Dúvida específica sobre partituras - Muito específica e perigosa. Ajuda por favor

    Autor Mensagem
    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul


    E aí pessoal.

    Eu to vendo que as partituras "eletrônicas" que estou fazendo, estão mostrando notas sustenidas nas linhas, quando elas não possuem o jogo da velha.

    1 - Se eu mudo a afinação da guitarra, eu tenho que mudar a clave de posição? Tenho que mudar a clave de sol para guitarra se desafinar um tom?

    2 - Usei o Guitar Pro 5, mudei a afinação padrão da guitarra pra um tom a menos e na sexta corda 2 tons e a clave de sol que já estava lá continuou do mesmo jeito, mas onde ela está, agora mostra Fá. Não mostra Sol. Ela deveria, né? Isso é um bug do programa, ou na escrita é assim mesmo?

    3 - E na linha onde tinha um B natural, agora mostra A# sendo que a afinação desceu um tom, basicamente. Isso é bug, ou é assim mesmo?

    4 - Cada linha deve SEMPRE mostrar uma nota natural, certo? Ou em algum caso a linha mostra alguma nota sustenida sem o jogo da velha(sinal de sustenido)?







    To entendo bulhufas voadoras em um mar de chuva fria. Alguém me dá uma luz? Ainda to aprendendo e não achei NADA sobre esse problema. Me perdi completamente nos estudos(iniciante em partituras).

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    IsoldMySoul

    1. Não é "desafinar a guitarra", e sim colocá-la em outra afinação.

    2. Não é jogo da velha, e sim "sustenido"

    Não entendi quase nada do seu texto . Achei confuso.

    Você pode tirar um print screen de um trecho com sua dúvida e mostrar aqui? Ou quem sabe enviar o arquivo via mp.

    Via de regra não se precisa mudar a clave ao alterar a afinação da guitarra.

    Caso você altere a afinação da guitarra para um tom abaixo do padrão, o correto é manter a música na tonalidade "escrita" e informar a afinação diferente no início da música. Dessa forma o executante pode ler a mesma música em várias afinações, sem se preocupar em reaprender novos locais para as notas.

    É como ler uma música para instrumento transpositor em si bemol (ou seja, quando o músico aciona o dó o instrumento na verdade soa 1 tom abaixo, si bemol. Quando aciona o ré o instrumento soa dó, e assim por diante).

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    IsoldMySoul
    Eu to vendo que as partituras "eletrônicas" que estou fazendo, estão mostrando notas sustenidas nas linhas, quando elas não possuem o jogo da velha.

    O que eu faço agora? Eu achei que cada linha tinha uma nota natural sem ser sustenida!?

    É um programa com a clave de SOL pra guitarra. A afinação é EBGDAE. Eu desafinei a guitarra um tom e na sexta corda dois tons. E aí continuou o desenho da clave de SOL, mas a linha que ela tava, se tornou de G pra F e a linha onde era B, virou A#. WTF?

    O programa tem a clave de Fá e ela só aparece se desafinar bastante a guitarra, então continua mostrando a de sol e onde tava a clave de sol e ainda tá, virou a nota F. Isso é bug do programa? Mas e a linha? Alguém pode me explicar? Não era pra clave de sol mostrar sol? Por que mostra fá na linha?

    Se eu compor uma música pra uma guitarra desafinada em um tom, cada linha vai continuar mostrando notas naturais quando estiverem sem jogo da velha? Eu tenho que mudar a clave de sol de posição se eu desafinar a guitarra? Eu tenho que mudar de clave? É só um tom.



    *O programa é o guitar pro 5.

    To entendo bulhufas voadoras em um mar de chuva fria. Alguém me dá uma luz? Ainda to aprendendo e não achei NADA sobre esse problema. Me perdi completamente nos estudos(iniciante em partituras).



    É assim a clave ela não muda de acordo com a afinação do instrumento mas por exemplo a clave de SOL ela é habitualmente utilizada para instrumentos soprano e voz, um contra baixo por exemplo usa a clave de FÁ, então se você decai muito a afinação do instrumento o programa pode estar entendendo que você está querendo fazer a linha do baixo e ao invés de mudar a clave mudou a tonalidade, pois quando se toca em C (DÓ) não se tem nenhum acidente musical junto a clave, com a mudança de tons vai se add os acidentes a clave para identificar a tonalidade.


    Não sei se você entendeu bem, mas também não entendi 100% seu problema se não ficou claro poste de novo a duvida ai.

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar



    1. Não é "desafinar a guitarra", e sim colocá-la em outra afinação.

    2. Não é jogo da velha, e sim "sustenido"


    Desafinar a guitarra e colocar a guitarra em outra afinação é exatamente a mesma coisa nesse contexto, pelo amor de deus, cara. Eu não subi a afinação, então é a mesma coisa nesse contexto.

    Veja, mesmo que aparente estar no tom errado a corda, pode simplesmente ser interpretado como uma quantidade de Hertz diferente. A não ser que considere a harmonia entre todas as cordas, o que pode ser subjetivo, afinal sempre tem gente usando afinação diferente, o que poderia misturar padrões de hertz diferentes pra cada corda, quem sabe? A banda de metal Machine Head desafina a sexta corda em um padrão de hertz diferentes pra criar dissonância em direção a sétima maior do acorde com quinta mais grave da guitarra.


    Eu sei -- eu escrevi jogo da velha pra deixar claro que era o sinal de sustenido numa falha tentativa de deixar o texto menos confuso. Falhei miseravelmente.

    Refiz o texto, vejam se entendem agora. Admito que ficou confuso, mas entendam que eu estava tonto com a cabeça girando com tantas perguntas, hehe.



    Ah, e alex, eu não entendi 100% o que vc quis dizer. Se puder simplificar, agradeço.

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    IsoldMySoul
    Desafinar a guitarra e colocar a guitarra em outra afinação é exatamente a mesma coisa nesse contexto, pelo amor de deus, cara. Eu não subi a afinação, então é a mesma coisa nesse contexto.

    Não, desafinar é estar fora de alguma afinação pré definida. Parece igual, mas não é a mesma coisa. O que você está querendo é representar a guitarra em uma afinação diferente e não desafinar.

    Desafinar não é baixar a afinação, desafinar é SAIR da afinação (seja ela qual for). Usar os termos corretos é importante justamente para evitar confusão.

    Não pode colocar um print screen de um trecho com o tal problema, só para vermos? Talvez fique mais fácil compreender.

    Se a música foi escrita em ré maior (por exemplo), terá 2 acidentes na armadura (fá# e dó #). Com uma guitarra em afinação 1 tom abaixo do padrão a tonalidade escrita (da partitura) continua em ré maior, mas a tonalidade real (o som resultante) será dó maior.

    É esse o procedimento para um instrumento transpositor em si bemol (que é o que a guitarra do exemplo se tornou ao ter sua afinação padrão colocada 1 tom abaixo).

    Mas no seu caso além de 1 tom abaixo em cinco cordas há um tom abaixo extra na sexta corda. Nesses casos há mudanças também na escrita, pois foge do padrão intervalar de afinação do instrumento. Tecnicamente o que você fez chama-se scordatura.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Scordatura

    Nesse caso um procedimento possível seria colocar o tom escrito para o instrumento em afinação padrão (e explicar que a guitarra está 1 tom abaixo em cinco cordas), a não ser na sexta corda, que ficaria 1 tom abaixo do padrão na escrita (e somado a transposição de 1 tom do restante teríamos os 2 tons dela).

    4 - Cada linha deve SEMPRE mostrar uma nota natural, certo? Ou em algum caso a linha mostra alguma nota sustenida sem o jogo da velha(sinal de sustenido)?

    Eu não entendi isso. Aparece o lá# na armadura ou no decorrer das notas si? Aparece isso em todos os si nas demais cordas ou apenas na sexta corda?

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    Humm, nossa...

    Me confundi todo mesmo...

    Fiquei lendo aqui na wikipédia o que é armadura. Veja se entendi direito: armadura são as linhas?

    Ou é aquele lugar que vem antes daquele 2/4 3/4 4/4? É esse né? E como é o nome desse, que tem o numerador e denominador?

    Bom, eu acho que estou entendendo. Mas veja bem, como a pessoa que tá lendo vai saber em que campo harmônico a partitura está pra saber quais as notas das linhas?? Precisa saber isso, pelo que entendi, certo? Ou entendi errado?

    Se eu abaixo pra DAFCGD a guitarra, eu tenho que mudar a clave de sol de posição? Ou tá certo a clave de sol estar na linha de F?

    O certo seria mudar de posição a clave de sol se eu mudasse a afinação, né? Mas como eu ia me achar no braço da guitarra com uma afinação diferente com a clave de sol em outro lugar? Do mesmo jeito?

    Ah, e não, onde estava a nota B agora está mostrando a nota A#, depois de desafinar 1 tom.

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    IsoldMySoul

    Armadura de clave é o conjunto de acidentes que caracterizam uma tonalidade. Cada tom maior (e seu relativo menor) possuem uma armadura diferente.

    Procure por ciclo (ou círculo) das quintas:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADrculo_de_quintas

    e tonalidade:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonalidade


    Se eu abaixo pra DAFCGD a guitarra, eu tenho que mudar a clave de sol de posição?

    Veja bem, a clave de sol é uma coisa. A armadura de clave é outra coisa. A clave de sol não vai mudar de posição. O que pode mudar é a tonalidade mostrada juntamente a ela.

    Qual a tonalidade mostrada no guitar pro antes de mudar a afinação?

    Qual a tonalidade que o guitar pro mostra depois de mudar a afinação?


    Ou é aquele lugar que vem antes daquele 2/4 3/4 4/4? É esse né? E como é o nome desse, que tem o numerador e denominador?

    Isso se chama fórmula de compasso. E obviamente se refere apenas à métrica do compasso, sem ter nenhuma relação com tonalidade.

    Mas veja bem, como a pessoa que tá lendo vai saber em que campo harmônico a partitura está pra saber quais as notas das linhas??

    Basta saber como é a armadura em cada tonalidade diferente. Informação facilmente vista no círculo das quintas.

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    É o seguinte a partitura é composta por 5 linhas e 4 espaços naturais.
    Sobre essas linhas e espaços se assinam as notas musicais.
    No início de toda partitura se assenta a clave que é oque vai dar o nome as notas, por exemplo a clave de SOL se assina na segunda linha de baixo para cima, logo toda nota assinada na segunda linha vai ser SOL, a partir dessa você deduz todas as outras numa sequência lógica SOL.. LA (no espaço acima)..SI (na terceira linha) e por ai vai....a clave só serve para indicar qual nota tocar em determinada linha e espaço, junto a clave se assinala os acidentes musicais que podem ser sustenidos e bemóis esses sim vão dizer a tonalidade em que a música está escrita, existe um padrão para isso, a teoria é meio extensa não da para abordar tudo aqui...

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    1 - Tonalidade é a função dominante, subdominante ou tônica de cada acorde ou nota dentro do campo harmônico? Entendi certo? Ou é o campo harmônico, essencialmente? Eu li rapidinho porque não quero demorar pra responder, porque sen ão, vcs vão dormir hehe

    2 - No caso, acidente é o sinal de sustenido/bemois? A armadura é o começo onde mostra esses sustenidos/bemois? O que fica entre a fórmula de compasso e a clave?

    3 - A tonalidade mostrada? Não sei exatamente responder essa pergunta. No caso, eu usei uma tablatura qualquer que achei no computador.

    4 - Alex, então a clave de G deveria mostrar G, né? Eu estranhei que esteja mostrando F, pq como falou, a clave mostra qual nota tocar em determinada linha...

    5 - Se a clave de sol está exatamente na segunda linha, cada linha deveria ser uma nota natural, né? Mas o que tá acontecendo, é que a clave de G tá na segunda linha e tem D#, A# nas linhas, onde (eu acho que) deveria mostrar só notas naturais, entende?

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    1 - Tonalidade é a função dominante, subdominante ou tônica de cada acorde ou nota dentro do campo harmônico? Entendi certo? Ou é o campo harmônico, essencialmente? Eu li rapidinho porque não quero demorar pra responder, porque sen ão, vcs vão dormir hehe

    Tonalidade é simplesmente o campo harmônico, digamos assim, ela é quem vai dizer quais notas dentro do campo harmônico sofrem acidente e qual acidente, se é sustenido ou é bemol

    2 - No caso, acidente é o sinal de sustenido/bemois? A armadura é o começo onde mostra esses sustenidos/bemois? O que fica entre a fórmula de compasso e a clave?

    Sim a armadura é no caso o conjunto de acidentes ali assinalado, e sim é no começo, mas ela pode mudar no meio também

    3 - A tonalidade mostrada? Não sei exatamente responder essa pergunta. No caso, eu usei uma tablatura qualquer que achei no computador.

    Não entendi a pergunta

    4 - Alex, então a clave de G deveria mostrar G, né? Eu estranhei que esteja mostrando F, pq como falou, a clave mostra qual nota tocar em determinada linha...

    A clave só serve para te situar quanto à posição das notas na pauta, pois a pauta em branco sem clave qualquer nota poderia ser uma nota...a clave ajuda a nomear e a identificar as notas

    5 - Se a clave de sol está exatamente na segunda linha, cada linha deveria ser uma nota natural, né? Mas o que tá acontecendo, é que a clave de G tá na segunda linha e tem D#, A# nas linhas, onde (eu acho que) deveria mostrar só notas naturais, entende?


    Não é regra que as linhas sejam notas naturais, os acidentes musicais podem estar localizados em qualquer lugar, até na própria nota SOL na segunda linha se tornando um SOL SUSTENIDO ou G#

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    [b]Ah, agora eu estou entendendo. Eu já tenho conhecimentos sobre tonalidade, mas eu conhecia como campo harmônico só. Aliás, quase tudo que aprendi sobre teoria musical todo esse tempo tá parecendo não me ajudar muito aqui :(

    1 - Então no caso da clave de G, poderia ser um G#, mas não um F, né?
    Se eu fizer uma partitura no papel, como eu ia deixar anotado que a clave de G na verdade indica a nota G#?

    2 - Se eu toco a nota E na décima segunda casa em EBGDAE, e anoto na partitura em clave G. OK. Depois mudo a afinação pra DAFCGD, aí eu posso colocar a clave no espaço entre a 2ª e 3ª linha?

    3 - Alguma dica pra eu me encontrar no braço vendo a partitura?

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    http://www.c i f r a s . c o m .br/tutorial.htm?cod=metodo-para-solos;-por-alex-differ-modulo-i_33


    Tenta copiar e colar no navegador tirando os espacos é um tutorial que eu criei faz tempo quando comecei a estudar música, pode ser util.

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    http://www.c i f r a s . c o m .br/tutorial.htm?cod=metodo-para-solos;-por-alex-differ-modulo-i_33


    Tenta copiar e colar no navegador tirando os espacos é um tutorial que eu criei faz tempo quando comecei a estudar música, pode ser util.


    Infelizmente eu já sei tudo isso, Alex. Eu já estudo teoria musical faz muito tempo. Mas ficou ótimo o tutorial.

    Eu já sei bastante de teoria musical, bastante mesmo, mas os termos que estou vendo, são diferentes dos que eu aprendi. Aprendi muito com material em inglês, só preciso me encontrar aqui =O

    Eu busco me tornar um virtuoso e vi que tava faltando aprender a parte de partituras... e aqui me encontro, metendo a cara na parede AHUAUAHUA

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Basicamente é o seguinte

    A clave serve para dar nome aos espaços e linhas.
    Os acidentes junto a clave servem para formar a tonalidade

    Estudou solfejo já?

    Procura pelo Bona é um livrinho muito bom para aprender partitura, fórmulas de compasso....etc.

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Basicamente é o seguinte

    A clave serve para dar nome aos espaços e linhas.
    Os acidentes junto a clave servem para formar a tonalidade

    Estudou solfejo já?

    Procura pelo Bona é um livrinho muito bom para aprender partitura, fórmulas de compasso....etc.


    Sim, eu já solfejei algumas coisas há alguns anos atrás. Alguns riffs de metalcore, partes de solo. Mas não consegui me achar na oitava certa nos solos.

    Mas nos últimos anos, eu tenho focado em compor. Meu ouvido anda meio ruim, então parei com o solfejo por enquanto. Preciso de um médico.

    Fórmula de compasso eu acho que consegui entender. O que me quebrou mesmo, foi esse negócio de não ter nota natural nas linhas no guitar pro.


    Tipo, se eu deixo que a clave de G indica a nota G, então toda linha tem que ter nota natural nessa situação, correto?

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    IsoldMySoul

    Tipo, se eu deixo que a clave de G indica a nota G, então toda linha tem que ter nota natural nessa situação, correto?

    A clave de sol não implica nenhuma tonalidade. A armadura de clave é que demonstra a tonalidade, e obviamente ela pode ser colocada em qualquer clave (clave de fá, clave de sol, e clave de dó em suas várias posições).

    O fato de você usar clave de sol não implica em necessariamente a nota sol ser sempre natural. Uma coisa não tem nenhuma relação com a outra. O que vai determinar se o sol (ou qualquer outra nota) é sustenido, bemol ou natural é a armadura de clave e não a clave.

    basicamente você parece estar misturando a armadura de clave com clave. Apesar de terem o termo "clave" no nome, não são a mesma coisa!

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    Não, eu entendi. A pergunta que fiz foi meio que sem pensar. Agora tá tudo fazendo sentido.

    Se eu colocar a clave de G na segunda linha e colocar na armadura da clave(esse é o termo certo pra colocar # entre a clave e a fórmula de compasso?) um # na segunda linha, a clave vai indicar um G# a não ser que eu coloque um b ou um bequadro pra anular, mas depois volta a funcionar o que tá dentro da armadura.

    E a clave de G só pode indicar G, ou então eu mudo pra clave de F.

    Só não entendi uma coisa, se eu afino a guitarra em DAFCGC, eu uso a partitura normalmente? Cada linha vai ser uma nota natural? Se eu colocar a clave de G na segunda linha?

    Como eu me acho no braço usando DAFCGC? Como componho pra essa afinaçao? O que muda exatament?


    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    IsoldMySoul

    um # na segunda linha, a clave vai indicar um G# a não ser que eu coloque um b ou um bequadro pra anular.


    Observe que não existe tradicionalmente armadura de clave com apenas o sustenido no sol. Só existem as armaduras expressas no ciclo das quintas. Há não apenas um ordem específica em que os acidentes aparecem, mas também quais são eles.

    E a clave de G só pode indicar G, ou então eu mudo pra clave de F.

    A clave de sol indica que a nota da segunda linha é um sol. Nada mais. A clave de fá indica que a nota da quarta linha é um fá, e nada mais. Não há NENHUMA implicação de tonalidade em nenhuma dessas claves.

    Só não entendi uma coisa, se eu afino a guitarra em DAFCGD, eu uso a partitura normalmente? Cada linha vai ser uma nota natural?

    Afinação do instrumento não implica em uma armadura de clave específica. Obviamente pode-se tocar qualquer tonalidade em qualquer afinação na guitarra. É só uma questão das notas reais (o som) estarem em posições diferentes no braço.

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    Mas e as linhas? O que muda quando mudo a afinação, ou quando mudo a posição da clave de G?

    makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    IsoldMySoul

    Mas e as linhas?

    O que tem elas?

    O que muda quando mudo a afinação, ou quando mudo a posição da clave de G?

    Não existe isso de mudar a clave de posição. (quer dizer, até existe no caso da clave de dó, mas as mudanças de posição da clave de fá e sol foram abandonadas na escrita mais moderna).

    A clave de sol diz que a segunda linha é sol, apenas isso. Ela não diz que a música é em sol maior, sol menor ou qualquer outro tom. O que vai dizer se aquele sol da segunda linha é sustenido, bemol ou natural é a armadura de clave e os acidentes ocorrentes (que aparecem no decorrer da música).

    Não sei se você está achando que a clave de fá é uma espécie de clave de sol 1 tom abaixo (só por fá ficar 1 tom abaixo de sol). Se for isso esqueça. Não há esse tipo de relação.

    As claves servem apenas para designar qual é a nota de cada linha ou espaço, pois sem elas o pentagrama não informa que notas temos. Cada instrumento tem por costume usar uma ou algumas claves.

    A guitarra usa a clave de sol, o contrabaixo a clave de fá e a de sol quando toca no agudo. O contrabaixo acústico usa a clave de fá, a de sol no agudo e a de dó na quarta linha na região médio-aguda. A viola clássica(da família do violino) usa a clave de dó na terceira linha, e assim por diante. Todos esses instrumentos tocam todos os tons usando a mesma clave. O que muda é a armadura de clave.


    Você está com muitas dúvidas. Sugiro que você compre um livro de teoria musical (um mais geral, como o Teoria da Música, do Bohumil Med). Há tudo isso explicado passo a passo lá.

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: IsoldMySoul
    · votar


    Ah ta, entendi, eu achei que podia mudar a clave de linha e que a clave de F fosse 1 tom abaixo. Não sabia.

    Então se eu afino em DAFCGC e deixo a clave quietinha lá as linhas são notas naturais, né? Se eu não colocar nada na armadura... deixar a armadura quietinha

    Infelizmente mal tenho dinheiro pra comer aqui, quanto mais comprar livro. daqui a pouco cortam minha internet também, pq energia ja cortaram esse mes. eu ia comprar uma guitarra decente, mas nao vo poder mais, só tem conta. tb to machucado e nao consigo trabalhar, entao nem rola comprar livro.

    makumbator
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Ah ta, entendi, eu achei que podia mudar a clave de linha e que a clave de F fosse 1 tom abaixo. Não sabia.

    Pois é, não tem nenhuma relação. O tom você muda alterando a armadura de clave e não a clave propriamente dita.

    Então se eu afino em DAFCGC e deixo a clave quietinha

    Bem , ela continuaria a usar a clave de sol.


    Infelizmente mal tenho dinheiro pra comer aqui, quanto mais comprar livro. daqui a pouco cortam minha internet também. eu ia comprar uma guitarra, mas nao vo poder mais, só tem conta. tb to machucado e nao consigo trabalhar, entao nem rola comprar livro.

    Sinto muito pela sua situação!

    Há conteúdo na internet de maneira gratuita, seja na wikipedia ou em blogs de várias pessoas. É uma maneira de contornar a questão financeira. O problema é que as informações não estão reunidas em um único lugar (como em um livro), mas pode-se aprender assim também.

    Outra dica é perguntar para um amigo que toque e tenha alguma experiência com tonalidade e escrita musical. Pessoalmente é mais fácil sanar esses pontos.

    IsoldMySoul
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ah, ajudou bastante!

    Muito obrigado pela ajuda, cara. Vou continuar estudando. A guitarra me ensinou que eu posso passar por dificuldades no aprendizado, mas se eu continuar, é garantido que vou aprender.

    Boa noite e obrigado mais uma vez. Até mais!

    makumbator
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    IsoldMySoul

    Beleza!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Você precisa de Livro para te orientar melhor

    Pleyel
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Seria bom se pudesse perguntar de forma mais clara.

    abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida específica sobre partituras - Muito específica e perigosa. Ajuda por favor