Microfonação/Captação de violoncelo em show - alguém entende por aqui?

    Autor Mensagem
    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/12


    Olá!

    Eu não toco violoncelo e nem pretendo. Mas preciso de ajuda sobre o assunto captação desse instrumento ao vivo.

    Tenho um grande amigo compositor que mora em Natal e tem feito belíssimas composições em MPB, as quais eu vocalmente interpreto. Neste ano, ele nos inscreveu em diversos festivais com a música intitulada Senhora de Mim, que é um trio de voz, piano e violoncelo.

    Fomos classificados para a etapa Salvador do Fun Music 2012 (www.funmusic.com.br) e nenhum dos três sabe como captar o violoncelo ao vivo. Estamos preocupados com isso. A apresentação é na quinta-feira da semana que vem, dia 30. Iremos tocar em um pub (é um festival de "bandas").

    Se alguém manjar disso (por experiência própria ou por conhecer alguém que já experimentou), POR FAVOR, nos dê uma luz! :D

    Andei pesquisando na Internet sobre o assunto, mas, além de ter relativamente pouquíssima coisa a respeito, ninguém foi muito convicto com sua opinião.

    Existem os dois modos - microfone ou captador.

    Parece que a desvantagem do microfone é que um bom vai custar muito mais que um captador e os riscos de microfonia são grandes (principalmente com os condensers, que seriam os mais indicados pra microfonação de instrumento acústico). E a grande desvantagem do captador seria prejuízo no timbre do violoncelo, captar menos o som das cordas e achar um que se adapte bem ao cavalete.

    Alguém aí?! HEEEEELP! :)

    Dr Nick
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Olha... Vou tentar falar o pouco que já vi sobre o assunto. Toco violoncelo mas nunca usei um captador. A única vez que usei um microfone comum (bem simples mesmo), e ele captou bem pouco e não dava para escutar quase nada, pois os outros instrumentos tamparam. Como a formação que você vai tocar e menor(eu estava com uma banda e um coral) talvez isso de certo com vocês. Não sério se os captadores teriam tanta perda por estar no cavalete, pois e o cavalete que transmite o som para a caixa acústica do cello. Talvez quem pode ajudar melhordo que eu eh outro usuário usuário aqui do fórum. O cellolover talvez já tenha tido mais experiências com isso.

    Bom... O pouco que entendo está ai. Apenas lembrando que nunca usei um captador. Tampouco um microfone especial apenas um comum. Espero ter ajudado

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/12
    · votar


    Dr Nick

    Muito obrigado, cara!

    Vou tentar falar com o cellolover então! :)

    Abraço! o/

    cellolover
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vou tentar falar com o cellolover então! :)

    Jattto
    Acredito que no caso a melhor opçao seria o Realist, David Gage. É um pick-up (captador) que mantém uma boa fidelidade ao som do cello e evita os problemas do uso de microfones. Só não sei se vai conseguir a tempo. Estpero que sim. Veja aqui:
    realista

    Uma performance com ele
    http://www.youtube.com/watch?v=jHgTkcur5qI

    Flavio Jr.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mes passado toquei um concerto com Yamandu Costa e usei um sm 57 para captação, soou legal

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/12
    · votar


    cellolover

    Só não sei se vai conseguir a tempo.
    Pela pesquisa que fiz anteriormente, acho que vai ser difícil. Parece não ser muito popular no Brasil esses captadores.

    De qualquer forma, obrigado pela opinião!


    Flavio Jr.

    Cara, acho que vai acabar ter de ser microfonado mesmo. E que deusolivre das microfonias. :(

    Flavio Jr.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    axo captador de cello legal mas nunca tive tempo para comprar até ja pesquisei opçoes e tal
    mas nada que um bom microfone não resolva
    eu deixo ele bem perto do standart do cello inclinado para a direção do '' f ''
    e também é bom ter um retorno perto,
    pois voce não tem noção do que esta sendo lançado no pa

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/12
    · votar


    Flavio Jr.

    Valeu pela dica, cara. Vamos ver o que acontece lá. Espero que dê tudo certo.

    Abraço!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/12
    · votar


    Comentário COMO FOI

    Foi usado um SM58 para a captação, com a cápsula direcionada para um dos Fs do violoncelo.

    Para dar destaque na voz e não gerar feedback, o volume do violoncelo ficou bem baixo durante a apresentação. :(

    E nossa música perdeu para uma de 4 acordes e com letra insignificante. :S

    E viva ao júri imparcial e competente! \o/

    :|

    Violin Brasil
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Violin Brasil
    · votar


    Existe uma empresa Brasileira chamada Atelier Audio que fabrica captadores para todo o quarteto de cordas, funciona muito bem, não tem microfonia, capta diretamente do cavalete, timbre natural e alto ganho, muito bom o produto.

    Abraço a todos !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonação/Captação de violoncelo em show - alguém entende por aqui?