Viola Eagle VA-180:alguem conhece?

    Autor Mensagem
    hpept
    Veterano
    # jan/10


    Olá pessoal,
    estou apaixonado pelos instrumentos de arco. Acho eles realmente muito bonitos, além de proporcionar um som de outro mundo. Então, depois do violino, que já possuo, gostaria de ter uma pequena coleção adquirindo também uma viola e um violoncello.
    Como dinheiro não cresce debaixo das arvores, vou ter que fazer um passo de cada vez, e comecei a pesquisar por violas honestas, de estudante mesmo, sem entrar no mercado dos luthiers porque ai o preço dispara.
    Achei a onipresente VA-150 da Eagle, que pelo visto parece ter uma boa razão custo/beneficio, e, escondidinha numa loja, a VA-180.
    Eu nem sabia que a Eagle produzia outro modelo, e nem sei se ele é novidade ou antigo e foi descontinuado, porque no site da Eagle ele não é mencionado.
    Portanto, agradeceria qualquer um que conseguisse me dar mais informações sobre este modelo, que parece ser melhor do VA-150 por ter toda a madeira trabalhada, além de ter um visual mais bonito.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    além de proporcionar um som de outro mundo.

    Só nas mãos dos outros, nas minhas mãos um violino é exatamente um gato sendo estrangulado =[

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    hpept

    No site da Eagle só tem o VA-150.
    Mas vou te falar de uma experiência própria:

    No site da Eagle no começo do ano não tinha o Cello CE-300, apenas o CE-200. No entanto, mesmo assim eu encontrei em lojas o CE-300, que é na verdade a mesma coisa que o CE-200 com um acabamento envelhecido (ao invés de evernizado). Acontece que o CE-200 já possui o tampo em madeira maciça. Depois de um tempo o Cello CE-300 apareceu no site da Eagle, no entanto, ainda não tem fotos dele.

    Já a Viola V-150 não possui o tampo maciço, PORTANTO, a violão V-180 pode ser apenas uma V-150 com acabamento envelhido (como é o caso que eu citei dos violoncelos) ou então possuir o tampo maciço!

    Recomendo que você pergunte isso na loja, se for este o caso, a V-180 é superior à V-150, mas ai está fora do meu conhecimento se esta diferença será significativa a ponto de justificar a diferença de preço entre as duas, isso você mesmo pode definir, testando as duas e relacionando com o dinheiro que você está disposto a pagar.

    hpept
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: hpept
    · votar


    The Root Of All Evil
    kkkkkkkk
    eu também arranho bastante, mas estava me referindo a músicos profissionais de primeira, tipo Perlman, Vengerov(favorito), Bell, para falar dos violinista contemporâneos por exemplo.
    Eu só me contento em tocar escalas sem desafinar demais, sem considerar a satisfação em manusear uma pequena obra de arte (ja imaginou? parou para pensar como um tufo de cabelos de cavalo, pedaços de pau colados e tripas de bode esticadas conseguem produzir om som tão delicado?)

    Obrigado pelas suas dica. O que você falou faz muito sentido. Até que a diferença de preço não é tão abismal, uns 200 R$, o que atê poderi justificar compra delas só por ter uma viola com um visual muito mais bonito, mas esta questão do tampo laminado da VA-150, acho que realmente a VA-180 =é totalmente esculpida, o que em linha de principio proporcionaria um som melhor. Agora, como realmente você falou, precisaria mesmo testar para ver se vale a pena de verdade desembolsas um dinheiro a mais.
    O que você falou sobre os cellos (200 e 300) estou aprendendo com satisfação. Estava pensando em adquirir o 300, mas se o 200 já vem com o mesmo tipo de construção, acho que a diferença de preço (+/- 600 R$) não compensa.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    hpept
    eu também arranho bastante, mas estava me referindo a músicos profissionais de primeira, tipo Perlman, Vengerov(favorito), Bell, para falar dos violinista contemporâneos por exemplo.

    Ai é foda demais mesmo! Coisa linda da vida \o\



    Eu só me contento em tocar escalas sem desafinar demais, sem considerar a satisfação em manusear uma pequena obra de arte

    Olha, eu acho que quando eu aprender vibrato no violino o som vai melhorar uns 70%
    No violoncelo, que eu treino bem mais, já consigo fazer um vibrato em colcheias, constante, e isso já ajudou bastante no timbre!
    Mas no violino acho muito difícil de fazer!

    ps: Como tive que sair da aula de violoncelo por causa da faculdade, tenho aprendido com vídeos no youtube e apostilas da internet.

    (ja imaginou? parou para pensar como um tufo de cabelos de cavalo, pedaços de pau colados e tripas de bode esticadas conseguem produzir om som tão delicado?)

    É incrível mesmo!!!
    As vezes é até incrível que um arco, pedaço de pau com tufo de cauda de cavalo colado, possa custar mais caro do que um Sistema de Fernandes Sustainer, ativo, para guitarra!!! o.O

    Ou que um violino possa custar milhões de dólares!

    Sem contar, é claro, na beleza do som que é possível de tirar destes instrumentos, como você citou.

    hpept
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: hpept
    · votar


    Hoje de tarde foi experimentar as violas na loja. Testei as duas, a VA-180 e a VA-150. Gostei do som das duas. Achei a VA-150 levemente mais macia de tocar, precisando a VA-180 de um estilo um pouco mais pesado para tocar direito (não que eu saiba como tocar direito, pois como falei mal toco violino e nunca tinha segurado uma viola antes na mão).
    Levou uns 5 minutos para me adequar ao tamanho da viola (bem maior do que o violino) e ao espaço entre as notas, mas não achei muito dificil, e o som e bem mais encorpado do que o violino.
    O acabamento é bem melhor na VA-180, levemente acetinado e envelhecido, e a cor também é mais bonita do que a VA-150.
    Considerando tudo, acho que vale a pena gastar 160R$ a mais e ter um instrumento bom e bonito também, o que é bem vindo.
    Fiquei de voltar para testar as duas com mais calma, e também testar uma viola de luthier italiana (de 3000 R$..sic) para ter uma referência com que comparar as outras duas.
    Não escondo que estou muito ansioso para ter uma viola, e depois, um violoncello, e estou achando estes modelos da Eagle instrumentos com um excelente custo/beneficio.

    Eu também tenho me beneficiado bastante do youtube para aprender tocar o violino. Gostaria de fazer um curso sim, mas por falta de tempo não tenho como (trabalho, de noite tenho um outro curso e também tenho mulher e um filho, portanto não sobra quase nada, e acredito que nenhum professor seria disposto a me ensinar de madrugada..). Por isso achei o recurso da internet imensamente útil para quem, como eu, gosta do instrumento, tem determinação para aprender, mas não tem possibilidade de fazer um curso (o que seria certo e desejável). Hoje o vendedor da loja me confiou que me citou como exemplo (acredito bem sucedido) de uso da internet para aprender a um casal que comprou um violino querendo experimentar sem compromisso o estudo do instrumento.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu tenho uma VA-150. É uma boa viola. Bom timbre, boa projeção, não perde nos graves e até rende nos agudos.

    Com alguns ajustes num luthier e boas cordas, fica perfeita, a ponto de concorrer com violas de 3~4 mil Reais. Só acho que deveriam diminuir a quantidade de verniz nela.

    A 180 eu nunca vi.

    hpept
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: hpept
    · votar


    Gente, hoje foi de novo na loja para testar as violas. Primeiro testei uma viola de um luthier italiano de Cremona, ano de fabricação 2007. Espetacular, mesmo não sendo ainda regulada (faltava até a queixeira) porque o proprietário da loja acabou de importar. Mas por 3000 R$, deixei para outro musico mais experiente apreciar... rsrsrsr... sou um tipo bondoso.
    Ai retomei as duas violas da Eagle , a 180 e a 150, e com mais calma fiquei quase uma hora tocando as duas alternativamente.
    O vendedor me explicou a diferença entre os dois modelos, o que justifica a diferença de preço: na 180 todos os acessórios são de ébano ( cravelhas e estandarte com olho Paris, queixeira também em ébano, ao contrário da 150 que tem os acessórios em boxwood) e também as madeiras são melhores, com uma idade de corte maior e a tampa é maciça. O corpo mede 16" (cerca de 41cm), e ela é um pouco mais barrigudinha e comprida do que a VA-150.
    Por causa de isso todo o som é melhor, mais encorpado e aveludado, porém, achei um pouco mais dura de tocar. Ai o proprietário da loja, que também mexe nos istrumentos, (ele não é luthier profissional mas já foi fazer seminários na Itália) deu uma rebaixadinha na pestana e ficou jóia.
    Acho que fiz um bom negócio, pois paguei 590R$ e a VA-150 estava a venda por 460.
    A viola é muito bonita, com acabamento semi-fosco, tipo goma laca, com uma cor de instrumento antigo, e o som dela me agrada muito.
    Fiquei a tarde toda tocando, estourei meus dedos, e agora cansei.. eheheh
    ela está bem mais pesada do que o violino, e precisa de um esforço maior para tocar e segurar. Pensei que ia encontrar mais dificuldade em tocar afinado por causa da escala maior do espelho, mas na realidade achei bem simples mudar de violino para viola: foi rápido se acostumar a esticar mais os dedos.

    Bom, fica aqui a minha experiência para quem se interessar neste modelo. Meu veredito é positivo, por enquanto. Recomendo. Até.

    LeCroche
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olha, meu instrumento (um dos) é o Cello, e uma coisa eu te digo, o som dos instrumentos de cordas fricionadas chineses são muuuuito na sorte. Modelos e marcas ajudam, mas mesmo assim é arriscado.
    Te digo: há luthiers que, dando dinheiro na mão do cara, ele escolhe o instrumento pra você e ainda por cima dá um tapa nele pra ficar jóóia. O meu Cello foi assim. Nem sei a marca dele (até prefiro assim, pra falar a verdade.), dei um dinheiro na mão do Luthier e ele escolheu um chinês pra mim, ajustou e tudo mais, e valeu MUITO a pena. De verdade, ele tem o som do dobro do que eu paguei, no mínimo. Claro que não é um Stradivarius, mas pro preço dele tá do caralho.

    Recomendo!

    Josa Silva
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    hpept
    AMIGÃO, QUAL FOI A LOJA QUE VÇ COMPROU A VA180 POR R$ 590,00 ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA.

    hpept
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    pept
    AMIGÃO, QUAL FOI A LOJA QUE VÇ COMPROU A VA180 POR R$ 590,00 ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA.


    Nossa, ressuscitando tópicos do além túmulo...kkkk
    Eu comprei em uma loja aqui de SJC mesmo. Eles tem uma loja online também.
    Segue o link:
    http://musicamais.com.br/
    Procure na seção de cordas.

    Abraço

    alexandreviocello
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Viola VA-180 EU INDICO..é o modelo avançado da Eagle em Violas...tenho uma so mandei ajustar,coloquei cavalete alemão e coloquei outras cordas...

    IgorAlfa
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    eu recomendo essa viola mais a viola rolim ta mais em conta em preço e som..
    tem loja especializada na linha rolim... LINK DA LOJA

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viola Eagle VA-180:alguem conhece?