Limpeza em flauta transversal

    Autor Mensagem
    Calbes
    Veterano
    # abr/04


    Olá Pessoal,
    Bom dia!

    Eu preciso da ajuda de alguém que tenha prática no assunto do título do tópico. Eu tenho uma flauta Yamaha de concerto, transversa, afinação em Dó e ainda não toco direito (falta de tempo e também de professor(a) aqui na minha cidade...), mas tenho um bom Método e vou praticando nas horas vagas...

    De uns tempos para cá começaram a aparecer umas manchas escurecidas em vários locais da flauta; alguém me falou que poderia ser causado pelo suor dos dedos ou por umidade absorvida do ambiente e me que eu a polisse com um produto chamado Brasso (marca comercial).

    Eu comprei o produto mas estou com receio de aplicá-lo na flauta porque no rótulo fala que é para polir metais, cromados, cobre, latão, etc... mas não fala nada em pretaria (a minha flauta é de prta - banhada em prata talvez né...? :D )

    O que vcs acham?? Conhecem algum jeito seguro de tirar as manchas? E nocaso de poder usar o Brasso como é que eu aplico? Uma esponja, ou um pano?

    Quero limpar a flauta mas não quero estragá-la pois não teria dinheiro para repô-la. Agradeço antecipadamente a ajuda... e descuplpem pelo tamanh do texto.

    Até mais!
    Calbes

    Calbes
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Up!!
    Ninguém aí para me dar uma força, pessoal?

    Calbes
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Num credito cara!!
    Ninguém aí nunca teve um prob de flauta suja?
    Ô O Pianista... dá uma força...
    Putz...

    Al Majíd
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Calbes

    Eu não toco flauta, mas o problema pode ser mesmo o suor dos dedos.

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    E nocaso de poder usar o Brasso como é que eu aplico?
    Acho que isso pode desbotar a flauta.

    Vai numa loja e pergunta se tem um produto específico pra limpar instrumentos de metais...

    E sempre que acabar de treinar dá uma limpada pra tirar o suor e a baba de dentro.. hehe

    Anônimo
    # abr/04


    maggie
    E sempre que acabar de treinar dá uma limpada pra tirar o suor e a baba de dentro.. hehe

    quáquáquáhehehhuáhua´huahehehehe
    essa tá muito boa... como eu estou aprendendo MESMO, vou contar uma coisa procêis... É MUITA BABA MEU IRMÃO... a flauta quase se afoga hehehehe...


    Mas eu sempre seco a abab toda... o foda é que moro no interior de Goiás (a 300km de Brasília) e aqui não tem loja de instrumentos... vamos ver qundo é que eu consigo descolar uma grana para ir lá... daí eu procuro uma loja...

    Bom... ainda bem que não dependo de tocar flauta para ir juntando a grana ´huáhuahauhahehhuehehehe... ainda mais faluta babada! hehehe

    Obrigado gente...
    A tempos que eu acompanh os tópicos do fórum...
    Só não tinha tido motivo para postar...
    Mas curto muito a galera toda aí... aprendo um monte com vocês... abrção aí, gente!

    Calbes
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Putz! Foi mal... esqueci de botar meu nome e saí como anônimo... coisa de rpincipiante hehehehe

    Al Majíd
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Calbes

    Seja bem vindo.

    Amplexos

    maggie
    Veterana
    # abr/04
    · votar


    Calbes
    Bem vindo! =)

    Ana Melo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bm a flauta realmente vai escurecendo com o tempo exatamente por ser metal (prata tbm eh metal!!!), por um processo q se chama oxidaçaum... ai vaum aparecendo essas manchinhas pretas q vc falou msm... tanto por causa do suor das maos como do proprro ambiente... se vc deixa-la um mes escostada fora da caixa ela ira adquirir as manchas msm sem vc te-la tocado... o q mostra q naum eh soh o suor q ajuda nesse processo...

    para evitar q as manchas apareçam taum rapido vc tem q limpa-la bm por dentro e por fora (jah li ali em cima q vc seca a baba toda... hauhauahuahu)... aquela flanelinha q a gente usa naum eh soh para dar uma passadinha (tem muita gente q soh faz isso)... eh para limpar bm msm para tirar os "vestigios do corpo"... se vc naum limpar bm os acidos do seu corpo faraum a flauta descascar o banho de prata a longo prazo...

    Quanto ao brasso (existe um similar chamado silvo tbm)... eu uso na minha quando as manchas aparecem... nunca tive problemas... mas cuidado.... naum encharque o pano... molhe apenas uma ponta e vah limpando... quando estiver bm sujo molhe outyra ponta e continue... recomendo q use um pano limpo para tirar o excesso depois... pq fica parecendo q tem uma camadinha de oleo sobre o instrumento... mas depois seca...

    e naum se assuste... o pano fica preto msm... hauhauhauahuha

    Ana Melo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    É MUITA BABA MEU IRMÃO

    calma... conforme vc vai pegando pratica a baba diminui... mas ainda tem bastante... hauhauhauahuha

    Gledson Vieira Castro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    E aí tudo bem?

    Olha, eu sou flautista já há um bom tempo, sou da Filarmônica de Campinas, e isso que tá acontecendo na sua flauta é normal. Realmente é por causa do suor das mãos e dos dedos que essa mancha vai aparecendo. É uma oxidação do metal e com o tempo começa até a descascar o banho de prata. Aqui em Campinas no pão de Açucar hipermercado há uma flanela própria para se limpar prataria, ela contém um pó que ajuda a deixar qualquer objeto de prata brilhando inclusive a flauta. Não recomento usar nenhum tipo de produto para polimento tipo Kaol etc... eles são muito abrasivos e corroem o banho inclusive o metal que é feito a flauta.

    Não me lembro do nome dessa flanela, mas é só procurar por uma flanela própria para limpeza de prata.

    Qualquer dúvida me mande um email:

    vieiracastro@yahoo.com.br

    abraços.
    Gledson Castro

    Gabriel Borges
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá Gledson.

    Você já teve oportunidade de experimentar flautas Eagle, Michael ou Shelter ?

    Qual seria a melhor das 3 ?

    Gabriel Andriotti
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu sou o Gabriel, criador do site Casa da flauta, visitem-no! Tem muitas dicas sobre flauta transversal, partituras e muito mais, tudo grátis, foi feito de flautista para flautistas...
    o endereço é www.casadaflauta.pop.com.br

    André de Góes Cv
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Calbes
    Toco flauta e ja procurei algum jeito para limpar, mas o que me informaram é que não se deve passar nenhum tipo produto, a limpeza é feita através de um tipo de pedra como se fosse polimento, mas não sei o nome da pedra, mas quando quero fazer algum serviço eu levo na estação da Bresser.
    Tem bastante loja de instrumentos musicais, qualquer coisa mande um email.

    André de Góes Cv
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Desculpa por não informar meu email.
    andre@ibiacu.com.br ou cavalcanti-goes@ig.com.br

    kawaii_girl
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    quáquáquáhehehhuáhua´huahehehehe
    essa tá muito boa... como eu estou aprendendo MESMO, vou contar uma coisa procêis... É MUITA BABA MEU IRMÃO...

    igualzin com a gaita...tem q tocar e limpar, limpar, limpar
    e essas babas não tem jeito..eheheh

    Laila_Flower
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Toco flauta e ja procurei algum jeito para limpar, mas o que me informaram é que não se deve passar nenhum tipo produto, a limpeza é feita através de um tipo de pedra como se fosse polimento, mas não sei o nome da pedra, mas quando quero fazer algum serviço eu levo na estação da Bresser.
    Tem bastante loja de instrumentos musicais, qualquer coisa mande um email.


    olha...eu aconselharia a limpar soh mesmo com a flanela p/ limpeza que vem com a flauta, ou comprar uma flanela especial para instrumentos...se não fica meio ruim o banho de prata...bjinhos

    Adilson Wada
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Aproveitando este forum, alguém sabe onde posso fazer uma manutenção na flauta? Um banho de prata e trocar (creio que é tripa de carneiro) o material que fica nas chaves.

    Adilson Wada
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Deixe-me corrigir os termos que utilizei (sou leigo).

    Aproveitando este forum, alguém sabe onde posso fazer uma manutenção na flauta em SP ou Campinas? Um banho de prata e trocar as sapatilhas (acertei agora?).

    leandro P
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu sei que este forum e de limpeza para flauta.....MAs eu gostaria de saber se alguem tem metodo para flauta transversal....?????

    viliano02
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    leandro P
    eu tenho o odwaltzelogel da editora irmãos vitale é muito bom

    viliano02
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Gledson Vieira Castro
    pode até ser que seja normal mas que se ele cuidasse legal da flauta dele limpando sempre depois de tocar isso não era pra acontecer ou a flauta dele é de marca muito ruim

    felipe de oliveira
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eu limpo com um pó (óxido de zinco) que comprei por indicação da minha professora numa loja de dentistas. é um pó branco que dá polimento em metais. é só misturar o pó na água (fica tipo um leite) molhar a flanela no líquido e deixar secar. e depois passar no instrumento. cara fica show, igual um espelho.
    Sds

    Maiteleza
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: Maiteleza
    · votar


    Felipe de Oliveira achei a sua dica muito interessante e fui ler sobre o óxido de zinco. Ele é utilizado pelos dentistas para restaurações provisórias e também é utilizado em cremes para assaduras. Então fiz uma experiência com o creme Nistadina + óxido de zinco (que trata a assadura e protege a pele) outros cremes Hipoglós, Bepantol e pasta d'água também tem óxido de zinco em sua formulação. Para mim o resultado foi bastante satisfatório. Consegui deixar a minha flauta brilhante sem ter usado nenhum produto abrasivo. Lembrando que tomei cuidado para não atingir as sapatilhas. Agora é continuar com os cuidados básicos que todo flautista tem que ter com o seu instrumento.

    Maiteleza
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: Maiteleza
    · votar


    A maioria das pomadas tem óxido de zinco em sua formulação. As pomadas para assaduras tem concentração maior do produto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpeza em flauta transversal