Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Posso aprender a ouvir música só lendo livros ou terei que comprar um instrumento para acompanhar

      Autor Mensagem
      AstrólogoEsotérico
      Membro Novato
      # 16/mar/18 14:37


      Não sei absolutamente nada de música (criei uma conta só para abrir este tópico), nunca toquei nenhum instrumento e minha única relação com a música pelos últimos 6 ou 7 anos são vídeos de músicas populares no YouTube (rap, rock, pop, etc.).

      Gostaria de aprender a ouvir música, especialmente a música clássica. Minha intenção não é aprender a tocar nenhum instrumento, apenas ouvir. Mesmo assim terei que comprar algum instrumento para acompanhar os livros ou não há necessidade?

      Estes são alguns livros que tenho aqui comigo: Como ler uma partitura, Elementos básicos da música, Forma e estrutura na música, Instrumentos da orquestra, Instrumentos de teclado, Uma breve história da música, todos do Roy Bennett; História da música ocidental, D. J. Grout e C. V. Palisca; História da música ocidental, Jean e Brigitte Massin; ABC da música, Imogen Holst; e Teoria musical, Bohumil Med.

      Quero ir além do "gostar": quero "entender" as músicas. Podem me ajudar?

      (Posts consultados: http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/285141/ e http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/323811/.)

      ejames
      Membro Novato
      # 16/mar/18 14:54
      · votar


      Sinceramente, não entendi muito bem onde você quer chegar. O que seria "aprender a ouvir música" e "entender as músicas", na sua concepção? O que tá te impedindo de simplesmente abrir o Youtube e ouvir?

      Os livros que entram na parte de história da música podem ser bem interessantes para te dar uma perspectiva maior, mas o resto parece ser mais focado em teoria musical. Não vejo onde faria sentido você aprender teoria se não quer tocar nenhum instrumento.

      Se você quer aprender a ouvir música (seja lá o que isso seja), creio que o mais importante é simplesmente ouvir. Internet é uma ferramenta com muito potencial, basta ir atrás, pesquisar e ver o que você gosta.

      AstrólogoEsotérico
      Membro Novato
      # 16/mar/18 15:57
      · votar


      Sinceramente, não entendi muito bem onde você quer chegar.

      Você acha que uma pessoa que conhece teoria musical e história da música aprecia uma música clássica qualquer do mesmo jeito que uma pessoa como eu? Você acha perfeitamente dispensável teoria musical para quem apenas quer ouvir música clássica?

      Como deixei claro no post, não sei nada sobre música. Mas sei um pouco sobre xadrez. Um mestre apreciará uma partida complexa de uma maneira que um iniciante não o fará nem em sonho. A diferença é simplesmente brutal. Isso também acontece na música?

      Internet é uma ferramenta com muito potencial, basta ir atrás, pesquisar e ver o que você gosta.

      Como eu disse, quero ir além do "gostar", quero "entender" as músicas. Em outras palavras, quero saber fundamentar tecnicamente as razões de gostar de uma música e repudiar outra.

      xmarhunterx
      Membro Novato
      # 16/mar/18 16:12
      · votar


      Você acha que uma pessoa que conhece teoria musical e história da música aprecia uma música clássica qualquer do mesmo jeito que uma pessoa como eu? Você acha perfeitamente dispensável teoria musical para quem apenas quer ouvir música clássica?

      Sim. Você vai continuar ouvindo do mesmo jeito (aliás, muitos músicos não suportam música clássica). Ouvir música clássica não depende do conhecimento musical, posição social, ou algo do tipo, é simplesmente questão de gosto.

      Lelo Mig
      Membro
      # 16/mar/18 16:14 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      AstrólogoEsotérico

      "Você acha que uma pessoa que conhece teoria musical e história da música aprecia uma música clássica qualquer do mesmo jeito que uma pessoa como eu? "

      Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você pode ler música e conhecer teoria com profundidade e ter um mal gosto do cacete.

      Um crítico é um analista. Não precisa saber tocar ou filmar.

      Conhecer a história de um determinado compositor, sua biografia e trajetória, a história, politica e costumes de sua época para entender onde e como sua obra se encaixa e o porque de sua importância são essenciais caso queira se aprofundar, ser um ouvinte "além do ouvinte".

      Você não precisará dissecar uma obra musicalmente, analisar suas estruturas harmônicas, melódicas e rítmicas... Maestros e estudiosos muito capacitados já fizeram isso.

      Mas, você pode sim, aprender teoria musical sem tocar um instrumento. O "beaba", saber o que e som, harmonia, melodia, ritmo, como se relacionam e se complementam e etc., acho útil, mesmo para um não músico.

      Mas, se aprofundar além disso, sem tocar um instrumento, não vejo vantagem ou utilidade alguma.

      Você pode entender teoricamente como se nada. Mas de que adianta saber nadar na teoria?

      "saber fundamentar tecnicamente as razões de gostar de uma música e repudiar outra."

      Isso não existe. O conceito de "bom gosto" não possue uma definição objetiva.

      Procure concentrar-se em se aprofundar no que gosta. E esteja sempre aberto a novas possibilidades.

      xmarhunterx
      Membro Novato
      # 16/mar/18 16:14
      · votar


      Como eu disse, quero ir além do "gostar", quero "entender" as músicas. Em outras palavras, quero saber fundamentar tecnicamente as razões de gostar de uma música e repudiar outra.
      Ou seja, quer aprender música. Compra um teclado e vai estudando. Pra quem já quer começar estudando teoria, o teclado ou piano são os mais fáceis

      AstrólogoEsotérico
      Membro Novato
      # 16/mar/18 17:06 · Editado por: AstrólogoEsotérico
      · votar


      xmarhunterx, posso substituir o teclado por um violão (para aprender teoria musical)?

      Obrigado ejames, Lelo Mig pelas respostas. Fiquei impressionado, achei que tinha relação direta o entendimento que você tem de música e a capacidade de julgamento para determinar se uma música é melhor ou mais rica que outra.

      Já tinha lido um pouco sobre o assunto dessa discussão, e minha conclusão por enquanto é a seguinte: sim, é possível apreciar música clássica sem saber teoria musical e história da música, porém você não perde nada se estudar música, muito pelo contrário, só tem a ganhar.

      xmarhunterx
      Membro Novato
      # 16/mar/18 17:08
      · votar


      AstrólogoEsotérico
      Claro que pode.

      AstrólogoEsotérico
      Membro Novato
      # 16/mar/18 17:26 · Editado por: AstrólogoEsotérico
      · votar


      Isso não existe. O conceito de "bom gosto" não possui uma definição objetiva.

      Lelo Mig, com Em outras palavras, quero saber fundamentar tecnicamente as razões de gostar de uma música e repudiar outra. eu quis dizer que quero saber distinguir uma música boa, com mais qualidades positivas, de uma música ruim. Sei que todos nós gostamos de algumas músicas ruins e repudiamos algumas músicas boas. Claro que é difícil estabelecer o que é uma música boa e uma música ruim, mas se isto não for possível, então seria verdade que tanto o barulho de um peido quanto uma sonata de Mozart teriam objetivamente o mesmo valor, diferindo que alguns vão gostar mais de um que o outro?

      ejames
      Membro Novato
      # 16/mar/18 17:38
      · votar


      AstrólogoEsotérico, acho que você tá idealizando demais a tal da "música clássica"... Música é música, ponto. O distanciamento que existe do meio erudito com o público geral acontece muito mais por questões sociológicas e culturais do que técnicas. Ninguém precisa de PhD para gostar de Satie.

      determinar se uma música é melhor ou mais rica que outra.
      Isso é completamente subjetivo.

      porém você não perde nada se estudar música, muito pelo contrário, só tem a ganhar.
      Sem dúvidas. Mas o maior e mais essencial estudo musical que existe é ouvir. O resto é complemento.

      Releed
      Veterano
      # 16/mar/18 17:49
      · votar


      Se você estudar teoria, vai conseguir saber "pq o músico colocou tal nota aqui". Mas sinceramente, a não ser que você tenha um ouvido incrível, você nem vai saber que nota ele tá tocando sem um instrumento (só ouvindo).

      Música é sentimento, amigo. Música clássica, rock, pop, funk, berimbau... Ouça com um bom fone, feche os olhos, tente perceber a nuances da música, todos os instrumentos de fundo, os "momentos" da música (quando ela traz uma sensação de alegria, de tensão, de tristeza, etc) e divirta-se. Se no final disso, a música te trouxe algum sentimento, ela cumpriu seu papel.

      Só pra complementar: Depois de tocar demais algumas músicas, eu passo a odiá-las. Talvez aconteça o mesmo se você parar de curtir e quiser entender as suas.

      AstrólogoEsotérico
      Membro Novato
      # 16/mar/18 18:23 · Editado por: AstrólogoEsotérico
      · votar


      Mas sinceramente, a não ser que você tenha um ouvido incrível, você nem vai saber que nota ele tá tocando sem um instrumento (só ouvindo).

      Releed, você se refere à leitura de partituras ou a entender o que está acontecendo enquanto a música está tocando?


      Música é sentimento, amigo.

      Bem dito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso aprender a ouvir música só lendo livros ou terei que comprar um instrumento para acompanhar

      305.397 tópicos 7.889.458 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital