Raiva da Música Popular

Autor Mensagem
SoldierOfFear
Veterano
# set/04 · Editado por: SoldierOfFear


Hoje fui assitir à uma apresentação do grupo de música renascentista Syntagma na Bienal do Libro, em Fortaleza. eu cheguei lá cerca de cinco minutos antes do horário anunciado. O segurança me manda pegar uma senha em uma bilheteria no estacionamento (!). Ao chegar lá deparo com uma fila dobrando o quarteirão cheia de universitários pseudointelectuais, com direito à oculozinhos de armação preta grossa e livrinho de "filosofia" "O mundo De Sofia" debaixo do braço. Estavam lá esperando um cantor/violonista que disseram ser de música popular, do tipo MPB com influências regionais, que iria apresentar-se depois do grupo que eu queria ver. A senha para o auditório seria a mesma e todos estavam ali para guardar lugar para a apresentação desse cantor, cujo nome não guardei.

Resultado: Perdi a apresentação de um algo que eu queria ver há tempos e que quase niguém estava ali para ouvir.

Minha indignação: Esse tipinho que gosta de MPB, é metido a comunista e se acha a nata intelectual roubou meu lugar. O pior foram os dez minutos que aguardei na fila com um cara tagarelando sobre "música de qualidade".

SoldierOfFear
Veterano
# set/04
· votar


Ps: Recebi informações desconexas do cantor, nãe sei se se trata disso mesmo. Minha crítica se dirige, não à ele, e sim ao tipo de público que eu mencionei.

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


Caramba....isso que é história, deve dar revolta mesmo....

Hoje eu nem esquento com isso.

SoldierOfFear
Veterano
# set/04
· votar



Hoje eu nem esquento com isso.

Eu esquento hehe. Principalmente quando estava um engarrafamento terrível na ida e na volta e quando eu já havia perdido uma paresentação pela manhã!

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


SoldierOfFear

É cara, aqui em floripa teve o show do Arnaldo Antunes, o pessoal da UFSC invadiu o anfi-teatro e fizeram um grande protesto...o mesmo esterótipo que vc disse, fazer o que?

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


SoldierOfFear

Minha indignação: Esse tipinho que gosta de MPB, é metido a comunista e se acha a nata intelectual

Hehehe....o pior é que você disse uma verdade. Tem gente que só porque ouve MPB, se acha o supra sumo. Conheço muitos assim...

paulao_jazz
Veterano
# set/04
· votar


Al Majíd
Tem gente que só porque ouve MPB, se acha o supra sumo. Conheço muitos assim...

Tem gente que só porque ouve música erudita, se acha o supra sumo. Conheço muitos assim...

:(

É triste as pessoas se acharem o máximo pq escutam esse ou aquele tipo de música. A música é muito maior que isso. E é universal.

Musica boa é musica boa, seja Jimi Hendrix, seja Chico Buarque, seja J. S. Bach, seja Orlando di Lasso.

SoldierOfFear
Veterano
# set/04
· votar


Música erudita É o supra sumo! Não estou dizendo que quem escuta é alguma coisa, mas a música em si é.

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


paulao_jazz

Tem gente que só porque ouve música erudita, se acha o supra sumo. Conheço muitos assim...

Também é verdade. Se acham os intelectuais...

SoldierOfFear
Veterano
# set/04
· votar


São outros babacas. E ainda são bichas.

maggie
Veterana
# set/04
· votar


universitários pseudointelectuais, com direito à oculozinhos de armação preta grossa e livrinho de "filosofia" "O mundo De Sofia" debaixo do braço

tipinhos típicos

Nem conhecem um Paco de Lucia e se acham os tais

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


e esses livrinhos de filosofia são "nojentos"

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


SoldierOfFear

Caro colega offtopiquense,

Também moro em Fortaleza. Assim que vi o seu tópico fiquei muito curioso e entrei pra ler.
Bem, faço ciências sociais e partilho de um pouco dessa sua indignação. Já me emputeci muito com o que eu costumo chamar aqui de "cultura universitária". Esta significa um determinado conjunto de princípios que pode - sem querer ser detertminista - identificar o que você trata por "pseudointelectuais". Geralmente percebemos que, apesar de muitas diferenças entre os indivíduos universitários, tende a se formar um "modelo padrão" nas universidades públicas, que podemos identificar principalmente na música.
Esse ponto da música é muito interessante: existe meio que uns gostos que definem se você é "cultural" ou não. Por exemplo: geralmente nas calouradas toca-se o chamado "rock nacional" (Legião, Paralamas, etc); nos barzinhos é comum o pessoal querer colocar, quando não um cd de músicas folclóricas, um Chico Buarque, ou então um The Doors, Led Zepellin - de preferência tem que ser música antiga mesmo, que tenha ficando "raízes" e que não permitem questionamentos sobre sua autoridade. Tente colocar um punk rock ou um trash metal pra você ver... será rechaçado com ataques de olhares.
Eu não gosto de música erudita, mpb, folclórica... sou, pois, um "aculturado" nesse contexto. Cara, uma fez eu fui pruma festa que um amigo meu baterista (que tinha uma banda de punk podre comigo) organizou. Grande parte do pessoal era das ciências sociais da UFC - eu sou da UECE - e eram figuras "culturais". Não consegui botar nenhum cd, porque quando eu tentava os "culturais" iam lá e tiravam. Até o próprio baterista, que curtia punk, foi lá e tirou um cd do Anti-Flag que eu tinha colocado. Não aguentei muito tempo e fui embora... :~~~(

OBS: O que eu disse não tem nada de científico. Foi filosofia etílica do cotidiano.

Digao
Veterano
# set/04
· votar


SoldierOfFear

Vc coloca no titulo do topico q tem raiva de musica popular...

E no texto diz q tem raiva de quem "roubou" o seu lugar... Meu decida-se... Tem raiva de musica popular pq roubaram o seu lugar???

Se vc chega em cima da hora e perdeu a apresentacao a culpa eh sua... aquele pessoal estava na fila com pelo menos uma apresentacao de antecedencia...

Depois vem ai todo revoltadinho cheio de preconceitos...

Minha crítica se dirige, não à ele, e sim ao tipo de público que eu mencionei.

Qq tem a ver o tipo de publico com a fila??? E se fosse uma apresentacao de forro depois... vc ia ter raiva tb??? Do q do forro ou das pessoas q gostam de forro???

O cabaco da historia ai eh vc... q nao sabe aguentar uma frustracao e tem q jogar a culpa nos outros...

universitários pseudointelectuais, com direito à oculozinhos de armação preta grossa e livrinho de "filosofia" "O mundo De Sofia" debaixo do braço
Esse tipinho que gosta de MPB, é metido a comunista e se acha a nata intelectual

Pra q tanta raiva desse "tipinho"??? Isso eh despeito... ve se cresce e cuida da tua vida em vez de ficar cherando o cu dos outros...

Eh foda esse pessoal q perde mais tempo reclamando da vida e invejando/criticando os outros em vez de aproveitar o q eh bom pra si mesmo...

O pior foram os dez minutos que aguardei na fila com um cara tagarelando sobre "música de qualidade"

Música erudita É o supra sumo!

??? Nao se enxerga nao???

Tudo bem vc nao gostar de mpb... ou nao gostar de filosofia... ou comunismo... ou qq coisa...
O q eh foda e nao ter o minimo respeito pelas outras pessoas... e se achar no direito de julgar qq um como se vc fosse "o cara"... Sendo q toma uma atitude muito parecida com o estereotipo q vc despreza...

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Pegou Pesado em Digão!!!

Se bem que vc tem um fundo de razão!

Eu amo musica erudita, mas adoro mpb-bossa-nova tb!
Sei que aguentar pessoas que discordam de nós é chato, mas vamos pensar por um lado, antes um movimento cultural como mpb de qualidade a um Felipe Dylon! Imagine se fosse ele que fosse tocar, ai que vc nao ia conseguir ver mesmo, pois teria um monte de menininhas alopradas pra ver o cara, e o mais interessante é que ele não precisa tocar, cantar ou fazer nada elas vão lá pra ver ele!
Fazer o que é o contexto musical e social que enfrentamos! dá próxima vez é só ir um pouco antes, eu faço isso em todo lugar que eu quero ir! se terá uma apresentação daqui um mes eu ja procuro reservar minha entrada!!!
Pense nisso!!!

Mas continuo achando que o Digão pegou pesado!

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


SoldierOfFear
música renascentista Syntagma

e isso é música popular?

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


Insisto na "cultura universitária"...

Harvey
Veterano
# set/04 · Editado por: Harvey
· votar


SoldierOfFear
não são só pessoas que ouvem mpb que se acham superiores... tem muitas pessoas que ouvem rock, metal, jazz, erudito e tb se acham superiores..

isso é uma das coisas que me deixa emputecido... detesto esse tipinho que se acha superior por ouvir um estilo musical, por se interessar por determinados assuntos que, segundo eles, são de pessoas evoluídas.

isso tb acontece muito com metaleiros tb.. curto muito heavy metal... mas não é só isso que ouço. quando falo que curto rhcp e nirvana, sempre soltam aquele sorrisinho de quem diz: "que idiota! esse cara ainda acha que conhece música." isso me deixa irado. ah! sem falar naquele tipinho que fala mal de nirvana e john frusciante apenas para fazer um grau e mostrar que "entende" de música. respeito aqueles que não gostam de verdade. afinal, ninguém é obrigado a gostar de nada. mas esse tipinho que fala mal para entrar no grupo dos "entendidos", eu desprezo.

citei como exemplo os metaleiro, mas isso é só exemplo. existem aqueles do "pink floyd é tudo, o resto não presta" (PF é uma das minhas bandas favoritas, mas que tem uns fãs idiotas. isso tem), ou do rock clássico, os do jazz (que torcem o nariz para qualquer música de acordes simples)... enfim, galera que se acha superior tem por tudo. não só na mpb. solução: ignore-os. não a nada pior pra alguém que se acha superior do que ser ignorado.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


MPB e "cultura universitária" caminham lado a lado...

Digao
Veterano
# set/04
· votar


Balbino Junior
Harvey

O foda eh o desrespeito com a opiniao dos outros... tem q ser todo mundo igual???

Eu tenho amigos q gostam de pagode e hc... outros q sao evangelicos... e de vez em qd da a gente se reune pra fazer um som... na semana passada a gente tocou num boteco... e rolou legal... eu toquei mpb no comeco... dai o meu amigo pagodeiro tocou pop/rock com o evangelico na percussao... sendo q teoricamente um evangelico nao tocaria musica q nao fosse "para louvar o senhor"... Mas e dai... tamo la pra curtir um som e conversar... se um gosta do belo ou o outro toma sukita pq cerveja eh do demo isso nao me importa... sao pessoas e na medida em q me respeitam tb sao respeitados... Ninguem e melhor q o outro por causa de opcoes q fez na vida...

Bozo_O_Palhaco_Traquino

Sempre q se forma um grupo acontece isso... nao so em universidades mais em qq lugar... com qq coisa...

Por isso q eu falo... "a voz do povo nao eh a voz de deus e a massa eh burra..."

paulao_jazz
Veterano
# set/04
· votar


SoldierOfFear
Música erudita É o supra sumo!

que pena que vc pensa assim.

FDG
Veterano
# set/04
· votar


é cara,o respeito ao gosto dos outros em 1º lugar
o que eu vejo de rappers me olhando torto,parece que estão todos querendo pular em mim e arrancar minha cabeça,sendo que,conheço vários rappers que são muito gente fina
tipinhos?vai sempre existir um cara que se acha o fodão só porque curte tal estilo de música,e sabe o que faço?simplesmente ignoro o cara,se ele quer ser assim,deixa ele
e conheço gente que faz filosofia que anda com livros enormes sobre filosofia e curtem um Hard Rock,ou até heavy metal

não caracterize uma pessoa pelo jeito dela

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Isso é verdade!

Digao
Veterano
# set/04
· votar


FDG

Pois eh... sao os estereotipos... q q filosofia tem contra rock???

Al Majíd
Veterano
# set/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


paulao_jazz

SoldierOfFear
Música erudita É o supra sumo!

que pena que vc pensa assim


Paulão, não vou questionar gosto, porque cada um tem o seu. Mas em termos de erudição, certamente a música dita clássica ou erudita tem um certo lugar especial, pela forma profunda e complexa de como é composta. Basta analisar suas estruturas, progressões, dinâmicas, etc....O SoldierOfFear não falou bobagem não. Mas esta é a minha opinião. Hoje em dia, os compositores de outros estilos aproveitam de forma meio que superficial o que a teoria musical oferece. Não estou desmerecendo-os com isto, pois amo a música contemporânea e quanto mais me aprofundo na teoria, mais fico maravilhado com a música erudita.

Desculpe se ofendi alguém. Não foi minha intenção.

Amplexos

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


paulao_jazz
Al Majíd

Diria que a musica erudita representa o que ha de mais avançado, a vanguarda, os pioneiros musicais. É o prototipo em todos os campos da musica, não que isso represente uma maior qualidade ou uma menor qualidade, ela apenas esta tecnicamente em um patamar superior, por exemplo bella bartok ou ginastera ou avro part, são caras que estão enfronhados no que há de mais complexo na musica atual, coisas que quem sabe daqui a 3 ou 4 seculos a musica popular comece a fazer. Como ja disse isso não impede de uma musica popular ter uma qualidade igual ou superior a uma erudita.

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc

rata minha, bartok estava enfronhado enquanto era vivo

SoldierOfFear
Veterano
# set/04 · Editado por: SoldierOfFear
· votar


Al Majíd
Exato. Não desgosto de música música popular, gosto de choro, metal, mas tudo isso fica no chinelo na frente de um Schumann. Erudito é erudito por ser bom e não bom por ser erudito.

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


evitaerc
SoldierOfFear


OK.

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


essa foi apenas a minhya opinião

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Raiva da Música Popular