Curso "Composição Clássica" no Coursera!

    Autor Mensagem
    Ken Himura
    Veterano
    # jan/14


    Pessoal, abriu no Coursera na segunda passada (dia 6) o curso gratuito "Escreva como Mozart: Uma Introdução à Composição Musical Clássica". Eu me inscrevi porque adoro lidar com essas formas clássicas, acho fantástico o trabalho realizado na época. Como sei que muitos aqui tem interesse, achei legal divulgar (mesmo que um pouco tardiamente). Vamos lá!

    O professor é Peter Edwards, filiado à National University of Singapore. A única exigência é, obviamente, entender o inglês falado (ou escrito, se quiser colocar legendas nos vídeos).

    Ementa do curso:
    1ª semana: Acordes na Música Clássica, Disposição das Vozes em Acordes, Progressões Harmônicas Básicas, Condução de Vozes, Introdução à Textura;
    2ª semana: Progressões Básicas com Inversões, Condução de Vozes 2, Disposição de Vozes em Teclado, Criando Acompanhamento, Redução Textural;
    3ª semana: Progressões Sequenciais, Notas Fora do Acorde;
    4ª semana: Substituição Diatônica de Acordes, Cadências, Forma Paralela do Período, Técnicas de Escrita Melódica;
    5ª semana: Substituição Cromática, Contraponto a 2 Vozes;
    6ª semana: Progressões dentro de Progressões, Basso Alberti, Forma Binária Circular.

    É um curso que parece interessante, pega até alguns tópicos meio avançados. Quem vai entrar??

    makumbator
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    Ken Himura

    Eu me inscrevi, mas por causa de outros compromissos não pude fazer as tarefas da primeira semana a tempo. Mas vou coletar todo o material e estudar posteriormente.

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    o que é Coursera?

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    mjbg
    Uma plataforma de cursos online. Geralmente são cursos de curta duração a nível de faculdade. Gratuitos.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Me inscrevi pra ver qual é, parece bom.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    makumbator
    Mas vou coletar todo o material e estudar posteriormente.

    Opa, eles disponibilizam alguma espécie de apostila do curso?

    makumbator
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Tem os vídeos, as tarefas, quiz e textos (no site e em envios de e-mails), mas na verdade não tem algo como uma "apostila" do material (até por ele ser naturalmente multimedia e fragmentado em vários lugares). Na verdade até o fórum passa a integrar o material didático, pois nele as pessoas passam dicas valiosas, respondem perguntas, analisam a obra uns dos outros, etc... (sem contar a intervenção dos monitores, como acontece em alguns cursos).

    O que dá para fazer é juntar tudo.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    O cara faz tão detalhado que até dormi no pc kkkkkkkkkkkkk

    É bem basicão mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curso "Composição Clássica" no Coursera!