Música Barroca Brasileira

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Adler3x3


    Estou criando este tópico para desenvolver pesquisas sobre a música barroca brasileira.
    O período barroco esta mais relacionado a arquitetura, e a música tomou este título da arte da construção.
    Postem a vontade material sobre a música barroca brasileira, partituras, arquivos midi, vídeo e outros materiais para começar posto um vídeo:



    Edit:
    Esta música não é bem do período barroco, mas tem influência do mesmo.
    Vamos ter que pesquisar e garimpar mais.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Up.
    Ninguém para adicionar algum conteúdo.

    makumbator
    Moderador
    # fev/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Os CDs do festival de música aqui de Juiz de Fora tem muito material da época colonial brasileira. A qualidade da execução varia bastante nos primeiros discos (pois se trata de orquestra de estudantes formada durante o festival e que grava nos últimos dias), e nesses casos funcionam mais como um registro.

    Mas já há alguns anos a orquestra passou a ser de professores (muitos deles europeus), que estudam a peça isoladamente bastante antes de se encontrarem, ensaiam juntos duas semanas antes do festival e gravam nos dias que o antecedem. Esses últimos CDs tem qualidade artística altíssima. Tenho todos os novos e boa parte dos antigos.

    Nos primeiros discos o maestro é o Sérgio Dias, que é especializado em música antiga brasileira e portuguesa, e sempre faz "oficinas" de restauração de material em partitura durante o festival (que são sempre interessantes pra quem gosta do assunto).

    Nos CDs mais recentes a regência é do violinista "barroco" Luís Otávio Santos. Mas nem sempre eles gravam apenas peças colonias brasileiras, mas misturam com o repertório "tradicional" europeu do estilo.

    Se quiser posso ver aqui e tentar upar umas coisas representativas do período.Dentre os compositores, na minha opinião o Padre José Maurício se destaca (ele foi chamado de Haydn dos trópicos pelos especialistas musicais de sua época).

    Já toquei várias coisas dessa época, por conta do festival (e o réquiem do Padre José Maurício é parte do repertório de nossa orquestra aqui há anos). Há coisas muito interessantes.

    Por exemplo, uma dos primeiras peças para contrabaixo "moderno" solista e orquestra foi descoberta pelo Sérgio Dias em Portugal (escrita por um compositor português). Ela foi feita antes do instrumento moderno desbancar totalmente os violones grossos que se usava advindos do barroco e rococó, e antes das peças solo que caracterizaram o "novo" contrabaixo no período clássico e romântico.

    A gente executou essa peça aqui no festival há vários anos (em uma das edições em que a orquestra de alunos estava muito boa). E o legal é que éramos 6 contrabaixistas na orquestra, o solista (também aluno) e o professor que ainda se juntou ao grupo, dando um peso danado na orquestra!

    Depois em outro festival eu toquei essa mesma peça na audição em versão para contrabaixo e piano (feita pelo Sérgio Dias e o Michael, que é o solista que a tocou pela primeira vez).

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Adler3x3

    Infelizmente conheço muito pouco sobre o barroco brasileiro. Sou um ignorante consciente e pq quero, acho que foi por causa da faculdade onde tive que compor só música barroca por 3 anos! kkkkkkkkkkk Aí dei um basta no barroco!

    makumbator
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    Jabijirous
    cho que foi por causa da faculdade onde tive que compor só música barroca por 3 anos!

    Que loucura! Qual a razão disso?

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    O que estou mais interessado são nas partituras.
    Claro ouvir música barroca sempre esta na pauta.

    Muito bom os seus comentários, vou pesquisar.

    Jabijirous

    Foi uma overdose, tudo que é forçado não é bom.
    Eu não enjoo escuto desde tenra idade, era um dos estilos preferidos do meu pai e mãe.

    makumbator
    Moderador
    # fev/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    O que estou mais interessado são nas partituras.

    Em geral eu tenho apenas as partes de contrabaixo das músicas que toquei (coisa que não te ajudaria muito). Tenho a peça de contrabaixo e orquestra (mas apenas na versão com redução do acompanhamento no piano), se quiser é só pedir.

    Mas há várias delas publicadas por diferentes pesquisadores. Aqui no acervo da instituição que organiza o festival há muita coisa (mas é inacessível para quem é de fora e gostaria de pesquisar à distância, pois não está digitalizado e não possuem nenhum sistema de envio de cópias).

    Tem inclusive a alegada primeira ópera escrita no Brasil a sobreviver até nossos dias: "Zaíra", de Bernardo José de Souza Queiroz (descoberta na década de 1990). Foi escrita no Rio de Janeiro em 1809 (mesmo ano de outra que se perdeu em um incêndio em 1824, "Os dois gêmeos", escrita pelo Padre José Maurício).

    Aqui a abertura da ópera em gravação de 2013 no festival de Juiz de Fora:

    https://soundcloud.com/paulo-castagna/abertura-zaira

    Antes disso, a ópera havia sido executada (incompleta) no festival de 2004, mas a gravação acima é da orquestra barroca em execução muito boa (e muito superior à da primeira apresentação).

    Infelizmente ainda não houve gravação completa dessa ópera.

    Antes dessa descoberta, a mais antiga ópera brasileira que havia sobrevivido até nossos dias era "A Noite de São João" composta por Elias Álvares Lobo (também no Rio de Janeiro, em 1858).

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    Em Minas Gerais existiam milhares e milhares de partituras do período barroco, tanto de compositores brasileiros como obras de europeus.
    Uma riqueza incalculável que foi perdida para sempre.
    Infelizmente se bem me lembro, ainda da década de 70 muitas destas partituras foram perdidas, chegou ao absurdo de serem usadas como papel para embalar a venda de pães nas padarias, e outras queimadas aos milhares, um erro e descaso que demonstra como a cultura brasileira não é preservada, pelos sucessivos governos, e pela ignorância do povo.
    Uma vergonha que nem dá para definir, por isto que fica tudo escondido.
    Um país que não preserva a sua cultura, e que a educação não é prioridade, não tem futuro.
    E a maioria das obras que foram resgatadas assim foram por estrangeiros
    E mesmo nos dias de hoje onde existe uma melhor consciência, a cultura Brasileira não é valorizada como devia, o orçamento da união para a cultura é ridículo.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Segue um link para download de um cd de música barroca brasileira:

    http://musicasacrabrasileira.blogspot.com.br/2009/08/mestres-do-barroc o-mineiro-vol-ii.html

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Segue um link de partituras de músicas brasileiras, cobre períodos do Brasil Colônia até os dias atuais:

    http://www.musicabrasilis.org.br/pt-br/partituras/jose-de-anchieta-ven id-sospirar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música Barroca Brasileira