A genialidade de J.S. Bach

Autor Mensagem
caíto
Veterano
# abr/04


Achei que ia ser legal fazer esse tópico para discutir sobre as façanhas de Bach que o consagraram como o pai da música. É um conhecimento excencial pra qualquer um que deseje se aprofundar na música.

caíto
Veterano
# abr/04 · Editado por: caíto
· votar


Bach simplesmente inventou um novo sistema na música, o sistema temperado.
Assim, antigamente havia o a gente chama de "sistema não temperado". Você pensa que um Db é igual a um C#? Pois então pensa errado. Um tom é dividido em 9 partes. O C# é uma e o Db é outra. Um violinista pode explicar isso com detalhes. Mas isso não permitia modulação, entre outras coisas. Até invenção de Bach.
Ele dividiu o tom ao meio, quatro e meio partes pra cada lado, igualando o sustenido do bemol, criando assim, o sistema temperado. O que facilitou muito a sua invenção, foi que Bach vinha de uma família que construia orgãos. Ele pode adaptar os orgãos no sistema para seu estudo. Aliás, poucos instrumentos são temperados.
Amanhã eu posto mais, não tou conseguindo me concentrar de sono.

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


Ah, e Bach para provar sua tese fez "O Cravo bem temperado", é legal de vocês conhecerem.

Anônimo
# abr/04


Realmante, mas por incrível que pareça, "O Cravo bem temperado" fica melhor no piano do que no próprio cravo, interessante isso, não?

Paladino
Veterano
# abr/04
· votar


Quote, me responde uma coisa: Você sabe o que significa a sigla BWV que antecede a todas as composições de J. S. Bach?

niredsystalaringologista
Veterano
# abr/04
· votar


Isso deve ser interessante pena q de teoria eu so sei mesmo que do e diferente de lá :P

O pianista
Veterano
# abr/04
· votar


Paladino
Respondendo já:
Bach-Werke-Verzeichnis, em alemão, "catálogo das obras de Bach"

Interessante abrirem um tópico para se falar da grandiosidade desse mestre. É inevitável falarmos de Bach e não pensarmos na grandiosa missa em Sí Menor, na sua Arte da Fuga, na sua Oferenda Musical nos Concertos de Brandemburgo, todas obras importantíssimas, que revelam a incrível habilidade que consagrou esse mestre tanto na arte da fuga, quando do contraponto e da harmonia.

No contraponto mostrou a incrível gama de possibilidades de se trabalhar com várias vozes, em velocidades diferentes, atuando sobre um mesmo tema, em forma da cânone, muitas vezes fez isso na fuga. O interessante, é que a harmonia que havia em suas vozes era tão perfeita, que escrevia muitas vezes em um único pentagrama, com uma clave seguida de outra diferente, escrita de ponta cabeça.

Isso queria dizer, que o intérprete, deveria ler o mesmo pentagrama, só que de ponta cabeça, começando no dobro do rítimo, um ou dois compassos a frente da primeira voz. As vezes fazia isso em quatro, cinco e até seis vozes, tamanha a perfeição de sua escrita.

Se parece complicado, experimente um dia tomar contato com uma partitura original de Bach (quando digo original, entenda a partitura que manteve as mesmas características da que ele fez na época dele) e verá isso que eu falei.

Temos muito o que falar do grande mestre e isso é apenas uma mostra muito pequena das estruturas colossais que eram as obras de Bach.
Abraços

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/04
· votar


tenho alguns videos de alguns anos atras gravados na tv, na globo imaginem!!, regencia de herbert von karaian (num lembro como escreve) um bocado de peças de bach...isso me deixou muito fascinado...acho q musica de bach perfeita...
:-)

Joe Pass
Veterano
# abr/04
· votar


po....bath eh mto legal......puxa...q interessante...naum sabia q tinha sido bath q equivaleu os bemois e sustinidos

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


_BLACKMORE_
herbert von karaian

Esse maestro foi um grande apoiador do nazismo. Tinha ótima relação com Adolf Hitler. Nas suas apresentações, ele sempre fazia questão de ir lá apertar a mão do Hitler, quando este estava presente...Ele possuía um grande rival. Era outro maestro, cujo nome me esqueci agora. Este maestro era muito bom também e uma vez os dois foram vistos trocando farpas...a coisa foi feia.....hehehehe

inthelight
Veterano
# abr/04
· votar


mas o Bach naum inventou o sistema de temperamento igual, foi um carinha contemporaneo dele, e o Bach foi um dos primeiros a usar o sistema, e consolidar com o "cravo benm temperado". Mas alguns dizem tb q essa obra não é baseada no igaul temperamento, e sim em outro sistema..

inthelight
Veterano
# abr/04
· votar


. O interessante, é que a harmonia que havia em suas vozes era tão perfeita, que escrevia muitas vezes em um único pentagrama, com uma clave seguida de outra diferente, escrita de ponta cabeça.

naum entendi nada...alguem poderia me explicar melhor?


e outra coisa curiosa é q dizem q o Bach não era considerado um bom compositor, mas sim um excelente organista. Qdo alguma igreja arrumava um orgao novo ele era convidado pra testar o bicho e a igreja lotava

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


inthelight
vo tentar explicar, finge q isso eh umma partitura:



------------------------------------------------------
------------o-----------------------------------------
-------o---------o------------------------------------
--o-------------------o-------------------------------
---------------------------#o-------------------------

daí, vc envertia ela:

--#o---------------------------------------------------
--------o------------------------o---------------------
--------------o-----------o----------------------------
---------------------o---------------------------------
-------------------------------------------------------

e aquilo era a nova parte da musica


inthelight
Veterano
# abr/04
· votar


crowley666
entendi cara, valeu!

mas saia um resultado bom mesmo? tipo, qdo ele ia compor ele já fazia a musica de tal maneira q desse pra inverter e sair outra musica? Ou ele só analisava as partituras ao contrario depois de prontas e se por acaso alguma ficasse legal ele ia lá e botava a clave ao contrario?

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


inthelight
aí eu já num sei, ateh pq eu num sei nenhuma em q isso acontece, se alguem puder falar alguns exemplos e onde tem a partitura eu agradeço

O pianista
Veterano
# abr/04
· votar


inthelight
A explicação já foi bem dada pelo Crowley666. É basciamente isso. As vezes era na mesma direção (começo ao fim) mas de forma inversa (se melodia era ascendente, virava descendente).

O resultado era perfeito sim, o mais perfeito que já houve até hoje. A forma que ele compunha, é impossível de nos, pobres mortais sabermos. Até hoje existem especulações e tentativas de adivinhar como esse homem genial pensava mas é impossível se dizer.

Acredita-se que ele já pensava em tudo isso, tinha tudo em mente e depois já passava dessa forma ao papel. Essa segunda possibilidade que você falou é inválida, pois ele fez isso diversas vezes, não era mero acaso de "se ficasse legal", sacou?

crowley666
Pega a Oferenda Musical BWV 1079, tem várias escritas nesse formato, não lembro quais peças agora. Veja também a Arte da Fuga BWV 1080, tem outros exemplos disso. Já lí que existem alguma cantatas dele escritas assim mas como nunca ví a partitura não posso provar. Mas as duas obras que citei, é certeza que tem esse "recurso" para diminuir o número de pautas.

Abraços

inthelight
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista

entendi, cara, valeu pela explicação!

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


"Realmante, mas por incrível que pareça, "O Cravo bem temperado" fica melhor no piano do que no próprio cravo, interessante isso, não?"

Não concordo, não gosto das peças para cravo tocadas para piano e acho que se Bach as concebeu para serem tocadas em um cravo elas foram compostas para soar bem com as caracteristicas sonoras do cravo (sonoridade peculiar, pouca sustentação e volume pequeno).

FDG
Veterano
# abr/04
· votar


eu acho louca a boureé hehehe

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


eu adoro o som do cravo, gosto ateh mais q o do piano, mas as musicas q eu acho mais da hora saum flauta solando com cordas fazendo o acompanhamento

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
intaum o herbert von karaian era "nazista"?
mas o q a nós importa eh a musica neh? o karaian morreu em 91 vitima de uma doença degenerativa e tenho um video dele tocando cravo cerca de um ano antes de morrer...eh muito fera.

evitaerc
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd

Meu pai é musico de orquestra e costuma dizer que o maestro é o unico que não faz som em uma orquestra, ele um dia estava me falando sobre um artigo que leu sobre os "grandes" maestros da historia, o artigo sitava o karaian como um despota terrivel metido e seboso dentro da oquestra. Sitava tambem o famoso toscanini e as coisas terriveis que ele fazia com as musicas, ele chegou a alterar notas de uma sinfonia de beethoven e quando foi questionado justificou o ato dizendo que era porque o compositor era surdo.

mari_pseudo_queen
Veterano
# abr/04
· votar


Sabe oq eh legal d ouvir?!Os "Les Swingle Singers" cantando Bach..mto bom...Cara, ainda bem q a filha do Bach havia copiado as músicas do pai..pq se o irmão dela tivesse queimado...Karl Phrederich tinha inveja do pai..mas tbm eh um ótimo compositor...

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


É lógico que Bach criou o sistema temperado

mari_pseudo_queen
ouvi uma história que a igreja ficou com muita das suas composições... daí quando ele morreu as composições foram jogadas no lixo, daí bastante tempo depois, schumman achou algumas delas que estavam servindo de embrulhos, mó doidera...
não sei se é verdade, mas com certeza se perdeu muitas de suas composições

mari_pseudo_queen
Veterano
# mai/04
· votar


eh..mas q a filha resgatou a maioria eh verdade...

paulao_jazz
Veterano
# mai/04
· votar


evitaerc
"Realmante, mas por incrível que pareça, "O Cravo bem temperado" fica melhor no piano do que no próprio cravo, interessante isso, não?"

Não concordo, não gosto das peças para cravo tocadas para piano e acho que se Bach as concebeu para serem tocadas em um cravo elas foram compostas para soar bem com as caracteristicas sonoras do cravo


Vc sabia que na época de Bach não existia o piano ainda?

evitaerc
Veterano
# mai/04
· votar


paulao_jazz

Sabia kra!! existiam apenas uns pianos bem rudimentares, nada que se compare a um piano moderno...

Amazona
Veterano
# out/05
· votar


Bach...sem comentários. Pra mim é o maior em tudo. Adoro esse cara. Pra falar a verdade penso que ele era meio doido, porque só um doido consegue compor musicas tão complexas como ele...é de uma harmonia insuperavel. Simplemente fantástico.
Aqui em casa eu e meu marido fazemos como torcedores de futebol...cada um "torce" pra um time diferente...eu sou Bach e ele "Chopinzinsta" fanático...passamos as vezes horas discutindo a sensibilidade dos compositores. É muito legal esse tipo de papo entre família e agora em fórum é especial.

rcfassio
Veterano
# out/05
· votar


paixão segundo são mateus

incrivel deve ser anmalisar essa obra.... os dois coros cantando alternadamente, dando a impressão de estapeamento de cristo pelos dois lados. A flauta que toca arpejos enquanto a contralto solista canta as lagrimas da perda de cristo. é simplesmente genial....

Dogs2
Veterano
# out/05
· votar


"Bach é Bach e vice-versa" - Dogs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A genialidade de J.S. Bach