Exercício de contraponto

    Autor Mensagem
    Freddie Freeloader
    Veterano
    # nov/09


    ouçam aí e comentem (obs: o timbr tá tosco rsrs,mas dá pra ouvir)

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    http://www.4shared.com/file/156249281/91b4a9bc/Exerccio_de_Contraponto .html

    Dogs2
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    se for só um exercício e vc estava tentando seguir à risca as regras tradicionais do contraponto, tem oitava paralela aos 5 e aos 10 segundos: a última nota de um compasso e a primeira do outro (Sol-Lá, sétima-fundamental). Deve ter em outros finais de frase também, mas eu to com preguiça de ouvir de novo ahuahua
    Também rola (dos 12 pros 13 segundos) duas quintas paralelas seguidas. Elas saem meio sincopadas na voz de baixo, mas acho que é levado em conta no contraponto tradicional que todo mundo costuma estudar, do Fux (Mi na voz de cima, Lá na voz de baixo, depois caem uma segunda maior, ou seja, Ré na voz de cima, Sol na voz de baixo, e depois sobem para o mesmo lugar, ou seja, sobem uma segunda maior acima, voltando pro centro tonal de Lá).
    Deve ter outros "erros" (palavra delicada de usar), mas eu não to aqui pra achar eles.

    Mas se vc fez não no sentido se ser um exercício mesmo, mas sim numa intenção mais artística, tá mó bonito, parabéns véi ;)
    Tá mais pra um exercício de ostinato do que contraponto propriamente, e tá legal na minha opinião

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Valeu por ouvir Dog's.E parabéns pela perçepção,tudo que vc disse que ouviu tem lá mesmo rs.São variações sobre um ostinato. Quanto ás regras de oitavas e quintas paralelas (entre outras regras tradicionais),eu não considerei mesmo não.A quinta paralela q vc citou q saiu meio sincopada é pq são duas semimínimas pontuadas na voz de cima contra uma mínima e uma semimínima na voz de baixo num compasso três por quatro (tem disso em outras partes tbm) .A intenção não é propriamente artística,foi mais ver se eu conseguia me livrar do excesso de "cacoetes" q eu peguei estudando aquele livro de contraponto do Keullreuter que é sobre contraponto modal do século dezesseis,ou seja,tem muita coisa q já não faz sentido hoje.Ainda to pra pegar algum método q trate de técnicas mais atualizadas(aliás,aceito sugestões).Mas se achas bonito tanto melhor né rs.Valeu.

    Dogs2
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Cesar Damaceno
    ahuhauh pois é
    um livro que eu recomendo é um chamado Contraponto: Uma Arte de Compor, do Lívio Tragtenberg. É um livro muito novo e que trata só do essencial mas com muitos detalhes, de uma forma musical.
    Se for pra levar pro lado mais avançado e moderno da música erudita eu recomendo um livro do Paul Hindemith que só tem fácil de achar em inglês ou espanhol, chamado Pratica de la Composición a dos Voces, ou vc pode achar como "The Craft of Musical Composition - Book 2". É um segundo livro do Hindemith sobre a aplicação prática da teoria dele, que também já tá meio que ultrapassada mas não deixa de ser um passo importante pra vc se desvencilhar de convenções do tempo das cavernas. E recomendo não só que estude o livro do Hindemith, como OUÇA Hindemith e tente ir absorvendo a linguagem dele: como que o contraponto dele é intrincado, as relações entre as notas, etc.

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Dogs2
    Então...Esse do Tragtenberg eu já tinha lido algumas páginas dele no Google books,acabei comprando ele hoje.O do Hindemith num teve jeito de achar não.E tbm baixei no 4shared aquele "exercícios preliminares de contraponto" do Shoenberg.Vc conhece esse?

    Dogs2
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cesar Damaceno
    Conheço mas só folheei ele. Eu não sou ninguém pra criticar o Schoenberg, então faça bom uso. O cara além do compositor que todos conhecem, foi um exímio pensador da música. O livrinho tradicional do Fux também é muito bom, eu recomendo que vc leie o do Fux junto com o do Tragtenberg, pra vc conseguir notar a diferença de abordagem com o tempo sem perder o referencial histórico que foi o livro do Fux.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercício de contraponto