Acordes/Escalas Medievais

    Autor Mensagem
    verles
    Veterano
    # mai/04


    Por Favor!!! Indiquem-me ou me mostrem algo sobre formação de escalas ou acordes que sejam de estilo medieval... eu sou apaixonado por sons medievais por favor, qualquer coisa meu e-mail é thevictor@latinmail.com

    jedi
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    puta cara.... não sei muita coisa, mas sou interessado também por esse assunto, até pelas minhas composições. tente usar um pouco a escala menor melodica (t: tom, semitom:s.... t/s/t/t/t/s) , talvez seja isso o que vc quer... toca o que?

    jedi
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    conhece rhapsody? ah, meu emaikl é heavymetalguy@bol.com.br

    nothing else matters
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    verles
    a base para "musicas medievais" são:
    sao usadas escalas diatonicas
    ritmo constante
    verles
    jesus alegria dos homens eh um exemplo de musica medieval

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nothing else matters

    Kra jesus alegria dos homens é barroco (é de bach), medieval é outra coisa, não conheco de nome compositores medievais (acredito que o John Dowland seja quase medieval, provavelmente medieval/barroco)

    nothing else matters
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    evitaerc
    eh barroco com "influencias" de medieval
    eh um som bastante medieval sim cara
    ;D

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nothing else matters

    Ta falando de quem?? Bach ou o John Dowland??

    nothing else matters
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    evitaerc
    da musica ooriginal
    dei o exemplo dela pois ela tem um ritmo constante e musicas medievais tem um ritmo constante
    pensar q eh medieval ou n eh questao de cada pessoa
    n existe(q eu saiba n) o estilo medieval(como existe rock/heavy metal/pop/etc),saca?
    isso q kis dizer

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nothing else matters

    existe sim kra, vc num chama de estilo é o periodo, ele fica situado antes do barroco, bach pelo que eu sei é um barroco muito desenvolvido, entre os que tem menos heranças medievais. Ja o Dowland se não me engano é um barroco bem do incio que chega a ser meio misto entre barroco e medieval.

    nothing else matters
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    evitaerc
    =[
    soh to falando merda hj!
    uééééé
    mal ae!

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Acorde medieval não existe, mas existe uma escala exótica que se encaixa muito bem no gênero! Aliás... é a escala que caracteriza o gênreo! É a Escala Hexacordal e ela pode ser: Natural (Inicia-se na tônica do modo natural maior omitindo-se a sensível!) Dura (Inicia-se na dominante da escala natural maior omitindo-se a sétima do primeiro grau!) Mole (Inicia-se na subdominante omitindo-se a sétima mas preservando o intervalo de quarta justa entre os 1 e 4 graus)

    Detesto as Tab, mas vou fazer um esforço...

    Normal..

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------2-5-----------------------------------------
    D------2-3-5----------------------------------------------
    A--3-5---------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------



    Dura..

    e---------------3---------------------------------------
    B--------1-3-5--------------------------------------------
    G----2-4-------------------------------------------------
    D--5----------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------



    Mole...

    e--------------1----------------------------------------
    B----------1-3-------------------------------------------
    G------2-3-----------------------------------------------
    D--3-5---------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nothing else matters

    Ehehehe tbm falei merda, o Dowland não é barroco é renascentista é um periodo existente entre o barroco e medieval, fica + ou - assim:

    Medieval - ate 1450
    Renascentista - 1450 ate 1600
    Barroco - 1600 ate 1750
    Classico - 1750 ate 1810
    Romantico - 1810 ate 1910
    Contemporaneo - ...

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Johnny

    Mas a musica medieval deve ser algo bem vago, não?? Pois o periodo tem uma duração muito grande?? Pelo que vi vai desde antes de cristo ate 1450, deve haver uma diferenca estupida entre uma obra medieval de 1100 para uma de 1400, não??

    Leandro
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    evitaerc
    Existe outras épocas antes da medieval. Essa época só se inicia com a formação dos feudos na Europa, depois da queda do Império Romano. ;)

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    evitaerc

    É sim cara! Mas existe algo característico da época! Algo que a difere de períodos artísticos definidos!

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Leandro

    Po aonde eu vi dizia desde alguns anos antes de cristo, saberia me dizer + ou - em q época começou a surgir o mediecal??

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Johnny

    Isso realmente senão nem haveria necessidade de definir um periodo medieval...

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    evitaerc

    Medieval é a época desde o final do Império Romano até o Renascimento! Agora... tem um bocado de coisa no meio disso ae! Então seria do Séc. 5 DC até 1400 e poquinho!

    Eu andei dando uma pensada no assunto e veio a idéia que a Idade das Trevas, como era chamada, foi uma época de pouco desenvolvimento intelectual e tudo girava entorno da Igreja Católica (Europa). Durante esses quase 1000 anos pouco foi criado de novo e por isso foi a época mais conservadora da humanidade! Então acredito que seja aceitável que as artes (incluindo a música) fossem centradas nos interesses da igreja católica e que com o conservadorismo permaneceu mais ou menos fiel ao estilo do começo ao fim da era (1000 anos já não é período, é uma era)! Será que pode ser isso?

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Johnny

    Provavelmente, seria realmente uma boa explicação para esta estagnação de forma e estilo... era uma musica bem primitiva msm se comparada com Bach no barroco.

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ae galera, vcs já repararam q falar mal da igreja católica já virou papo de botequim? qualquer "bunda suja" por aí detona a igreja católica e usa argumentos como a Santa Inquisição.
    Como já falaram, a igreja católica contribuiu em mto para a cultura, musica e artes. Cometeu mtos erros no passado, e tb alguns no presente (como ter combatido o bloco comunista), mas ultimamente tomou uma atitude louvável, como se opor à guerra no Iraque, uma guerra imunda, obra dos radicais de direita.
    O "mal" do mundo não é mais a igreja católica nem a religião. O egoísmo é a raiz de todo mal (como disse Madre Teresa), e não há um sistema tão egoista qto o q vivemos.

    Violão 4 ever
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    HARD_ROCKEIRO

    O "mal" do mundo não é mais a igreja católica nem a religião. O egoísmo é a raiz de todo mal (como disse Madre Teresa), e não há um sistema tão egoista qto o q vivemos.

    Parabéns, cara. Não há melhor definição para o caos de hoje em dia do que o egoísmo do ser humano. Vamos parar de travar discussões sobre religião e trocar mais experiências sobre música, senão nunca sairemos deste assunto.

    Johnny
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: Johnny
    · votar


    HARD_ROCKEIRO
    Violão 4 ever

    Concordo com vcs! A Igreja Católica prega coisas muito boas assim como muitas religiões, mas todas são formadas de homens e por isso é perfeitamente justificável qualquer paradoxo ou "erro" gerado por elas!

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Johnny

    Eu acho o que o problema surge quando a religião católica que como todas as religiões tem preceitos belissimos é controlada por uma instituição formada por homens, ae entram os jogos politicos e o que me lembra o anel 1 do senhor dos aneis, que é algo chamado luta pelo poder, que corrompe as pessoas...

    todescoguitar
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    evitaerc
    cara acho q eu tenho alguma partitura do dowland mas naum lembro qual eh... tem alguma composição mais famosa dele?

    evitaerc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    todescoguitar

    Mais famosa?? Achu dificil, tem algumas em metodos para iniciantes como Mr Winter´s jump, Fortune, Lady Laiton´s Almain, Melancholy Galliard e Frog Galliard. Se quiser tem esse video do Scott Tennant tocando a Frog Galliard (dica do al magid): http://board6.hanmir.com/blue/Board.cgi?path=db10&db=koh0130b&cmd=view &no=402&page=0

    FabianoCG
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pessoal!!
    você não fizeram História na ginásio não???

    o período medieval vai do sec. V até o sec. XV

    Alguns grupos que estudam e gravam música antiga e a maioria medieval são:
    Ars Antiqua(México), Kelenda Maya(Dinamarca), Volta(México), ATempo(Brasil), Dead Can Dance(Inglaterra), Banchetto Musicale Ensemble(Portugal) e outros.

    Existem alguns compositores medievais sim, mas não me lembro dos nomes deles agora. Sei que a maioria das músicas foram gravadas pelo ANONIMO hehehe. Sério!! Devido os períodos de muitas guerras e outros pesares, muitas músicas encontradas tanto em escritas quanto mantidas por gerações de famílias não possuem autores.
    Qualquer coisa estamos ai. Possuo um rasualvel acervo de música medieval e se quiser posso disbonibilizala. Estudo este tipo de música apesar de não tocalas devido ao enorme custo de seus instrumento junto com a dificuldade de encontralos.
    Abraços a todos.
    Fabiano Gomes
    (fabianocg@gmail.com)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes/Escalas Medievais