violinista da shakira e um violino com som de piston ou trompet

    Autor Mensagem
    has4
    Veterano
    # out/11 · Editado por: has4


    Vi um violino nunca antes visto por mim, sendo tocado pela Irlandesa Una Palliser, a violinista que acompanha a Shakira em seus shows, e à propósito, a violinista cantará a música "País Tropical", de Jorge Ben.

    Bom... fiquei surpreso com o tipo de violino que tem uma campana (tipo piston/trompet) e o som soa é exatamente ao de um piston ou trumpet.

    Qual é o nome desse estranho instrumento musical (pelo ao menos pra mim é uma grande novidade)?

    Infelizmente não encontrei nenhuma foto da violinista tocando o referido instrumento, mas acredito que logo, logo pinte em vídeo no youtube ou fotos no google e aí, será possível vê-lo em imagens do show RIR - Rock In Rio 2011.

    Se souberem o nome do instrumento e acharem fotos ou vídeos, postem-nos aqui, ok?

    Vlw.

    makumbator
    Moderador
    # out/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    has4

    O poema sinfônico Uirapuru, do Villa-Lobos tem o violino com campana como solista. O instrumento em português chama-se violinofone. É um tipo de violino bem antigo(ao contrário do que possa parecer), e presente em certas peças específicas, como a do Villa.

    Aqui vc vê fotos e conhece um pouco de sua origem:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Stroh_violin

    Azian
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Azian
    · votar


    Isso me chamou atenção tambem.
    A primeira coisa que pensei (desculpa a ignorancia hehe) ''o que é isso, um violino com um...sopro em forma de berrante?''
    Na hora, não sei como, ela acionou o sopro tocando no braço do violino.
    Enfim, achei diferente e curioso. E também uma novidade pra mim.


    violinofone
    ?!

    patented it in 1899 Nossa, achei que era coisa 'das tecnologias'

    Mas ainda assim, como ela 'acionou' o sopro 'sem ter que encostar a boca' ? Pelo menos, não vi ela fazendo isso quando deu o close nela tocando com a parte 'sopro'.

    The instrument is still in use in Romanian folk-music mais um motivo pra considerar o show dela, multi cultural.

    Não sei nada de violinos, mas gosto muito do som.

    makumbator
    Moderador
    # out/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Azian
    Mas ainda assim, como ela 'acionou' o sopro 'sem ter que encostar a boca' ?

    Não se sopra. É o mesmo processo de campanas de gramofones(que obviamente também não são sopradas pelo equipamento). Na verdade a campana funciona como amplificação(pois o violino em questão não possui caixa de ressonância), e portanto não envolve sopro.

    A membrana da campana capta a vibração direta das cordas, e atua de maneira semelhante a um microfone. O corpo da campana amplifica o som recebido pela membrana, expandindo-o (e atuando de maneira similar a uma caixa de som).

    Esse tipo de violino possui um timbre característico, devido justamente ao uso da campana, o que o torna muito diferente em timbre ao violino normal, com caixa de ressonância tradicional. Por essa razão é apreciado para se obter determinados timbres que um violino comum não produz.

    has4
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bom... obrigado pelas culturais informações.

    Sobre o timbre, o que veio à minha mente imediatamente, é que, para quem toca o violino comum, poderá usar o violinofone, e, soará um Piston/Trumpet, pois assim, de acordo com a necessidade da música, com um único instrumento o músico/banda terão dois! Pra mim soou um piston!

    Muito show... ow... atiçou a G.A.S. aqui! rsrsrs
    Vou pregar uma penela no meu Roma. kkkkkkk

    Interessante. Vejamos se encontramos os vídeos e algo a mais!

    Obrigado. makumbator \º/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violinista da shakira e um violino com som de piston ou trompet