Matriculei-me numa escola de mísca e Comprei um violoncelo (e um violino) :D

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


The Root Of All Evil

Os vídeos são bons. A questão do ombro(que ele aborda no primeiro vídeo) é exatamente a forma que eu penso(e que me foi ensinada). O movimento que ele faz, vindo do ar, e pousando na escala(e movimentando o vibrato), é exatamente como minha professora me ensinou(e ela é de escola americana). Em festivais, outros professores também já me passaram idéias semelhantes.

Como vc está estudando vibrato, exatamente? Pergunto se vc tem alguma rotina específica.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Valeu!!
Bom saber que pelo menos estou me baeando por vídeos corretos!

Como vc está estudando vibrato, exatamente? Pergunto se vc tem alguma rotina específica.

Não tenho uma rotina fixa, mas basicamente o que eu faço quando pego no cello pra tocar é treinar vibrato, afinação e o arco. Não toco musicas, por isso não sei tocar nada!

Eu fico subindo e descendo as escalas com metrônomo, ou então fico fazendo as escalas devagar fazendo vibrato em cada nota.
É o máximo do que eu faço ao tocar.

Você fez a pergunta porque tem alguma sugestão a fazer? :)

makumbator
Moderador
# jul/10 · Editado por: makumbator
· votar


The Root Of All Evil

Mas como vc estuda o vibrato?


Outra sugestão: Vc dissse que só toca as musiquinhas do Suzuki, pois bem, já tentou tocar as mesmas peças oitava acima? Isso ajuda a ir pegando as posições mais altas(e com material mais fácil e que vc já está habituado). No Suzuki de contrabaixo, o livro 2 já entra em capotraste(fazendo escalas e pequenas peças). No de cello também é assim? Vc já tentou a posição do capo?

Um procedimento para estudar a afinação, que funcionou muito bem para mim no início, é o estudo de pequenas peças que eu saiba a melodia de memória nos mínimos detalhes(pode ser de parabéns a vc até ode á alegria, não importa). Com material assim, o senso crítico fica mais exigente, e a menor desafinação incomoda(o que gera a busca pela afinação correta). Comigo foi algo que deu certo. Muito mais do que quando eu tentava uma peça desconhecida.

Escalas eu estudo assim também, e para o vibrato também faço em semibreves com metrônomo a 30 bpm. Vou da tônica mais grave até a mais aguda, e subo em uma digitação e retorno em outra.
Após cada escala, faço o arpejo da mesma(em todas as oitavas possíveis no instrumento). É ótimo para treinar saltos de posição.

Para o arco, um procedimento que uso até hoje(e que aprendi com minha professora), é exercitar apenas o arco de alguma peça que estou começando a estudar para integrar meu repertório.

Funciona assim: eu toco exatamente os ritmos marcados na partitura(com as pausas repeitadas), no andamento e dinâmica da peça, e com os golpes e arcadas definidos. Mas tudo isso sem digitar nada na escala. Ou seja, é um estudo que isola o trabalho do arco na música, retirando-se apenas a digitação. Vira um exercício de cordas soltas bem sofisticado.

Depois que arco está perfeito, basta passar a digitar as notas, pois o trabalho da outra mão já foi estudado com as cordas soltas.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
Mas como vc estuda o vibrato?

Eu tento reproduzir os movimentos que os caras mandaram fazer nos vídeos, mas eu faço sem metrônomo :P

Outra sugestão: Vc dissse que só toca as musiquinhas do Suzuki, pois bem, já tentou tocar as mesmas peças oitava acima? Isso ajuda a ir pegando as posições mais altas(e com material mais fácil e que vc já está habituado).

Nunca tinha pensado nisso! ótima idéia!

No Suzuki de contrabaixo, o livro 2 já entra em capotraste(fazendo escalas e pequenas peças). No de cello também é assim? Vc já tentou a posição do capo?

Eu não passei pro livro 2 ainda não!
Já tentei só de brincadeira, me baseando pelos vídeos daqueles dois caras também, mas nunca treinei mto isso ainda não!

Um procedimento para estudar a afinação, que funcionou muito bem para mim no início, é o estudo de pequenas peças que eu saiba a melodia de memória nos mínimos detalhes(pode ser de parabéns a vc até ode á alegria, não importa). Com material assim, o senso crítico fica mais exigente, e a menor desafinação incomoda(o que gera a busca pela afinação correta). Comigo foi algo que deu certo. Muito mais do que quando eu tentava uma peça desconhecida.

Eu faço isso as vezes!
Na verdade, sempre que não estou treinando é isso que eu fico fazendo, tocando estas melodiazinhas ehehehe


Valeu mesmo pelas dicas!!
Sem dúvida muito valiosas!
Brigadão.

Ken Himura
Veterano
# jul/10
· votar


Cortando o tópico um instantinho haha. Makumbator, vai pro festival este ano, né?

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


Ken Himura

Não vou poder...mas irei em alguns concertos. Vc vai participar?

Ken Himura
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
Vou, como sempre! =D

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


Ken Himura

Beleza! A gente se vê por aqui! Ou não...hahsahash!

Ken Himura
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
hauhauahauhau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Matriculei-me numa escola de mísca e Comprei um violoncelo (e um violino) :D