Piano Erudito - Tempo de Estudo

Autor Mensagem
Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# mar/12 · Editado por: Mary Lennox
· votar


Aproveitando o tópico, e os pianistas que postaram nele...

Eu comecei a estudar essa música:



Pra tocar no mínimo, no meu recital do final do ano. Como já disseram aqui, eu comecei a aula a 2 meses. Ainda não tenho leitura dinâmica em partitura, e não queria tocar essa música se for um nível muito alto pra um iniciante que nem eu.

Queria saber aí de quem toca se essa música é um nível muito alto, ou tá de boa aprender em um ano.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
McBonalds

gosto adquirido
Acho que pelo menos metade do que gosto de ouvir é decorrente disso. Praticamente todos os artistas que mais gosto de ouvir e mais admiro são gosto adquirido.

Aliás, falando de erudito, só fui realmente a gostar e admirar Bach do fundo da alma depois que comecei a tocar as invenções.

É, talvez não muito conhecimento teórico, mas com certeza uma boa noção da "estrutura" da música, além de um certo conhecimento de harmonia, eu imagino.
Certamente ajuda e muda um pouco a visão que você tem das obras, mas eu confesso que meu conhecimento teórico é praticamente nulo.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


McBonalds
Outra coisa que me preocupa é a questão da leitura, que eu não tenho. Mais ou menos (estimativas de novo) quanto tempo se leva pra aprender?

Aí tá uma coisa que eu não consigo fazer estimativa nenhuma.

Bom, pra não cair de novo naquela conversa de "depende" e "defina aprender", vou dividir isso em duas questões. Primeiro identificar claves e altura das notas, e por último fluência e leitura a primeira vista.

Conseguir a identificar a altura das notas e mesmo novas claves, apesar de ser um trabalho árduo (leia: chato), especialmente pra quem está começando, até que não demora muito.

A maior dificuldade fica com a segunda questão, a medida que você vai aprimorando a sua leitura, a dificuldade das peças aumenta mais ou menos no mesmo ritmo. A sensação que acaba ficando é a que não melhoramos nada, ou a de que nunca vamos ser fluentes em leitura.

Mas novamente, é algo pra não se preocupar muito. Leitura a primeira vista é algo bem complicado, ainda mais com obras difíceis. Além disso nem é uma habilidade tão essencial... Há quem diga que memorização* é muito mais importante que leitura fluente/a primeira vista.

*evite fazer isso, se você quiser aprimorar a leitura! =p

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


TG Aoshi
Nunca dei uma olhada, mas outro livro que bom pra iniciar é o Mikrokosmos do Bartók. Vai do basicão até o sei-lá-o-que do intermediário.
Vai até o ultra avançado. O volume 6 é difíicil pra caramba, nível das obras de piano dos compositores da época do Bartók.

Mas mais que um curso de piano, o mikrokosmos é ótimo pra acostumar o estudante com as tendências que eram exploradas na música há pouco mais de 100 anos atrás: divisões incomuns de compasso, politonalismo/polimodalismo e por aí vai. Acho de grande valor o uso do mikrokosmos, até por pessoas de outros instrumentos.

TG Aoshi
Veterano
# abr/12
· votar


Ken Himura
Eita, vou dar uma olhada no Bartok então!

Fora que ele parece explorar bastante música folclórica, ou estou enganado?

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


TG Aoshi
Sim, isso mesmo!

Enceladus
Veterano
# abr/12
· votar


Eu toco piano a seis meses(sempre axei que tinha dom e minha professora disse que eu tinha mesmo),to tocando bem preludio nº 4 de Vilani Cortes e Correndo atraz de Maura Sandoval.(da uma olhada de como é essas musicas)
E quem é seu professor!!! Contate-me e me add como amigo

SODAPOP
Veterano
# abr/12
· votar


vai que a pedagogia do teu professor é boa...

KeyDrumboard
Veterano
# mai/12
· votar


Cara, o que seu professor disse, está correto sim. Eu mesmo, comecei a 1 ano a estudas teclado/piano. Em 1 mes ou menos de aula eu ja aprendi a leitura, que é extremamente facil. Depois disso fui praticando os exercicios do curso que o professor passava, e buscava também na internet outras partituras, tecnicas e tudo o que pudesse me ajudar a evoluir. A questão é essa querer evoluir.
Aprendi muita coisa sozinho, que fui ver apenas varios meses de curso depois. Piano é realmente complicado no começo, mas basta você querer aprender, se envolver com o instrumento, que na margem de 1 ano você será capaz de tocar diversas musicas, eruditas ou populares.
É isso ae cara, confie no seu professor. Se ele for realmente obm como você diz, em 6 meses sua tecnica teria evoluido muito, e seu conhecimento também. Abraços. o/

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


McBonalds

E aí, como tá indo?

McBonalds
Veterano
# jul/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu estou progredindo. Meu professor me passou alguns exercícios de uma cartilha alemã (die Klavier Fibel, de Willy Schneider) e vou começar agora com alguns minuetos simples de Mozart. Ele diz que o ideal pra começo são as peças do classicismo vienense, porque a polifonia é mais fácil de tocar e de entender no começo.

Ken Himura
Veterano
# ago/12
· votar


McBonalds
E ele tá certo. O trabalho polifônico barroco é bem mais complexo, mesmo em peças bobas como invenções a duas vozes. É necessário ter um bom domínio das vozes em paralelo, muito solfejo na cabeça hehehe.

McBonalds
Veterano
# set/12
· votar


Então, agora estou procurando um piano pra comprar. Eu vi na loja de um amigo meu um Albert Schmölz por R$ 4.500,00. Será que vale a pena?

Eu quero um piano simples, para estudo, mas que não vá dar problema depois. O que vocês acham?

Pleyel
Veterano
# out/12
· votar


Pra tocar no mínimo, no meu recital do final do ano. Como já disseram aqui, eu comecei a aula a 2 meses. Ainda não tenho leitura dinâmica em partitura, e não queria tocar essa música se for um nível muito alto pra um iniciante que nem eu.Queria saber aí de quem toca se essa música é um nível muito alto, ou tá de boa aprender em um ano.
Cara Mary Lennox, tudo é possível no mundo da música, porém eu acho que esta obra é muito avançada para ser executada com perfeição em um recital no período de um ano para quem está começando. Acho que estaria pulando etapas de aprendizado, deixando de passar por peças mais fáceis que são necessárias para formar sua técnica pianística.
Mas de qualquer forma se for do seu desejo aprender esta música para se apresentar, vai fundo e estude MUITO.
abs.

Pleyel
Veterano
# out/12
· votar


Pra tocar no mínimo, no meu recital do final do ano. Como já disseram aqui, eu comecei a aula a 2 meses. Ainda não tenho leitura dinâmica em partitura, e não queria tocar essa música se for um nível muito alto pra um iniciante que nem eu.Queria saber aí de quem toca se essa música é um nível muito alto, ou tá de boa aprender em um ano.
Cara Mary Lennox, tudo é possível no mundo da música, porém eu acho que esta obra é muito avançada para ser executada com perfeição em um recital no período de um ano para quem está começando. Acho que estaria pulando etapas de aprendizado, deixando de passar por peças mais fáceis que são necessárias para formar sua técnica pianística.
Mas de qualquer forma se for do seu desejo aprender esta música para se apresentar, vai fundo e estude MUITO.
abs.

Pleyel
Veterano
# out/12
· votar


Pra tocar no mínimo, no meu recital do final do ano. Como já disseram aqui, eu comecei a aula a 2 meses. Ainda não tenho leitura dinâmica em partitura, e não queria tocar essa música se for um nível muito alto pra um iniciante que nem eu.Queria saber aí de quem toca se essa música é um nível muito alto, ou tá de boa aprender em um ano.
Cara Mary Lennox, tudo é possível no mundo da música, porém eu acho que esta obra é muito avançada para ser executada com perfeição em um recital no período de um ano para quem está começando. Acho que estaria pulando etapas de aprendizado, deixando de passar por peças mais fáceis que são necessárias para formar sua técnica pianística.
Mas de qualquer forma se for do seu desejo aprender esta música para se apresentar, vai fundo e estude MUITO.
abs.

Orelhaa
Veterano
# dez/12
· votar


Eu acho na minha opinião que "depende" do que você estará disposto a evoluir e qual o seu objetivo..ex: os maiores pianistas passam horas a fio estudado para tocar "divinamente" o que eles tocam no mínimo 8 horas por dia e sempre acham que ainda tocam pouco e precisam aprender mais ...essa é a evolução deles..sempre querer mais, o melhor
Enquanto outros caras chegam e começam tocar "Piratas do Caribe" acham que sabem muito e começão a divulgar..essas é a "evolução" para eles..coisas pequenas...

n sei se vc conseguiu entender...mas acho que tudo é uma questão é do que é simples para vc??até onde vc quer chegar??e o que é evolução de verdade para vc????

espero ter ajudado.Fique com Deus.Paz

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/13
· votar


McBonalds

E aí, como vai?

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


Die Kunst der Fuge
tem o Álbum para crianças do Tchaikovsky que as músicas são facílimas, aposto que você tocaria várias peças em pouco tempo.

não

os vários albums para a juventude dos românticos são peças fáceis mesmo, mas sem chance para um total novato. Como já disseram, há saltos e padrões rítmicos e, resumidamente, muito mais notas do que um total novato em piano dá conta. É como Fur Elise ou o Rondo a la Turca: peças pseudo-fáceis nos primeiros compassos, mas depois é pauleira para alguém que não ainda não tenha uma boa desenvoltura no teclado... em outras palavras, que já o conheça de cor e salteado pra não precisar ficar olhando

se não me falha a memória, em cerca de 6 meses eu passava por cada livro da série de cursos de piano da Leila Fletcher e do Mario Mascarenhas, comecei no 1 mesmo. Eu me lembro que terminei mas ainda não conseguia tocar a Trovador ao Luar, parecia impossível. É uma peça mais simples que as do Album do Tchaikovsky.

Tem nego hoje que aprende a mover as mãos como o vídeo do youtube ensinou. Ele vai aprender a tocar uma música, mas outras do mesmo nível não vai conseguir tirar facilmente, vai ter que aprender cada movimento para aquela nova música em outro vídeo. E isso acontece porque não aprendeu os fundamentos básicos - que só se aprende na base do suor, sem atalhos.


McBonalds
Eu não consigo enxergar numa obra outras qualidades que não uma melodia inspirada.

uma melodia não é mais que um traço numa tela polifônica

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


Die Kunst der Fuge
parece que a pressão foi demais kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano Erudito - Tempo de Estudo