Como saber se um maestro é bom? Uma dica.

Autor Mensagem
Hawklord
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
desafinada não
eu diria q o maestro subiu a afinação em um tom

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Hawklord

Achei que a interpretação podia ser mais legato também...principalmente o movimento II

cellolover
Veterano
# out/11 · Editado por: cellolover
· votar


Hawklord
alias,essa peça é o teste perfeito para saber se um maestro é realmente bom.

E sem dúvida, muitos deles vão concordar....pela dificuldade da obra!

makumbator

Soube que o Cage escreveu um terceiro movimento....mas achou muito ruidoso e resolveu não agregar à obra final....que pena!!

Hawklord
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
vc esta sendo duro demais com os musicos e o maestro
eles fazem uma otima execução de uma peça de dificuldade técnica extrema

Dr Nick
Veterano
# out/11
· votar


prefiro a versão transcrita para piano ou cello, o timbre dos instrumentos realmente enriquece em muito a obra.

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Dr Nick

prefiro a versão transcrita para piano ou cello, o timbre dos instrumentos realmente enriquece em muito a obra.


Mas depende da transcrição. Tem umas versões dessa peça que são muito ruins! Não soam bem! Ainda gosto mais da original! Rará!

Dr Nick
Veterano
# out/11 · Editado por: Dr Nick
· votar


makumbator
Mas depende da transcrição. Tem umas versões dessa peça que são muito ruins! Não soam bem! Ainda gosto mais da original! Rará!

claro, fora que alguns artistas fazem uma interpretação fora do que o compositor imaginou, mais ou menos como ouvir vivaldi numa versão romantica, fica horrivel

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


mais ou menos como ouvir vivaldi numa versão romantica, fica horrivel


Olha ae, mais um barroco romantizado heuaheiauheiuaheiah

cellolover
Veterano
# out/11 · Editado por: cellolover
· votar


Dr Nick

mais ou menos como ouvir vivaldi numa versão romantica, fica horrivel


Como essa aqui?



Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


Vcs já viram o que está escrito na partitura??

Agghiacciato tremar tra nevi algenti
Al Severo Spirar d' orrido Vento,
Correr battendo i piedi ogni momento;
E pel Soverchio gel batter i denti;


Eu gostei dessa interpretação do Karajan. A peça poderia ser um pouco mais "nervosa". Afinal, imagina como deve ser o inverno naquela época??

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Jabijirous

Vcs já viram o que está escrito na partitura??

Sim. A peça possui pequenos versos para contextualizar a música com as intenções "programáticas".

Inclusive, no festival de música antiga aqui de Juiz de Fora houve uma vez uma execução com o texto lido no palco(não lembro o grupo, mas era interpretação "autêntica").

Infelizmente achei péssimo declamar ao longo da execução, pois quebrou totalmente a música(muita gente detestou a experiência). Entretanto, acho muito oportuno colocar os versos no original e traduzidos no programa. Assim o ouvinte pode ler e entender melhor as intenções do Vivaldi.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Inclusive, no festival de música antiga aqui de Juiz de Fora houve uma vez uma execução com o texto lido no palco

Eu fui em um aqui no Rio que a Christiane Torloni leu os textos (mas em português). No mesmo dia eles tocaram também as 4 estações portenhas do Piazzolla, pra contrastar.

Das 4 estações a versão que eu mais gosto é a do Carmignola (o solista), com a orquestra barroca de veneza, é bem porrada:



makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Não conhecia essa versão. Gostei! Ficou bem "nervosa" mesmo.

Eu fui em um aqui no Rio que a Christiane Torloni leu os textos (mas em português).

O qu vc achou? A execução que assisti e fez uso desse recurso me desagradou(não na parte musical, mas pela intromissão dos textos entre a música).

Achei que seria melhor colocar o texto em português e italiano no programa(separando em cada movimento), e que o regente informasse ANTES(e apenas antes) ao público sobre os versos e sua relação com a música.

Hawklord
Veterano
# out/11 · Editado por: Hawklord
· votar


Die Kunst der Fuge
muito boa essa versão,fez com me interresase mais por Vivaldi
nunca tinha escutado muita coisa dele antes,de Barroco(Vivaldi é Barroco não?fiquei na dúvida agora)conheço mais Bach(por q meu pai tem dezenas de CDs com musicas de Bach).
Ainda sou um iniciante em música erudita,embora eu goste muito,especialmente Beethoven e esses compositores mais modernos,tipo John Cage e Stockhausen,gosto muito daquela peça para quarteto de cordas e helicopteros.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Ficou bem "nervosa" mesmo.

Depois ouça o Verão! Principalmente o terceiro movimento, paulada na moleira.

O qu vc achou? A execução que assisti e fez uso desse recurso me desagradou(não na parte musical, mas pela intromissão dos textos entre a música).

Eu tenho um certo problema de ansiedade, então tudo que eu pensava era "cala a boca, comecem a tocar logo..." ehehe não gostei da interrupção para as leituras.

Prefiro a sua idéia de disponibilizar os textos juntamente com o programa.

Hawklord
muito boa essa versão,fez com me interresase mais por Vivaldi

Vivaldi é viciante! Sim, é barroco.

conheço mais Bach

\o/

e esses compositores mais modernos,tipo John Cage e Stockhausen

O.o
Tá melhor que eu então ehehehe :P

makumbator
Moderador
# out/11 · Editado por: makumbator
· votar


Die Kunst der Fuge
Depois ouça o Verão! Principalmente o terceiro movimento, paulada na moleira.

Metal is the law!!!!


então tudo que eu pensava era "cala a boca, comecem a tocar logo...

Hashsah! Eu pensava a mesma coisa! Era broxante parar a música para ouvir o verso. Inclusive, não era a intenção do Vivaldi uma execução dessa maneira. Os versos eram uma forma de contextualizar a peça(e na verdade é até mais importante para os músicos que o público).

Fica uma coisa meio Barroco pós-moderno ao se fazer o uso dos versos declamados ao vivo.

Odiei!

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Bicho, que diferença do karajan. Mas o andamento é um pouco mais puxado.

Só não gostei da gravação, o violino ta muito na cara.

cellolover
Veterano
# out/11 · Editado por: cellolover
· votar


Die Kunst der Fuge

Legal vc. postar essa versão. Gosto da energia dela tb. Muito diferente da "serenidade" do inverno de Karajan....duas propostas neo-românticas totalmente diferentes.... E o inverno do Carmignola é mesmo "tranquilinho" comparado com o verão.....rssss.... O Giardino Armonico tem uma versão legal tb....se achar posto. Abraços!!

makumbator
Ouvir a música e os poemas juntos deve ser muito ruim mesmo. Assisti um concerto em que os poemas eram projetados num telão enquanto a orquestra tocava. Achei bom assim. Abraços!!!

cellolover
Veterano
# out/11
· votar


A versão do Giardino Armonico



Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


cellolover
A versão do Giardino Armonico

Caramba, bem diferente!
Achei bem interessante essa versão.

Essa interpretação seria mais barroca mesmo?

Assisti um concerto em que os poemas eram projetados num telão enquanto a orquestra tocava.


Assim parece ser legal, hein?
E se ainda rolasse umas pinturas barrocas que ilustrassem as estações seria ainda mais interessantes!

Ultimamente eu tenho escutado música vendo uns slides de pinturas da época enquanto ouço... é uma experiencia interessante.

makumbator
Metal is the law!!!!

auahuaha eu ri mto aqui :P

Hashsah! Eu pensava a mesma coisa! Era broxante parar a música para ouvir o verso.

Fatão!

Jabijirous
Bicho, que diferença do karajan. Mas o andamento é um pouco mais puxado.

Só não gostei da gravação, o violino ta muito na cara.


E ae, não ia rolar um Beethoven não?

Eu acho curioso a gente ter ido pro barroco, eram mesmo necessários maestros pra estas peças?

cellolover
Veterano
# out/11 · Editado por: cellolover
· votar


Die Kunst der Fuge

Oi, abraços
È uma versão bem diferente mesmo, que eu gosto bastante.

!Essa interpretação seria mais barroca mesmo?

Os "puristas" que defendem as versões historicamente orientadas têm restrições maiores ou menores contra as três....Karajan para eles é inadimissível, inclusive por não usar instrumentos de época e conjunto barroco tradicional para executar a obra....e tb. restrições de estilo....

O Carmignola ganhou um apelido deles "La Diva", porque ele gostaria de aparecer mais que o próprio compositor....eles não admitem a gama dinãmica, alguns contestam andamento e ritmo (para esses puristas, contaminações românticas....)

O Giardino Armonico não respeitaria a partitura.....e tb, questôes de dinâmica....(Os músicos do Giardino sustentam que se basearam nos manuscritos e não na versão publicada).

Para os puristas as versões "realmente" autênticas seriam por exemplo, as do C. Hogwood e a do Trevor Pinock e aí eles ficam brigando para saber qual seria a "mais autêntica" rsssss.....

Eu acho ótimo ter essas todas para ouvir....sem me preocupar com autenticidade...

Assim parece ser legal, hein?E se ainda rolasse umas pinturas barrocas que ilustrassem as estações seria ainda mais interessantes!
Foi quase isso. Os poemas apareciam com os fundos de pinturas que retratavam as estações....foi legal mesmo!!! Só que se tivesse algum desses puristas na platéia poderia ter dado algum problema porque os quadros eram todos do romantistmo eh eh eh...

Ah, sobre o maestro, normalmente o próprio compositor regia. Vivaldi, por exemplo, compôs os concertos para serem tocados no orfanato em que trabalhava, era uma orquestra inteiramente feminina, já que o orfanato abrigava apenas meninas abandonadas. Ele era também o solista ao violino.

Valeu, abraços!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


cellolover
O Carmignola ganhou um apelido deles "La Diva", porque ele gostaria de aparecer mais que o próprio compositor....eles não admitem a gama dinãmica, alguns contestam andamento e ritmo (para esses puristas, contaminações românticas....)


E pra essas pessoas ele ainda deve pecar por ser "poser", pois tanto a orquestra que ele toca quanto as roupas dão a entender que é de época, mas na execução, olhando por esse lado, não é ehehehe

(Os músicos do Giardino sustentam que se basearam nos manuscritos e não na versão publicada).

Eles são roots, hein! \m\

Para os puristas as versões "realmente" autênticas seriam por exemplo, as do C. Hogwood e a do Trevor Pinock e aí eles ficam brigando para saber qual seria a "mais autêntica" rsssss.....

Vou ouvir essas!
O T. Pinock sempre tenta ser fiel nas versões dele? Tenho uma integral das sinfonias do Mozart com ele, elas então são autênticas?

Eu li que ele rege sentado no cravo, barroco total, dizem que o Handel também fazia isso! \m\

Eu acho ótimo ter essas todas para ouvir....sem me preocupar com autenticidade...


Sim! Também gosto.
É um dos pontos positivos pra existirem os "chatos puristas", pois eles fomentam essa busca pela fidelidade e com isso trazem mais versões pra gente ouvir e escolher uma.
Das que eu já ouvi, a que mais gosto é a do Carmignola mesmo, mas também gosto das outras. Até a do Kazuhito Yamashita, pra dois violões auhauha (Embora ele tenha dado uma bola fora na escolha da dupla dele, o outro cara não acompanha não...)

Foi quase isso. Os poemas apareciam com os fundos de pinturas que retratavam as estações....foi legal mesmo!!! Só que se tivesse algum desses puristas na platéia poderia ter dado algum problema porque os quadros eram todos do romantistmo eh eh eh...

auahuahuahuahuahuahuauauhua
Imaginei aqui um monte de velhinhos (desculpe pelo estereótipo) reclamando das pinturas =P

Ah, sobre o maestro, normalmente o próprio compositor regia. Vivaldi, por exemplo, compôs os concertos para serem tocados no orfanato em que trabalhava, era uma orquestra inteiramente feminina, já que o orfanato abrigava apenas meninas abandonadas. Ele era também o solista ao violino.

Esperto era ele, aposto que passou o arco no violino de todas...

Eu tinha curiosidade pra saber como era quando o próprio solista regia a orquestra, aí uma vez assisti um concerto de uma camerata e pude ver pessoalmente como era, o primeiro violinista balançando o arco do violino enquanto não tocava.

cellolover
Veterano
# out/11 · Editado por: cellolover
· votar


Die Kunst der Fuge
E pra essas pessoas ele ainda deve pecar por ser "poser", pois tanto a orquestra que ele toca quanto as roupas dão a entender que é de época, mas na execução, olhando por esse lado, não é ehehehe

Sim....isso tb.....rsssss....

O mais interessante nisso tudo é que se a gente pudesse perguntar pra cada um deles, TODOS afirmariam estar sendo autênticos....até o Karajan tentou se aproximar disso....Ele regeu as 4 estações fazendo o contínuo no cravo, p.ex...embora no vídeo do post não dê pra perceber muito bem. E num certo sentido, todos eles sâo, já que todos tem argumentos para defender suas interpretaçôes....

Vou ouvir essas!O T. Pinock sempre tenta ser fiel nas versões dele? Tenho uma integral das sinfonias do Mozart com ele, elas então são autênticas?

Sim. Tanto ele quanto o Hogwood só executam uma partitura depois de uma análise musicológica cerrada, partindo sempre dos manuscritos. Os puristas consideram Pinock extremamente cuidadoso com reconstrução histórica, argumentam que ele alia conhecimento com "bom senso" estético em suas análises e interpretaçôes....mas como sempre isso gera muita discussão. A grande vantagem, como vc. falou é que sempre temos versões "autênticas" novas, além de outras, para ouvir.

auahuahuahuahuahuahuauauhuaImaginei aqui um monte de velhinhos (desculpe pelo estereótipo) reclamando das pinturas =P

He he he....dá prá imaginar sim...mas a platéia era só moçada, foi numa faculdade, então os velhinhos eram minoria! Foi com a Tafelmusic Baroque Orchestra, tb. especializada em versões autênticas...Mas eles lançaram uma versão do Vivaldi usando intrumentos indianos e outros....um ex-colega, mais "purista", não gostou muito eh eh eh....

!Esperto era ele, aposto que passou o arco no violino de todas...

Ih!!!!!Talvez, mas ele era padre....auahuahuahuahuahuahuauauhua!

o primeiro violinista balançando o arco do violino enquanto não tocava.
Sim...alguns regem fazendo isso, outros não indicam o tempo...solam na frente da orquestra e "prá mostrar como são bons" rsss....eles nem dão a marcação do tempo nos intervalos dos solos....Hja ensaio..eheheh...

Abraços!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


cellolover
O mais interessante nisso tudo é que se a gente pudesse perguntar pra cada um deles, TODOS afirmariam estar sendo autênticos....até o Karajan tentou se aproximar disso....Ele regeu as 4 estações fazendo o contínuo no cravo, p.ex...embora no vídeo do post não dê pra perceber muito bem.

Sério? Até o Karajan iria achar que tentou ser autêntico? o.o

Sim. Tanto ele quanto o Hogwood só executam uma partitura depois de uma análise musicológica cerrada, partindo sempre dos manuscritos. Os puristas consideram Pinock extremamente cuidadoso com reconstrução histórica, argumentam que ele alia conhecimento com "bom senso" estético em suas análises e interpretaçôes....mas como sempre isso gera muita discussão.

Saquei!
Então minha integral de Sinfonias do Mozart é autêntica e eu nem sabia! Cool, eu acho bem legais.

A grande vantagem, como vc. falou é que sempre temos versões "autênticas" novas, além de outras, para ouvir.


Yep! \o\

He he he....dá prá imaginar sim...mas a platéia era só moçada, foi numa faculdade, então os velhinhos eram minoria! Foi com a Tafelmusic Baroque Orchestra, tb. especializada em versões autênticas...Mas eles lançaram uma versão do Vivaldi usando intrumentos indianos e outros....um ex-colega, mais "purista", não gostou muito eh eh eh....

Entendi!
Po, queria ouvir essa ae com versão de instrumentos indianos!! Parece ser interessante.

Ih!!!!!Talvez, mas ele era padre....auahuahuahuahuahuahuauauhua!

Mas naquela época não tinha muito disso não, hein!
Ele tinha até uma amante "oficial".

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


po eu to meio sem tempo, ta sinistro

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Jabijirous
po eu to meio sem tempo, ta sinistro

Beba menos cerveja antes de tocar e pratique com metrônomo.
Ajuda bastante.

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


cellolover
Ih!!!!!Talvez, mas ele era padre....auahuahuahuahuahuahuauauhua!

Ele era o maior comedor! Talvez fosse superado por outros padres e papas da época(via de regra também comedores), mas mesmo assim não ficava muito atrás!

TG Aoshi
Veterano
# out/11
· votar


Jabijirous
po eu to meio sem tempo, ta sinistro

Fale que sua interpretação é romatizada e use o rubato como desculpa!
Espero ter ajudado! =] . . .

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


TG Aoshi

Ele está em fermata, por isso não tem tempo...

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


Beba menos cerveja antes de tocar e pratique com metrônomo.
Ajuda bastante.


Cara, até pra cerveja tá foda!! Sinto saudades

Fale que sua interpretação é romatizada e use o rubato como desculpa!
Espero ter ajudado! =] . . .


Eu to ritardando aqui no fórum, depois volto pro tempo primo hehehe

TG Aoshi

Ele está em fermata, por isso não tem tempo...


Isso ae


Na verdade eu to editando minhas partituras, em novembro tem concerto meu e eu to que nem um louco compondo e editando partituras e ainda tenho que dar aulas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como saber se um maestro é bom? Uma dica.