Como decorar partituras?

    Autor Mensagem
    kishi
    Veterano
    # set/10


    Olá pessoal! É muito bonito ver um músico tocar sem partituras. Gostaria de conseguir decorá-las (partitura), mas, simplesmente, elas não entram na minha cabeça. Alguém conhece algum método para se decorar partituras?

    Stalingrado
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu já acho bonito um cara que sabe ler partitura e toca com elas.
    É algo um pouquinho distante da minha realidade. ;)

    Agora, pra decorar, cara... Acho que é interessante não ser algo forçado. Estude a música, ouça bastante, e, em vez de decorar a partitura propriamente dita (as figuras de tempo, as fórmulas de compasso, etc), decore o som e o jeito como você executa a peça.

    kishi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Stalingrado

    Olá. De fato, acho que para decorar é só estudando e tocando muito. Acho que não tem um método mágico para gravar as partituras. Infelizmente. Abraços.

    hpept
    Veterano
    # set/10
    · votar


    É só tocar uns 300s vezes...eheheh
    Eu por exemplo sei tocar de ouvido (sempre toquei desta forma) e só recentemente comecei a tocar lendo partituras, mar reparei que isto vicia, ou seja, a partitura vira muleta, e o musico tende a não se esforçar para memorizar.
    Por exemplo, se eu for tocar de ouvido, em alguns dias consigo aprender uma musica nova e executa-la inteira. Ao contrario, se eu for ler, pode demorar semanas antes de conseguir decorar.
    Estou começando a pensar que um bom compromisso seria aprender a peça de ouvido, e só depois passar a tocar lendo a partitura para executar corretamente as ligaduras, as arcadas (no meu caso com violino), a dinâmica e as notas certas, que nem sempre se conseguem de ouvido de primeira.

    CheshireCat
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kishi
    Tocando, tocando, tocando. Não tente memorizar a música inteira de uma vez, tente decorar os dois primeiros compassos num dia, depois mais dois, depois mais dois...

    hpept
    Eu por exemplo sei tocar de ouvido (sempre toquei desta forma) e só recentemente comecei a tocar lendo partituras, mar reparei que isto vicia, ou seja, a partitura vira muleta, e o musico tende a não se esforçar para memorizar.

    Engraçado, comigo é o contrário, haha. Tenho facilidade pra decorar as músicas, então no começo eu decorava e ficava com a partitura de enfeite na minha frente. Isso prejudicou a minha fluência na leitura, então agora eu me obrigo a não decorar e ficar lendo.

    Não sei tocar de ouvido. =(

    kishi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    A capacidade de decorar música (leia-se partitura) é inata. Eu sou uma negação. Não consigo decorar mais que três compassos. Porém, tem colegas meus que tocam comigo que decoram várias músicas. Me sinto burro. Rs...

    locaosks
    Veterano
    # set/10
    · votar


    CheshireCat

    Tenho facilidade pra decorar as músicas, então no começo eu decorava e ficava com a partitura de enfeite na minha frente. Isso prejudicou a minha fluência na leitura, então agora eu me obrigo a não decorar e ficar lendo.

    As vezes acho q vo morrer com esse vício! tanto é que se eu ler um compasso e tocá-lo geralemente não preciso ler ele dnovo... daí o problema é qdo eu pego uma música pra tocar e o segundo compasso nunca sai na mesma velocidade do 1º... pq eu não li esse 1º e o 2º to me matando pra ler, saca? tipo leitura e execução sempre estão em tempos diferentes...hauahuh

    AbçOo

    CheshireCat
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kishi
    Não conseguir decorar está muito longe de ser burrice! Mesmo que seja uma "habilidade natural", você tem plena capacidade de desenvolver essa habilidade também. Todos temos facilidades e dificuldades diferentes.

    locaosks
    Ah, é por isso que eu tento sempre ler a música inteira antes de começar a tocar mesmo, pra evitar isso. Mas em músicas grandes (tô estudando o terceiro movimento da moonlight sonata agora, por exemplo) fica difícil. Sempre vai ter aquela parte que você já sabe e sai mais fluida, e aquela outra em que você "emperra". Aí tem que se concentrar pra manter o andamento. E metrônomo sempre, por mais chato que seja, ahaha.

    Tav
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Simples: ensaio.
    Depois de estar mais aperfeiçoado na música lendo a partitura, comece a executá-la e prestar atenção no que vocÊ faz, na prática.

    Depois, com o tempo isto se torna automático, como dirigir.

    kishi
    Veterano
    # set/10 · Editado por: kishi
    · votar


    Tav

    Legal.

    caioscattini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    uma dica -> grave sua execução com a partitura.
    Depois tenta tocar junto (live) com a gravação sem ela.

    Isso treina memória e ouvido.

    hpept
    Veterano
    # set/10
    · votar


    caioscattini
    Boa dica. É o que eu faço geralmente para aprender as peças de ouvido. Primeiro escuto várias vezes até eu decorar toda a melodia da musica (isto pode levar alguns dias), e depois passo a tocar junto até melhorar a execução e tocar sem falhas.

    kishi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    caioscattini

    Boa dica mesmo. Vou tentar. Abraços.

    Del-Rei
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Decorar partitura...?

    Não entendo muito disso, mas acho que umas estrelinhas nas claves podem ficar até legal.

    Uma idéia interessante tmb, se vc curtir, é colocar uns coraçõezinhos vermelhos pela pauta...

    Acho que assim fica bem decorado.........



    /piadinhatoscaoff

    Bom, pelo menos dei um up



    Um aceno de longe!!!


    EDIT:

    Isso que dá ficar na net na madruga.....

    kishi
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Del-Rei

    Não entendo muito disso, mas acho que umas estrelinhas nas claves podem ficar até legal.

    Não fica legal não, fica gay! Rs...

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Quando eu consigo ler uma partitura vou tocando ali e tau, depois vou ficando mais rápido e sem precisar delas, eu recomendo fazer umas anotações num caderno, eu tenho 11 anos faço isso e fica mais rápido, exemplo:
    m = menor M = maior Sublinhados são acordes

    F# B EbM, B,A,Bb

    Mas o tempo das notas você tem que decorar...

    Ismah
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    fabiopavan8

    Técnicamente ler uma partitura é como ler um texto: sentar e ler. Caso contrário vc está decorando o que está ali.

    Acho que vc está confundindo algumas coisas, porque não se grafam (escrevem) notas por cifras (letras) numa partitura.

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    boa parte da memorização é memória muscular: as mãos, de tanto repetir, executam automaticamente os movimentos. A gente também vai ouvindo e lembrando qual trecho da música vem a seguir e isso ajuda.

    estudar partitura é compasso a compasso e fraseado a fraseado. Entender o ritmo usado e as figuras melódicas ajuda também...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como decorar partituras?