Hanon X Leitura partitura

    Autor Mensagem
    ricardo_ssa
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: ricardo_ssa


    Galera pianista, estou praticando o hanon...ja estou no 21º exercicio, e pretendo terminar todo o metodo até o final de 2013. no entanto eu ñ estou ainda com uma boa leitura nas duas claves...o hanon eh em semicolcheia..ñ consigo ainda essa leitura rapida. por isso eu aprendo os exercicios e os pratico sem ler a partitura...eh possivel eu evoluir ainda assim?
    Tentei estudar os 24 e os 60 estudos de Czerny, mas sem sucesso justamente por conta da falta de habilidade na leitura rapida... esses pretendo fazer mais tarde..assim q melhorar minha leitura, e estiver prestes a encerrar o hanon..oq vcs acham?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ricardo_ssa

    o hanon em sí é muito decoreba mesmo, não é algo que te força a leitura, mas é bom pra esse fato de agilidade

    oq vcs acham?
    procure algum método mais simples onde você tenha leitura e velocidade no mesmo ponto

    tenta ver
    - burgmuller
    - 6 sonatinas de clementi

    ou algum outro método em volumes e começa do primeiro até encontrar onde você vai travar
    por exemplo:
    o suzuki para piano são 7 volumes, o primeiro bem simples que talvez você toque em uma semana, o segundo em um mês, mas sempre dá uma tocada em algo deles e vai subindo até achar o ponto

    ricardo_ssa
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu tenho o suzuki(estou no 2º nivel)....entre outros, . mas no momento estou dando mais prioridade ao hanon, para agilidade.. esse burgmuller e e clementi ñ tinha ouvido falar ainda não...irei procurar...valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mikrokosmos, do Bartók. É comum usarem ele em faculdades de música pra treinar leitura à primeira vista dos pianistas. Se force a ler sempre de baixo pra cima, do grave pro agudo. A leitura vai fazer mais sentido assim.

    ricardo_ssa
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    E como eu encontro esse mikrokosmos?..procurei na net e nada...aqui em salvador não temos livrarias com diversidade de materiais para estudo de musica...

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Hanon é uma porcaria, decoreba mecânica só pra esquentar e fortalecer os dedos

    sou muito mais Czerny, que são estudos realmente musicais e bons preparatórios para a literatura de Beethoven e seus contemporâneos. Pra iniciantes, opus 777 e opus 599. é só procurar no google e pegar no imslp...

    Clementi, nunca ouviram falar kkkk simplesmente o pai da literatura pra piano, hoje relegado se tanto às 6 sonatinas. Na época, tinha mais fama como pianista que Mozart e mesmo Beethoven recomendava aos alunos o estudo de suas sonatas. Horowitz gravou algumas delas, a escrita e textura lembram bastante Beethoven. Não aconselhável para iniciantes...

    de qualquer maneira, não é porque notas estão escritas como colcheias ou fusas que você precisa necessariamente tocar rápido. O andamento é você quem faz e se está lendo pela primeira vez, ler como fossem mínimas tá de bom tamanho...

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/15
    · votar


    pianoid
    Hanon é uma porcaria, decoreba mecânica só pra esquentar e fortalecer os dedos
    é por esse mesmo motivo que acho ele bom haha
    não só por isso, mas ajuda muito em ter um sincronismo das duas mãos, porque geralmente no inicio uma mão vai bem e a outra arrasta
    na parte de decoreba tem trocentas combinações
    vejo isso muito parecido com aquele exercicio de violão/guitarra onde o cara fica treinando 1.2.3.4 depois 4.3.2.1 ..... 2.3.4.1....1.3.2.4... e correndo o braço todo do instrumento, e eles amam isso
    isso também pode ser obtido com treino de escalas, mas tem dia que treino de escalas é um saco

    Adler3x3
    Veterano
    # set/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem o tópico é de 2.012, resta saber como o autor do tópico se saiu nesta.
    Ele estava fazendo certos exercícios e pensando em outros.

    O depoimento dele seria importante.

    Tem um outro artifício que é modificar o andamento como foi comentado.
    Alterando as bpm , por exemplo se a música tem 80 bpm, alterar para 40, e tocar mais lentamente e gravar o arquivo midi.
    E depois tocar (dar play) num programa com um bom Vst (ou com o timbre do próprio teclado, se o mesmo possibilitar isto) nas bpm originais e avaliar o desempenho, não só a correta digitação das notas.
    Depende do grau de dificuldade da peça musical em si.
    Não é 100% natural mas dá para se ter uma boa ideia.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    fernando tecladista
    treino de escalas é um saco e Hanon não é melhor kkkk

    a diferença é que Hanon usa fraseados que não necessariamente aparecem em música, já toda música é formada por escalas, acordes e arpejos...

    Czerny também exige bastante sincronismo, articulação correta e tempo rigído. Mas é agradável por ser musical, não mero exercício...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hanon X Leitura partitura