Preciso de uma orquestração dramática

    Autor Mensagem
    ZumbiClub
    Veterano
    # ago/13


    Galera, minha banda (System Closed) tá fazendo uma fita demo. E tem uma música chamada "Eu vou cantar no seu funeral" nessa demo que seria legal iniciar com uma breve orquestra fazendo uma música dramática, pra entrar na temática sombria dela. Como eu não sou um bom conhecedor da música erudita, eu peço a ajuda de vcs para me indicram uma orquestração nesse estilo.
    Desde já obrigado

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem não é fácil num simples post de fórum indicar tudo isto.
    Orquestração é um tema muito complexo.

    Quais os instrumentos básicos da banda?
    Vão ser utilizados instrumentos virtuais?
    Vai ser uma introdução?
    Vai ter temas no decorrer da música?
    E a parte do meio?
    Final?
    e muito mais.

    A sequência de acordes que a banda vai tocar já esta pronta?

    O melhor a fazer é escutar músicas fúnebres, fazendo uma pesquisa no you tube, observando os instrumentos utilizados.
    E tem um tópico aqui no FCC que versa sobre músicas tristes, e tem muitos exemplos, nem todas fúnebres, mas dá para ter uma ideia:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/207329/p3

    Num trabalho com instrumentos virtuais tem que tomar cuidado para encontrar a sonoridade ideal.
    Assim o melhor e não exagerar na quantidade de instrumentos.
    Alguns metais de reforço em algumas partes podem ficar bem.
    Como provavelmente a música não vai ser inteiramente orquestral, pads e strings ensemble podem ser utilizados.
    O tom pode ser em Dó menor que expressa mais tristeza.
    Um órgão de igreja de leve no fundo com harmonia (em algumas partes) também deve ficar bem. (ou procurar criar um timbre de órgão intermediário entre rock organ e church organ.
    O órgão dá uma certa sustentação harmonica, mas não pode ficar muito destacado, mais no fundo, mas com variações de volume.
    E a parte vocal tem que ser bem trabalhada, pode ter uma parte declamatória, e outras em que as vozes fazem acordes para reforçar certas passagens.
    E tudo vai depender de bons instrumentos virtuais ao seu alcance, pois numa demo dificilmente vai ser conseguir usar instrumentos reais.
    Exceto se a banda tiver um teclado top de linha, para gravar parte por parte, trabalhando bem na edição dos timbres.
    Na música mais erudita se este é termo correto aplicável aqui, cada instrumento tem um linha melódica diferente que se completam numa harmonia. (vários solos de instrumentos que no conjunto criam um ambiente de fundo).
    E tem que tomar cuidado com o uso de efeitos na Master Geral, pois a maioria destes efeitos é mais aplicável aos instrumentos da música moderna.
    Tem que evitar que a parte instrumental dramática que você deseja não fique chapada lá em cima, pois tira toda a dinâmica dos instrumentos de orquestra.
    O uso dos efeitos vai influenciar em muito o ambiente da música, e é e melhor não exagerar principalmente com o reverb, compressores e limiter.
    Nesta música que ainda não esta totalmente pronta eu tentei criar um certo clima parecido, usei violino, viola e violoncello, orgão, um sininho de estúdio (reforço no inicio de alguns compassos), efeitos de percussão e outros que não me lembro.

    https://soundcloud.com/pfranzen/a-morte-franz-becker
    Escutem. e podem também fazer comentários críticos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de uma orquestração dramática