contraponto, polifonia, canone?

    Autor Mensagem
    Leandro Oliveira
    Veterano
    # set/04


    gente algem pode me esplicar o que sao essas tecnicas, suas diferenças e caracteristicas
    PORFAVOR

    Leandro Gardini
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Chara...é uns bagulho muito doido!!!

    visite www.pacificocean.com.br

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Resumidamente vc encontrará informações nos links abaixo!

    Polifonia:
    http://www.bravissimo.hpg.ig.com.br/MusicaErudita/historia/polifonia.h tm


    Canone:
    http://www.melomanos.com/academia/formas/canon.htm
    esta está em espanhol mas da pra entender bem!


    Contraponto:
    http://www.nics.unicamp.br/jonatas/aulas/arranjo/aula06/contraponto.ht ml

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # set/04
    · votar


    valeu caras brigadao mas quem tiver mais coisas porfavor postem

    Daemon
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Tem o livro de Schoenberg chamado Exercícios Preliminares em Contraponto que eu tirei cópia e me parece bastante legal pra iniciantes. Digo isso porque sou iniciante e ele é bem fácil de entender.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Definitivamente contraponto não é algo para iniciantes!

    Leandro Gardini
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Daemon,

    vc tem em mãos um dos melhores , se não o melhor livro de contraponto já escrito...realmente esse livro é muito bom e guia vc de uma forma facil nas aventuras do contraponto...mas talvez o título do livro esteja te dando uma idéia errada sobre , como o Balbino disse , contraponto de forma alguma não é algo para iniciantes!!!

    visite www.pacificocean.com.br

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # set/04
    · votar


    mas qual a diferença entre homofonia e contraponto?
    isso eu ainda nao entendi

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    É simples!

    Podemos dividir a musica em

    Monofonica: constituída por uma única linha melódica, destituída de qualquer espécie de harmonia! baixe obras de cantochão na net para poder ter uma ideia melhor!

    Homofonica: Uma única melodia é ouvida contra um acompanhamento de acordes. Basicamente, é uma música com um mesmo rítmo em todas as vozes! As musicas que vc toca e canta com o violão possui carater homofonico!

    e Polifonica (contrapontística): Duas ou mais linhas melódicas entretecidas ao mesmo tempo! ouça alguma fuga de bach e vc terá uma ideia melhor sobre contraponto!

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # set/04
    · votar


    vc tem MSN
    queria que vc me esplicasse melhor isso

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # set/04
    · votar


    caso contrario
    uma música com um mesmo rítmo em todas as vozes
    é como o unissono( mas se fosse seria monofonica) ou a divisao dos tempos das notas e´que sao exatamente iguis o diferente é apenas a nota que se canta é isso,?????????

    Duas ou mais linhas melódicas
    é isso que me entriga

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Leandro ! meu msn é balbinojr@hotmail.com

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    nao é como Unissono! imagina uma melodia acompanhada por acordes! é isso uma musica de carater homofonico! uma melodia acompanhada!

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Al Majíd
    · votar


    Para se ter idéia de música monofônica, ouçam o Canto Gregoriano ou Cantochão. Os padres cantavam em um mesmo tom, ou sejam, não cantavam em terças, quintas, oitavas etc...Todos seguiam numa mesma tônica.

    Na música homofônica, já temos a harmonia entre os gráus de uma mesma escala. Um faz a tônica, outro a terça, outro faz a sétima, a quinta etc..etc...Um acorde, é uma harmonia, podendo ser bem básico ou muito, muito complexo.

    A polifonia contrapontística pode ser explicada como sendo várias melodias diferentes cantadas ao mesmo tempo, se intercruzando, respeitando-se o campo harmônico da tônica da música. Enquanto uma voz subia, a outra abaixava, a outra fazia por assim dizer, os "médios" etc...causando indizível bem estar e indescritível harmonia. No meu entender, Bach foi o grande mestre do contraponto. Ele já compôs música polifônica senão me engano com 18 vozes (tenho que confirmar esta informação).

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # out/04
    · votar


    compôs música polifônica senão me engano com 18 vozes (tenho que confirmar esta informação).
    puxa 18 D+
    valeu pelas informaçoes
    Balbino Junior
    ja entendi
    brigaduuuuuuuuuu

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # out/04
    · votar


    mas e canone

    Pablo Maia
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    cole galera, belez? eu to estudando aquele método de contraponto do livio tratenberg, vcs conhecem? poisé, to com uma duvida a respeito das notas dissonantes de ligação, onde ele fala que não devem ser usadas notas de ligação dissonantes quando não forem antecedidas e resolvidas por grau conjunto. 1º - o que é grau conjunto? 2º - além do som do exemplo soar muito bem, o exemplo é com os intervalos 8 7 3 na mesma direção melõdica e 5 7 3 com mudança de direção melódica. sinceramente, não consegui entender o que há de errado com estas progressões, apesar de o livro dizer que deve-se evitar esse tipo de ligação!!!

    me ajudem!!!!!

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Juliano de Oliveira
    · votar


    Leandro Oliveira
    A cânone é a mais estrita forma de imitação contrapontística.Ela funciona mais ou menos assim:
    uma primeira voz entra com a melodia e, em seguida, após um certo número de compassos, acrescenta-se outra voz com a mesma melodia da primeira, mas começando do início, assim sucessivamente vai se acrescentando voz sobre voz sempre com a melodia idêntica uma da outra, mas cada uma entra em compasso diferente.Vou dar um exemplo com "parabéns a vc":
    (primeira voz)Parabéns a vc...nesta data querida...muita felicidade...
    (segunda voz).......................parabéns a vc..........nesta data querida...
    (terceira voz)......................................................parabéns a vc...
    Existem ainda muitas outras técnicas de se compor uma cânone, como por exemplo a inversão das melodias(a segunda voz canta a melodia invertida da primeira) e muitas outras, mas essas técnicas funcionam mesmo com melodias sem letras.

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ele já compôs música polifônica senão me engano com 18 vozes (tenho que confirmar esta informação).
    Eu acho que o máximo foi 6 vozes em algumas peças da Arte da Fuga. Mais que isso em fuga acho dificil, se for deve ser em obras cantadas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a contraponto, polifonia, canone?