Como soaria um acorde cuja frequência da terça está exatamente na metade entre a maior e a menor?

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10


    Então, como ficaria um acorde cuja frequência da terça está exatamente no meio caminho entre a terça maior e a terça menor?

    Creamy Mule
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    fiquei curioso também.
    não é algo difícil de executar pra ouvir como soaria.
    com um pouco mais de trabalho daria até pra fazer umas progressões de acordes usando isso em várias situações e ver que função ele desempenharia.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Ficaria um acorde muito estranho.

    Você pode testar mudando a afinação do violão por exemplo.

    Pra mim soa desafinado.

    Toque o bordão E do violão e depois toque a nota G# na corda prima. Mesmo com o violão afinado, soa ligeiramente desafinado, um pouco abaixo da terça real (maior).

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Se os acordes menores são mais tristes e os maiores são mais alegres, este acorde teria transtorno bipolar.

    Nossa, que idiota...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    erico.ascencao

    heuahuehaue idiota sou eu que ri disso °.°

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    ... e o The Root Of All Evil que positivou °.°

    djvini10
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Se os acordes menores são mais tristes e os maiores são mais alegres, este acorde teria transtorno bipolar.

    Nossa, que idiota...



    aoskoaskoaskas

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    LeandroP
    E olha que deve ser minha primeira aparição no fórum de Música Erudita...

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Deve ter um som ou dissonante ou um efeito de suspensão, mas eu acredito mais na dissonância, pela distância entre os outros sons do acorde.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Aliás, é só montar, tem uns lances de como escrever quartos de tom no Finale e no Sibelius.

    LeCroche
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    A terça justa é a terça usada na escala mesotônica, se não me engano é um coma abaixo da terça da escala pitagórica, ou algo assim.
    Minha professora de harmonia me disse que estava lendo um livro feito a partir de uma tese que falava justamente (justamente, ahn ahn?) sobre a terça justa. Não me lembro direito o nome do livro, só perguntando mesmo, mas era um título bem provocante, algo parecido com "Como a afinação temperada arruinou com a história da música".
    Quando voltarem as aulas eu pergunto pra ela e posto aqui, se eu lembrar, claro.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    LeCroche

    Caracas... Mesotônica?!

    edukarasch
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sei lá, acho que seria um acorde que nem fede e nem cheira. Se existe ré maior e ré menor, esse ai seria um remédio. ¬¬

    LeCroche
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Achei um texto do Iazzetta falando sobre ela, olha aí!
    http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/escalas/mediotom.ht ml


    Tinha um antigo colega meu da época que eu estudava Cravo que afinava o cravo assim às vezes, ele fazia bastante peças pré-sistema temperado. Era um som realmente diferente, náo dá pra dizer se é melhor ou pior, seria muito dualista da minha parte.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    É só um acorde desafinado.

    Os quartos de tom são interessantes pra dar efeitos quando são colocados sobre dissonâncias do acorde (nona, sétima, etc.). Aí ficam realmente legais, e podem dar timbres e sonoridades muito bacanas. Mas quando estão colocados nos pilares de um acorde, só se for nota de passagem. Pra tocar na caruda, como final de sinfonia com prato batendo, soa só um acorde desafinado.

    slash bsb
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    poderia soar como uma nona aumentada, mas eu acredito q o mais provável seria um acorde com a terça desafinada

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Desafinação não existe em intonação justa.

    LeCroche
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Engraçado tanta gente falando em desafinação...

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Engraçado tanta gente falando em desafinação... (2)

    heinrick
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Esse suposto acorde não teria neca a ver com a escala mesotônica.
    A terça que vocês estão procurando ficaria aproximadamente (ou exatamente) a 350 cents da nota fundamental. Assim sendo, o temperamento ptolomaico seria o mais próximo com 315,6 cents, que, mesmo assim ainda fica bem longe dos 350. (O mesotônico fica a 310,2)

    É só um acorde desafinado.

    Depende. Esse acorde é considerado desafinado apenas quando é comparado com o temperamento igual, (o que a gente usa e o que estamos acostumados). Mas, na época, o que consideramos desafinado, era uma 'cor' perfeita para eles. Na época do caput vaticani, por exemplo, a igreja proibiu o temperamento pitagórico, pois a terça ficava extremamente sombria por ser mais 'aberta' (lobo). Assim a igreja considerava um acorde satânico e, então, começou a usar afinações um pouco mais fechadas, como a mesotônica, por exemplo. Para o ouvido da época, era superafinado e super "celestial", hahahaha!!

    O problemas desses outros temperamentos, é que as tonalidades eram selecionadas para não "lobear' demais, o que fazia muitos musicos afinarem seus instrumentos antes de cada música. (isso com cravos e órgãos, porque com cordas,por exemplo, devia ser um saco, eheheh!)

    LeCroche
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    heinrick

    Poxa, interessante. Conhece algum uso desse pra indicar pra gente?

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Poxa, interessante. Conhece algum uso desse pra indicar pra gente?
    É só ver uma orquestra barroca interpretando peças de época. Vão parar sempre pra afinar os intrumentos nas tonalidades das peças.

    heinrick
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Olha, andei pesquisando melhor sobre o assunto e encontrei um site que dá umas explicações legais:

    http://to-campos.planetaclix.pt/harmon/histtemp.htm

    É complicado entender exatamente o sistema de temperamento musical porque envolve muita física, mas dá pra ter uma base.
    Esse site tem ficheiros com escalas em outros temperamentos. Observem como soa estranho aos nossos ouvidos modernos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como soaria um acorde cuja frequência da terça está exatamente na metade entre a maior e a menor?