Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Músico erudito e o ouvido

Autor Mensagem
      je_lais
      Membro Novato
      # 21/nov/17 09:51

Considerando que o músico erudito passa a maior parte do seu tempo de estudo lendo partituras, é de se esperar que ele não saiba tocar de ouvido bem? Ou se ele não toca "de ouvido" bem é porque está "estudando errado"?

Conheço músicos que lêem muito bem (tocam na OER, estudam na Usp etc) e também tocam de ouvido muito bem, mas porque tem a prática do ouvido na música da Igreja

acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 21/nov/17 10:04
      · votar

je_lais
      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Elas se influenciam mas não se definem arbitrariamente. O músico que opta por seguir apenas um método nada mais faz do que se limitar, o lado bom disso é que vc tem mais foco em um método e se especializa nele antes, o lado ruim é (obviamente) que vc se limita em abragência, versatilidade, ou seja como quiser chamar.

Pé de chinelo
      Veterano
      # 21/nov/17 10:05
      · votar

je_lais

No meu caso a improvisação ajudou muito a identificar as frequências mais rapidamente e consequentemente achar as notas no instrumento, mas é importante também praticar a percepção, ouvir as músicas e ir tentando tocar junto, achar as escalas, campo harmônico etc.
      Realmente se alguém estudar somente as peças, preso às transcrições, pode ter dificuldade nessas outras áreas.

Eu não acho que é de se esperar que qualquer músico toque mal "de ouvido", todos podem evoluir essa habilidade.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Músico erudito e o ouvido

303.879 tópicos 7.863.284 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital