ajuda para escolha de instrumento: Sax ou Cello

    Autor Mensagem
    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13


    Boa noite, galera.

    Minha escola, em parceiria com uma escola de música, está nos dando um EaD de música.
    A idéia é que se consiga fazer a 1ª Orquestra Profissional de Porto Velho, dai o IFRO junto com a Vila Lobos está dando tal curso... achei legal, só to com duvida em 2 instrumentos: o Saxofone e o Violoncelo

    Sei que não existe essa de melhor ou pior, na verdade, o cello é melhor por me dar mais chance de entrar na orquestra, mas não ligo pra isso...

    Bem... quais são os critérios que eu devo tomar para a escolha de tal instrumento...

    Ps: o maior motivo para eu postar isso aqui é que eu me frustei muito no violão, não quero que isso aconteça de novo....

    Vlw!!!

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Há, quanto ao instrumento, o pessoal vai fazer um convênio com uma loja pra poder ter um desconto...
    Espero que embaratem bem o negócio... kkk

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Poxa man, nem tem o que dizer, são absolutamente diferentes. Quase diametralmente opostos.
    Acho besteira querer saber qual é o mais fácil, ou qual vai dar mais chances de tocar ou coisa assim (até porque se for pela facilidade de entrar na orquestra aprende a tocar viola que tem espaço garantido em qualquer orquestra hahaha)...
    Acho que o negócio é você saber que estilo de música você gosta mais... Claro que ambos são instrumentos de orquestra, mas o território por excelência do sax é o jazz, blues e pop, já o cello é a música erudita.
    Particularmente ficaria com o cello. Mas isso é porque eu já tentei aprender sax e descobri que o timbre dele me irrita profundamente depois de 15 minutos hahaha. E mês que vem to pra comprar um cello (ou o baixo acústico, ainda não me decidi hahaha) e começar as aulas.
    Assista isso e termine com suas dúvidas:


    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Outra dica que eu acho interessante é passar um bom tempo, pelo menos 1 semana, só ouvindo sons do cello ou do sax. Passe uma semana inteira só ouvindo sax e uma semana inteira só ouvindo cello. Se depois dessa semana você ainda estiver vidrado pelo instrumento, em nenhum instante tiver passado pela sua cabeça "puta merda, não aguento mais ouvir essa porra desse instrumento", você terá feito sua escolha hahaha

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Tem que ver o local de treino, também.

    Os dois são instrumentos com volume muito alto. Mas, se não me engano, o sax é pior. Pense que será necessário muitas horas de treino para se tornar um bom instrumentista e as vezes a família e os vizinhos são um empecilho.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    entamoeba
    Verdade, o volume de um sax beira o insuportável.
    Mas dá pra por uma surdina em qualquer um deles, apesar da surdina do sax custar 10x mais que a do cello hahaha

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O local de treino treino seria na escola mesmo, pelo menos, inicialmente... eu tenho um pouco de medo quanto ao preço que o equipamento vai ficar (ainda com o desconto... tenho que por em mente que ganho 300 reais só, maldito MP)

    Quanto ao barulho de cada um: cara, não tinha pensado nisso.... eu tenho um problema no ouvido que, pelo jeito, o cello ganha uma vantagem, por ser mais grave...
    Mas eu vou usar a sua dica, d.u.n.h.a., vou ficar ouvindo eles o máximo possível... o problema é que eu só tenho até segunda pra decidir...

    Obrigado pelas dicas galera...
    Quem sabe, se um milagre ocorrer, eu acabe entrando naquela orquestra
    Flw!

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    entamoeba
    Pense que será necessário muitas horas de treino para se tornar um bom instrumentista e as vezes a família e os vizinhos são um empecilho.
    Então, pense que no Cello serão meses imitando gato morrendo antes de tirar um som decente.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tears Of Fire
    A escolha de um instrumento passa, basicamente, por dois filtros: um racional e outro não-racional (ou emocional).

    O emocional é o que você sente em relação àquele instrumento. Isso não dá pra racionalizar, e o prazer que você tem de estar em contato é um fator bem determinante de escolha.

    Já o racional envolve alguns critérios:
    * Empregabilidade - o quão fácil vai ser sua entrada no mercado como instrumentista. Nesta questão, eu vejo o sax mais flexível que o cello (até porque sax é uma família, cello é um instrumento só), porém o cello é bem "visado" também. Meio que empate técnico aqui;
    * Preço - Acredito que se equivalham, tanto no entry level quanto no profissional, obviamente excluindo os cellos de famosos luthieres;
    * Facilidade de adaptação - o quão fácil é sua adaptação à técnica do instrumento. Isto vai depender de suas características genéticas, emocionais, sua facilidade com o sistema de cada um etc;
    * Repertório - o nicho musical que o instrumento está mais inserido. Aqui é uma questão de gosto; é pra você pesar o quanto gosta dos "lugares comuns" de cada um e tentar achar aquele que mais tem a ver com você. Claro que dá pra "deslocar" o instrumento pra outros nichos, mas este vai ser o repertório básico que vão esperar de um instrumentista.

    Pense nisso tudo e faça o que os colegas acima também disseram. Só você mesmo pode descobrir esta resposta.

    daniloaurelio
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O cello é praticamente só música clássica. Tocando sax você pode seguir para muitos estilos.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    daniloaurelio
    Qual é...
    O cello aparece no metal sinfônico também... claro, com um conjuntinho de outros instrumentos, mas aparece sim...kkk

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: d.u.n.h.a.
    · votar


    Pense também no transporte, se você tiver que carregar um cello num ônibus não vai ser nada fácil. Já o sax é uma maleta que cabe em qualquer espaço.
    Eu acredito que o custo do sax seja mais baixo, afinal um sax de iniciante (uns 1.500) mais uma surdina (uns 130) já resolvem. Já um pro cello você precisa do instrumento em si (uns 1.500 também) mas daí vai precisar de um bom afinador, uma capa de qualidade, uma regulagem de luthier mais cordas novas, trocar o cordal, um arco decente... Geralmente são coisas baratas, mas que somadas dão um belo prejuizo hahaha
    Por outro lado se você tocar em orquestra provavelmente com o tempo vai surgir a necessidade de ter novos saxofones além do alto, ter também um soprano, um tenor ou até um barítono (daí a brincadeira fica realmente cara). Já o cello você manda fazer um num bom luthier e tem um instrumento pro resto da vida.

    EDIT: Essa história de que cello é só pra música, erudita... Bullshit:


    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    d.u.n.h.a.
    acabei de chegar no shopping, vou dar uma olhada nuns vídeos dos dois instrumentos...

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tears Of Fire
    Cara, tente conversar com o professor de sax sobre o sax tenor. Acho um dos instrumentos mais formidáveis do mundo, o timbre dele é algo fora de série.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    só uma duvida
    será que é muito complicado tentar aprender mais de um instrumento de uma vez?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    d.u.n.h.a.
    Cara, tente conversar com o professor de sax sobre o sax tenor. Acho um dos instrumentos mais formidáveis do mundo, o timbre dele é algo fora de série.
    também achei o som dele belissimo! só acho que sera legal se tivesse um sax alto (que eu acho o mais bonito, talvez seja pelo tamanho mesmo) com o timbre dele...

    o problema é que os professores devem ficar na Vila Lobos e não a disposição no IFRO... ai como eu trabalho fica mais complicado falar com eles... mas eu vou dar uma conversada com a professora de Artes, que também tá cuidando disso...
    mas tem uma coisa que eu acho muito estranho... eu saiu com o som do cello na cabeça... chego aqui, ponho o vídeo pra tocar e o cello não fica como "era", tipo... não da mais aquele felling que dava na minha mente...kkk

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tears Of Fire
    Até dá pra aprender mais de um, mas daí é aquela velha história do pato... Anda, nada, voa mas não faz nenhum direito.
    Mas acho que a melhor coisa é conversar com um professor... Tente conversar com um.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/13
    · votar



    porra bicho.... que lindo.... muito lindo...., to quase chorando na praça de alimentação do shopping.....

    acho que tenho mais uns rivais....kkkk

    d.u.n.h.a.
    Mas acho que a melhor coisa é conversar com um professor... Tente conversar com um.

    vou ver com ela...

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # set/13
    · votar


    E aí, o que que deu?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Bem... a professora falou que vai demorar um pouco mais para começar as aulas, porquê teve o tripo de alunos do que eraesperado...
    Mas eu consegui trocar o instrumento..

    Sapopemba
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Tenho a impressão de que violonistas tendem a gostar do som do cello, há uma certa afinidade entre esses dois instrumentos.

    Não sei por que você se frustrou com o violão. Talvez você tenha mais dificuldade com os instrumentos de cordas do que com os de sopro.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Sapopemba
    na verdade, nem é muito por não conseguir tocar
    mas acho chato as batidas... kk

    guygo
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Tears Of Fire
    Acompanhei o tópico desde o inicio..........tu escolheu o Cello???

    Tears Of Fire
    Veterano
    # set/13
    · votar


    guygo
    viola de arco...
    sou pobre.. só não peguei o violino porque o som dele é muito agudo... aí meu ouvido fica mais irritado :/

    guygo
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tears Of Fire
    viola de arco...
    Boa sorte a clave de dó é toda tua............................ :p

    só não peguei o violino porque o som dele é muito agudo... aí meu ouvido fica mais irritado :/
    sim, ainda mais logo no inicio, com as notas agudas e desafinadas, nao sei como minha mae sobreviveu a minha iniciaçao no violino................................

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/13
    · votar


    guygo
    puts...
    lembro que quando eu e meu irmão compramos uma escaleta (tecladinho que parece de criança que tem um som parecido com a de uma gaita)...

    eu tocava, normalmente, a noite e a minha mãe pirava..kkkk
    uma pena que ela desapareceu.. :'( pelo menos eu teria algo para treinar teclado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda para escolha de instrumento: Sax ou Cello