Composição - Transmitir Sentimentos

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


Composição simples que fiz pra testar o Dimension Strings do Vienna. Ainda aprendendo sobre esse instrumento que é bem complexo!

A segunda parte é um cânone, fiz pra exercitar a técnica e demonstrar que técnica e expressão podem sim gerar um sentimento. Acho que o Die Kunst der Fuge vai gostar!


https://soundcloud.com/michaelmachado/michael-machado-the-endless-blue

makumbator
Moderador
# fev/15
· votar


Jabijirous

Muito legal. Sempre acompanho seu blog (nunca postei comentário lá, mas sempre leio os posts).

O início da peça me soou como algo já conhecido, mas não sei de onde. No mais eu gostei.

Composição simples que fiz pra testar o Dimension Strings do Vienna

tirou o escorpião do bolso? Nesse mês teve a promoção de comprar 3 instrumentos singles e ganhar um deles grátis. Você viu?

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


makumbator

Vi sim! Comprei na black friday, a promo tava muito boa! Vou te falar que não é fácil de mixar esse troço!

Sobre a peça, deve ser o movimento melódico.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Jabijirous
Composição simples que fiz pra testar o Dimension Strings do Vienna. Ainda aprendendo sobre esse instrumento que é bem complexo!

Gostei! Composição bem legal e gostei muito do som do Vienna! Ah, se eu pudesse e meu dinheiro desse...

A segunda parte é um cânone, fiz pra exercitar a técnica e demonstrar que técnica e expressão podem sim gerar um sentimento.

Poxa, mas isso já está mais do que demonstrado na história da música erudita. Só quem tem concepções muito fantasiosas sobre composição é que duvida disso.

E sua música conseguiu atingir o objetivo muito bem!

Acho que o Die Kunst der Fuge vai gostar!

Gostei sim! Parabéns, Maicão o/

Adler3x3
Veterano
# fev/15
· votar


Jabijirous

Olha ficou bem legal, realmente a biblioteca do Vienna tem uma qualidade superior.
Por ser a primeira gravação usando esta biblioteca esta muito bom.
E encaixou bem no tópico.

Jabijirous
Veterano
# fev/15 · Editado por: Jabijirous
· votar


Die Kunst der Fuge

Valeu, meu caro!

Adler3x3

Essa é a segunda música, a primeira é uma orquestração do prelúdio n°1 do Cláudio Santoro, ainda vou postar!

A única coisa que eu acho difícil é mixar. A sonoridade é muito próxima e o timbre é bem rasgado, dificulta. Alguns patches tem som diferente, o que dificulta mais ainda!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Jabijirous
A única coisa que eu acho difícil é mixar. A sonoridade é muito próximo e o timbre é bem rasgado, dificulta. Alguns patches tem som diferente, o que dificulta mais ainda!

Poxa, e eu crente que o Vienna seria quase um "plug N' play" com o som saindo quase pronto =/

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu queria que fosse plug and play, mas o Dimension Strings (DS) não rola desse jeito, até rola, mas não mostra todo o potencial do DS.

makumbator
Moderador
# fev/15
· votar


Jabijirous
A única coisa que eu acho difícil é mixar. A sonoridade é muito próximo e o timbre é bem rasgado

Isso é o que eu mais gosto do Vienna (a proximidade do som). Fica fácil depois controlar o quanto se quer de reverb, ao contrário da maioria esmagadora dos outros fabricantes, que super processam os samplers e nunca se consegue nada seco.

Não sei se você já usou (teste um demo depois), mas os instrumentos da VSL colocados no Vienna Mir Pro ficam perfeitos. Quase plug and play quando vc coloca eles no ambiente na posição que deseja (eu tenho apenas o pacote com os teatros, e já rodei a demo dos estúdios).

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


makumbator

Eu baixei a versão demo do mir24 e achei pesado pacas! O Mir está na lista, mas vou demorar pra pegar! Quero pegar metais e madeiras pra ter a orquestra quase completa e depois pegar o mir! Enquanto isso o Virtual Sound Stage me ajuda hehehehe

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


Jabijirous

Saquei!

Aproveitando o tópico, você que é compositor, satisfaça uma curiosidade minha, me conte aí em que projetos de composição você anda envolvido atualmente. Cê tem algum projeto puramente pessoal? (isso é, que não foi contratado por outra pessoa).

makumbator
ao contrário da maioria esmagadora dos outros fabricantes, que super processam os samplers e nunca se consegue nada seco.

Pois é, concordo com isso aí.

makumbator
Moderador
# fev/15 · Editado por: makumbator
· votar


Jabijirous
Eu baixei a versão demo do mir24 e achei pesado pacas!

Então, eu tenho exatamente a versão mir 24 (que é mais barata e restrita a até 24 instrumentos por instância). É pesado (principalmente ao abrir), mas não achei absurdamente pesado depois que carrega tudo (e eu coloco ele em presets no Vienna ensemble, então já carrega o que preciso ao abrir).

Gostaria de pegar os estúdios agora, mas tá caro demais...


Die Kunst der Fuge
Pois é, concordo com isso aí.

Exato. Um dos grandes problemas da maioria dos VSTi de orquestra é que o usuário não consegue controlar muito bem o nível e tipo de reverb, pois os fabricantes insistem em ter muita reverberação já inserida no que deveria ser o som seco (talvez pra ficar mais "bonito" logo de cara, ou por causa de não terem um ambiente muito seco para gravar, principalmente os naipes de cordas).

O resultado é que não se consegue o efeito de muita proximidade se for preciso, e fica quase sempre feio ou estranho misturar outro reverb com a reverberação já inclusa. Isso me irrita profundamente nos demais fabricantes.

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


Die Kunst der Fuge

Cara, ainda não! É muito difícil fazer isso sem recurso financeiro, quer dizer, fazendo apenas em midi. Se o meu instrumento é virtual, eu tenho que escrever no limite dele. Eu comprei o vienna pq ele tem milhões de articulações, coisas que as demais livrarias só tem o básico e se preocupam só com o legato. Outro dia eu desisti de samplear uma música pq não tem mais instrumento virtual bom de coro! A EWQL só passou o Symphonic Choirs para o play e mais nada, continua a mesma coisa, não houve melhoria. Tem coisa de percussão que eu queria gravar, mas não posso (até o momento). Enquanto isso eu fico nas pequenas demos hehehehehe

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/15
· votar


makumbator

E nessa questão do reverb ainda tem o problema de misturar instrumentos virtuais de bibliotecas diferentes.

Jabijirous

Pô, que pena. Gosto das suas composições.
Bom, mas pelo menos continue aí na atividade, pra quando você tiver acesso a melhores recursos técnicos você não esteja enferrujado! o/

makumbator
Moderador
# fev/15
· votar


Die Kunst der Fuge
E nessa questão do reverb ainda tem o problema de misturar instrumentos virtuais de bibliotecas diferentes.

Isso é uma das coisas que deixa o som ainda mais artificial, e com cara de sampler. No caso do Vienna Mir dá para colocar qualquer sinal de sampler ou instrumento real nele, mas ao se inserir um sampler de outro fabricante acontece justamente esse somatório ruim de reverbs (mas em compensação funciona muito bem para sinal gravado em linha, como guitarra, baixo, teclado, etc...).

Jabijirous

Coro é realmente problemático. Pouca coisa boa, e é também difícil obter sons de solistas vocais bons que se integrem a um coro fazendo base.

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


Die Kunst der Fuge

O importante é não parar! Como o trabalho vai começar na segunda, vai ser mais complicado sequenciar as coisas!

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Todos
Aproveitando o tópico, já que os ilustres membros do fórum estão focados aqui.

Reverb
Instrumentos virtuais de bibliotecas diferentes.
É complicado tem que desligar o reverb nativo e usar um reverb externo, o problema é que a maioria dos reverbs que tem no mercado não são adequados para a orquestra., podem ser bons para outros usos mas para uma obra com strings e metais não se encaixam bem.
E o principal problema ao meu ver é ambiente em que foram gravados os samplers, que trazem dentro de si um reverb natural, que varia de acordo com o estúdio.
Mas o que entrega realmente que a música foi gravada com samplers é o estéreo.

Samplers pré processados
A maioria das bibliotecas já vem com o som engordado por efeitos e por este motivo soam mais altas e parecem ter mais presença, mas na hora de mixar fica complicado, pois o processo de engorda usou diferentes efeitos, e efeito sobre efeito todo mundo sabe que dá problemas.

Vienna
Não tenho o Vienna, mas tenho Kontakt player original que vem com uma boa parte da orquestra do Vienna, com instrumentos que acredito são de versões anteriores, não no mesmo nível da versão do Vienna player (se é que posso usar esta expressão).
E pelo que percebi assistindo as demos, que são feitas pelo Guy Bacos que ele usa várias tracks para simular um único instrumento aproveitando as subcamadas de articulações e outros recursos inéditos de edição do Vienna, dá uma trabalheira danada mas o resultado final compensa.
Desta forma o que é feito numa única track, ele usa diversas tracks, e o projeto no final vai ter centenas de tracks.
Vai ficar bom, mas tem que ter muitos recursos de computação, e o jeito é transformar em wav, mas quando estiver fazendo a mix pode ter algum problema e vai ter que voltar as tracks em midi e consertar, o que delonga muito mais trabalho nos detalhes.
Claro quando ele grava peças aparentemente usa todos o conjunto de softwares das Bibliotecas do Vienna sejam instrumentos e efeitos.
E aí se você tem somente uma parte, ou seja um biblioteca específica, nunca vai conseguir o mesmo resultado.
A edição de instrumentos de orquestra envolve diversas técnicas no midi, na automação e nos efeitos, procuro usar de preferência os efeitos nativos que vem dentro do programa e evito usar efeitos externos, uso somente Eqs para cortes de graves e agudos nas tracks individuais, e na master track (geral) uso efeitos externos para finalizar.
Então o que vai fazer a diferença, nem tanto a qualidade do sampler, e sim os sons crus bem gravados, e aí com o uso do processo de humanização em midi e a correta aplicação dos efeitos consegue-se uma simulação mais natural, mas nunca vai ficar 100% natural.
Usando instrumentos virtuais até se pode conseguir perfomances extraordinárias mas que pertencem somente ao mundo virtual, pois músico nenhum vai conseguir executar certas partes, e tocar daquele jeito, mesmo que pareça perfeito não é real.

O meu maior problema é que o meu computador não tá mais dando conta do recado, tenho que congelar a maioria das tracks, e mesmo assim esta patinando.

Vsts:
- Kontakt original versão 5.
Vem com muitos efeitos nativos, mas não estou conseguindo lidar direito com o convolution reverb, em alguns casos o volume aumenta em vez de diminuir;
- Sampler Tank 3
A última versão mesmo depois de três atualizações ainda apresenta bugs, mas de modo geral a qualidade do som melhor muito em relação ao ST2, e na parte dos efeitos dá para observar melhor o que é adicionado.
Mas no geral parece que estes efeitos não dão tão certo para os instrumentos de orquestra, e desligo.
Como já tinha o Miroslav completo deu para importar todos os instrumentos sem problemas.
Na questão dos Patterns mid, tem uma biblioteca ampla, mas tem um bug, que quando você arrasta para a DAW não encaixa 100% direito.
A biblioteca no geral é bem ampla, mas as partes de guitarra não me agradaram.

- Xsample Chamber Ensemble
Tem poucos efeitos nativos bem dizer quase nada, mas a biblioteca soa muito bem. Tem instrumentos em mono e estéreo, e conforme o caso usar o som mono parece que fica melhor.
São todos instrumentos solo, e tem um biblioteca exclusiva de percussão, também no foco individual.
Em tem várias articulações, bons para frases curtas e médias, já para notas mais longas não funciona muito bem.
E tem pianos bons e uma clavineta.
Roda dentro do Kontakt player.

- London Solo Strings
Com o foco também no solo, é um software de baixo custo, mas tem uma qualidade apreciável e poucos efeitos: ruber (que não sei direito ainda, efeito borracha? para o que serve e eq.)
Mas para pequenas peças você fica surpreso de como soa bem.
E tem variações no foco de algum estilo ou grupo de músicos.
Tem alguns pequenos bugs, algumas notas da viola parece desafinadas, mas nada que comprometa e não se possa ajustar.

- Complete Orquestral Collection

É a biblioteca mais completa que já vi, a lista de instrumentos é interminável, e merece ter o título Complete e com o Kontakt dá para montar e combinar a vontade.
Tem quase tudo com grande variedade de articulações, não existe outra biblioteca similar, com um custo benefício baixo. (U$ 189,00, ainda aproveitando em períodos específicos decontos), é muito superior a diversas bibliotecas do mercado que custam mais de US 500.00).
Muito rica na aplicação de efeitos e principalmente reverbs muito bem planejados, aproveitando muito bem os scripts do Kontakt, cada instrumento tem muitas opções.
Tem na biblioteca os instrumentos na versão dry, ou seja com o som cru sem nenhum efeito.
Os instrumentos soam natural, mas a biblioteca e tão ampla, que dá para criar pads, tipos de som sintetizado que conforme a música encaixa bem.
Grande variedade de articulações.
Tem uma grande variedade de loops também, de frases e muito mais.
Ainda estou estudando e aprendendo como usar bem esta poderosa biblioteca.
Para quem tá começando e para quem quer ter uma biblioteca com o maior número possível de instrumentos, esta é a Biblioteca certa.
No geral soa natural e para se obter um volume mais alto tem que inserir efeitos na master track, entretanto com os efeitos nativos dá para fazer isto muito bem.
É uma biblioteca mais antiga na questão de gravação, mas o pessoal da Best Service fez um grande trabalho de reciclagem ao projetar e aproveitar os samplers gravados pelo Maestro Peter Siedlaczek, que fazem uma grande diferença, pois os samplers foram desenvolvidos por um maestro de verdade de primeira linha.
E tem algumas coisas inéditas, e em muitos casos ele foi o precursor de muitos recursos dos softwares mais atuais.
Você não imagina a quantidade de instrumentos, muito bom para quem estuda música.
No geral as bibliotecas soam bem, a parte fraca são os vocais, mas aqui também tem coisas boas, e tem umas percussões diferentes, e depois de instalada tudo do software dá quase 17 GB.
Tem variedades de instrumentos que se encaixam bem já na primeira seleção, tem outros que já exigem muito mais conhecimento e envolvem diferentes técnicas, que podem ser utilizadas no teclado controlador.
Tem um lado simples e um lado avançado.
É ao mesmo tempo simples e complicada dependendo do que você vai fazer.
E uma coisa que quero aproveitar são a forma de aplicar os efeitos em outras bibliotecas do Kontakt, estou estudando isto, pois nesta parte o complete é bem sofisticado.
Quando conseguir produzir algo decente vou postar aqui no fórum.

e mais outras bibliotecas não tão especializadas, que não listo aqui, como por exemplo da Magix, que tem alguns ensembles e pianos muito bons, o Notion que vem uma biblioteca razoável, em que alguns casos dá para aproveitar.

Usar afinação diferente
Quando se usa diferentes bibliotecas fica quase impossível usar uma afinação diferente.Tem que usar uma biblioteca só.
Tentei usar bibliotecas diferentes que não tem a mesma engine, e por exemplo para usar a afinação barroca em 415, baixo meio tom, mas não fica legal.
Em alguns casos consigo um resultado satisfatório até melhor que a afinação de 440 para o lá, mas no geral não fica bom, deve ser porque os samplers foram gravados na afinação que se usa hoje, e quando se muda artificialmente esta afinação ocorre uma perda de qualidade.

makumbator
Moderador
# fev/15 · Editado por: makumbator
· votar


Adler3x3

No caso do Vienna eles usam um estúdio que tem sonoridade extremamente seca (é a tal câmara da VSL). Não chega a ser uma câmara anecoica, mas tira muito do reverb. Essa é uma das vantagens deles, pois o espaço comporta um naipe inteiro de violinos (por exemplo), coisa que poucos fabricantes tem acesso (pois uma sala de estúdio que comporte mais de uma dezena de pessoas não é o ideal para se gravar para samplear, muito menos um teatro, que é sempre mais reverberante).

Nas edições mais recentes da VSL eles tem mais articulações que as antigas, e são compatíveis com o que a Steinberg chama de VST expression, que é uma forma mais inteligente e musical de acionar cada articulação (principalmente combinando-as). Isso tira muito do trabalho manual que se fazia antes (apesar de ainda ser trabalhoso).

Combinando isso com o VIenna Mir se consegue uma sonoridade excelente sem muito esforço, uma vez que ele calcula não só o reverb do instrumento dentro do espaço, como sua posição em relação aos mics, as reverberações secundárias (indiretas) no ambiente e até a relação entre os instrumentistas (colocar um instrumento à frente do outro no palco altera o som).

Há também os controles de ruído dos mics e até presets que "sabem" como cada sampler da VSL atua, e regula o volume de cada instrumento adequadamente para ter o som o mais natural possível naquele espaço, naquela posição e com aqueles mics e esquema de captação.

O meu maior problema é que o meu computador não tá mais dando conta do recado, tenho que congelar a maioria das tracks, e mesmo assim esta patinando.

A solução pra isso é usar um computador escravo e ligar ele no mestre através de ethernet. Funciona absurdamente bem. Já testei isso com o Vienna ensemble (próprio pra isso). Outra vantagem é que mesmo que a DAW (ou até o SO) travem tudo continua perfeito e carregado no escravo.

Nas entrevistas com esses pesos pesados de trilhas eles relatam que mantém esses computadores escravos ligados praticamente o tempo todo. E no caso daqueles que trabalham com séries de TV (em que a trilha precisa ter a "mesma" cara) basta criar presets e chamar quando necessário.

Lembro de um cara que abre praticamente TODOS os instrumentos da VSL em escravos, (e em versões completas, com todas as articulações, comprado naquele Vienna cube mais caro), ativando no mestre só o que vai usar quando necessário. Sinistro.

Mas em geral meu computador dá conta mesmo dos mais pesados. Tem muito tempo que eu não dou freeze em nada (acho que mais de um ano).

Usar afinação diferente

É muitas vezes problemático. Pra mim o melhor nisso é o Aria player, que permite abrir presets com afinações diversas (tanto padrões de lá diferentes como sistemas de afinação diversos).

Uma solução paliativa é usar comandos midi para colocar a afinação aonde se deseja.

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Makumbator
Realmente o Vienna esta na frente no processo de gravação, os seu loops são mais extensos também.
E esta da VST expression também é uma evolução.

O problema do Aria Player é que os instrumentos produzidos para este player não tem muito qualidade., e é muito difícil criar um som legal.
Em certos momentos o Player fica pesado.
O melhor de todos que já vi nesta questão é o Alchemy Player, que tem centenas ou até milhares de configurações diferentes, mas é complicado de usar.
Comprei o Garritan Organs e não consegui tirar nenhum som decente.
Adoro órgãos de igreja e para mim foi uma grande decepção esta biblioteca.
Vou ter que comprar um outro VST estou pensando no Órgão da Igreja de Notre Dame de Budapest, versão da Best Service que parece boa.
E tenho o Yamaha PSR S 910, que tem um exclusivo editor de órgãos de tubo, e aqui dá para criar um órgão bom, mas tenho que estudar e testar, acho que vou seguir este caminho, e tem também bons instrumentos de cordas, sopros e metais, com articulações especiais, para uso não como instrumento para tocar direto no teclado, mas sim para uso especial com midi.
Ainda não explorei estes recursos.

http://www.bestservice.de/en/notre_dame_de_budapest.html

Mas com a alta do dólar e a situação da economia nacional, e do caixa, simplesmente no momento e nos próximos meses não vou comprar mais nada, exceto se aparecer uma promoção especial que realmente compense pela qualidade do produto e o preço baixo, uma oportunidade única, um software bom, não apenas mais um para compor o setup.

makumbator
Moderador
# fev/15 · Editado por: makumbator
· votar


Adler3x3

Esses órgão de Budapeste não conheço. O que eu sei é que o povo organista gosta MUITO do hauptwerk. Mas também nunca usei

https://www.hauptwerk.com/

Mas com a alta do dólar e a situação da economia nacional, e do caixa, simplesmente no momento e nos próximos meses não vou comprar mais nada

Pois é. Eu ia começar a economizar para comprar o piano da Vienna (não o antigo, mas o mais recente e mais caro), mas adiei os planos. Comprei recentemente o Ravenscroft em uma promoção, e achei bem legal no som e mais leve que o Ivory. E sou fanático em piano (tenho vários...e gosto de variar para ter mais sons de acordo com a situação).

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


Mas com a alta do dólar e a situação da economia nacional, e do caixa, simplesmente no momento e nos próximos meses não vou comprar mais nada, exceto se aparecer uma promoção especial que realmente compense pela qualidade do produto e o preço baixo, uma oportunidade única, um software bom, não apenas mais um para compor o setup.

Estou no mesmo barco! O Dólar vai ficar na casa dos R$3,00 esse ano! Vai ser osso!

makumbator
Moderador
# fev/15 · Editado por: makumbator
· votar


Jabijirous
Estou no mesmo barco! O Dólar vai ficar na casa dos R$3,00 esse ano! Vai ser osso!

Daqui a pouco vai ser mais jogo comprar em sites de euro (se continuar assim o dólar pode até ficar mais caro que o euro).

Agora eu procuro comprar perto da data de fechamento para ter menos dias de aflição com a fatura. Outra tática é comprar com paypal, que em muitos casos está aparecendo direto na fatura em reais (mesmo que a cotação seja um pouco mais alta que a oficial pode compensar se o dólar subir mais antes de fechar a fatura).

Até hoje eu lembro quando há muitos anos o dólar chegou a mais de 4 reais em pouco tempo (tipo dobrou em coisa de 2 semanas). Eu e um amigo tínhamos importado cordas da Concord music e nos ferramos muito.

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


Agora eu procuro comprar perto da data de fechamento para ter menos dias de aflição com a fatura. Outra tática é comprar com paypal, que em muitos casos está aparecendo direto na fatura em reais (mesmo que a cotação seja um pouco mais alta que a oficial pode compensar se o dólar subir mais antes de fechar a fatura).

Eu faço isso! Quando comprei o vienna a operadora me sacaneou, fechou antes e eu tinha me programado todo! Tive que pagar a variação do dólar!

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Makumbator
Já usei o Haputwerk versão demo e é muito bom.
Mas as versão atual ficou muito pesada para os meus micros.
E é um software pago que nem o Vienna se você que evoluir, tem que comprar vários órgãos diferentes usando a mesma engine.
O Hauptwerk é muito sofisticado tem até controle do vento, ou seja do ar que se move nos tubos.

Por incrível que pareça há muitos anos atrás montei eu mesmo um órgão baseado em loops free do Hauptwerk, isto usando um sintetizador do Reason, e ficou muito bom, dei um tratamento especial para cada loop, detalhe por detalhe.
Dá uma trabalheira danada levei meses para concluir.
Usei por um certo tempo e consegui deixar o som na altura certa.
Mas infelizmente , uma das poucas coisas que perdi por falta de backup foi justamente isto, não consigo mais encontrar os loops originais para montar no Kontakt ou até no Aria Player, e se for tentar montar novamente acredito que não vou conseguir o mesmo resultado.
E a perda se deu também justamente quando conseguir fazer uma peça (composição) das melhores que já tinha feito, tudo só usando piano roll, que também foi para as cucuia, fui dormir tarde, passei a noite toda trabalhando nisto é não fiz backup), pois na hora de me retirar estava cansado, no dia seguinte quando liguei o micro e abri a DAW tinha sumido tudo, não sei que besteira que fiz, acredito que ocorreu um problema na hora de fechar os aplicativos em aberto, o que fiz muito rapidamente, e danificou os arquivos e diretório onde estavam os samplers originais e os modificados e o instrumento montado, foi um erro de sistema que deletou tudo.

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Sobre o dólar já tínhamos num passado recente comentado sobre isto no fórum.

E a realidade nua e crua é cruel, tá pior do que imaginávamos num passado recente de como ia ficar a situação.
O governo escondeu tudo para se reeleger, e as coisas podres estão saindo do armário de esqueletos.
E muito mais esta por vir.
A hora é de contenção, se tens algum dinheiro deixe guardado pois o futuro a curto e médio prazo esta nebuloso, e o que aparentemente sobra hoje pode fazer falta amanhã para suprir as necessidades mais básicas.
Conforme a crise se desenvolver podemos voltar a um passado não tão distante onde custava muito caro ter um produto legalizado na produção musical, aparentemente a situação tinha melhorado (ainda longe do ideal) nos últimos anos, mas estamos perdendo poder aquisitivo tanto por questões internas como externas.
Perdas no poder aquisitivo pela inflação que detona o valor da moeda, por outro lado o aumento dos impostos encarece os produtos, e a economia em escala cai também, o que força o aumento dos produtos. (menos gente comprando, menos gente produzindo e desenvolvendo).
E a inflação do governo é manipulada assim como na Argentina e Venezuela, dizem que esta em 5,80 por um bom tempo, e agora com 6,5%, mas a realidade é que a inflação já passou de 10% ao ano já faz pelo menos uns 2 anos.

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


oops post duplo.

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Mídia física in Box.

Simplesmente não dá para comprar, tem que ser por download.
A Receita Federal e os Estados só querem arrecadar, não querem nem saber cobram impostos que na verdade são indevidos, não é uma mercadoria como enquadram, é sim software para a cultura, mas fecham os olhos e cobram para engordar o orçamento dos corruptos, seja no nível federal como no nível estadual, se a comunidade pede para que não seja feita a cobrança, alegam que não podem dispor de tais receitas, que na verdade não são impostos e sim confiscos indevidos por estes corruptos cuja fome por verbas e insaciável.
Saqueadores inescrupulosos que agem em nome do social, mas deixam para a sociedade somente migalhas. Putris et Truculenta.
E os impostos que pagamos são inconstitucionais, indevidos.
Simples visão monetarista que não tem nada de social.
Temos que conseguir isto sim, explicar e convencer os produtores de softwares, que no nosso caso tem que nos vender os produtos via download, a nossa internet não é das melhores, mas possibilita download.
Tudo o que é podre se extingue por si só, um dia nos livraremos desta praga, mas temos que ficar atentos a possíveis sementes nocivas, e não deixar estas sementes da discórdia germinarem, pois não produzem nada e nem melhoram a vida dos brasileiros, muito pelo contrário só criam desarmonias, conflitos de classe e erros que comprometem a nação brasileira no que tem de melhor, a tolerância, a alegria e a fartura dos nossos recursos naturais, que pela boa educação e cultura nos colocarão como o centro do mundo das boas práticas.
O Mercado brasileiro é ainda incipiente e pequeno, mas o potencial é enorme e se este setor se desenvolve-se no Brasil, o governo no final das contas ia arrecadar até mais, e para ter competitividade as importações tem que ter baixa tributação no caso do nosso setor, e o que ocorre é justamente o contrário.
Cultura, softwares de criação, músicas não são uma mercadoria, e sim produtos diferenciados.

makumbator
Moderador
# fev/15 · Editado por: makumbator
· votar


Adler3x3

Claro que o lance do imposto sempre me motivou a não comprar software em caixa, mas mesmo sem isso eu prefiro online. Não faço questão nenhuma de caixinha ou discos que ficarão obsoletos após alguns updates.

Outra vantagem é receber quase na hora o produto.

A única coisa que me atrai em software de caixa é manual, mas como nos softwares mais complexos (em que o guia de usuário é mais importante) o manual não vem mesmo na caixa (pois são gigantes), acaba ficando menos atrativo pra mim.

Por exemplo, o primeiro Cubase que peguei (versão 6), foi o primeiro a não ter mais o manual impresso (no 5 ele acompanhava o pacote). Então depois passou a não fazer nenhum sentido comprar updates em caixa (que hoje nem existem mais na Steinberg).

No passado eu curtia ter o jogos também em caixa (tenho toda a série Need for Speed e Half-Life em caixa, por exemplo) mas hoje com Steam nem ligo mais.

Na verdade hoje eu prefiro que o software NÃO seja em caixa.

Jabijirous
Veterano
# fev/15
· votar


Outra vantagem é receber quase na hora o produto.

Essa é a maior vantagem! Nem ligo pra manual em papel, tudo meu está em pdf!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Composição - Transmitir Sentimentos