dúvida em partituras - Coda, Segno (repetições)

    Autor Mensagem
    aquilante
    Membro Novato
    # jul/15


    Galera, digamos que eu queira escrever uma música com a seguinte estrutura:
    compasso 1
    compasso 2
    compasso 3 = refrão
    compasso 4
    compasso 5
    compasso 6 = refrão
    compasso 7
    compasso 8
    compasso 9 = refrão

    Eu preciso reescrever o refrão todas as vezes ou posso usar algum "efeito" de repetição tipo:

    compasso 1
    compasso 2
    compasso 3 = refrão**
    compasso 4
    compasso 5**
    compasso 6
    compasso 7**
    ??

    Tentei usar "Dal Segno Al Coda"-> "Segno" (chorus)-> "to coda" -> "Coda" no "guitar pro 5" mas só consigo repetir uma vez. (Não é permitido usar vários "segnos" ou "codas"). Qual a maneira correta de representar essa estrutura numa partitura?

    aquilante
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    (não sei se este é o lugar correto para criar o tópico em questão mas, por ser de música erudita, creio que boa parte de vocês saiba algo sobre partituras)

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    a notação de partitura foi evoluindo conforme o uso e essa forma de repetição simples foi a que pegou. quer repetir o mesmo trecho em outro canto? Copia de novo. Afinal de contas, se você está lendo a partitura, não faz sentido voltar à página X pra tocar de novo o trecho em questão e depois voltar pro ponto onde estava.

    GOTO só funciona bem para computadores eletrônicos rs

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Acho que o amigo está confundindo compasso com outra palavra. 1 compasso de refrão não existe, eu não conheço.

    Eu acho que no lugar do compasso o amigo não quer dizer estrofe??
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrofe

    aquilante
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    pianoid
    quer repetir o mesmo trecho em outro canto? Copia de novo.
    Eu sempre fiz copiando, daí aprendi sobre segno/coda e achei que o mais correto (formal) era usá-los. E, como eu pretendo registrar, quero fazer da maneira certa. Então, do ponto de vista prático, "copiar" é mais funcional. Mas do ponto de vista teórico o caminho é esse também?

    Jabijirous
    Acho que o amigo está confundindo compasso com outra palavra. 1 compasso de refrão não existe
    kkk Na verdade a música é bem maior. Eu só escrevi dessa maneira para facilitar a compreensão. Caso contrário eu teria de escrever uns 50 compassos :) O que eu quero é repetir um trecho qualquer de uma partitura em outros lugares. Valeu!

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    aquilante

    Os compassos 1 e 2 são iguais aos outros (melodicamente falando)?

    aquilante
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Jabijirous
    Os compassos 1 e 2 são iguais aos outros (melodicamente falando)?
    Não necessariamente. Ainda que fossem iguais, teria de tratá-los como diferentes, pois a letra é diferente. Pelo que eu tenho pesquisado e perguntado, acho que a melhor solução é copiar o refrão várias vezes, mesmo.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    aquilante
    Se a melodia for basicamente a mesma, mesmo tendo algumas variações, é possível colocar vários versos dentro da mesma pauta!
    Olha esse exemplo de Hey Jude!

    http://www.musicnotes.com/sheetmusic/mtdFPE.asp?ppn=MN0082896

    aquilante
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Jabijirous
    Olha esse exemplo de Hey Jude!
    Bem prático mas um tanto deselegante hehe. Esse exemplo faz algo diferente do que eu quero porque mostra uma repetição simples, ou seja, ele toca uma estrofe e, LOGO EM SEGUIDA, repete a mesma estrofe - com uma letra nova. No meu caso quero repetir não em seguida, mas em trechos intercalados. Sem falar que ele deveria ter usado uma "chave de volta" (repetição do tipo 1-2) porque ficou bem feia a passagem entre a segunda estrofe e a ponte ("to make it better... hey"). Valeu!

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    aquilante
    Só achei desnecessário a parte do backing vocal ehehehehe

    Hey jude é assim, melodicamente repete (com uma modificação no ritmo aqui e ali), por isso a partitura pode repetir.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Retomando o tópico, estou transcrevendo uma música na partitura (Every breath you take, The police), e queria evitar copiar os trechos da mesma.
    O original é de um colega saxofonista onde está tudo "por extenso", sem sinais de repetição.

    Como já usei o Segno e Coda, Casa 1 e Casa 2, queria saber se é possível usar mais vezes esses sinais sem ficar embolado!
    Alguém sabe a respeito ou poderia indicar uma leitura?

    Grato!

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    mgustavo72
    Every breath you take tem uma estrutura longa e que não se repete na ordem "certa". É melhor escrever alguns trechos por extenso do que colocar repetições por sinais diferentes a cada troca de seção. Fica mais simples e elegante de ler assim.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Ken Himura

    É verdade! Cheguei a ver na internet que também tem a codetta, mas é mais usada na música clássica. Também senti dificuldade de incluir mais símbolos!

    Bem, agradeço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida em partituras - Coda, Segno (repetições)