Dúvida sobre Ligaduras ou Legato

    Autor Mensagem
    Guto03
    Veterano
    # jan/10


    Olá, amigos. Sou novo no fórum :D
    Entrei só pra tirar essa dúvida mas já percebi que o fórum tem muito mais a oferecer, portanto permanecerei para tirar as minhas dúvidas e a de outras pessoas que eu puder ajudar!

    Bom, lá vai. Eu pesquisei aqui no fórum sobre ligaduras, no entanto, não achei o que eu queria. Só encontrei conceituações a respeito das ligaduras de expressão, de frase (pouco) e prolongamento.
    O lance é que eu tô estudando o livro "Teoria da Música" do Bohumil Med e vi que existem além destas duas, as ligaduras de ponto ligado e de quiáltera.

    Eu não entendi muito bem o que caracterizaria as ligaduras de frase, as de quiáltera e as de ponto ligado.

    Agradeço desde já!

    (Ah, isso é em relação à partitura!!!)

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ponto ligado? você não estaria falando de staccato brando?

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ligadura de quiáltera e ponto ligado? Tem um exemlo disso aí?

    Guto03
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ponto ligado? você não estaria falando de staccato brando?

    Eu voltei a ler o capitulo de staccato do livro do Bohumil e realmente o staccato brando parece ser a ligadura de ponto ligado. No livro ele até cita como outra nomenclatura para o staccato brando o 'ponto ligado'.

    janne warman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ligadura de quiátera seria quando há notas ligadas dentro da quiátere? a outra eu não sei

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ligadura de frase é pra indicar que aquela frase ali vai ser tocada ligada, dãããã porra jabijirous tu descobriu a música!! É o seguinte, pega um violino por exemplo, se você escreve uma escala sem a ligadura ele vai arcar todas as notas, se você coloca a ligadura ele vai tocar as notas em uma arcada só!!No piano você pode usar o pedal ou você pode deixar o dedo pressionado enquanto o outro toca a outra nota!!

    Ligadura de prolongamento o nome provavelmente ja diz, você liga a mesma nota, por exemplo http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bc/Music-tie.png /150px-Music-tie.png


    Coloca ai pra gente o que ele diz sobre essas outras duas ligaduras

    O mais importante não é ver e sim escutar a ligadura, por exemplo, como soa a ligadura de frase quando as notas estão em staccato? aí você pensa, ora se staccato é para tocar as notas bem curtas, como soa essa prega em legato?? Tem que escutar, um bom livro de teoria deveria vir com um cd, essa é minha opinião hehehe

    Guto03
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jabijirous, ainda me resta a dúvida sobre qual é a diferença entre a ligadura de expressão e a de frase, afinal, ambas indicam que a frase deverá ser feita com as notas de alturas diferentes ligadas. No livro, o Bohumil fala que a ligadura de frase indica os limites da frase musical (pra mim seria muito inútil se ela só fizesse isso).
    Quanto às ligaduras de quiáltera, ele diz que ela indica o grupo de notas que forma a quiáltera.
    Quanto às ligaduras de ponto ligado ele não diz absolutamente nada. Só expõe o nome e uma figura ilustrativa com 4 semínimas com pontos de diminuição (staccato) sendo que a primeira é unida à última por uma ligadura.

    Guto03
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sobre a idéia do cd, concordo plenamente haha.
    Quanto mais aproximamos o estudo da técnica, da percepção e da teoria musicais, melhor será a nossa educação. Eu tô começando a fazer isso agora. Passei uns 2 anos estudando guitarra, porém só em três meses eu estudei teoria. Toco a guita há quatro anos agora. Tava me sentindo muito inútil quanto aos três quesitos que eu mencionei. Comecei há alguns meses a treinar mais meu ouvido e há um pouco mais de uma semana a estudar a teoria musical.
    Eu não treinava e estudava porque ficava esperando ter grana pra pagar um curso decente. Mas depois que meu tio me emprestou esse livro do Bohumil, eu decidi estudar de vez sozinho mesmo e vem dando certo até agora. Aprendi nessa semana muito mais coisa do que meu ex-ex-professor me ensinou em três meses.
    Enquanto estiver estudando a teoria vou praticar muito a leitura e a execução técnica simultânea. Quero ver se agora não melhoro! auheauheauhe

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    As que você está em dúvida são meros sinais gráficos OPCIONAIS, que diversas partituras modernas não tem, e era um recurso comum ao escrever à mão, para evitar mal-entendidos (afinal nem todo mundo tem caligrafia legível).

    O cara escrevia uma quiáltera e usava um ligado para agrupar as notas da quiáltera. Se alguém já leu partitura feita à mão que mais parecem garranchos, viu que esse recurso é uma mão na roda.

    O outro caso é pra poupar tempo. Ao invés de escrever vinte staccatos brandos em seguida, o ponto em cima da nota com um traço que parece a ligadura logo acima é bem mais rápido de escrever.

    Nas partituras que você compra numa loja você nunca vai ver esse tipo de coisa. Então não se preocupe com elas.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    A propósito, o Bohumil Med lançou um DVD uma vídeo-aula de teoria músical. Pra quem acha que livro de teoria tinha de vir com CD, um DVD parece uma idéia ainda melhor.

    Dá pra comprar na www.livariamusimed.com.br

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ehehehe outra coisa!


    Cara, ligadura de expressão ou de frase, PRA MIM é a mesma coisa!!


    Se a gente for pensar numa frase ela vai ter mais expressão sendo tocada ligada do que dando ataque em todas as notas!!

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O outro caso é pra poupar tempo. Ao invés de escrever vinte staccatos brandos em seguida, o ponto em cima da nota com um traço que parece a ligadura logo acima é bem mais rápido de escrever.

    Nas partituras que você compra numa loja você nunca vai ver esse tipo de coisa. Então não se preocupe com elas.

    Aparece sim. Notação de Staccato volante e ricochet pra violino é assim. E acho que tem um rolo desse em sopros.

    Guto03
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara, ligadura de expressão ou de frase, PRA MIM é a mesma coisa!!

    Cara, pra mim também! auheuaheauheauhe
    não consigo ver a diferença
    a não ser que a ligadura de frase fosse só pra identificar uma frase principal na música, mas da mesma forma, seria a mesma coisa haha

    Guto03
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Nas partituras que você compra numa loja você nunca vai ver esse tipo de coisa. Então não se preocupe com elas.

    Cara, pode ser que eu não encontre isso nas partituras que eu for ler e talz, mas eu queria aprender também por curiosidade. Acho que pode até ser importante pra se um dia eu fizer uma prova pra escola de música de Brasília.

    Aparece sim. Notação de Staccato volante e ricochet pra violino é assim. E acho que tem um rolo desse em sopros.

    Po, se aparecer assim mesmo vai ser bem útil pra mim, eu tô afim de começar a tocar violino também!

    wagnermusic
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá pessoal!
    Tenho dúvida sobre ligaduras de frases,alguém poderia me ajudar?Por que elas servem?Qual a sua função?

    grato!

    Robe
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Robe
    · votar


    Vamos resolver esse problema todo logo senão vai ficar aparecendo gente com dúvida até 2050.

    Começando pelo título, reparem que o conceito de "Ligadura" é diferente de "Legato".
    Ligadura é o nome do símbolo/sinal semicircular referente a algo.
    Legato é o nome de uma articulação com propriedades específicas a serem mencionadas mais abaixo.

    Todo Legato é ligadura*****, mas nem toda ligadura é Legato.

    Reparem também que há muitos sinônimos para as ligaduras:

    #1 - Ligadura de Valor / Duração / Prolongação
    Une a duração de DUAS figuras de duração iguais ou diferentes, mas que o possuam o mesmo nome e mesma localização na pauta. Se desejar somar o valor de mais de DUAS figuras de mesmo nome e localização, a ligadura deve passar da 1ª para a 2ª, da 2ª para a 3ª nota etc.

    #2 - Ligadura Real / Articulação / Legato / Expressão
    É usada para duas ou mais figuras rítmicas, iguais ou diferentes e com nomes e localização igual ou diferente. É o inverso do staccato. Você executa todas que a ligadura abrange de forma muito unida. Ataca a primeira e desliza as demais notas.

    OBS1: Há um século atrás essa ligadura era chamada de "ligadura de portamento". Atualmente a palavra "portamento" é voltada mais para o "glissando", que vem a ser um tanto diferente de legato.

    OBS2: *****Há casos onde aparece escrito "Legato" ao invés de aparecer a ligadura de legato.

    OBS3: As ligaduras #1 e #2 não se aplicam às pausas.

    #3 - Ligadura de Frase / Fraseado
    Como o nome já diz, indica o fraseado da música. É diferente da ligadura de Legado.
    Exemplo: na música "Parabéns a Você", há uma uma ligadura de Legato no "Parabéns a você nessa data querida"; e um outro legato no "muita felicidade muitos anos de vida". Porém, há uma ligadura de frase do "Parabéns" até "vida".
    Isso significa que esses fragmentos em legato formam uma frase.

    OBS1: Essa ligadura pode abranger pausas.

    OBS2: Ao contrário das duas ligaduras anteriores, que começam numa cabeça de nota e terminam em outra cabeça de nota, a ligadura de frase geralmente se escreve mais por cima ou por baixo das cabeças das notas, justamente para evitar confusão com a ligadura de Legato.
    Procurem por "Marca de Fraseado" em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:S%C3%ADmbolos_da_nota%C3%A7%C3%A3o_ musical_modernahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:S%C3%ADmbolos_da_not a%C3%A7%C3%A3o_musical_moderna

    #4 - Ligadura de Quiáltera:
    Não é exatamente uma ligadura. Aparece geralmente em formato de colchete ( ] ) deitado ou em pé, indicando apenas as notas que compõem uma dada quiáltera, onde acima ou abaixo do colchete aparece o número de definição da quiáltera. (3, 6, 7 etc)

    #5 - Ligadura de Ponto Ligado / Staccato Brando / Staccato Doce / Portato.
    É uma ligadura que abrange notas com staccatos. A execução parece com o legato, mas além da execução unida, cada uma das notas é destacada levemente.

    ----------------------------

    Estão errados os que pensam que algumas delas não são usadas atualmente ou que são opcionais ou inúteis.

    A ligadura de duração te permite obter uma grande diversidade de durações que não seriam obtidas com figuras simples, compostas e com duplo ponto de aumento.

    A ligadura de legato é um tipo de articulação. É muito útil e muito usada.

    A ligadura de frase, juntamente com as barras duplas de período, e com marcas de respiração te dá todas as informações sobre a frasiologia de uma música, que é indispensável para uma boa interpretação.

    A ligadura de quiáltera facilita a visualização e contagem das notas de quiáltera.

    A ligadura de ponto ligado é também uma articulação. É muito útil e muito utilizada em instrumentos de cordas friccionadas.


    Abraços

    WKBorges
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pessoal, tenho uma duvida ....
    Estou pesquisando, com respeito ao uso do pedal direito (sustain) no piano, e pelo que entendi, em ligaduras (legatto) com notas diferentes eu posso fazer o uso do pedal. Certo!?
    Mas, se a pauta de cima (Sol) tem uma ligadura em dois compassos, e na pauta de baixo (Fá) tenho notas diferentes, ou até mesmo acompanhamento com acordes diferentes. Mantendo pressionado o pedal durante as notas ligadas na pauta de cima (Sol), não ficariam embolados os acordes que estão na pauta abaixo (Fá)?

    Grato!!!!!!!!

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    WKBorges
    Estou pesquisando, com respeito ao uso do pedal direito (sustain) no piano, e pelo que entendi, em ligaduras (legatto) com notas diferentes eu posso fazer o uso do pedal. Certo!?

    Acho que você sabe, mas primeiramente, como disseram ali em cima, cuidado que ligadura não implica em legato.
    Uso de pedal é algo bem complexo e só uma marcação de legato não implica em uso do pedal.

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Um bom uso do pedal é mais fruto do bom senso, a busca de certos efeitos e, principalmente, de gosto pessoal do que de uma "ciência exata", marcações na partitura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Ligaduras ou Legato