o que são esses números 2 em baixo das colcheias ligadas?

    Autor Mensagem
    sunshyne
    Membro Novato
    # ago/19 · Editado por: sunshyne


    eu achei que podiam ser quiálteras, mas não faz sentido condensar duas colcheias no tempo de 1 semínima sendo que 2 colcheias já dão o tempo de 1 semínima.Sera que era só para deixar claro ou é alguma outra coisa?
    link da partitura

    Ismah
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    É uma quiáltera diminutiva, bastante comum em compassos 6/8 e 9/8.
    Diferente do mais usual, que são as aumentativas. Por exemplo, talvez a mais comum, com 3 notas ocupando o tempo de 2.
    Aqui é o contrário, essas 2 notas valem o espaço de 3.

    Note que 1 tempo, vale uma semínima pontuada. Assim valor total de cada compasso seria 4,5 (3 x 1,5). Para "fechar a conta", essas notas precisam somar 3 tempos.
    Não há uma convenção exata, pelo que eu saiba. A notação mais fácil, na minha opinião, seria usando uma colcheia pontuada.

    makumbator
    Moderador
    # ago/19
    · votar


    sunshyne

    É exatamente o que o Ismah postou. São quiálteras. execute-as como colcheias normais ("retas") mas dentro de um compasso composto.

    Ismah
    A notação mais fácil, na minha opinião, seria usando uma colcheia pontuada.

    A notação mais fácil (em termos de memória visual de um clichê de ritmo) nesses casos é a quiáltera de 2 mesmo. Mas realmente, escrever duas colcheias pontuadas daria o mesmo efeito que as colcheias de quiáltera de 2.

    sunshyne
    Membro Novato
    # ago/19 · Editado por: sunshyne
    · votar


    A notação mais fácil (em termos de memória visual de um clichê de ritmo) nesses casos é a quiáltera de 2 mesmo. Mas realmente, escrever duas colcheias pontuadas daria o mesmo efeito que as colcheias de quiáltera de 2.


    então caso eu fosse solfejar essas quiálteras diminutivas eu solfejaria como se fosse duas colcheias no compasso simples?

    makumbator
    Moderador
    # ago/19
    · votar


    sunshyne
    então caso eu fosse solfejar essas quiálteras diminutivas eu solfejaria como se fosse duas colcheias no compasso simples?


    Isso aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que são esses números 2 em baixo das colcheias ligadas?