Ouvido ao inves dos olhos

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # set/04


    sim sim , estranho o topico , mais um dia desses eu vi um tutorial se lembrar onde esta eu posto , ele éra totalmente voltado aos sentidos se é que me entendem , ele faz vc realmente sentir os sons ,ex.: voce le uma nota Dó e vc sente uma nota Dó =) , postem algo resferente a esse sentir a musica e naum decorar e algo do estilo, é um topico aberto a todas questoes referentes valewz ....

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu hein??
    Não entendi muito!!!!

    xlakiaz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    vou xpressar novamente;;;rs ,é o seguinte , deixar tipo de lado toda a teoria musical , e deixar-e levar apenas pela sonoridade ,ex.: um desenho não analisar separadamente cada detalhe , mais analisar o todo o contexto e o que aquilo implica de sentimentos em quem ta vendo o desenho ou escutando a musica , no caso seria tocar de ouvido , como eu faço , por exemplo analisar uma partitura , na cabeça soh pelas notas , tipo , é facil entender musicas faceis ¨ouvindo¨ as notas mentalmente , mais quando tem mtas notas , alguem tem algo a complementar , ajudar , ensinar , mtas pessoas fazem isso , acredito que seja um dom , mais se existe uma maneira , falem aew ....

    renata albertin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Xlakiaz,

    muito legal seu tópico! vou confessar: sou formada em piano a 20 anos e não tenho "ouvido"!!! o que eu faço é o seguinte:se tem que sugar tudo que puder de uma partitura, usar toda sua técnica e conhecimento, depois que ela estiver perfeita, vc coloca o "coração"!eu acho que toda música, deve estar ligada com algum momento de nossa vida, então eu coloco meu sentimento nesse momento! acho que eu toco de "coração" e não de "ouvido"!sei lá, parece que se tocarmos pensando na técnica a coisa fica fria,mecanica e sem sentimento.e se for só de ouvido tbem pode cometer erros importantes,né?!

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Deixa eu ver se entendi...
    Vc quer olhar pra partitura e sentir o que ela tem a dizer antes mesmo de tocar???
    Se for isso é meio simples se pensarmos nos aspectos técnicos! primeiro, vc tem que possuir no mínimo um ótimo solfejo e ditado rítmico, ai vc canta as notas mentalmente e define as partes, frases e o tema da musica!
    Isso é possível mesmo com muitas notas! procure cantar as notas antes de pegar no instrumento com o tempo isso so tende a melhorar! mas a interpretação é como a renata falou, vem do coração, de uma forma meio inexplicável mas acredito que o que vc perguntou está relacionado a primeira parte do que eu escrevi!!!
    Se não for isso me desculpe e pergunte novamente!

    xlakiaz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Que bom que v6 responderam , sim é exatamente isso , apesar de ser um topico bein subjetivo , é por aih que queria chegar , tipo , as vezes vendo as parada da partitura quando eu vejo eu to decorando a musica e naum sentindo ela , fica algo mecanico como a renata falow , como eu soh novo no assunto , meu ouvido musical ainda esta se desenvolvendo , e ainda naum consigo pegar uma partitura e analisar a obra , soh tocar as notas saindo um som agradavel mais nada alem de notas harmonicas ..., meu caminho é longo, alias como de todos os iniciantes e de todos envolvidos com a musica ....

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    É isso ai!XLAKIAZ!!!! (que nick hein)
    Procure estudar bastante solfejo e ditados além de estruturação!
    Analise e cante toda a peça antes de começar a tocar!
    Lembre-se que isso é possível pra nao dizer necessário, afinal os regentes nao pegam instrumento por instrumento e saem estudando a musica antes de passarem para orquestra não é mesmo??? vc deve cantar até impregnar sua cabeça com a musica, dai vc tira ela mecanicamente até pegar a técnica da musica e depois da a interpretação de acordo com sua concepção e analise da obra (a analise tb se refere ao periodo em que ela foi escrita e o contexto histórico que ela foi criada!) então fica muito mais fácil e vc pode dizer que realmente toca a musica!!!

    Cara Renata!

    Desculpe se pareci contadizer a seu post, mas afirmo que essa visão da musica é muito comum entre pianistas! Citarei um exemplo, trocando uma ideia com uns meninos que estão no terceiro ano de piano na UNESP, percebi que eles não estavam muito preocupados com a musica, com a analise e concepção da obra, estavam mais preocupados em onde seus dedos deveriam tocar em cada tempo do metronomo! acho isso certíssimo, mas acho que deveria ser sempre o 2º passo e nao o primeiro!!!
    Me desculpe minha posição!!!

    abraços!

    maggie
    Veterana
    # set/04
    · votar


    xlakiaz
    Legal esse tema.
    Assisti faz um tempão uma reportagem sobre surdos e música. Vou colar abaixo uma reportagem sobre isso.

    O interessante é que a falta de capacidade cerebral ou de algum sentido muitas vezes é compensada pelo indivíduo, que chega a se tornar um expoente.

    Não sei se Beethoven seria um exemplo perfeito, mas é de fato - pelo menos pra mim - a prova de que os limites estão aí pra serem superados.
    :)

    maggie
    Veterana
    # set/04
    · votar


    Cérebros de surdos se adaptam para 'sentir' a música

    Fonte: Sociedade de Radiologia da América do Norte

    Pessoas surdas sentem vibrações na região do cérebro que pessoas sem essa deficiência utilizam para ouvir, o que ajuda a explicar como músicos surdos podem sentir a música e como pessoas surdas podem apreciar concertos e outros eventos musicais. Essas descobertas foram apresentadas durante a 87a Assembléia Científica e Encontro Anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte (em inglês, RSNA).

    "As descobertas sugerem que a experiência que os surdos têm quando ‘sentem’ a música é similar à experiência de ouvir música para outras pessoas sem essa condição. A percepção das vibrações musicais pelos surdos é tão real quanto seu equivalente sonoro por serem ambos processados na mesma região do cérebro," afirmou Dr. Dean Shibata, professor de radiologia na Universidade de Washington e autor do estudo.

    Shibata utilizou imagens por ressonância magnética funcional (fMRI) para comparar a atividade cerebral de 10 voluntários surdos e 11 com audição normal. Eles permitiram que Shibata escaneasse seus cérebros enquanto submetidos a vibrações intermitentes nas mãos. Ambos os grupos apresentaram atividade na região cerebral processadora de vibrações. Mas além disso, os voluntários surdos apresentaram atividade no córtex auditivo, geralmente ativo apenas durante estimulação auditiva. Pessoas com audição normal não apresentaram tamanha atividade cerebral.

    "Essas descobertas ilustram como experiências variadas afetam a organização cerebral. Antes se acreditava que o cérebro era ‘instalado’ no nascimento, e que áreas particulares sempre cumpriam a mesma função, não importando o que acontecesse. Porém, felizmente, nossos genes não decretam diretamente a instalação de nossos cérebros, eles provêm um estratégia de desenvolvimento – todas as regiões do cérebro serão utilizadas para obter eficiência máxima," afirmou o pesquisador.

    "A informação relativa a vibração tem essencialmente as mesmas características que a informação sonora –faz sentido, portanto, que para os surdos uma modalidade possa substituir a outra na mesma região cerebral. É a natureza da informação, e não sua modalidade, que parece ser importante para o cérebro em desenvolvimento," concluiu.

    Neurocirurgiões devem levar essas descobertas em consideração antes de realizarem uma cirurgia em pacientes surdos e devem ser particularmente cuidadosos ao operar ao redor do córtex auditivo de pessoas surdas já que essa região claramente tem uma função, afirmou Shibata. A pesquisa é importante também pois sugere que a exposição de uma criança surda à música pode ser útil para estimular o desenvolvimento de seus "centros de música".

    Semelhantemente, dispositivos tácteis têm sido desenvolvidos para auxiliar a conversão de sons de fala em vibrações para melhorar a comunicação entre não-surdos e surdos. Poderá ser útil a exposição de crianças pequenas a esses dispositivos, enquanto seus cérebros estão em desenvolvimento.

    renata albertin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    BALBINO

    vc esta certo! posso falar que a maioria dos pianistas fica realmente preocupado com o metronomo, dedos, tempo,etc...
    só que tem que ser a primeira coisa mesmo!
    super certo o que vc falou sobre analisar a obra!

    xlakiaz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Aew pessoal , otimas contribuiçoes , valew , consegui captar bastante coisas novas ..., adorei os textos ...

    Oiii maggie que interessante a materia sobre os surdos ...;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ouvido ao inves dos olhos