Canção, seu significado e suas divisões nas concepções clássicas

    Autor Mensagem
    Filipeffv
    Veterano
    # jul/16


    A musica vem mudando, e inovando; regras são quebradas e novas construídas; há pouco conferi o significado de canção e me veio que se trata de musica cantada. Isso me pegou de surpresa.
    Mesmo assim, gostaria de saber, se realmente é uma regra isso, ou seja, musicas não cantadas não são canções. Em minha concepção, pensava que musica era todo os sons, harmonias e tal, e canção, uma peça.
    A canção poderia ser dividida, como a sonata por exemplo, ou outros gêneros clássicos, em movimentos, noturno, etc?

    Gutovysk
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Gutovysk
    · votar


    Olá Filipeffv,

    Canção realmente se refere a música cantada (com voz).

    Houve uma época em que a música começou a ser definida assim:
    Cantare
    Sonare

    A Cantare era aquela que se utilizava a voz.
    A Sonare, a que se utilizava apenas instrumentos musicais (apenas soa).

    De forma breve e resumida:
    Da primeira vieram as canções, os motetos, as Lieds, ariettas e árias, óperas, etc...
    Da segunda, a sonata (de onde veio sua origem), prelúdios, toccatas, concertos, sinfonias, etc...

    É claro que tudo isso são apenas pró-formas, isto é, meios classificatórios, que ao longo da história da música tiveram seus significados diversos.

    Por exemplo, as canções, dentro do mundo clássico, são mais vistas como canções folclóricas, cancionettas, algumas lieds menos robustas (ou melhor, menos sérias).... E no mundo popular (ou do entretenimento) ela toma a forma como sendo a principal forma.

    abraços,
    Carlos Correia
    http://www.tecnicasdecomposicao.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canção, seu significado e suas divisões nas concepções clássicas