conseguir uma posicao q seja confortavel e que permita um bom fechamento.
Com a flauta toda fechada vc tem a nota do. Sopre bem devagar, como se pronuciasse a palavra TU, se nao vc vai ter um do oitavado que nao e o que se quer normalmente. Esta e a nota mais dificil de se fazer. de baixo p/ cima as notas crescem segundo a escala de do.Se numerarmos os furos de baixo p/ cima como 1,2,...,7, abrindo o 1, vc tem o re.abrindo 1 e 2, tem o mi, abrindo 1, 2 e 3,tem o fa. Se abrir tb o 4, tem o sol. abrindo 1,2,3,4,5, tem o la. Abrindo estes e o 6, tem o si. Deixando a flauta toda aberta menos atras e o furo 6, tem do uma oitava acima do dó da flauta toda fechada. Assim ja da p/ fazer alguma coisa.
Espero q tenha ajudado.E bom procurar mais informacoes.

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar


A afinação depende da altura da flauta.
Soprano: dó
Contralto: fá ... só sei essas.
Meu irmão aprendeu a tocar flauta com cinco minutos, eu nunca consegui.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Stirling

Como a flauta não toca intervalos????????
Toca sim! Intervalos melódicos e não harmonicos! mas toca! rs! heheheheheheh

JamesStirling
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior[b][/b]

E verdade! Desculpe a falha...

Balbino Junior
Veterano
# fev/05
· votar


Que é isso, flw!!!
Abraços!

lvbox
Veterano
# fev/05
· votar


Eu também tô iniciando a arte de tocar flauta-doce e o mais difícil está sendo as leituras de músicas (partituras)...tô tendo que aprender a ler partitura na marra

Maíra Acioli
Veterano
# mar/05 · Editado por: Maíra Acioli
· votar


Aprendi a tocar flauta no colégio, mas faz muito tempo, e agora estou tentando "tirar" uma musica, e consegui a nota ( o som ), que eu queria mas não sei qual é o nome dela, tipo fa# ou algo assim. Alguém aí conhece algum site aonde haja esse tipo de indicação? Pode ser simples, feito aqueles que vêm junto com a flauta de criança, quando a gente compra, sabe?
A minha flauta é um Yamaha, branquinha (não sei se há diferença em relação àquela marrom e branca), e tem um "b" escrito embaixo... acho que é de barroca, né?

desculpe o linguajar nada técnico..hauhauah

Motoko
Veterano
# mar/05
· votar


Maíra Acioli

sim sim... o b é barroca mesmo... essa sua flauta é afinada em Dó... existem algumas afinadas em Sib (as marrons)

Espero não ter cometido nenhum engano nas informações... ^^"

Elaine Sakai
Veterano
# mar/05
· votar


eu sou formada em flauta doce pela yamaha (termineiu o ano passado)
adoro toca, adoro musica , mais estou sem partituras , as partituras que istou....... ja basta!!!! pesso pelo amor de Deus quem pode me ajuda o meu mail é clavedesol123@bol.com.br
Valeu!!!!!!!!!!!!!!

Kim_servo
Veterano
# mar/05
· votar


ai ninguem tewm um cursinho basico de flauta doce ai pra mandar pra mim????
caiomotta2000@yahoo.com.br
Ficarei agradecido...

Mikhaelis
Veterano
# abr/05
· votar


Porr@, ninguém ajuda o rapaz a fazer as notas... pqp viu

De baixo para cima, numeremos os furos de 1 a 7, sendo o de trás 8:

Daqui para baixo, sempre mantenha o furo de tras completamente tapado:

dó: todos os buracos tapados
do#: todos exceto o menorzinho do 1
re: todos exceto 1
re#:todos exceto 1, e o menorzinho do 2
mi: todos exceto 1,2
fa: barroca: todos exceto 3; germânica: todos exceto 1,2,3
fa#: todos exceto 1,4
sol: todos exceto 1,2,3,4
sol#: esse eh complicadinho: todos exceto 1, menorzinho do 2, 5
la: todos exceto 1,2,3,4,5
si: todos exceto 1,2,3,4,5,6 OU 1,2,3,4,7
do2: todos exceto 1,2,3,4,5,7

Daqui para baixo, atenção ao furinho de trás

do#2: apenas 6,7 com furo de trás aberto
re2: apenas 6 com furo de tras aberto
re#2: todos exceto 1,7 c/ furo de trás aberto
mi2: todos exceto 1,2, com 3/4 do furo de trás tapado!
fa2: todos exceto 1,3, com 3/4 do furo de trás tapado!
fa#2: todos exceto 1,2,4, com 3/4 do furo de trás tapado!
sol2: todos exceto 1,2,3,4 c/ 3/4 do furo de tras tapado!
la2: todos exceto 1,2,3,4,5 c/ 3/4 do furo de tras tapado!
la#2: todos exceto 1,4,5 c/ 3/4 do furo de tras tapado!
si2: todos exceto 1,2,5 c/ 3/4 do furo de tras tapado
do2: me recuso a ensinar, essa nota é tão aguda que eu resisto em achar que a flauta soprano é capaz disso. Soa horrível, acreditem.

Em tempo, quando não especificado, as notas acima são baseadas no modelo soprano barroco, e não germânico, em dó maior.

Sem mais, abraços

Michel

marcelo moreno
Veterano
# jun/05
· votar


ola renan vi somente hoje sua solicitaçao, meu email e momeneses@ig.com.br tenho algum material que pode te ajudar a avançar no seu apredisado -... comoposiçoes dos dedos para oa formaçao da notas for de sopra para se ter timbris mais aveludados coisas deste tipo ok. me escreva pois aqui e dificil para pasar coisa grandes ou desenho para facilitar o seu entendimento.

Nathalie Griffs
Veterano
# jun/05
· votar


meu.. qual a diferença entre as flautas?tipo eu num sei qual é a minha pq é aquelas de criança... só sei q as notas parecem ser diferentes, tipo só o primeiro furo tambado na minha é si, o 1 e2 é fá, 1,2,3 é sol e assim vai.. alguem pode me ajudar, to confusa

ROBLUSIL
Veterano
# jul/05
· votar


GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS COM TREINAR DIGITAÇÃO E SOPRO PARA QUE A NOTA SAI CORRETAMENTE . POR EXEMPLO ESTOU FAZENDO A NOTA G E TENHO QUE FAZER O C NÃO CONSIGO NÃO SAI CORRETAMENTE O SOM . VENHO TREINANDO BASTANTE GOSTARIA DE SABER ALGUMA DICA !!!!!!!!!!!!!

Computer Phantom 2
Veterano
# jul/05
· votar


Eu to afim de comprar uma. Qual eu compro??? Soprano, Contralto....
E tipo, Yamaha ou AM2???? Vlw

fabio silva
Veterano
# set/05
· votar


Teimoso

Ola, tentei acessar o link abaixo, mas a pagina nao é encontrada.

http://www.liaa.ch.ufpb.br/~romdam/ead/digitacao.htm

tem essa pagina ta correta?

Juliano de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


Computer Phantom 2
A soprano é a tradicional,mas a contralto tem um som muito bom tmb.
Em realção à marca, eu conheço as da yamaha e te afirmo q são muito boas.

Angela Levy
Veterano
# out/05
· votar


Renan Rodrigues
Renan Rodrigues
Renan Rodrigues
Renan Rodrigues
Dou aulas de iniciação à Flauta Doce.
Angela Levy ( filha ) fone - 38653449, após as 15:00horas

Mariana Dela Hóz
Veterano
# out/05
· votar


oi! eu to começando a tocar agora e ainda naum sei todas as posições, e eu to precisando mto saber pq tbm to tocando na igreja, e preciso ensaiar com a banda, soh q naum sei. eu toco mais por diversão, sei ler partitura pq toco um pouco d teclado tbm,soh q eh akele probleminha d naum saber todas as posições. se alguem puder me ajudar de alguma maneira por favor entre em contato comigo pelo meu email - istrelinhadh@hotmail.com - por favor eu preciso mto de sua ajuda, e q seja rapida, pois preciso ensaiar! obrigada, por me ajudarem e pela atenção.

Gabriel Borges
Veterano
# nov/05 · Editado por: Gabriel Borges
· votar


Mariana Dela Hóz:

oi! eu to começando a tocar agora e ainda naum sei todas as posições


Mandei um e-mail para você.

Se alguém mais desejar, pode pegar em http://explicasax.com.br/forum/viewforum.php?f=29&sid=eed646d1493dfb5d 265e4e22c5741ca3

nilver
Veterano
# jul/06
· votar


eu gostaria que as pessoas que tem partitura de musicas que podem ser tocadas em flauta doce pois eu toco flauta doce a 2 anos e meio e gostaria que vcs me manda-se por e-mail por favor
desde ja obrigado
thau !!!

Prof Ivan Meyer
Veterano
# dez/07
· votar


Flauta Biônica em Now's the time - Charlie Parker
Já escutaram um fagote, trompa ou mesmo um corne inglês tocando um Blues ?

Muitos pensam que flauta doce não toca um Blues ou jazz por que não tem recursos para isso .Que tal colocarmos nesta postagens VERSÕES COM INSTRUMENTOS RAROS tocando NOW'S THE TIME do CHARLIE PARKER .

Se você tem uma gravação deste tema de Charlie parker que é um Blues em F7 sendo tocado por uma gaita , marimba. cavaquinho, bandulin ou mesmo uma tuba sinfônica, fica aquí o desafio !

Mostre a sua versão !

Apresento a vocês " a flautinha biônica " encarando um Blues de Charlie Parker rsss


Veja que interessante , a FLAUTINHA SOPRANO destas de 1,99 encarando um Blues .

Flauta doce biônica em Now's the time - Charlie Parker
http://explicasax.com.br/forum/download.php?id=15613

Sax soprano em Now's the time - Charlie Parker
http://explicasax.com.br/forum/download.php?id=15614

Obs: Será que algum dos amigos tem uma gravação deste tema com outro instrumento ? ou poderia colocar uma gravação deste mesmo tema usando a mesma base (Play-back ) eu vou colocar aquí o link do Play Back que utilizei para gravar os temas acima ok
PlayBack para tocar este blues (Tom de F7)
http://explicasax.com.br/forum/download.php?id=15615
Vamos, anime e grave um improviso para este Blues em F7 de Charlie Parker o Famoso Now's the time (Blues em F7 )

Um grande abraço a todos e que 2008 tenha grandes solos !
Ivan Meyer
www.explicasax.com.br

luckas
Veterano
# ago/10
· votar


Em tempo, quando não especificado, as notas acima são baseadas no modelo soprano barroco, e não germânico, em dó maior.
mas se eu toco flauta germânica como é que eu faço???

Ken Himura
Veterano
# ago/10
· votar


mas se eu toco flauta germânica como é que eu faço???
Toma vergonha na cara e troca pra barroca.

kishi
Veterano
# ago/10
· votar


mas se eu toco flauta germânica como é que eu faço???
Toma vergonha na cara e troca pra barroca.


Hauhauhauhauhauhauhau...

kishi
Veterano
# ago/10 · Editado por: kishi
· votar


Inspirado por este tópico, estou aprendendo flauta doce. Em um dia já peguei a escala diatônica. Só falta a cromática. Mas, não abandonei o violino. Sou violino forever! Rs...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flauta Doce >> INICIANTE