Escala medieval

Autor Mensagem
froggy
Veterano
# out/06 · Editado por: froggy
· votar


symphony x eh metal misturado com inumeras influencias classicas
bem legal

Ken Himura
Veterano
# out/06
· votar


symphony x eh metal misturado com inumeras influencias classicas
bem legal

E o que isso tem a ver com medieval?

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


escalas medievais sao os modos gregos, simples :P

Ata
Veterano
# out/06
· votar


symphony x eh metal misturado com inumeras influencias classicas
bem legal



[chato]Cite três[/chato]

Johnny Favorite
Veterano
# out/06
· votar


no guitar pro nao tem?

Ata
Veterano
# out/06
· votar


Como o Jabijirous falou, acho que ele deveria estudar os modos. E o contraponto renascentista.

Ken Himura
Veterano
# out/06
· votar


Ata
Tem umas variações modulares que são do medievalismo também, como o Modo Nordestino ou Modo Cigano (mixolídio com 11ª aumentada). Mas esses modos são pagãos, então a documentação é muito pouca com relação a eles...

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


pra quem nao sabe a trilha do senhor dos anéis, tem muita influencia da musica medieval, a harmonia que o howard shore usa é modal!!

escute musica renascentista que era modal, escute Palestrina!! ta tudo ali, Gesualdo etc etc

billy ramone
Veterano
# out/06
· votar


postem ai algo com sonoridade bem medieval

Ken Himura
Veterano
# out/06
· votar


Palestrina é muito foda!

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


postem ai algo com sonoridade bem medieval

quer fazer sonoridade medieval???

é simples, é só usar intervalos de 4º e 5º justas

John Arch
Veterano
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar


Escala medieval remete às escalas modais. Akeles famosos "modos gregos", que na verdade, são "modos eclisiásticos". Modos gregos eram outros modos (com o nome um pouco diferente), mas o pessoal acabou confundindo td ao longo dos séculos.

Enfim, ressalto aqui: escalas menores, com a presença da sensível (meio tom do VII para o VIII grau da escala) não dizem respeito à musica modal, e sim à musical tonal (usada nos dias de hj). Pois, a característica marcante da música tonal são as tensões e suas respectivas resoluções. A música modal, por outro lado, tem akela cara quadradinha; msm o modo eólio, q é o modo menor, tem uma cara meio alegre, sempre com caráter conclusivo. Quer um exemplo de música modal, é só ouvir música de jogo de RPG.

Jabijirous
Veterano
# nov/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


Quer um exemplo de música modal, é só ouvir música de jogo de RPG.

senhor dos anéis tb

John Arch
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
Ou o jogo do Senhor dos anéis..haahahahaha

Jabijirous
Veterano
# nov/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


tb!!!!!!


experimenta tocar isso com som de cordas

Am Fm Cm Ebm F#m Am

vai soar totalmente modal!! que nao deixa de ser :P veja bem, modal nao significa totalmente medieval, aconselho a ler um pouco e escutar um pouco musica medieval!!!

até pq no medieval nao tinha muito o intervalo de terça, só 4º e 5º

billy ramone
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous

quer fazer sonoridade medieval???

é simples, é só usar intervalos de 4º e 5º justas


valeu a intencao cara
mas ainda sou "novato" na musica e ainda nao entendo muita coisa, e como se voce falasse grego comigo
valeu!

Jabijirous
Veterano
# nov/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


billy ramone


vou falar na sua lingua hehehe

o rock é modal!! só tem acorde sem terça

exemplo G

sol fundamental
si terça
ré quinta

no rock a galera toca o power-acorde
tira o si e fica só o sol e ré

na epoca medieval era a mesma coisa só que com 4º tb

mesma coisa no sentido de intervalo hehehe nao vai pensar rolava ramones medieval heheheheheh

billy ramone
Veterano
# nov/06 · Editado por: billy ramone
· votar


Jabijirous

o rock é modal!! só tem acorde sem terça

exemplo G

sol fundamental
si terça
ré quinta

no rock a galera toca o power-acorde
tira o si e fica só o sol e ré


isso eu ja sabia, mas com "outras palavras"
valeu

na epoca medieval era a mesma coisa só que com 4º tb
entao seria:
fundamental(entendia por baixo)
terca
quarta
quinta?

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


nao,sem a terça na epoca a terça era dissonancia

billy ramone
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous

valeu pelas dica e pela paciencia
to aprendendo muita coisa aqui no forum

John Arch
Veterano
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar


Jabijirous
Calma lá, só umas coisinhas. O fato ñ é q a musica modal é medieval, e sim o contrario, q a música medieval era modal, pois era o modelo da época. Com o advento da música tonal, as coisas mudaram, e no futuro (q já é passado, ou presente) foi feita a divisão dos períodos, idade média, barroco, etc, etc, etc, de acordo com as características "predominantes" de cada período. É lógico q há um período de transição, mas atemo-nos às divisões pré-establecidas pra facilitar.

Agora, música modal ñ quer dizer q vc não tenha os modos maior e menor, pois vc os tinha. O modo maior é o jônio, e o menor é o eólio. Além dos varios outros modos. O q mudou foram outra coisas, como, por exemplo, o q fizeram com o modo eólio, criando formas diferenciadas dele, à partir de tensões q ñ eram permitidas antes, justamente pra tirar akela kra de musiquinha "medieval". Mas ñ é somente isso, tem td uma questão de pulso e centro tonal, q realmente ñ vale a pena ser esclarecida neste momento.

Td isso acho q estamos em acordo, mas quanto à isso aki: o rock é modal!! só tem acorde sem terça , vou ter q discordar.
Veja bem, realmente o uso do power-chord é mto difundido no rock, metal, e outros estilos, e não tem a terça em sua composição. Mas isso não quer dizer q vc não possa definir se a música é maior ou menor, pois a terça está implícita. O guitarrsita não pode fazer um solo misturando terças menores e maiores pois vai desafinar feio. Tanto q se vc for fazer uma versão acústica de uma musica originalmetne gravada utilizando power-chords vc não vai pode escolher quais acordes vão ser maiores e quais vão ser menores, existe uma harmonia pré-estabelecida, msm q vc ñ faça a menor ideia disso. As terças estão ali, imbutidas, vc só as está omitindo, e mesmo assim, outros instrumentos podem estar tocando-as, como o baixo, por exemplo.
Valeu

Ken Himura
Veterano
# nov/06
· votar


Por secções (caralho, falei bonito agora XD):

Agora, música modal ñ quer dizer q vc não tenha os modos maior e menor, pois vc os tinha. O modo maior é o jônio, e o menor é o eólio. Além dos varios outros modos.
Engano. Se for assim, existem 3 modos maiores e 4 menores. O modo é maior se tiver a 3ª maior e menor se a 3ª for menor, basicamente.

Aliás, um romano imbecil embaralhou os nomes dos modos... O que a gente conhece como dórico, era pra ser algo como o frígio e por aí.

O q mudou foram outra coisas, como, por exemplo, o q fizeram com o modo eólio, criando formas diferenciadas dele, à partir de tensões q ñ eram permitidas antes, justamente pra tirar akela kra de musiquinha "medieval". Mas ñ é somente isso, tem td uma questão de pulso e centro tonal, q realmente ñ vale a pena ser esclarecida neste momento.

Não, o eólio não é a escala menor tonal. Para ser uma escala tonal, ela deve, obrigatoriamente, gerar muita tensão no 7º grau, para pedir resolução na tônica.

Além disso, não têm exemplos de como o modo eólio era usado na música grega antiga. Então, não temos como saber sua real aplicação.

Td isso acho q estamos em acordo, mas quanto à isso aki: o rock é modal!! só tem acorde sem terça , vou ter q discordar.
Rock, baião, forró, maracatu, blues... são essencialmente modais.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


antes de mais nada quero agradecer o Ken Himura eu ia falar umas paradas aqui mas voce ja disse tudo!!! obrigado

o cara entendeu totalmente errado!!
só um lembrete, na epoca medieval nao tinha guitarra nem banda de metal heheheheheh

quer escutar musica medieval??? Léonin Pérotin escute eles!!

John Arch
Veterano
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar


Ken Himura
Jabijirous

Vcs interpretaram errrado td q eu falei (td bem, talvez eu tenha escirto mal msm). Claro, eu posso ter entendido errado o q o Jabirous falou, mas perae.

1º - Eu não quis dizer q o Jônio e o eólio eram os modos maior e menor, e sim, q com base neles se criaram os modos maior e menor da música tonal.

2º - Pela msm razão acima explicada, eu tmb não disse q o eólio é a escala menor da música tonal! Eólio é da musica modal, e assim como eu expliquei acima, simplesmente foi o modelo utilizado para o surgimento da escala menor da musica tonal.

3º - A questão da música feita na idade média era sometne ilustrativa, como eu mesmo disse aí em cima. Óbvio q ainda se usa harmonia modal hj em dia.

Agora, como o Ken disse, td bem, Rock, baião, maracatu, blues são essecncialmente modais. Isso é uma coisa! Agora, dizer, o Rock é modal, isso é outra coisa, e aí tá generalizando! Vai dizer q todas as harmonias em rock são modais? Q não existe tensões e suas respectivas resoluções? (dentre outras coisas). E harmonia não é só guitarra, minha gente, arpejo é harmonia, é acorde...

Ainda, msm q uma escala menor esteja em sua forma primitiva (ou seja, sem a presença da sensível do VII para o VIII grau) isso não significa q estejamos no modo eólio.

Nesse mesmo sentido, considerando a grande cadência caracterizadora da escala maior, no mundo tonal, V7 - I. Ela caracteriza, pois o acorde do 5º grau com sétima, gera tensão entre o 3º grau e a sétima, pois apresenta um intervalo de 4ª aumentada. Mas isso não significa q se executarmos a cadência perfeita simplesmente com o acorde de V, resolvendo na tônica, estaremos numa harmonia modal.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


arpejo nao é acorde!!! ai voce quem esta generalizando!!! senao nao exisitiria acorde, seria tudo uma coisa só.

no rock, voce tem varios estilos!! e eu falei de harmonia do rock!! a maior parte deles usam so power acorde, ou seja quinta seguida toda hora, isso é da musica medieval

na musica tonal a escala é maior ou menor harmonica, algumas vezes a melodica e a bachiana

pega uma musica medieval e analiza a hamonia, só tem intervalos de 4º e 5º e 8º JUSTAS!!!

John Arch
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
Calma kra, vc parece nervoso. Eu só estou argumetnando. Isso aki é td um aprendizado. Eu aceito os seus comentários, só estou dando os meus tmb. To só falando essas coisas, pq eu tmb achava as msms coisas q vc, e com o tempo, professores foram me fazendo mudar um pouco de concepção.

1º - arpejo é acorde sim. É claro, q td é uma questão de bom senso, mas pode ser acorde. Agora, msm se não for, ainda assim, é harmonia. Só pra vc refletir um pouco, se arpejo não é acorde, então não existe acorde no violão ou guitarra se vc tocar com palheta, pois as notas não vão ser executadas simultâneamente, e sim, quase simultâneamente. Na verdade, será um arpejo extremamente rapido.

2º - Melódica e bachiana são tão da musica tonal quanto a harmônica, só são menos usadas (além do q, existem outras, essas são só as mais conhecidas). Mas isso não significa q a forma primitiva não seja da musica tonal, afinal, trata-se da Escala Menor em sua forma natural, e não do modo eólio. E repito, não é só essa questão q define se a musica é tonal ou modal.

3º - Vou pegar uma banda de punk rock, bem simples. Green Day. O guitarrista só faz power-chord. A harmonia então é modal? Não. Não só por isso. Pode ser q seja, pode ser q não. E na maioria das músicas não é, pois o baxista tá lá pirando, agregando à harmonia intervalos além dos de 4ª, 5ª e 8ª.

Mas eu não sou o dono da razão não. Eu quero ser discordado msm. Mas quero argumentos convincentes, por favor. Valeu!!!

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


heuaheuaeaiuh o mal da escrita é que parece que a gente fala serio heauheiauehiauehaiueh a gente da discutindo, isso é natural, eu gosto disso heehhehe

na musica tonal a escala é menor harmonica exatamente pra diferenciar do tonal pro modal!!

sobre o green day, vamos supor que o green day tenha essa progressao

C F Ab Db Eb F C

se ele tocar tudo isso em power acorde e sem terça, vai soar medieval, isso é só os acordes hehehe a melodia é quem fala mais alto, voltando a harmonia isso que eu diz é modal! até o F eu to em dó jonio, depois modulei usando um AEM Ab que é do modo menor eolio de Fm homonimo de F depois do Eb eu volto pro dó usando um IV grau!! isso é só a harmonia, mas a melodia ajuda tb dizendo qual modo eu estou usando!!

o arpejo é uma forma de voce tocar o acorde!! por isso eu nao acho que seja um acorde em si!! se for assim o cantor canta acorde!



Mas eu não sou o dono da razão não. Eu quero ser discordado msm. Mas quero argumentos convincentes, por favor. Valeu!!!


voce nao ta entendendo o q eu falo, voce leva por outros motivos quando nao é pra ser levado por isso voce acha que meus argumentos nao sao convincentes :P

John Arch
Veterano
# nov/06
· votar


É, realmente a escrita dá uma outra kra pra coisa...

Mas agora eu entendi exatamente onde vc queria chegar. E concordo, em partes hahhah. Pois é td sim e não, veja bem:

- Não só a menor harmônica, tmb a melódica (e a bachiana, claro, pois são a msm escala, em ultima instância), e as demais formas (húngara, espanhola, etc) têm o acidente no sétimo grau , obtendo-se o intervalo de 1 semitom entre o VII e o VIII graus. O q se fala tanto da harmônica é pq ela foi a primeira, a q criaram exatamente na transição da musica modal para tonal, e a q melhor respresenta o modo menor.
Daí, para tirar a kra de música árabe dessa escala, decorrente do intervalo de 1 tom e 1/2 do VI pro VII grau, alteraram o ascendentemente o VI grau tmb.
Contudo, os cantores da época tinham uma grande dificuldade de entoar o VII grau alterado na descida, então, convencionou-se executá-la igual a menor natural (sem acidentes) na descida, criando assim a Menor melódica.
Contudo, o sr. Bach, dentre outros, gostavam de utilizar ela com os acidentes tmb na descida, criando-se assim a escala Bachiana (em homenagem ao kra).
Por fim, vários outras formas da escala menor foram criadas, mas definitivamente a harmônica é a q melhor representa o modo menor na música tonal.
Entretanto, ainda assim, o fato de não se estar usando nenhuma das formas alteradas, e, somente a forma ntural da escala menor (q é igual ao modo eólio no mundo modal) não significa q vc está trabalhando com uma musica modal.

Mas apesar de tudo isso, eu entendi o q vc estava falando, e aliás, eu já vi varias outras pessoas falando isso, não só aki, mas tmb, principalmente em métodos de guitarra. Eles fazem uma análise da harmonia das musicas de acordo com os modos gregos, msm q a musica não seja modal em si, pois ela pode possuir um centro tonal, apresentar as questões de pulso e repouso nos termos da música tonal.
Eu vejo esse entendimento mais como uma forma de facilitar a improvisação na guitarra, pois vc logo percebe o sabor dos modos.
O q acontece é q vc tem dois caminhos para explicar a harmonia de músicas nesses termos, mas eu sou do entendimento q músicas tonais, vc deve fazer uma análise de harmonia tonal; isso me parece o tecnicamente mais correto. Mas enfim, ainda estou me aprofundando nos meus estudos de harmonia.

Valeu!!!

Ata
Veterano
# nov/06
· votar


Classificar uma música como modal envolve muito mais coisa do que a predominância desse ou daquele acorde, com ou sem terça.

E música popular atual, como vocês citam rock, pop, forró, etc, é algo bem perigoso de se falar. As dominantes secundárias devem ser observadas, pois o que faz uma escala ser, de fato, modal, são as suas características particulares.

Se alguém souber de uma canção de rock que seja no modo frígio, me avise (não estou sendo irônico, mas nunca ouvi falar, quero realmente ficar sabendo)

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


eu nao disse que a musica modal nao tem terça, eu disse que a musica medieval nao tem terça!! pelo fato do rock ser modal e nao ter terça no acorde é que voce nao sabe se é maior ou menor, ai é a melodia que se encarrega desse cargo!! se voces analizarem musica de bach ele so usa acorde sem terça em final de musica, principalmente nas suites!!!

ATA voce pode fazer um rock em frigio hehehehe o heavby metal melodico mescla com os 2, modal e tonal, o malmsteen é só tonal!! quando voce ver um dominante resolvendo em acorde de primeiro grau na maior parte dos casos a musica é tonal pq isso é caracteristica do tonal, o modal ja nao se tem disso!! eu até agora nao vi hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala medieval