Jenő Hubay: Scènes de La csárda. Composições gypsies/húngaras para violino.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # fev/15


    Muita gente conhece ou pelo menos já ouviu falar das Rapsódias Húngaras do Liszt ou das Danças Húngaras do Brahms. Como os próprios títulos sugerem, são dois famosos ciclos de composições inspiradas na música folk húngara, normalmente atribuída aos ciganos.

    Um ciclo de mesma temática e menos famoso, porém de qualidades equiparáveis a estes dois, é o composto pelo compositor húngaro, violinista e virtuoso Jenő Hubay (1858-1937), chamado "Scènes de la csárda". Este é um ciclo de 14 composições para violino e piano, composto em um período de 40 anos e todo baseado em uma forma típica da música cigana, a Czarda.

    É um prato cheio recomendadíssimo pra quem gosta de música erudita influenciada diretamente por música folk, ou pra quem gosta de violino virtuoso inserido em música muito bem composta.

    Aqui uma amostra:



    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Eita... que coisa, uahuahua,

    Curiosamente, esse fim de semana mesmo comecei a procurar um pouco de czardas por causa das rapsódias do Liszt!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    TG Aoshi

    Baita coincidência, hein, Yoshi!

    a procurar um pouco de czardas por causa das rapsódias do Liszt!

    Não sei se você sabe, mas além das Rapsódias Húngaras o Liszt tem outros dois ciclos menos famosos de peças inspiradas em música folk húngara.

    O primeiro deles, anterior às famosas Rapsódias Hungaras, é dividido em duas partes, que são conhecidas pelos títulos Húngaros, Magyar Dalok e Magyar Rapszódiák (que significam, respectivamente, melodias húngaras e rapsódias húngaras) pra evitar confusão com o ciclo mais famoso conhecido como "Rapsódias Húngaras". Esse ciclo tem muito material que foi reaproveitado posteriormente, algumas rapsódias húngaras são compostas por trechos de duas ou mais peças diferentes deste ciclo.

    O outro ciclo tem 18 peças e se chama "Ungarischer Romanzero" e, assim como os outros ciclos, também usa melodias folks húngaras. O diferencial deste ciclo é que as peças são muito simples! Se você quiser começar a estudar e analisar este tipo de música aqui é o lugar ideal pra começar, pois a essência das melodias e harmonias deste tipo de música está toda ali destrinchada e bem na cara.

    Como você deve saber o Leslie Howard gravou tudo isso na integral de trabalhos para piano do Liszt.

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Baita coincidência, hein, Yoshi!
    Pois é!

    Uhuahua, nem sabia de nada disso! Tava procurando mais é pegar um feel do ritmo e das danças húngaras, nem esperava tanta informação valiosa. Valeu mesmo! =]

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Jenő Hubay: Scènes de La csárda. Composições gypsies/húngaras para violino.