Bom livro de introdução à análise Schenkeriana.

    Autor Mensagem
    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12


    Bem simples, onde eu posso começar a estudar isso? (Mas que também não seja algo esmigalhado, tipo um "schenkerian analysis for dummies", acho que não deve existir isso, mas só pra garantir...)

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Nunca ouvi falar. O que é?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/12
    · votar


    http://www.amazon.com/Schenker-Guide-Handbook-Schenkerian-Analysis/dp/ 0415973988

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Lelo Mig
    É, eu também sei usar google e amazon, o que queria é que alguém me convencesse a comprar um ou outro.

    22222 oirartnoc oa
    Método de análise de música tonal. Mas não posso te dar mais informações justamente porque estou procurando por elas. :P

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Scrutinizer

    "o que queria é que alguém me convencesse a comprar um ou outro"

    Sua pergunta não deixa isso claro...

    "É, eu também sei usar google e amazon..."

    De forma alguma pretendi insinuar isso (que não soubesse)... desculpe!

    Não obstante, é a ultima pergunta sua que tento ser de alguma valia...

    Gentileza não é seu forte e sempre fazes questão de deixar isso bem claro, com uma pitada de ironia de adolescente rebelde.

    Valeu, cara... não esta mais aqui quem falou... boa sorte! Qualquer tentativa de convívio social civilizado, ainda que virtual, morre aqui.

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    é a ultima pergunta sua que tento ser de alguma valia...

    Ah, fala a verdade, você nem tentou.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    Bom, o que me recomendaram na faculdade quando fiz a mesma pergunta lá é estudar primeiro as outras formas de análise, aí passar pros livros do Schenker, que é onde a teoria dele está nua e crua. Pegue o Schönberg, o Berry e o Bent, mesmo que seja pra folhear. Tem um artigo sobre análise em geral ótimo na Groove Encyclopedia, aborda várias formas de análise com descrições "for dummies".

    Depois desse trabalhão todo, procura em sites porque análise schenkeriana é, atualmente, um grande "fetiche" da academia, rola muito disso em doutorado por exemplo. Por sinal, tem várias adaptações disso sendo propostas para analisar sob este prisma música não-tonal, como a serial e até a pós-tonal.

    O que eu realmente acho fascinante desta análise é a "divisão" em camadas estruturais da música, até chegar na ideia básica ou fundamental - ursatz. É uma ferramenta muito boa pra performers, realmente dá ao músico informações bem detalhadas do que é aquela música.

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ken Himura
    Eu tive 4 livros (tem mais?) do Schönberg (estão com o Die Kunst), vou tentar dar uma olhada nos outros. (o do Bent achei por 300 dólares, então... né...)

    Eu tinha dado uma lida no livro de análise de música atonal do Allen Forte, onde ele usa algo tipo vetores (bom, dizem ser teoria de conjuntos, mas não conheço nenhuma estrutura matemática similar à que ele usa) para estudar a harmonia. Ele também tem um livro sobre análise Schenkeriana, foi no que pensei primeiro.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    Cara, eu tenho uma relação de amor e ódio com este livro do Forte. É muito intrincado de ler. Entretanto, tem um do Straus (um compositor estado-unidense atual) sobre o mesmo tema que é bem mais tranquilo de entender. E foi traduzido pra português por um aluno da Unicamp, se não me engano...o Straus adorou esta ideia!
    www.scribd.com/doc/103004549/Introducao-a-Teoria-Pos-Tonal-Straus

    É "teoria dos conjuntos" sim o nome disso, é muito útil até em música serial, é porque se baseia em conjuntos de classes de intervalos, classes de notas etc e tal.

    Você encontra esses pdfs todos por aí pelo 4shared, scribd e sites afins. Os de análise (Bent e Berry) vão ser foda de achar mesmo, só consegui na cagada pelo 4shared um e o outro xeroquei dum professor meu. Mas, em compensação, é muito fácil achar os livros do Schenker. Do Schönberg, por enquanto, fica só no "Fundamentos da Composição Musical" que ali tem o conteúdo de análise mesmo. Se não me engano, termina em forma sonata.

    Os de harmonia são mais discussões sobre harmonia, análise de cadências e conduções de vozes e como o coroa dava aula. O "Funções Estruturais da Harmonia" ainda não li, mas deve ser parecido com o livro do Riemann que deu origem à harmonia funcional, meio que uma "versão estendida" e comentada.

    Vale à pena ler os do Hindemith sobre o tema, é muito bem trabalhado o assunto também.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Aliás, no "Fundamentos", o velho tio Arnold mostra (ou cria?) o conceito de variação progressiva (grundgestalt), uma técnica que foi pouco estudada ainda mas eu acho fenomenal.

    SODAPOP
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    Pega o Felix Salzer - Structural Hearing. O Salzer era aluno do Schenker mas diferente dele acreditava (e comprovou) que sua teoria pode ser aplicada também a uma grande parte do repertório moderno (especialmente os neo-tonAis). Tem exemplos, etc

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bom livro de introdução à análise Schenkeriana.