Matriculei-me numa escola de mísca e Comprei um violoncelo (e um violino) :D

Autor Mensagem
Starry night
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil
Você sabe me dizer qual a durabilidade média das cordas?
Isso varia com a corda e com o quanto você usa. Se tenho $, procuro trocar pelo menos de 6-6 meses (é o tempo de juntar a grana pra importada, rsrs, mas não as compro no Brasil, porque sai bem mais caro). Recomendaria trocá-las no mínimo uma vez por ano (conheço gente que tem cello há 5 anos e nunca trocou 8-0 !!! ). Pra aumentar um pouco a durabilidade das cordas, sempre lembre de secá-las com uma flanela após estudar e retire também o excesso de breu.

The Root Of All Evil
Será causa ou consequência? Será que as coisas não são caras por causa da pouca procura?
Um pouco das duas coisas. Por exemplo, os mesmos instrumentos chineses "top" vendidos no Brasil custam muito menos nos EUA, onde a procura é grande. Creio que, no Brasil, poderiam custar menos se a procura fosse maior e se houvesse mais concorrência entre lojas e fabricantes.

Já para o instrumento artesanal de qualidade, a procura na américa do norte e na Europa também não é pequena e, ainda assim, são bem caros. A madeira boa não é barata, o trabalho artesanal não é nada fácil também, exige muita dedicação. Depois que fiz meu primeiro violão entendi porque cobram tão caro, é muito esforço! Vale cada centavo que cobram (ok, há aqueles luthiers que exageram bastante, cobram 30-40 mil euros por um intrumento novo só porque ganharam medalhas em competições de luthieria, não acho um preço justo, por melhor que seja o instrumento).

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


No Pizzicato já estou tocando umas coisas maneiras hein :D
E afinadinho, to tocando olhando pro afinador.
Com o arco tá brabo ainda... mas esperem só :D


leo_cello
Starry night

No violoncelo também se usa aquele método de marcar as posições com uma fita?
Eu não quero usar não =/

Starry night
Veterano
# ago/09 · Editado por: Starry night
· votar


The Root Of All Evil
No violoncelo também se usa aquele método de marcar as posições com uma fita?
Eu não quero usar não =/

A fita pode ser utilizada sim, utilizam bastante com as crianças. Mas não creio que isso seja necessário pra você, já que você já tem um ouvido musical desenvolvido, vai perceber facilmente quando o dedo está fora do lugar ou não.
E outra coisa, dependendo da temperatura do dia, pode haver variações milimétricas na posição do dedo pra conseguir a mesma nota, então se marcar com a fita num dia, pode ser que no outro dia a nota não esteja mais exatamente lá naquele lugar marcado. É uma diferença muito sutil, não chega nem a meio tom, mas ocorre. Muita gente nem percebe. O melhor é se guiar pelo ouvido (desde que o ouvido seja afinado, hehe), e não pela visão.

Uma vez eu usei uma bolinha de etiqueta comum com um furador, eu tinha que atingir uma nota numa posição muito alta lá no terço final do espelho, saindo de perto da pestana. Como nunca havia trabalhado naquela região, não acertava de cara de jeito nenhum. Mas arranquei a bolinha uns dias depois (embora continuasse desafinando, rsrs).

Ah, outro recurso que me ajudou bastante foi tocar em frente a um teclado (todas as vezes que achava que estava desafinado conferia com o teclado) e também comprar livros estilo "karaoke" pra cello (aqueles que vêm com cd pra você tocar junto com piano ou orquestra). O primeiro que comprei foi a trlha do Senhor do Anéis, muito legal. Não é exatamente pra iniciantes, pois alguns trechos requerem quarta posição ou outras além da primeira), mas dá pra começar apenas tocando um trechinho de algumas músicas, pra ir pegando afinação.

The Root Of All Evil
Com o arco tá brabo ainda... mas esperem só :D


Tirar um som bonito com o arco é a parte mais difícil mesmo, isso não acontecerá rapidamente, tenha paciência e persistência (falo isso pra mim todo dia!).

Ken Himura
Veterano
# ago/09
· votar


Eu li que os de Pau Brasil são os melhores, é verdade?
Depende de quem faz. Pau-brasil, pau-cobra e mais uma madeira que não lembro são as melhores. Porém, nada adianta se o archetier não for bom.

Também tem os de fibra, que eu particularmente prefiro.

Você sabe me dizer qual a durabilidade média das cordas?
6 meses brincando. Mas eu sigo o que diz o Gidon Kremer (e outros tops aí): "Só troco quando arrebentam".


Quanto aos métodos, de cello eu não saco bem não. Só conheço o Dotzauer, dá uma procurada depois.

ok, há aqueles luthiers que exageram bastante, cobram 30-40 mil euros por um intrumento novo só porque ganharam medalhas em competições de luthieria, não acho um preço justo, por melhor que seja o instrumento
E por que seria justo, então, pagar mais de 1 milhão por um Strad, Amati ou um Guarneri?

has4
Veterano
# ago/09
· votar


Nossa... q inveja... instrumento belíssimo! Postem aí as primeiras aulas de vocês... depois, retornem aqui postando vídeos de vocês tocando grandes peças e, claro, uns rock'n'rolls também! rsrs

Starry night
Veterano
# ago/09
· votar


Ken Himura
E por que seria justo, então, pagar mais de 1 milhão por um Strad, Amati ou um Guarneri?

Também nao acho justo hehe, entendo que exista o valor histórico agregado à qualidade do instrumento, mas convenhamos, existe muito de fetiche também (e esta também é a opinião de um cellista que tem um Strad e um Montagnana, como o Yo Yo Ma). Mas se formos discutir o que é justo...será que é justo dar milhões numa Ferrari? E passe de jogador de futebol, então?? Há algumas coisas que são totalmente fora da realidade (pelo menos da minha, que tenho que ralar muito pra conseguir um troco).

Certa vez li uma matéria bem interessante sobre uma avaliação que ocorreu no IV (?) Congresso Internacional de Violoncelo: 140 jurados compararam 12 instrumentos (de forma cega), 6 antigos famosos avaliados em milhões (havia Strad, Goefriller, Montagnana... ) e 6 instrumentos de bons luthiers modernos. Surprise: entre os 6 primeiros colocados havia apenas um instrumento antigo. Com a tecnologia de hoje dá pra produzir instrumentos de altíssima qualidade que não ficam em nada a dever para antigos.
Há um luthier alemão que faz até microscopia eletrônica da madeira, mas será que a gente precisa de tudo isso? Bem que eu gostaria de ter um cello dele pela qualidade, mas não pagaria o preço que ele pede nem que tivesse o dinheiro. Daria pra comprar vários instrumentos bons pelo mesmo preço e fazer a felicidade de mais gente.
Anyway, quem puder e quiser, que pague e seja feliz! ;-)

ju_flor
Veterano
# ago/09
· votar


Eu sou louca pra tocar

mas tô numa duvida cruel entre Cello e Violino
pretendo iniciar violino por agora, pq creio q no momento seja mais acessível
mas sou apaixonada pelo cello tb
=/

Starry night
Veterano
# ago/09
· votar


ju_flor
mas tô numa duvida cruel entre Cello e Violino

Legal, começa sim. Na sua cidade não há nenhum lugar onde você poderia ter aulas com estes instrumentos antes de comprá-los (como o Sesc em São Paulo, por exemplo)? Seria legal pra ajudar você a se decidir antes de comprar um.

ju_flor
Veterano
# ago/09
· votar


Starry night

Na minha escola, onde já faço canto, p/ começar as aulas no caso do violino ou cello eu preciso ter o intrumento =/
eu havia pensado assim como vc falou, primeiro iniciar as aulas e depois decidir com qual eu ficaria...como não vai ser possível vou estudar o violino. Ambos tem uma sonoridade linda
Mas me deparo na duvida...grave ou agudo?
^^

Starry night
Veterano
# ago/09
· votar


ju_flor
Mas me deparo na duvida...grave ou agudo?

hehe, com o cello você terá os dois (sou suspeita, voto pelo cello!). Mas os dois intrumentos, quando bem tocados, são lindos (a vantagem do cello é que, por ser mais grave, incomoda menos os vizinhos, principalmente naquelas exercícios repetitivos; se bem que quase sempre estudo com uma surdina de metal, é chato, mas temos que respeitar os vizinhos).

Realmente investir num cello logo de cara sem saber se irá continuar com ele é mais arriscado, o prejuízo seria menor com um violino, caso você o deixe de lado (espero que isso não aconteça). Mas não tem nenhum colega aí na sua escola que possa ter dar uma noção inicial de cada instrumento só pra você ter um feeeling? Veja lá...

Ken Himura
Veterano
# ago/09
· votar


Certa vez li uma matéria bem interessante sobre uma avaliação que ocorreu no IV (?) Congresso Internacional de Violoncelo: 140 jurados compararam 12 instrumentos (de forma cega), 6 antigos famosos avaliados em milhões (havia Strad, Goefriller, Montagnana... ) e 6 instrumentos de bons luthiers modernos. Surprise: entre os 6 primeiros colocados havia apenas um instrumento antigo. Com a tecnologia de hoje dá pra produzir instrumentos de altíssima qualidade que não ficam em nada a dever para antigos.
Sim, eu já sabia disso, sempre defendi os luthieres modernos.

Mas se formos discutir o que é justo...será que é justo dar milhões numa Ferrari? E passe de jogador de futebol, então?? Há algumas coisas que são totalmente fora da realidade (pelo menos da minha, que tenho que ralar muito pra conseguir um troco).
Tirado coisas que estão superfaturadas (como o mercado do futebol), acho justo o preço sim.

Comprar um jogador top desses rende muito dinheiro ao time. Will Smith rende acho que 10 dólares pra cada dólar gasto com ele num filme. Uma ferrari (além de ser um puta carrão) dá muita publicidade a seu dono.

É fora da nossa realidade sim, mas essas coisas foram feitas pra minorias, e nunca esconderam isso de ninguém. Não é bom negócio para essas marcas (ou strads =p) se elas se popularizassem. Iria fazer o preço despencar, e o custo de produção com certeza acabaria sendo maior que os lucros de venda. Eles preferem vender pouco e tirar muita grana do que vender muito e não conseguir tanta grana assim.

Outra coisa, tem gente aí ganhando mais de 100.000 dólares pra dar um recital. Vai dizer que não é justo o cara ganhar isso?

Ken Himura
Veterano
# ago/09
· votar


Outra coisa, que esqueci de mencionar.

Por que um strad (ou outro grande antigo) custa tão mais que um excelente violino moderno?

Porque o violino, sozinho, já lota uma casa de concerto, vende cd e dvd e se projeta na mídia, tudo pelo "valor histórico".

Em pouco tempo, você consegue quase o dobro da grana que foi investida nele.

Agora vê se algum outro faz isso.

Starry night
Veterano
# ago/09
· votar


Ken Himura
Eles preferem vender pouco e tirar muita grana do que vender muito e não conseguir tanta grana assim.

É exatamente este o ponto. Essa mentalidade realmente não condiz com meus valores, e não tenho ilusões de que um dia isso vá mudar. Por isso não acho o preços justos. Dinheiro é muito bom pra todos nós, mas os exageros são realmente necessários? Bem, mas como eu já disse antes, quem puder e quiser que pague por esses exageros, longe de mim querer ser a palmatória do mundo.

Blackus
Veterano
# ago/09
· votar


Essa mentalidade realmente não condiz com meus valores, e não tenho ilusões de que um dia isso vá mudar.

Não é mentalidade, é teoria econômica, baseada em lógica matemática, na lei da oferta e da demanda...

Starry night
Veterano
# ago/09 · Editado por: Starry night
· votar


Blackus
Não é mentalidade, é teoria econômica,

Não deixa de ser um modo de pensar (e agir), portanto, usei a palavra mentalidade. Poderia ter usado outra expressão, como "avidez desmedida pelo lucro"! Afinal, nosso consumo não é movido apenas pela lógica (ou as agências de publicidade estariam de portas fechadas), mas muito pelo emocional, do que nos ditam como "o certo e o errado" para demonstrar este ou aquele status social: "eu preciso disso, eu tenho que ter aquilo, eu tenho que usar tal marca" e isso vai refletir no consumo e preços a que algumas pessoas se dispõem a pagar para ter determinada peça de roupa ou o carro da moda, por exemplo.
Vão pagar preços astronômicos por um objeto que não vale tudo aquilo, e por trás da venda destes "sonhos" estão alguns poucos enchendo o bolso com muito, mas com muito dinheiro mesmo. É a isso que me refiro quando digo que "essa mentalidade não condiz com meus valores", à vontade de obter lucro fácil desproporcional em relação ao que está sendo vendido, à ganância desenfreada, etc. Não sei me me fiz clara agora.


Mas acho que nossa discussão caminhou pro off- topic, fico por aqui. :-)
[ ]s

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/09
· votar


Podem continuar, tá interessante :D

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


The Root Of All Evil

Legal cara!!!

ju_flor
Veterano
# ago/09
· votar


Starry night

é... e eu sou apaixonada pelo som grave do cello
pior que n conheco ninguem que toque algum dos dois =/
seria interessante p eu pudesse ter uma visão melhor de ambos...

mas acho que de início devo pegar o violino...com um pouquinho de dor no coração pq a duvida permanece rss
os dois são incríveis.

Les Guitar
Veterano
# ago/09 · Editado por: Les Guitar
· votar


O cello tem a vantagem de além de poder tocar música nele, dá pra brincar de adivinhe o som, como uma vaca, um boi, um navio, ou a troca de marcha de um carro, etc.

iaueheiauheaiuheaiuaheea

sizes
Veterano
# ago/09
· votar


boas, cara, arco, uze um de carbono, são mesmo bons.

Mas são um pouco mais caros, exprimente, um de carbono e um normal, vai sentir logo diferença.

VLW!!!
( Toco guitarra, e violadarco, toco á 7 anos, e tenho formação musical, tb a 7 anos, 2 hora spor semana, se precisares de ajuda em alguma coisa, diz-me , eu ate te posso passar meus apontamentos,


tenho varios exercicios de violoncelo até, esta mesmo na clave de fá, que é o que vais utilizar.


jdcunha12@gmail.com

é esse meu mail, se quiseres alguma coisa , manda mail.

Comps.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09
· votar


Cabei de tocar violoncelo no banheiro e me senti o Rostropovich.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Vai fazer um ano e ainda não sei tocar, só as musiquinhas do Suzuki :P

TerraSkilll
Veterano
# jul/10 · Editado por: TerraSkilll
· votar


The Root Of All Evil
Vai fazer um ano e ainda não sei tocar, só as musiquinhas do Suzuki :P

Força aê, rapaz. Estamos aguardando as obras primas

Abraço.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


TerraSkilll
Força aê, rapaz. Estamos aguardando as obras primas

Valeu!
Meus vizinhos também mal podem esperar! eheheheh

Abraço!

JP_dragon
Veterano
# jul/10
· votar


e o violino,como vai?
meu "instrumento erudito" preferido,gostaria de saber como que vc se deu com ele quando comprou, a dificuldade,se é fácil aprender/achar material pela net,etc.
to aprendendo guitarra e acho que se um dia for para outro instrumento,com certeza é o violino.

samvel yervinyan *-*

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


The Root Of All Evil
Vai fazer um ano e ainda não sei tocar, só as musiquinhas do Suzuki :P

É assim mesmo...hehehe! Eu só toquei alguma coisa realmente musical com quase 2 anos de contrabaixo acústico. Para vc ter uma idéia, o primeiro concerto solo que toquei(do Antonio Capuzzi), foi apenas nessa época. O primeiro concerto de grande porte para o contrabaixo só toquei após 3 anos de instrumento(no caso o primeiro movimento do concerto n.2 do Giovanni Bottesini)!

E assim como vc tinha a experiência anterior na guitarra, eu também já tocava o baixo elétrico há vários anos quando comecei no acústico(e já estava iniciando na guitarra na mesma época). Ou seja, mesmo com uma bagagem musical anterior, os resultados demoraram para aparecer na família do violino(e outros instrumentos considerados mais "difíceis").

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10
· votar


JP_dragon

Minha afinação no cello é melhor e já consigo fazer um vibratinho, no violino nada disso ainda eheheh
Mas violino toco uma vez na vida e outra na morte.

makumbator

Caramba, 2 anos!!
Vou levar 8 no mínimo então, pelo andar da minha carruagem auhauhau

Anyway, pra mim foi um estímulo saber o quanto demorou para um dos meus ídolos!
Valeu ae por compartilhar!

ps: Ano que vem eu tento postar alguma coisa então...
Será que consigo tocar uma transcrição do Noturno in C# Op. Posth do Chopin? Vamos ver =]

JP_dragon
Veterano
# jul/10
· votar


The Root Of All Evil
que pena,gostei muito de algumas de suas composições, queria vê-las no violino '-'

dá o violino pra mim? UASSAHUHASU
enfim,boa sorte ae =D

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


The Root Of All Evil
Caramba, 2 anos!!
Vou levar 8 no mínimo então, pelo andar da minha carruagem auhauhau


Hhashsa! O negócio é vc não desistir! Continue estudando técnica e músicas. No meu caso, o que me deixou mais "solto" no instrumento, foi o estudo intenso dos dois itens digamos que "fundamentais" para o som ficar mais musical e maduro: vibrato e técnica de arco. Claro que também há muito mais coisa, como o estudo da postura do corpo, capo(que também existe no celllo), pizz., estudo de digitação, cordas duplas, etc...

No meio erudito, o estudo do vibrato é algo muito mais sitemático do que se faz na guitarra(por exemplo), em que a coisa é mais de acordo com a vontade e iniciativa do aluno. É de longe o estudo mais chato, mas é algo que vai de dar mais desenvoltura.
Cara, quando compreendi a mecânica da coisa, e consegui me soltar ao fazer vibrato amplo e bonito, o instrumento se transformou para mim, passou a ser algo muito mais musical ao se estudar e tocar.

No arco vc precisa estudar não apenas à mecânica da movimentação e postura da pegada(coisa que tem que se tornar natural e totalmente inconsciente), mas também estudar diferentes arcadas, e golpes de arco. Há vários métodos apenas de arco, portanto, aproveite-os!

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


JP_dragon
que pena,gostei muito de algumas de suas composições, queria vê-las no violino '-'

Você ainda verá, pode ter certeza!
(Porvavelmente executada por VSTs uahuahau)

dá o violino pra mim? UASSAHUHASU
enfim,boa sorte ae =D


Valeu!!
Mas nem dou não auhauhauhua



makumbator

Desistir nunca! Tocar um instrumento pra mim é um Hobbie sem volta, não tem como desistir!

Afinação é foda, não passo da "décima segunda casa" ainda =/

Sobre vibrato, eu treino seguindo dois vídeos do youtube, pois como eu disse no tópico, tive que sair das aulas.
A julgar pelo meu vibrato de guitarra, tenho um vibratinho no cello, mas não é mto uniforme entre os dedos e bem controlado não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Matriculei-me numa escola de mísca e Comprei um violoncelo (e um violino) :D