Iniciante Violino - Algumas dúvidas

    Autor Mensagem
    richard.p
    Veterano
    # jun/11


    Como é meu primeiro post aqui, primeiro uma apresentação: Olá, meu nome é Richard, tenho 17 anos, moro em Curitiba - PR e estou no primeiro semestre de Engenharia Elétrica pela UTFPR.

    Há algumas semanas atrás peguei emprestado um violino de uma prima minha (um Cremona), só pra dar uma olhada, já que nunca tinha tocado em um mas sempre tive curiosidade. O problema é que além de não ser meu, o violino não está nas melhores condições: estava a mais de 7 anos jogado num canto, o arco estava apertado e as cordas fazem um som "arranhado" mais próximo do corpo do violino (pode ser que eu esteja tocando errado, mas acho que seja nele o problema).

    Então pensei em comprar um violino pra continuar a aprender (me interessei no Eagle VK244, mas talvez fique com o VE441 pra começar). Talvez na próxima semana comece a fazer aulas numa Igreja próxima de casa (já que no momento não tenho condições pra pagar por aulas particulares).

    No começo da semana comecei a ler alguns métodos e apareceram algumas dúvidas:

    1. Tenho estudado "teoria musical" (o termo é esse?) por um livrinho do P. Bona e até agora não tive problemas em "interpretar" as partituras mais simples que encontrei. A minha única dificuldade foi acertar o tempo das notas, então queria saber se você pega mais prática com o tempo.

    Algumas dúvidas sobre o método Suzuki:

    2. Não entendi o que são aqueles pontos em cima/baixo das notas (aparecem no volume 1), alguém pode me explicar?
    3. Tenho um pouco de dificuldade em tocar uma nota em outra corda tendo que usar o mesmo dedo (acho que ficou um pouco confuso), por exemplo: tocar o Lá da 1ª corda e depois o Ré da 2ª usando nas duas o anelar. É questão de prática ou tem alguma "técnica"?
    4. É normal ter um pouco de dificuldade em tocar essas músicas mais básicas no início?

    5. Tenho aqui os 10 volumes do Suzuki, Laoureux, Schmoll e alguns métodos do P.Bona. Alguma recomendação de ordem pra estudar ou se posso ver mais de um ao mesmo tempo?

    O tópico ficou um pouco grande, mas acabei deixando as dúvidas acumularem. Desculpem por qualquer erro e agradeço desde já por qualquer ajuda,

    Richard.

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    richard.p

    Cara, antes de mais nada, NÃO TENTE APRENDER VIOLINO SOZINHO. Isso é sério. Procure um professor que ele irá te ajudar em inúmeras questões que vão surgir no seu aprendizado, tanto estas que voce tem agora quanto muitas outras mais específicas que virão no futuro. Uma coisa que pecam muitos dos que tentam aprender sozinhos é a questão do posicionamento. Praticamente todos os músculos da cintura pra cima do seu corpo tem alguma função no tocar do violino, e (como é extremamente comum acontecer) uma posição levemente errada pode mudar bastante o som que sairá do instrumento. E a única pessoa que poderá evitar erros de posicionamento em voce será um professor.

    Bom, dito isso, as questões:

    O problema é que além de não ser meu, o violino não está nas melhores condições: estava a mais de 7 anos jogado num canto, o arco estava apertado e as cordas fazem um som "arranhado" mais próximo do corpo do violino (pode ser que eu esteja tocando errado, mas acho que seja nele o problema).

    Cara, isso pode ser uma caralhada de coisas. Pode ser tanto uma simples falta de breu (a cera endurecida que se passa na crina do arco do violino, para que este tenha fricção e estabilidade ao passar nas cordas) quanto um problema do próprio corpo do instrumento. Nesse último caso, o ideal seria que voce levasse o violino a um luthier e pedisse para dar um check-up no violino. Porém, importante dizer que voce DEVE procurar referencias antes, pois o risco de voce ser engabelado num caso desses é enorme...

    1. Tenho estudado "teoria musical" (o termo é esse?) por um livrinho do P. Bona e até agora não tive problemas em "interpretar" as partituras mais simples que encontrei. A minha única dificuldade foi acertar o tempo das notas, então queria saber se você pega mais prática com o tempo.

    O Bona é bom para o começo, estude-o o máximo possível (e claro, estude a parte prática com um professor). Sobre o tempo, sim, com a prática voce resolve. Um aparelho indispensável pra qualquer estudante de violino (ou melhor dizendo, um estudante sério de violino) é o metrônomo. Ele irá disciplinar o seu ritmo e é no começo o único ponto de apoio do estudante quando este este estiver praticando sozinho, em casa. Por isso, compre um! Com o tempo, voce acerta o tempo :)

    2. Não entendi o que são aqueles pontos em cima/baixo das notas (aparecem no volume 1), alguém pode me explicar?

    Estes são ponto indicativos de staccato, uma técnica de arco. Significa que voce deve tocar esta nota com cerca da metade do valor dela, mais uma pausa correspondente ao que falta. Ou seja, se ela for uma semínima, deve soar como uma colcheia (1ª metade) mais uma pausa (2ª metade) do mesmo valor da colcheia. Exemplo com semínima:

    Semínima de "1 segundo" de duração sem staccato: 1 segundo de execução normal
    Semínima de "1 segundo" de duração com staccato: 0,5 segundos de execução normal + 0,5 segundos de pausa

    É um tanto complicado no começo, mas com o tempo se aprende. Porém, a única pessoa que dirá se voce está fazendo o staccato corretamente será seu professor. Fazendo sozinho voce tem grandes chances de fazer tudo errado (heuheee), e apesar de ser simples, essa é uma das técnicas mais difíceis de se dominar. Voce vai ver no futuro... caso queira ser um violinista :)

    3. Tenho um pouco de dificuldade em tocar uma nota em outra corda tendo que usar o mesmo dedo (acho que ficou um pouco confuso), por exemplo: tocar o Lá da 1ª corda e depois o Ré da 2ª usando nas duas o anelar. É questão de prática ou tem alguma "técnica"?

    Sim, voce deve usar o mesmo dedo. A única coisa que deve mudar em notas que possuem a mesmo dedilhado é o movimento do seu braço. Isso é extremamente importante, porque mais pra frente quando voce tiver que tocar duas cordas ao mesmo tempo, pode calhar de um dos seus dedos ter que tocar também duas notas ao mesmo tempo, e levando em conta que quando voce faz isso voce cria um intervalo de 5ª (que é bem comum na composição muscial) pode se preparar que voce terá que se adaptar a isso. Portanto, corrija-se porque é só uma questão de prática.

    Como "dica" o que eu tenho a acrescentar é que voce toque nas cordas o mais leve possível, e com a parte carnosa da ponta dos dedos, o mais no ápice possível. Alguns professores aconselham voce forçar o dedo na corda no início, mas isso é algo bem desvantajoso no futuro (especialmente pra solos) e um erro já "consolidado" no presente é muito mais difícil de se corrigir no futuro. Mesmo que o som saia terrível, procure sempre ter mais FIRMEZA do que FORÇA, e logo logo voce terá resultados.

    4. É normal ter um pouco de dificuldade em tocar essas músicas mais básicas no início?

    Sim, é perfeitamente normal. Cada um tem um ritmo próprio, uma dificuldade em especial aqui e ali e por isso não se sinta um "inútil" se não conseguir pegar umas músicas banais. Como eu já disse, o melhor progresso vem com um professor, e ele te dará todas as dicas necessárias para que voce avance no seu ritmo, sem extrapolação.

    5. Tenho aqui os 10 volumes do Suzuki, Laoureux, Schmoll e alguns métodos do P.Bona. Alguma recomendação de ordem pra estudar ou se posso ver mais de um ao mesmo tempo?

    Bom, isso é algo bem específico. Como eu não te ouvi "tocando" não posso escolher um ou outro pra voce. Minha escolha poderia ser bem desastrosa, e desanimadora pra voce. O melhor mesmo é encontrar alguém que te ouça tocar ou, já que voce está bem no início, te recomende um método "basicão" pra te iniciar no violino. Novamente, um professor aqui é o ideal (e recomendado).

    richard.p
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: richard.p
    · votar


    Cara, antes de mais nada, NÃO TENTE APRENDER VIOLINO SOZINHO. Isso é sério. Procure um professor que ele irá te ajudar em inúmeras questões que vão surgir no seu aprendizado, tanto estas que voce tem agora quanto muitas outras mais específicas que virão no futuro. Uma coisa que pecam muitos dos que tentam aprender sozinhos é a questão do posicionamento. Praticamente todos os músculos da cintura pra cima do seu corpo tem alguma função no tocar do violino, e (como é extremamente comum acontecer) uma posição levemente errada pode mudar bastante o som que sairá do instrumento. E a única pessoa que poderá evitar erros de posicionamento em voce será um professor.

    É o que eu realmente queria, mas fazendo faculdade e sem dinheiro não sei se consigo tempo, vou fazer na Igreja mesmo, será que adianta alguma coisa? Se não, alguém tem alguma recomendação de professores em Curitiba?

    O Bona é bom para o começo, estude-o o máximo possível (e claro, estude a parte prática com um professor). Sobre o tempo, sim, com a prática voce resolve. Um aparelho indispensável pra qualquer estudante de violino (ou melhor dizendo, um estudante sério de violino) é o metrônomo. Ele irá disciplinar o seu ritmo e é no começo o único ponto de apoio do estudante quando este este estiver praticando sozinho, em casa. Por isso, compre um! Com o tempo, voce acerta o tempo :)

    Você recomenda um eletrônico ou mecânico? Usa ele geralmente depois de já ter tentado tocar a música uma vez só pra pegar o andamento ou na primeira já sai tentando tocar com ele?

    É um tanto complicado no começo, mas com o tempo se aprende. Porém, a única pessoa que dirá se voce está fazendo o staccato corretamente será seu professor. Fazendo sozinho voce tem grandes chances de fazer tudo errado (heuheee), e apesar de ser simples, essa é uma das técnicas mais difíceis de se dominar. Voce vai ver no futuro... caso queira ser um violinista :)

    Eu tentei imitar o som do áudio que acompanha o método mas não me convenceu muito não :p

    Como "dica" o que eu tenho a acrescentar é que voce toque nas cordas o mais leve possível, e com a parte carnosa da ponta dos dedos, o mais no ápice possível. Alguns professores aconselham voce forçar o dedo na corda no início, mas isso é algo bem desvantajoso no futuro (especialmente pra solos) e um erro já "consolidado" no presente é muito mais difícil de se corrigir no futuro. Mesmo que o som saia terrível, procure sempre ter mais FIRMEZA do que FORÇA, e logo logo voce terá resultados.

    Opa, valeu pelo conselho, tava forçando a corda mesmo!

    Valeu pela ajuda Kobberminer, vou mais um tempo sozinho mas vou tentar procurar um professor o quanto antes!

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    richard.p

    É o que eu realmente queria, mas fazendo faculdade e sem dinheiro não sei se consigo tempo, vou fazer na Igreja mesmo, será que adianta alguma coisa? Se não, alguém tem alguma recomendação de professores em Curitiba?

    Pro início, acho que não tem problema. Uma das coisas mais importantes pra quem ta começando é mesmo o posicionamento. A outra é leitura de partitura. Encontrando um professor que dê um bom enfoque nestes dois itens, pode ir tranquilo. Se não. corre que é furada...

    Você recomenda um eletrônico ou mecânico? Usa ele geralmente depois de já ter tentado tocar a música uma vez só pra pegar o andamento ou na primeira já sai tentando tocar com ele?

    Tanto faz ser mecânico ou eletrônico. Eu recomendaria o eletrônico agora porque ele é mais prático de se configurar (e também mais barato). Depois, mais tarde, seria interessante também voce comprar o mecânico (nesse caso fica uma decisão mais pessoal).

    Pra quando for tocar, comece a música já usando o metrônomo, porém não se atenha muito a essa "regra". Geralmente o iniciante não tem um ouvido treinado o suficiente para saber se está correndo ou não (às vezes chega-se a duplicar a velocidade da música sem perceber), então o ideal seria que voce sempre tocasse com ele (mas é importante frisar que o seu desenvolvimento não será melhor ou pior se voce sempre se ater a isso). Digo isso porque o metrônomo faz voce ficar preso no tempo da música, e dependendo do estilo da obra em questão, voce deverá tocar mais "mecanicamente" dentro do tempo (obras clássicas, especialmente) ou com mais "sentimento", feeling, fugindo um pouco do tempo (obras românticas, especialmente). De modo geral, use o metrônomo quando seu professor disser que está correndo (ou indo lento) demais, e então quando voce estiver mais "dentro do tempo", toque sem ele.

    Eu tentei imitar o som do áudio que acompanha o método mas não me convenceu muito não :p

    É porque não é "apenas" tocar a metade do tempo da nota, somado a uma pausa. Se fosse só isso, o staccato não seria uma técnica em especial. Tem a questão da intensidade, da firmeza, da rapidez, do uso do arco (se voce usará ele inteiro ou apenas 1/2 ou 1/3), da zona do arco (se voce utiliza a ponta, o meio ou a base, talão), etc.

    Isso que voce está vendo agora é o básico do básico do staccato. Se voce quer uma demonstração de staccato hardcore, veja o vídeo abaixo. Essa música ilustra bem a forma da técnica (no extremo, no caso), nas mãos de um dos maiores violinistas do séc. XX, Jascha Heifetz:

    obs: o primeiro conjunto de staccatos é tocado no trecho de 0:10 - 0:13



    Opa, valeu pelo conselho, tava forçando a corda mesmo!

    Valeu pela ajuda Kobberminer, vou mais um tempo sozinho mas vou tentar procurar um professor o quanto antes!


    Valeu :)

    richard.p
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Opa, brigadão pela ajuda! Mais duas coisas:

    O vibrato é muito complicado de fazer? Nos vídeos parece ser tão natural mas não chego nem perto de conseguir fazer.

    Quando você toca você olha na direção do violino ou pra frente?

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    richard.p

    O vibrato é muito complicado de fazer? Nos vídeos parece ser tão natural mas não chego nem perto de conseguir fazer.

    No começo, é uma desgraça. Tocar violino quase se assemelha a praticar arte marcial. O corpo todo é muito pouco flexível e isso se demonstra especialmente na mão esquerda. O vibrato mostra a importância de não se apertar demais as cordas do violino, porque se voce fizer isso acaba deixando toda a sua mão tensa e aí fica bem difícil de fazê-la "vibrar". Por isso, antes de treinar o vibrato, treine bastante o posicionamento dos dedos, e procure deixá-los o mais leve (porém firmes) possível sobre as cordas.

    Depois, faça esse exercício: prenda o primeiro dedo em qualquer corda (o ideal seria que se fizesse em todas) na posição normal e deixe-o bem firme. Posicione o dedão na lateral do braço do violino e mantenha essa posição. Depois, balance a sua mão pra frente e pra trás em ritmo lento, e depois vá acelerando calmamente. Não tire o primeiro dedo nem o dedão do lugar. Esses dois dedos fazem a base da primeira posição e se voce acostumar a fazer o vibrato mexendo eles, vai desafinar toda a música em questão de segundos. Quando já tiver safo nesse exercício, pratique-o de novo só que colocando dois dedos na corda (o primeiro e o segundo). Depois, faça o mesmo colocando o primeiro, segundo e terceiro dedo. Faça esse exercício todo dia em que for treinar antes de começar a tocar, e em um mês voce já estará fazendo vibratos até sem perceber!

    Quando você toca você olha na direção do violino ou pra frente?

    Na direção da partitura, afinal, voce precisa dela, heuhUAHua.

    Mas sério, procure sempre olhar para a partitura e não fique olhando pro braço do violino tentando ver se a posição dos dedos está correta. No início isso é bem normal fazer, porém, quando estiver pegando umas músicas mais intermediárias, vai ser impossível voce acompanhar a partitura e os dedos ao mesmo tempo. Além disso, ficar olhando muito pro violino acaba te tirando a atenção do mais importante, que é o som. Quando voce olha para os dedos, voce quase que ignora o som e se concentra apenas na posição, que é um vício bem ruim de se adquirir. Quando voce não olha pro violino, voce só tem o próprio som dele pra te guiar, e assim, treina mais o ouvido e a afinação; com isso naturalmente os seus dedos vão se ajustar pelo som, e não o contrário.

    Nos casos aonde voce tocar sem partitura, aí não tem uma regra fixa. No começo é importante não olhar pro violino pra não ficar tentando se corrigir toda hora, mas depois quando voce tiver prática voce pode olhar pra onde quiser. Anne-Sophie Mutter praticamente não desgruda os olhos do violino, heueheu. Pra isso o legal seria voce assistir vários vídeos de violinistas tocando principalmente aqueles concertos hardcore, e então prestar atenção no posicionamento do corpo deles e, nesse caso, pra onde eles estão olhando. Aí voce vê e escolhe uma direção de rosto que combine mais com voce e com o seu estilo.

    Contanto que voce não se inspire em Andre Rieu e similares, tá valendo :)

    richard.p
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: richard.p
    · votar


    No começo, é uma desgraça. Tocar violino quase se assemelha a praticar arte marcial. O corpo todo é muito pouco flexível e isso se demonstra especialmente na mão esquerda. O vibrato mostra a importância de não se apertar demais as cordas do violino, porque se voce fizer isso acaba deixando toda a sua mão tensa e aí fica bem difícil de fazê-la "vibrar". Por isso, antes de treinar o vibrato, treine bastante o posicionamento dos dedos, e procure deixá-los o mais leve (porém firmes) possível sobre as cordas.

    Acho que consegui fazer o com o dedo, mas vou tentar esse exercício que você passou :)

    Na direção da partitura, afinal, voce precisa dela, heuhUAHua.

    ehaueauhea, verdade! Tento não olhar pro violino quando já "acostumei" a tocar alguma música, aí olho só pra partitura

    Contanto que voce não se inspire em Andre Rieu e similares, tá valendo :)

    Não entendi muito bem, tem alguma errada sobre eles? :p

    -------------------------
    Outra dúvida: Se no começo da partitura não tem o tempo dela, como eu acerto o metronomo?

    Brigadão de novo pelas respostas :)

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    richard.p
    Não entendi muito bem, tem alguma errada sobre eles? :p

    Andre Rieu é poser-mor da música erudita. Como eu não gostaria que voce virasse um poser também, daqueles que só conhecem as "Quatro Estações" e os temas da 5ª e 9ª sinfonias de Beethoven, já tô te avisando de antemão, uAHAUhauA

    Outra dúvida: Se no começo da partitura não tem o tempo dela, como eu acerto o metronomo?

    É muito raro voce encontrar uma música que não tenha a marcação de tempo, porém, também é muito raro voce encontrar uma partitura que tenha exatamente um valor numérico para o andamento. Como padrão ocorre de no canto superior esquerdo da partitura ter uma expressão (tradicionalmente em italiano) indicando o tempo da música, e em alguns casos, algumas outras marcações do tipo de "emoção" que deve ser empregada na execução da música. O valor do tempo é meio que propositalmente indicado em forma textual e não numérica justamente para os músicos não se prenderem demais a uma velocidade fixa e rígida.

    Dê uma olhada na sua partitura, veja qual palavra se encontra no canto superior esquerdo e veja a "tradução" dela no quadro abaixo:

    Larghissimo — muito, muito lento (20 bpm e menor)
    Grave — lento e solene (20-40 bpm)
    Lento — lentamente (40–60 bpm)
    Largo — amplo (40–60 bpm)
    Larghetto — menos amplo (60–66 bpm)
    Adagio — lento e imponente (literalmente é "com facilidade") (66–76 bpm)
    Adagietto — menos lento (70–80 bpm)
    Andante — no ritmo de uma caminhada (76–108 bpm)
    Andante Moderato — um pouco mais rápido que o Andante
    Andantino – relativamente mais rápido que o Andante
    Moderato — moderadamente (101-110 bpm)
    Allegretto — moderadamente ligeiro (porém menos que o Allegro)
    Allegro moderato — moderadamente rápido (112–124 bpm)
    Allegro — rápido, ligeiro e brilhante (120–139 bpm)
    Vivace — vívido e rápido (˜140 bpm) (mais ligeiro que o Allegro)
    Vivacissimo — muito rápido e vívido
    Allegrissimo — muito rápido
    Presto — muito rápido (168–200 bpm)
    Prestissimo — extremamente rápido (mais que 200 bpm)

    Muito provavelmente devem acompanhar outras expressões juntamente com alguma dessas acima que dizem respeito justamente a "emoção" que voce deve empregar. Acredito que não deva calhar de voce encontrar uma partitura nos métodos de violino iniciantes, então nem esquente a cabeça com isso...

    richard.p
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: richard.p
    · votar


    Andre Rieu é poser-mor da música erudita. Como eu não gostaria que voce virasse um poser também, daqueles que só conhecem as "Quatro Estações" e os temas da 5ª e 9ª sinfonias de Beethoven, já tô te avisando de antemão, uAHAUhauA

    Anotado!

    Muito provavelmente devem acompanhar outras expressões juntamente com alguma dessas acima que dizem respeito justamente a "emoção" que voce deve empregar. Acredito que não deva calhar de voce encontrar uma partitura nos métodos de violino iniciantes, então nem esquente a cabeça com isso...

    Tem sim :p Dei uma olhada aqui e a maioria é Allegretto e Allegretto moderato.

    Tem também Andante pastorale e Maestoso, qual o significado?

    PS: Só pra te deixar sabendo, já peguei o jeito daquela dúvida do primeiro post, de tocar 2 notas tendo que usar o mesmo dedo :)

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    richard.p

    Tem também Andante pastorale e Maestoso, qual o significado?

    Pastorale é "pastoral" mesmo. Se toca com um ritmo bucólico, "interiorano", coisas do tipo... Imagine uma roça alegre e feliz onde os pastores tocam as ovelhas, as mulheres colhem o trigo e as crianças e os animais correm pra lá e pra cá, brincando com a Natureza. Exprima essa imagem na música e tá feito ;)

    maestoso indica que a música deva ser tocada com imponência, "dignidade" e majestosidade. Pode ser em ritmo de marcha também. Pense que está tocando para, por exemplo, a entrada de uma pessoa importante, que seja digna de respeito e autoridade.

    Isso tudo é muito subjetivo. Eu só comecei a entender melhor esses conceitos de "emoção" na música quando comecei a tocar em orquestra. Com maestro dando os toques, fica muito mais fácil e interessante de se aprender (mas não é nada que não se possa aprender sozinho, mas neste caso, é legal ter sempre alguém "de fora" ouvindo e expressar o que sentiu ouvindo a sua música).

    PS: Só pra te deixar sabendo, já peguei o jeito daquela dúvida do primeiro post, de tocar 2 notas tendo que usar o mesmo dedo :)

    Isso aí. Treine em todas as cordas e com os 4 dedos (especialmente o diabólico "mindinho", que é a desgraça do violinista iniciante) :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante Violino - Algumas dúvidas