Formula de Compasso composto

    Autor Mensagem
    Beguito
    Veterano
    # mai/11


    Como é dividido um compasso composto, tipo 6/8 ou 6/16, etc...? O número inferior interfere na contagem do tempo?

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    eu n sei explica direito mais eu vo tenta pq aki eh mto poco movimentado
    no caso do compasso 6/8,eh o 2/4 composto,e vc passa a contar o tempo diferente,no 3/4 vc conta 1 e 2... e no 6/8 vc conta 1 e e 2 e e ...e vai indo
    o numero de baixo eh o tempo q a semibreve(?)vai valer,no caso do 6/8 são 8 tempos,ou seja o tempo das notas vai dobrar
    eu acho q ta mto confuso,mais como deu trabalho pra escreve vo postta mesmo assim

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Beguito

    Na fórmula de compasso, o numerador (o número de cima) indica a quantidade de notas máximas permitidas no compasso. Já o denominador (número de baixo) indica a "qualidade", ou melhor dizendo, o tipo das notas máximas indicada pelo numerador

    No exemplo que voce deu: 6/8
    - O 6 representa o número de notas
    - O 8 representa o tipo das mesmas

    O tipo da nota é representado numericamente como uma subdivisão da semibreve. Ou seja, se a semibreve tem valor 1 (como é o usual), a mínima terá valor 2, a semínima valor 4, a colcheia valor 8 , a semicolcheia valor 16, e assim por diante...

    Então, nesse exemplo (6/8) está indicado que o compasso deve ter 6 notas base representadas pelas colcheias: Graficamente:

    |C-C-C-C-C-C|C-C-C-C-C-C|C-C-C-C-C-C|...

    Onde C representa uma colcheia (número de baixo: 8) e cada espaço entre |...| um compasso

    No segundo exemplo (6/16) fica:

    |SC-SC-SC-SC-SC-SC|SC-SC-SC-SC-SC-SC|SC-SC-SC-SC-SC-SC|...

    Onde SC representa semicolcheia (número de baixo: 16) e cada espaço entre |...| um compasso

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Beguito
    esquece minha explicaçao e segue a do kobberminer

    Beguito
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sinto que a vida esta lentamente penetrando em meu corpo...

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sinto que a vida esta lentamente penetrando em meu corpo...
    an?

    Beguito
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    an o que?... Finalmente estou começando a ver a luz! Essa divisão estava me deixando mais perdido q cabelo no capim.

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Beguito
    ah ta
    eh q vc flo de uma maneira tao poética

    Mu_Cephei
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Mu_Cephei
    · votar


    Tenho uma pequena dúvida:

    Se eu quiser compor um trecho em 9/8, por exemplo, eu posso criar uma linha de bateria nessa fórmula e à partir dela partir para a melodia e a harmonia? (Ainda que, desse modo, a linha melódica possa não soar como um 9/8?)


    [EDIT]

    ahh, e eu posso "dividir" um 9/8 do jeito que eu quiser (com a marcação do chimbal da caixa)?

    SeeYouLaterAlligator
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Mu_Cephei

    Não sei se entendi muito bem a sua dúvida.

    9/8 é um compasso composto ternário, que consiste em 3 tempos com 3 colcheias em cada tempo (totalizando 9 colcheias). A divisão fica mais ou menos assim:

    C C C - C C C - C C C | C C C - C C C - C C C |
    1 e e - 2 e e - 3 e e | 1 e e - 2 e e - 3 e e |


    Não há problema algum em começar pela bateria e daí partir para os demais instrumentos. Ocorre que, enquanto um dos instrumentos estiver em 9/8, os demais também estarão.

    Mas, claro que, como tudo em música, há exceções. Existe uma coisa chamada polirritmia, que te permite variar estruturas rítmicas entre os instrumentos na mesma parte da música, o que exige muito estudo, bom senso e alguns cálculos. Encontra-se mais na música africana.

    Foi mais ou menos isso que você perguntou?

    Mu_Cephei
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    SeeYouLaterAlligator

    Sim, perfeitamente. É que eu vi um vídeo, no qual o cara mostra algumas possibilidades de levadas na bateria com esse compasso (9/8). Só que a marcação da caixa acaba dividindo o compasso de maneiras diferentes, e compor uma melodia com base em tais marcações deve ser bem interessante.

    Aqui está o vídeo:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formula de Compasso composto