[VIDEO] Músicos clássicos são 'papagaios'?

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # jun/14


    Olhem o que este sujeito falou em 12:50



    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    R. Carvalho
    Vi só o trecho, mas deu a impressão que ficou meio fora de contexto. Não entendi aonde ele quis chegar.

    Por hora, levando em conta essa frase sem contexto, nem preciso dizer o tamanho da besteira. É exatamente a mesma coisa dizer que atores são papagaios do texto. Demonstra uma ignorância e falta de conhecimento imensa, mas é uma visão que infelizmente muitos tem da música clássica.

    EDIT: Um adendo; é uma visão errada, mas não quer dizer que não aconteça na prática (não do jeito superficial da análise dele). Não tenho muita propriedade pra opinar sobre o seguinte, mas muita gente reclama que concursos/competições de interpretação (Van Cliburn, Chopin, Tchaikovsky, etc...) incentivam performances mais mecanizadas e padronizadas, e tem contribuído pra queda de qualidade (artística) dos intérpretes de hoje em dia.

    (Não vou entrar no mérito de existir ou não esse declínio, mas nem preciso dizer que essa visão [dele] também contribui muito pra isso)

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    o assunto no final vai cair no mesmo blá blá blá de ter banda autoral e banda cover
    eu queria ter metade da técnica desses músicos papagaios eruditos

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    R. Carvalho

    Essa questão é totalmente mal colocada (sobre tocar uma partitura). De uma vez por todas as pessoas precisam entender que ler música é só um guia para uma interpretação pessoal sobre uma obra alheia (e isso é inevitável).

    Não existe isso de repetir. Não há 2 execuções iguais (nem mesmo do mesmo músico, quanto mais de músicos diferentes). Basta ouvir 2 execuções da mesma peça por diferentes músicos (ou grupos musicais). Não são a mesma coisa e nunca serão. Caso contrário haveria apenas uma gravação de cada peça erudita (afinal, qual o motivo de se gravar mais de uma? Apenas a evolução dos sistemas de gravação não é motivo suficiente).

    Muitos músicos não habituados ao meio erudito acreditam que:

    1. Nunca se faz nada fora da partitura. Nunca. É contra a lei. Passível de prisão e multa.
    2. A partitura "dá conta" de exprimir tudo na música (o sistema de notação tradicional ocidental é uma maravilha humana, mas muito, muito longe de abarcar todas as nuances da música)
    3. Os músicos dos diferentes lugares (e épocas) não possuem uma cultura própria. Então um violinista tcheco vai executar igualzinho a um violinista da Venezuela. Um flautista de Veneza do séc XVII vai tocar igualzinho um flautista carioca do séc XIX.
    4. Os músicos do meio erudito são todos clones (então na verdade só existe um único violinista no mundo, um flautista, um timpanista, etc...). Por isso nunca colocam sua personalidade nas obras

    Todas essas premissas são absolutamente falsas...

    Muita gente acha que exprimir sua personalidade em uma música é sair improvisando...esse é o meio mais "óbvio", mas muito longe de ser o único. Mas para isso é preciso considerar que música é mais que nota e ritmo...coisa que muitos não observam

    Ismah
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    makumbator

    Muita gente acha que exprimir sua personalidade em uma música é sair improvisando...esse é o meio mais "óbvio", mas muito longe de ser o único. Mas para isso é preciso considerar que música é mais que nota e ritmo...coisa que muitos não observam

    Mesmo na popular temos a diferença entre o simples e o exímio, e cada um dentro de seus limites toca com uma pegadadiferente.

    Comparemos dois nacionais...

    Chimbinha - Tem limitações técnicas, mas faz o que precisa fazer. O estilo não pede mais, dentro do estilo ele é bom.

    Tobias (anônimo) - Comparado com o Chimbinha o cara fez o diabo... Amplamente técnico explorou diferentes shapes, e swingou muito... Em cima de no máximo 4 acordes...

    Mas quem percebeu isso? Ninguém, na hora tudo se mistura no todo e a técnica escorre pelo ralo

    JJJ
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Só de ler o título já dá pra ter uma ideia da mentalidade do sujeito:

    "Perguntas, Respostas e a Verdade das Coisas"

    Quem coloca um título desses se acha o dono da própria, né? Ai tem mais é aguentar as eventuais críticas... Se fosse só a "opinião" dele seria bem menos questionável (é o que ele acha, ok...), mas se é a "verdade das coisas", danou-se... kkkkkkk

    Quanto ao ponto em questão, acho que existe de tudo: desde músicos que se limitam a simplesmente repetir de maneira totalmente mecânica o que está escrito até outros que colocam tanta "criatividade" que perigam desvirtuar a obra (e a maioria dos que tocam direito, fica entre esses extremos).

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar




    Mais uma declaração em 5:20

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    R. Carvalho

    Nelson Junior é guitarrista... prá variar.

    Você por acaso já viu um violinista clássico, por exemplo, fazer criticas a Jimi Hendrix? Um xilofonista vir falar de Zakk Wilde? Um trompetista falar mal de axé? e etc?

    Muito provavelmente não!

    Esse é o problema com os guitarristas, classe da qual pertenço e muitas vezes me envergonho. Sabem a melhor forma de estudar, sabem a melhor forma de desenvolver técnicas, de improvisar, seus métodos são mais criativos e superiores a todos os demais e etc, etc, etc.

    O mesmo discurso de sempre, da determinação, superação, foco, estudar 25 horas por dia, prá ao final, tocarem as mesmas pentatonicas e licks de sempre, já que a criatividade anda em baixa. E principalmente prá falarem mal dos guitarristas que não dominam ou não estão nem aí prá esse discurso.

    E falar mal de outros músicos, gêneros, estilos e tudo mais... a classe têm demonstrado um discurso amargo e frustrado.

    Quem é Nelson Júnior? Apenas mais um bom guitarrista entre 7635765476547974538975934,78476679878947695758974635.

    Mais um prá fazer discurso no Youtube.......que tá virando divã de psicanalista prá pretendente a guitar hero.

    JoaoAgs1
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig

    Esse é o problema com os guitarristas, classe da qual pertenço e muitas vezes me envergonho. Sabem a melhor forma de estudar, sabem a melhor forma de desenvolver técnicas, de improvisar, seus métodos são mais criativos e superiores a todos os demais e etc, etc, etc.

    E se colocar uma partitura na frente de alguns desses "fodões" é capaz de dizerem: o que são essas bolinhas mesmo?

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Quem é Nelson Júnior? Apenas mais um bom guitarrista entre 7635765476547974538975934,78476679878947695758974635.

    Mais um prá fazer discurso no Youtube.......que tá virando divã de psicanalista prá pretendente a guitar hero.


    Bravíssimo!

    guygo
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    JoaoAgs1
    Bem nessas,!1+

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    nem vi nem quero ver o vídeo. deve ser idiota. cretino e babaca.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha nem dá para comentar direito.
    O vídeo parece de uma conferência on-line, com perguntas e respostas.
    Assim não dá para entender direito as frases, mas faz uso demasiado da palavra m...
    Acho que não se enquadra, e para assistir este e outros vídeos tem que ter um saco, que de tão pesado não vai conseguir nem sentar e nem ficar de pé, vai ter que primeiro se tratar.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    esse cara é um asno selvagem, um pelágio

    guygo
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu acho que parte dessa falta interpretaçao propria, ou mais mecanizadas, em concertos e apresentaçoes pode se dar pelo fato de o publico poder acabar entendo a peça como mal tocada, mal executada e etc, por nao ser exatamente aquilo que ela está acostumado a ouvir!!!

    guygo
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu nem vi o video, mas pela imagem de entrada esse loco tem uma cara de chapado que meus amigos,deve se acha o dono da verdade.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a [VIDEO] Músicos clássicos são 'papagaios'?