Sobre trabalhar como compositor

    Autor Mensagem
    Bob Keyboard
    Veterano
    # ago/09


    Olá, eu faço umas composições bem legais de trios, quartetos de cordas etc... e pretendo me aprofundar mais em composições... gostaria de saber se é obrigatório ser formado em composição para se atuar nesta área , ou se apenas é preciso saber compor mesmo, ou se nos dias de hoje existe este tipo de trabalho, pessoal, se alguém puder me dar umas dicas e umas informações a respeito...

    Starry night
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Starry night
    · votar


    Penso que não é necessário ser formado em composição, tanta gente compõe sem nem ser formado em música, hehe. Você tem que saber divulgar seu trabalho, isso sim, é o que vai fazer a diferença entre ser bem sucedido ou não neste campo. Quanto ao mercado de composição, ele existe, mas desconfio que seja controlado por grupos restritos (aquela galera que tá sempre fazendo música sob encomenda pra teatro, cinema, jingles...), o negócio é conseguir entrar na panelinha pra ser chamado para os trabalhos. Mas posso estar errada, não sou do ramo.

    A profissão de músico é regulamentada, é preciso ter o curso técnico ou superior de música pra atuar na área no mercado formal (se for atuar como professor, fazer concursos públicos, etc). Mas já existe projeto pra desregulamentá-la.

    Bob Keyboard
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Starry night



    Sobre o lance das panelinhas eu já tava desconfiado hehe... mas por enquanto eu vou guardando minhas musicas e vinhetas em partituras, e o jeito é esperar as oportunidades para entao mostrar os meus trabalhos...

    Abraço !!!

    _music_4_ever_
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bob Keyboard
    Se queres trabalhar enquanto compositor erudito e ser levado à séria, então é bom fazeres a licenciatura. Até porque não hás-de querer daqui a uns anos continuar nos trios e nos quartetos se quiseres evoluir, certo? Irás querer aprofundar os teus conhecimentos nesta área e, para isso, terás de ter quem te ensine, porque sozinho é muito difícil ou então demorarás muito tempo a evoluir, enquanto que com a ajuda de um professor chegas lá mais depressa.

    Sei como é. Também tenho feito um estudo muito intuitivo, mas tenho noção de que no próximo mês irei evoluir muito e muito rapidamente, que é quando estarei na minha licenciatura. :) Por isso, nunca desistas se a composição é mesmo o teu sonho! Se o teu problema é a falta de emprego na área, não te assustes, que podes sempre ter emprego como professor. Agora, se não quiseres ser professor, aí já é mais difícil. Boa sorte!

    Bob Keyboard
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    _music_4_ever_


    Obrigado Amigo (ou amiga, seu nick num deixa claro ... ), mas eu tenho sim um sonho de ser um compositor, de poder ver minhas composicoes serem tocadas em uma orquestra, mas eu também vou prestar vestibular para tentar uma vaga de licenciatura, e realmente jamais podemos desistir de fazer aquilo que achamos correto e legal, com o pé no chao claro, mas sempre seguindo...

    Abraço !!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre trabalhar como compositor