[Dúvida] Sobre Partitura

    Autor Mensagem
    lerio
    Veterano
    # abr/11


    Pessoal, estou aprendendo piano por conta própria, porém surgiram algumas dúvidas quanto à leitura de partituras.

    Escolhi a musica Gavotte de J.S.Bach para aprender, mas na partitura dela tem uns símbolos em alguns lugares que não consigo achar em lugar nenhum o significado.

    anotei minhas dúvidas em vermelho na partitura, se puderem me dar uma luz sobre o que são essas coisas, agradecerei.

    Imaginei que os números pudessem se tratar de quiálteras, mas prefiro me certificar.

    Eis o link das dúvidas:
    [Link]

    guizimm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    os numeros sao os dedos pra vc usar,e a semibreve ai acho q pode toca normal,como se tivesse virada pra baixo

    lerio
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    eita...agora ja fiz do meu jeito hahaha...mas valeu pela dica dos dedos... quanto a semibreve, que na verdade é uma mínima, ja havia lido algo à respeito dela virada pros dois lados, mas não lembro e não consigo achar =/..bem, ao menos saber que os números são como cifras está ótimo pra mim.

    guizimm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    nuss pod cre,confundi mesmo,eu nunca decorei os nomes de cabeça
    mais acho q se vc pergunta no musica em geral eh mais facil de te responderem,pq aki eh mto parado

    Kobberminer
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    lerio

    Os nùmeros são correspondentes aos dedos
    Já a mínima com as duas "pernas" significa que a nota fecha duas sucessões distintas (no caso, ela fecha tanto a frase do C# quanto do F#). De modo prático, isso não altera em nada a execução; pode tocar do jeito que quiser :)

    A título de curiosidade: a frase do C# que ela fecha é uma cadência "padrão" de saltar da sensível aumentada (VII nota da escala musical), até a tônica (VIII nota da escala musical; a oitava acima). É típica de fechamento. Já a frase do F# serve para saltar para o acorde da dominante (D maior) a partir do acorde da sub-dominante (A maior)

    Resumindo, na mesma sucessão: sensível ---> tônica e sub-dominante ---> dominante

    Resumindo novamente, Bach é foda... sem comentários :)

    Bons estudos!

    lerio
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kobberminer

    Não entendo, a tônica não seria o G? no fechamento alí eu não estou tocando um D que você mesmo disse que é a dominante? Se o D é a dominante então o C não seria a sub-dominante? ah!! dúvidas hehehe.
    À que se referem as tais frases?

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Kobberminer
    interessante isso

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    lerio

    Se o D é a dominante então o C não seria a sub-dominante?

    Verdade, voce tá certo. Confundi sub-dominante com a sobretônica. Foi mal, devo ter lido o Lá na clave de Fá como se fosse em clave de Sol (ou seja, li um Fá, e pensando ainda que a tonalidade fosse em Dó maior, misturei tudo e disse: sub-dominante! hauhauah)

    Então corrigindo: Bach faz um encadeamento da sensível (C#) para a tônica (D), e um encadeamento do acorde da sobretônica (Am) para a dominante (D)

    Não entendo, a tônica não seria o G? no fechamento alí eu não estou tocando um D que você mesmo disse que é a dominante?
    À que se referem as tais frases?

    A tônica se refere apenas a tônica de um acorde. O que está em G é a tonalidade. Ou seja, dentro desse tom (Sol maior) existem as tônicas G - A - B - C - D - E - F# (exatamente as notas que definem a escala), e seus respectivos acordes: G, Am, Bm, C, D, Em, F#dim

    Veja aqui

    Nessa sucessão, Bach transformou o acorde de Lá menor em Lá maior, aumentando em meio-tom o Dó para que ele pudesse construir a cadência para o Ré seguinte (sensível aumentada ---> tônica). Já o acorde em Ré maior está em uníssono (quando as notas são iguais, no caso, os dois D) talvez para reforçar o efeito da dominante no final da frase. De qualquer jeito, voce percebe a genialidade de Bach justamente nestes pequenos detalhes :)

    guizimm

    Valeu!

    guygo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    achei muito interesante tam bem eu to aprendendo ainda violino toco a um ano violino e gostaria de me informar mais sobre isso

    se poder me informar um site fico agradecido

    meus parabens

    guygo

    lerio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Olá novamente amigos,
    Surgiu uma segunda dúvida na mesma partitura que gostaria de aproveitar o tópico para esclarecer com vocês.
    Vejam se podem me ajudar:
    imagem
    e a dúvida dessa vez demarcada em verde.
    Sabem o que é esse símbolo ao lado esquerdo da nota? também não entendo porque usar o dedo 2, parece mais complicado do que usar o 1. enfim, help!

    lerio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    up amigos =)

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    lerio

    Então, não tenho certeza, mas acredito que este sinal indique que aquela nota em questão deva ser tocada apenas uma vez durante a repetição do trecho. Agora, eu não sei se é pra ser tocada durante a 1ª ou durante a 2ª execução... sei que é apenas em uma delas, mas não sei qual exatamente (chutaria pra se tocar só na 1ª execução...)

    também não entendo porque usar o dedo 2, parece mais complicado do que usar o 1. enfim, help!

    Huhuehe, no violino também é MUITO mais fácil tocar uma corda solta do que tocar a mesma nota com o 4º dedo (mindinho) em outra corda. Na maioria das vezes, essa questão de dedilhado "aparentemente" mais complicado é proposital para se treinar agilidade nos dedos. Então, procure tocar sempre no dedilhado indicado na partitura, porque isso faz parte do estudo. Para ter certeza, compare também com outras notas iguais, porque talvez, por puro azar, pode ter sido um erro de impressão. Nesse caso, só o bom senso poderá garantir :)

    lerio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    hehehe mas é impossível tocar com o dedo 2, pois tem que tocar ao mesmo tempo uma nota muito acima com o 3. e olha que meus dedos são enormes! Acho que deve ter alguma coisa a ver com esse traço atrás.

    makumbator
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    lerio

    Esse traço serve para marcar que a nota mais grave da clave de sol na verdade pertence à linha da mão esquerda. Para evitar o uso das linhas suplementares no pentagrama inferior, a nota foi movida para o pentagrama superior. Por isso não há pausa no final do pentagrama do baixo(está apenas com o espaço vazio), pois a nota passou para cima.

    Kobberminer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Nuss... nunca mais dou um chute na minha vida...

    /queburrodázeropraele...

    lerio
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: lerio
    · votar



    lerio

    Esse traço serve para marcar que a nota mais grave da clave de sol na verdade pertence à linha da mão esquerda. Para evitar o uso das linhas suplementares no pentagrama inferior, a nota foi movida para o pentagrama superior. Por isso não há pausa no final do pentagrama do baixo(está apenas com o espaço vazio), pois a nota passou para cima.



    Amigo, muito obrigado! Eu já estava tocando com a mão esquerda por parecer impossível com a direita, mas ter certeza de que é o correto me alivia! obrigado =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Sobre Partitura