Podem me ajudar numa questão bem específica sobre harmonia?

    Autor Mensagem
    sandrokaza
    Veterano
    # out/15 · Editado por: sandrokaza


    Boa noite, tudo bem? Primeiramente desculpa pela pergunta newbie, provavelmente pra muitos aqui talvez seja algo simples, mas pra mim ainda não :( Eu estou meio perdido pra começar a estudar uma coisa que eu ainda estou tendo um pouco de dificuldade, eu peguei até um trecho de uma música pra mostrar exatamente pra vocês do que se trata, é tipo uma transição:

    https://www.dropbox.com/s/zepeg70gbx9eq35/01.mp3?dl=0

    Eu notei que há várias formas de fazer estas preparações e também eu sei que tem relação com certos graus da escala e etc, mas não sei exatamente qual é o estudo da harmonia focado nessas situações. Eu estou perguntando bem na humildade mesmo, se alguém puder me ajudar eu ficaria grato.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Realmente, é uma caminhada que parece de avançar três graus, e voltar um.

    Algo tipo C D E - D E F - E F G...

    Ken Himura
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sandrokaza
    O trecho tá bem curto. Quando se faz uma análise, o contexto é o mais importante - e você constrói o contexto pela forma que segmenta os trechos. Tenta ver o que acontece nas frases antes e depois disso.

    Parece uma transição curta, que sobe a tensão melódica por gradualmente subir a altura da linha e, muitas vezes, ir adicionando tensões aos acordes (principalmente dominantes). Pode ser uma subida de escala mesmo, pelo campo harmônico da tonalidade estabelecida pelo trecho da peça, ou uma marcha harmônica.

    Dependendo do que acontece antes e depois, pode ser um prolongamento harmônico da primeira nota, mas esse nível de refino analítico não faz tanto sentido aqui (análise schenkeriana de David Guetta é matar uma mosca com uma bazuca!).

    Bons estudos!

    sandrokaza
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Realmente, é uma caminhada que parece de avançar três graus, e voltar um.

    Algo tipo C D E - D E F - E F G...


    sandrokaza
    O trecho tá bem curto. Quando se faz uma análise, o contexto é o mais importante - e você constrói o contexto pela forma que segmenta os trechos. Tenta ver o que acontece nas frases antes e depois disso.

    Parece uma transição curta, que sobe a tensão melódica por gradualmente subir a altura da linha e, muitas vezes, ir adicionando tensões aos acordes (principalmente dominantes). Pode ser uma subida de escala mesmo, pelo campo harmônico da tonalidade estabelecida pelo trecho da peça, ou uma marcha harmônica.

    Dependendo do que acontece antes e depois, pode ser um prolongamento harmônico da primeira nota, mas esse nível de refino analítico não faz tanto sentido aqui (análise schenkeriana de David Guetta é matar uma mosca com uma bazuca!).

    Bons estudos!


    Caras obrigado pela atenção! vou me virar com isso, vlw!

    PianoGlauco
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    Pelo que pude perceber, é um trecho em sol menor

    iv - i - V7 - i

    ou em cifragem popular:

    Cm - Gm - D7 - Gm

    Podemos também analisar pelo relativo maior (si bemol maior)

    ii - vi - V7/V - vi - ou seja, o acorde de ré7 (D7) é o dominante do relativo menor (sol menor).

    Espero ter ajudado...

    Gutovysk
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Realmente Sandro,

    Como o Ken Himura disse, o trecho está bem curto. Só com isso não dá para tirarmos grandes conclusões... E se a análise feita por PianoGlauco estiver correta, tal transição (se isso realmente for uma), foi resolvida em Sol menor.

    Com relação a sua pergunta, não ficou muito clara... O que vc realmente quer saber?

    Vc citou preparação e transição. São coisas distintas, mas a última se utiliza da primeira.

    Vc quer saber como se constrói uma transição?

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Complementando...

    Pode tratar-se de uma ponte modulante...

    Abraço!

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    Resposta em duplicata (tentei excluir, mas só deu pra editar)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Podem me ajudar numa questão bem específica sobre harmonia?