Dúvida sobre intervalos

    Autor Mensagem
    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 16:22


    Fala pessoal, aqui nos meus estudos sobre teoria musical acabou surgindo uma dúvida

    Em um intervalo de 5ª justa, partindo de um Sol bemol ascendente a nota seguinte seria um Ré

    Só que a medição entre cada nota individual não bate 3 tons e 1 semitom (só do Sol Bemol para o Lá já são 1 tom e meio), apenas daria se eu ignorasse o bemol e contasse o Sol natural

    Mas em intervalos menores e maiores você considera os bemóis e sustenidos, não é?

    Alguém me explica, por favor

    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 16:30
    · votar


    Em intervalos justos você desconsidera bémois e sustenidos e intervalos menores e maiores você passa a considerá-los, é isso?

    Precisa de algum conhecimento prévio datado das eras gregas (ironia) p/ entender isso melhor?

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/set/22 17:34
    · votar


    kelvinmd

    Não entendi direito sua questão, mas numa escala normal, o "desenho", a regra é sempre a mesma.

    Ou seja, se uma escala Natural de Dó Maior é:

    1- Dó (tom) 2- Ré (tom) 3- Mi (meio tom) 4- Fá (tom) 5- Sol (tom) 6- Lá (tom) 7- Si (tom)

    Numa escala em Sol Bemol nada muda...

    1- Sol b (tom) 2- Lá b (tom) 3- Si b (meio tom) 4- Dó b (tom) 5- Ré b...

    Portanto, não sei se é o que você está perguntando, na escala maior de Sol Bemol a 5a não é o Ré e sim o Ré b.

    Se não for essa sua dúvida, explica melhor por favor.

    makumbator
    Moderador
    # 16/set/22 17:56
    · votar


    kelvinmd

    Também não sei se entendi sua questão, mas para te facilitar, conte os semitons. Quinta justa são 7 semitons (ou 3 tons inteiros e um meio, como vc mesmo citou).

    Partindo do sol bemol temos o ré bemol como quinta acima. O cálculo é exatamente como o Lelo demonstrou.

    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 18:58
    · votar


    Partindo do sol bemol temos o ré bemol como quinta acima. O cálculo é exatamente como o Lelo demonstrou

    Então sempre que um intervalo começa com uma nota bemol o resto das notas que é usada para contar tem que ser bemol?

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/set/22 19:51 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    kelvinmd

    "Então sempre que um intervalo começa com uma nota bemol o resto das notas que é usada para contar tem que ser bemol?"

    Esquece o acidente do intervalo, você sempre conta igual (não importa se é bemol ou sustenido).

    Quando você conta intervalos uma escala pode cair num acidente (sustenido ou bemol) ou não.
    A escala de Dó Maior, por exemplo, não possui nenhum acidente.

    Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó

    A de Sol Maior 01 acidente:

    Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá # - Sol.

    A de Si Maior 05 acidentes:

    Si - Dó # - Ré # - Mi - Fá # - Sol # - Lá # - Si.

    Não importam os acidentes repare que todas acima, com 0, 1 ou 5 acidentes possuem a mesma sequência: (TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM)

    Via de regra (é um pouco mais complicado que isso, mas vou explicar só o BASICÃO): Na prática, em termos sonoros, em Hertz, um Sol sustenido e um Lá bemol são a mesma coisa. De maneira "bem generalizada" sustenidos e bemois indicam o sentido; Sustenido é quando você sobe a escala e Bemol quando você desce.

    Não alteram em nada a contagem dos intervalos.

    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 20:59
    · votar


    Não alteram em nada a contagem dos intervalos.


    Isso eu entendi bem, de verdade mesmo (pelo menos é o que eu acho)

    Mas por exemplo, uma Segunda de Lá Menor (que precisa pular apenas um semitom), p/ esse caso específico isso não vale, né?

    Porque do Lá p/ o Si é um tom, então eu apenas pulo um semitom ignorando a regra tom-tom-semitom-tom-tom-tom-semitom, não é? Assim sendo um Lá --> Si bemol, certo?

    Dá uma relevada aí, eu sou autodidata e sei que se tivesse um professor explicando do meu lado com certeza seria mais fácil kkkk

    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 21:07 · Editado por: kelvinmd
    · votar


    Via de regra (é um pouco mais complicado que isso, mas vou explicar só o BASICÃO): Na prática, em termos sonoros, em Hertz, um Sol sustenido e um Lá bemol são a mesma coisa. De maneira "bem generalizada" sustenidos e bemois indicam o sentido; Sustenido é quando você sobe a escala e Bemol quando você desce

    Essa parte eu estou ciente também (sobre ser equivalentes). Mas numa partitura eu nunca poderia trocar um Lá bemol por um Sol sustenido dentro de um intervalo não é? Por que isso descaracterizaria o intervalo, não é? Que tem que sempre estar pulando uma linha na partitura

    Como no exemplo que eu dei ali em cima da Segunda de Lá Menor, eu nunca poderia trocar o Si bemol para um Lá sustenido na partitura, não é?

    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 21:09
    · votar


    Tá tudo muito confuso na minha cabeça, espero que desça uma súbita iluminação

    makumbator
    Moderador
    # 16/set/22 21:13 · Editado por: makumbator
    · votar


    kelvinmd
    uma Segunda de Lá Menor

    Segunda menor ou segunda dentro da tonalidade de lá menor? Vc está confundindo as duas coisas. Um intervalo maior, menor, justo, diminuto ou aumentado não estão ligados a ser de tom maior ou menor.

    Uma segunda pode ser maior ou menor, mas isso não tem relação com a tonalidade da nota de partida. O que a tonalidade vai implicar é na nomenclatura correta do nome da nota (ou seja, chamar de ré# ou mi bemol, por exemplo). Mas a quantidade de semitons não muda.


    Uma segunda maior partindo da nota lá, vai ser a nota si (pois são dois semitons)
    Uma segunda maior partindo do lá, mesmo que dentro da tonalidade do lá menor, vai ser também si (pois são dois semitons)

    Uma segunda menor partindo do lá vai ser si bemol (1 semitom)
    Uma segunda menor partindo do lá e dentro da tonalidade de lá menor será também si bemol (1 semitom)

    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 21:29
    · votar


    Então intervalos maiores, menores, justas, diminutas, etc. não tem nada a ver com o a nota ser menor ou maior?

    O livro que eu tô lendo não explicou nada sobre notas menores e maiores e foi direto para os intervalos.

    Como funciona notas maiores e menores? Ou isso é indiferente para eu aprender intervalos?

    kelvinmd
    Membro Novato
    # 16/set/22 21:32
    · votar


    Eu estou desesperado com isso, eu quero muito aprender a compor música :(

    makumbator
    Moderador
    # 16/set/22 22:28 · Editado por: makumbator
    · votar


    kelvinmd
    Então intervalos maiores, menores, justas, diminutas, etc. não tem nada a ver com o a nota ser menor ou maior?

    Notas isoladamente não são maiores ou menores. Tonalidades, intervalos e acordes sim, podem ser.

    O livro que eu tô lendo não explicou nada sobre notas menores e maiores

    Claro que não, pois isso não existe.

    Como funciona notas maiores e menores?

    Não funciona. Não existe.

    Lelo Mig
    Membro
    # 17/set/22 01:15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    kelvinmd

    Como nosso amigo makumbator já explicou NÃO existem notas maiores ou menores.

    Não existe nota Sol Maior ou nota Sol Menor. Existe Escala de Sol Maior ou de Sol Menor. Existe Acorde de Sol Maior e de Sol Menor. O que define se um acorde é Maior ou Menor, por exemplo, é justamente a posição de determinada nota na escala Maior ou Menor.

    Um acorde de Dó Maior é formado por:
    Tônica - Dó, Terça - Mi, Quinta - Sol. (Na escala de Dó Maior) (C,D,E,F,G,A,B,C)

    Um acorde de Dó Menor é formado por:
    Tônica - Dó, Terça - Mi bemol, Quinta - Sol. (Na escala de Dó Menor) (C,D,Eb,F,G,Ab,Bb,C)

    Procure no Google por:

    - Escalas Maiores e Menores (diferenças)
    - Campo Harmônico
    - Formação de Acordes

    Schelb
    Veterano
    # 18/set/22 09:52
    · votar


    Rapaz, achei até difícil entender onde está sua confusão kelvinmd. Mas talvez ajude explicar o seguinte:
    Você está falando de notas maiores e menores e acredito que esteja se referindo a acordes maiores e menores. Então vamos pegar o exemplo lá de cima em que você citou o Sol bemol. A nota sol bemol é só o sol bemol. Agora quando você fala no acorde de sol bemol maior, aí você está falando de um conjunto de notas, no caso uma tríade composta pelo sol bemol, sua terça maior (si bemol) e quinta justa (ré bemol). Se fosse um acorde de sol bemol menor, seria uma tríade menor, composta pelo sol bemol, sua terça menor (si dobrado bemol) e quinta justa(ré bemol).
    Agora, os acordes fazem parte de escalas, são descendentes delas. No caso, um acorde de sol maior por exemplo, pode aparecer em diversas escalas, sendo mais comum ele fazer parte das escalas maiores de sol, de ré maior ou de dó. Pra entender isso vc pode estudar sobre campo harmônico, aí vai entender como os acordes são gerados dentro das escalas.
    Agora, acordes partindo de notas bemois ou sustenidas já são um pouco mais capiciosos, porque existe algumas convenções na música que servem na maioria das vezes pra evitar algumas confusões. Então por exemplo o acorde de sol bemol menor que eu citei ali encima é bem raro de se ver por ele conter a nota si dobrado bemol, que na prática é um lá, o que deixa a coisa meio esquisita. Acaba sendo mais comum de se ver o acorde de Fa# menor, que é formado na prática pelas mesmas notas, mas não tem dobrado bemol na sua composição. Gbm e F#m são acordes formados por notas enarmônicas, ou seja, que tem o mesmo som porém são chamadas por nomes diferentes. Na verdade a explicação seria um pouco mais profunda, mas aí pra explicar esse tipo de coisa você tem que primeiro entender bem o que são as escalas e os campos harmônicos, talvez dominar o conceito do ciclo de quintas ... porque se entrarmos nesse detalhe aqui vai ficar ainda mais confuso pra vc.

    LeandroP
    Moderador
    # 20/set/22 09:37
    · votar


    kelvinmd
    Em um intervalo de 5ª justa, partindo de um Sol bemol ascendente a nota seguinte seria um Ré


    Não! Seria um Ré bemol.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre intervalos