Compositor que não toca instrumento para o qual compõe: Quais são as possíveis oportunidades?

    Autor Mensagem
    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09


    Olá pessoal, tudo bem? Bom, eu comecei tocando violão, depois passei pra guitarra, sempre compondo: Classic Rock, Grunge, Metal, Pop, Indie e afins...

    Então, um belo dia aprendi finalmente a mexer com programa de composição. O engraçado é que só consigo compor (com maestria) utilizando o braço da guitarra como referência, mas o detalhe é que o resultado são peças destinadas ao piano, pois notavelmente dá pra perceber que se trata de uma peça erudita.

    E mais: Não sei tocar piano, então pensei: como posso trabalhar com algo que não executo, apenas construo? Quais são as melhores direções nesse caso?

    Dogs2
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Alan Souza
    Antes de tudo toma cuidado pra vc não compor algo tecnicamente impossível de se tocar no piano. Verifica as extensões da mão, esse tipo de coisa.

    Não sei tocar piano, então pensei: como posso trabalhar com algo que não executo, apenas construo?

    Estuda o piano pow... o Schoenberg não tocava piano (era violinista) mas compunha com maestria pro instrumento, entre outros. Pra quem compõe pra orquestra, é esperado que não se saiba tocar todos os instrumentos (por essas e outras que se estuda orquestração). Faz parte ;)
    Mas agora, pra quem é compositor erudito, tocar piano é muuuiiitoooooo importante, muito mesmo. Não digo que é essencial porque existem exceções, mas ter uma vivência com o instrumento é uma experiência que não tem preço.

    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Dogs2

    Valeu pela dica.

    E se eu usar teclado (real) no lugar do piano, posso ter uma noção considerável de ambos?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bom, teoricamente o bom compositor não precisa tocar nenhum instrumento. Só ser bom de solfejo e percepção (e souber como funcionam os instrumentos na qual ele está escrevendo). Aí é só sentar e escrever todas as idéias no papel.

    E se eu usar teclado (real) no lugar do piano, posso ter uma noção considerável de ambos?
    Pra certas coisas funciona, pra outras não - por exemplo dinâmica. No teclado é ridículo fazer, quando tem.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Uma dica alternativa seria você aprender a tocar Violão da forma clássica e passar a compor para este instrumento, ao invés do Piano.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Alan Souza
    Aqui há uns tempos ouvi na rádio "clássica" portuguesa, a Antena 2, dizerem que se alguém compõe apenas para o seu próprio instrumento, então é um intérprete e não um compositor. O compositor tem de compor não só para si como para os outros. Tem de partilhar a sua música. E isso passa por compor para outros instrumentos além do seu.

    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    _music_4_ever_

    O compositor tem de compor não só para si como para os outros.


    Boa questão... como partilhar minha música? Como é que se faz isso com algum lucro? Quais são as regras nesse processo?

    Blackus
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu também uso o violão pra compor pra tudo que é coisa, uso o piano também, mas toco violão melhor.

    Alan Souza
    Tu quer fazer arte ou ganhar dinheiro amigão?

    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Blackus

    Ambos... pode ser? ^^

    Blackus
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Alan Souza
    Em geral, não. Pode-se até ganhar dinheiro com a arte, mas nunca o dinheiro faz parte do propósito inicial, senão não é arte.

    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Alan Souza
    · votar


    Blackus

    Poxa... então, a grande maioria dos músicos que tem espaço na mídia devem estar fazendo qualquer coisa, menos arte, de acordo com o que tu escreveu...

    Blackus
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Blackus
    · votar


    Alan Souza
    E não é? A maioria dos músicos da mídia faz enlatado em massa.

    MajorKong
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    O engraçado é que só consigo compor (com maestria)

    Ui!


    É grande a quantidade de obras famosas compostas por quem não sabia ou tinha apenas um nível básico no insturmento. Isso é comum no meio clássico. Mas o ideal é pesquisar sobre o intrumento pra utilizar suas potencialidades, a fim de que a peça não soe artificial ou que não seja tecnicamente frustrante ou impossível pro intérprete.

    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Alan Souza
    · votar


    MajorKong

    Ui!

    ??????????

    Eu hein? kakaakakaaka -_-

    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Blackus

    É mesmo... triste, mas é verdade

    _music_4_ever_
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Alan Souza
    Boa questão... como partilhar minha música? Como é que se faz isso com algum lucro? Quais são as regras nesse processo?
    Partilhas a tua música se a mostrares, se a divulgares.
    Lucro? Com música erudita? É complicado, é... Tens de mostrar primeiro o que fazes e só depois vão começar a aparecer as encomendas, que infelizmente não são muitas...

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ambos... pode ser? ^^
    Poderia, se você fosse o John Williams, Hans Zimmer, Philip Glass, Marco Beltrami etc.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ken Himura

    Ehehe eu ia falar justamente dos compositores de trilhas sonoras :D

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Ah, você pode compor músicas especiais pra casamentos, funerais, festas chiques, etc...

    Já vi cartãozinho oferecendo estes serviços na Escola de Música da UFRJ, só não sei se dá retorno (bem, se for o enterro de alguém rico, com certeza né)

    Alan Souza
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    Já virou esculhambação... tópico fechado.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Compositor que não toca instrumento para o qual compõe: Quais são as possíveis oportunidades?