Ao mestres do forum, duvidas foda!

    Autor Mensagem
    piculo
    Veterano
    # jul/04


    Sacanagem, naum eh taum foda assim mas, to pensando em estudar violaum clássico e tive a seguine dúvida?
    - Poderei migrar para outras praias com o conhecimento adquirido?
    - Qual conhecimento, básicamente falando, estarei eu aprendendo ao estudar violaum clássico?
    - Nunca escutei clássica, isso pode dificultar o meu aprendizado?
    - quanto se paga por aulas desse tipo?
    - Me tornarei solista(melódico) ou estarei aprendendo harmonia funcional junto?
    - Harmonia funcional tem haver com classico?

    valeu se pintar mais dúvidas posto aki.

    maggie
    Veterana
    # jul/04
    · votar


    piculo
    Bão, não sou mestre mas vou dar pitaco - visto que até agora ninguém se arriscou.


    Estudando violão erudito tu vais adquirir um conhecimento de teoria muito grande (por isso todo mundo diz que erudito é phoda).

    Dá pra comparar da seguinte forma:
    O instrumentista que aprendeu erudito é como um surfista de ondas gigantes, quando ele for pra Joaquina vai achar barbada.

    PuNk Bass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    piculo
    Bão, não sou mestre mas vou dar pitaco -
    Ah, tem horas que vc vai querer MORRER do que ir pra aula, a questão da postura é a coisa mais "chata" do início. E se vc fez popular antes. Tudo que vc aprendeu no popular é meio deixado de lado... Mas como a Maggie falou, violão clássico é muito gratificante, seu desenvolvimento como músico é muito maior, pode ter certeza =)

    Agente Smith
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    voce desenvolvera ouvido, senso musical,técnica, postura,teoria,e uma facilidade grande eu um outro instrumento parecido, mais especificamente na guitarra. Muitos guitarristas depois de anos tocando guitarra decidem aprender violão erudito para expandir seu "mundinho". Nomes como Andreas kisser(sepultura),Randy Rhoads(ozzy osbourne),Yngwie Malmsteen(solo),Ouvi dizer que até ritchie blackmore(deep purple) fizeram aulas de violão erudito. Mas ocore o contrari em certos casos. Eddie Van Halen, quando pequeno estudou piano, um dos mais dificeis instrumentos, de forma erudita. Todo conhecimento adquirido pode ser transferido para a guitarra.Assim nasceu um dos maiores guitarristas que pisou na face da terra.Meu professor mesmo me passa muitas musicas eruditas. Ele diz que ajuda a dar "firmeza"tanto na técnica quanto na interpretação. Vou fazer os tres anos restantes de guitarra nommeu conservatorio, e vou passar direto para o estudo de violão erudito.:)

    piculo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Blz... deu p/ dah uma clareada.

    porém:
    O que seria essa teoria(leitura partituras, harmonia)?

    Ao estudar clássico estarei vendo outros estilos tmb(pq clássico foi um período dentro do erutido)?

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O instrumentista que aprendeu erudito é como um surfista de ondas gigantes, quando ele for pra Joaquina vai achar barbada.
    hehehe
    i eh isso msmo...eu tentei dah umas lidas em teoria...mais eh mto foda

    piculo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Galera a ajuda de vcs é muito importante pois estou na dúvida entre estudar popular ou clássico... Help me please!!!!

    PuNk Bass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    piculo
    estou na dúvida entre estudar popular ou clássico...
    É uma questão difícil, fiz o violão popular há uns dois anos e meio atrás e aprendi só o básico, acordes e ritmos...
    Se vc quer aprender violão de verdade faça o clássico que vc se desenvolve muito mais como músico, mas vc tem que ter VONTADE, senão desiste fácil

    O que seria essa teoria(leitura partituras, harmonia)?
    Isso tudo, hehe
    Quase todas as músicas que vc toca estão em partituras, se vc não souber ler, sugiro que faça um curso de teoria musical junto com o violão, para o aprendizdo fluir mais rápido.

    Ao estudar clássico estarei vendo outros estilos tmb(pq clássico foi um período dentro do erutido)?
    Algumas músicas de MPB e de violonistas importantes mas no geral, são de compositores clássicos. Óbviamente você não vai tocar partitura do Nirvana ou dos Rolling Stones, né...
    o repertório é mais centrado ao erudito

    evitaerc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    piculo

    Um estudo profundo de harmonia é necessario a qualquer musico, não so o violonista classico/erudito(é a mesma coisa). A diferenca basica do violão classico é o repertório, a tecnica e o foco dado ao conhecimento adquirido, se voce pretende fazer classico achando que isso ira te ajudar na guitarra te desaconselho muito, acredito que o estudo de violão classico so sirva como um impecilho para o desenvolvimento da tecnica da guitarra pois as tecnicas são muito diferentes mesmo (tanto mão esquerda como a direita). A não ser que voce pretenda utilizar dedilhado na guitarra e criar uma tecnica de guitarra nova.

    Para ser um bom violonista classico voce deve saber ler partituras com fluencia e deve possuir tambem um conhecimento grande de estilos e periodos musicais com suas respectivas tecnicas, estilos e modos de tocar, para assim ser capaz de interpretar as musicas sem desrespeitar o estilo a qual ela pertence e executando-a com qualidade tecnica suficiente (utilizando as tecnicas exigidas).

    O violão classico/erudito não deixa tambem de ser uma tecnica violonistica para violão de nylon dedilhado portanto ela é aplicavel ao terreno popular (com suas devidas modificações) ela é bem varsátil e na minha opinião ela e a tecnica flamenca são as duas mais desenvolvidas no terreno de violão.

    piculo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Blz galera, vcs taum me ajudando muito... soh mais uma pergunta:

    Eu admiro muito quem faz arranjo, harmoniza bem uma melodia e tal... gostaria de saber se o clássico, além da técnica, irá me porporcionar tal conhecimento pois, p/ mim, o popular é capaz de me dar tal conhecimento.

    CIERAIS
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    piculo
    Ao estudar clássico estarei vendo outros estilos tmb(pq clássico foi um período dentro do erutido)?

    a musica erudita contem varios periodos:romantico(chopin,liszt),classico(que é da epoca de Beethoven e Mozart), barroco(Bach) e etc

    portanto dizer q estudar violão classico é uma maneira popular de dizer q estudara violão erudito......mas o correto e´ erudito
    pois violão classico são musicas só do perioso classico!

    renilson
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    porém, há uma ressalva: o estudo de violão clássico não inclui o estudo de harmonia, tanto modal como funcional. Vc vai se prender muito á técnica e a leitura de partitura. É mais interpretação do que criação. Vc não terá muita liberdade. Não rola um improviso. Mas vale pela técnica e pelos conhecimentos. Eu particularmente estudei algum tempo e depois vi que não era isso que eu queria. Meu negócio é mais harmonia. Violão é um instrumento, antes de tudo, harmônico. Mas vá enfrente e experimente.

    evitaerc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    renilson

    Cara estudo de harmonia é incluido no estudo de qualquer instrumento, isso depende do professor. Improviso realmente não vai existir por questões na minha opinião tão complexas e que irão causar tanta polêmica que prefiro nem entrar nos detalhes. Se voce quer improvisar realmente provavelmente o violão erudito não é seu caminho.

    piculo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Po galera, acho que as coisas ficaram mais claras p/ mim. Eu quero mesmo eh estudar popular, sair por ai de bar em bar, sabe. Eu tenho profissão e faço música por puro prazer mas agora acho que já posso me arriscar em sair tocando com alguém, sem cantar ainda, eh claro!.

    Tem mais, gosto muito de samba e chorinho(o que estudo atualmente) mas o choro, salvo os lances das inversões e as baixarias, é muito simples, por isso quero cair no popuplar e depois no jazz, quem sabe.

    valeu.

    evitaerc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    piculo

    Cara se voce pretende cair a fundo no choro a tecnica classica é na minha opinião uma das melhores aliadas que voce podera ter

    Al Majíd
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Cara se voce pretende cair a fundo no choro a tecnica classica é na minha opinião uma das melhores aliadas que voce podera ter

    Certamente!!!!!!!!!!!!!

    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Ai, alguem aqui conhece Marcos Tardelli? comecei a estudar com ele. Brother o cara eh muito bom. As aulas vão passear entre o popular e o erudito quando necessario.
    Valeu galera.
    Ah o Tardelli toca no Quarteto Maogani de violões.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ao mestres do forum, duvidas foda!