Uma pergunta relacionada a "escrever a música"

    Autor Mensagem
    sandrokaza
    Veterano
    # abr/13


    Eae galera tranquilo? eu queria saber se é essencial escrever primeiro a música pra depois faze-la.. eu sempre fiz minhas músicas sem escrever absolutamente nada e tbm não entendo de notas e afins.. queria saber se alguém sabe alguns materiais que possam ajudar a escrever uma música orquestrada e etc.. ficaria muito feliz :) obrigado

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existem tópicos relacionados a este assunto:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/183756/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/52826/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290435/

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sandrokaza

    Cara, não é essencial escrever música para fazer música, contudo é essencial saber ler e escrever muitíssimo bem para "escrever" música.

    Óbvio, que existem programas, que te dão a escrita em cima de uma composição midi, por exemplo. Mas é "paleativo", "meia boca", porque se voce escrever uma linha melódica para determinado instrumento e esse instrumento no real não "atuar" nessa faixa sonora, virtualmente é possível, ainda que incorreto.

    Ou seja, escrita musical de computador é meio que nem "Google tradutor", cheia de erros e impossibilidades.

    Para escrever uma partitura para orquestra é necessário conhecer muito, não há nenhuma "ferramenta" que fará isso com a miníma decência, se você não tiver grande conhecimento.

    Afinal, como você poderá garantir que uma linha/frase de Oboé, por exemplo, esta escrita corretamente se não sabe ler/escrever música e não conhecer a faixa de frequência que o referido instrumento atua, suas limitações, recursos e suas possibilidades sonoras?

    Exemplo: É possível tocar acordes num Clarinete? Sim? Não? Se sim, até quantas notas de polifonia? Se não, porque? Em que Clave se escreve para esse instrumento? O primeiro Dó de um Clarinete se refere a qual Dó do piano? Qual a extensão de sua escala? Etc?

    Percebe? A coisa é complexa e, no caso, estamos falando de um só instrumento.

    Se quer escrever música, principalmente para orquestra, só estudando muito, e por anos....não têm milagre.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Uma pergunta relacionada a "escrever a música"