Ajuda na mudança de tom de uma música. Angra - Deep Blue

    Autor Mensagem
    CL96
    Membro
    # dez/14


    Olá galera, estava ouvindo Deep Blue do Angra e percebi que ocorre uma mudança no tom da música que se não me falha a memória era em Am e passou a ser em Eb, alguém sabe explicar porque passou exatamente pra Eb? Foi uma "escolha aleatória" do compositor ou existem regras na teoria para que tais mudanças possam ser bem sucedidas? Acho muito interessante este assunto e gostaria de saber mais a respeito. A todos um forte abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    CL96

    Ocorreu um "salto harmônico de terça menor".

    Pense no seguinte: o Am é o relativo menor de C, ok?!

    A tonalidade paralela do C é o Cm, ok?!

    O relativo maior de Cm é o Eb, ok?!

    Então, sem ouvir, dá pra pressupor que houve uma modulação pra tonalidade paralela. Mas como mudou de Am pra Eb (maior), podemos dizer que a modulação ocorreu em um "salto de terça menor".

    CL96
    Membro
    # dez/14
    · votar


    LeandroP
    Caramba, vou estudar mais sobre isto. Estava sem saber por onde começar. Valeu, vei. Já que você é moderador, poderia me redirecionar para algum tópico mais abrangente sobre esse assunto, já dei uma pesquisada, mas se você puder recomendar algum... De novo, valeu!

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    CL96

    michaelmachado.com.br

    Lá tem boas dicas de harmonia!

    CL96
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Jabijirous
    Opa, estou ligado sim no teu site. Estava hoje mesmo lendo sobre Harmonia Quartal. Valeu!

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    CL96

    Vou deixar aqui anotado pra falar sobre modulações

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na mudança de tom de uma música. Angra - Deep Blue