Ajuda pra definir tipo de música.

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09


Olá pessoal, gostaria de saber de vocês de que período ou vertente musical este tipo de música do vídeo se enquadra e se vocês conhecem compositores deste estilo.
Espero que todos entendam o intuito do tópico.
Obrigado.



Minow
Veterano
# mai/09
· votar


É bem contemporâneo.
Parece Dies Irae.

Henrique Leal
Veterano
# mai/09
· votar


Não tenho tanto conhecvimento, mas concordo com o acima... é contemporâneo

Apesar de também achar meio estilo Mozart/ Beethoven... com um toque de Dvorak (lembrou um pouco o 4º Mov, da "From the New World") ...

O importante é que a música é boa!!!

também parece música de Video Game...

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


também parece música de Video Game... (2)

Total. Hahahaha
Não gostei muito não, pra falar a verdade, exatamente por esse motivo.

Scrutinizer
Veterano
# mai/09
· votar


também parece música de Video Game...
É claro, é de Uematsu Nobuo, trilha do final fantasy viii. =P

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


Scrutinizer
Ah, então tá perdoado! Hahaha

CheshireCat
Veterano
# mai/09
· votar


Game music. =P Uematsu é foda.

compositores deste estilo
Não me lembro de nenhuma música que seja exatamente parecida com a Liberi Fatali, mas quanto a game music, recomendo a trilha sonora do Castlevania Symphony of the Night(Michiru Yamane), Chrono Cross(Yasunori Mitsuda), Final Fantasy VIII e Final Fantasy X(Nobuo Uematsu).


Em especial, a To Zanarkand(FF X).


Diego MG
Veterano
# mai/09
· votar


game music é foda! Não deixa de ser música classica contemporânea!

Pseudonimum
Veterano
# mai/09
· votar


Tem umas coisas de Martial Industrial mais ou menos assim também.

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Nem sei de que período é... hoje em dia é comum misturar estilos e deixar se influenciar pelo passado, a própria Carminha Burana foi feita "um dia desses" e mesmo assim traz elementos antiguíssimos, quase um cantochão.

Ken Himura
Veterano
# mai/09
· votar


game music é foda! Não deixa de ser música classica contemporânea!
Na verdade, eu acho que deixa de ser se não seguir as tendências atuais do estilo. Quer dizer, eu não estaria compondo música clássica contemporânea se ficasse, hoje em dia, compondo sinfonias com as formas e regras de 400, 300 anos atrás.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


Ken Himura
Acho que foi justamente o que ele quis dizer, que essa música segue os padrões antigos, mas eu discordo, ela tem muitos elementos modernos, assim como a Carmina Burana que o Dogs2 falou.

Quer dizer, eu não estaria compondo música clássica contemporânea se ficasse, hoje em dia, compondo sinfonias com as formas e regras de 400, 300 anos atrás.

Por que não? Se você parou no tempo e só usa elementos da música clássica, você está compondo música clássica atualmente, logo é contemporânea.
Adianto logo que nunca vi nenhum compositor que fizesse isso sem uma pitada de algo novo.

Pra mim esse video é simplesmente um revival daqueles Dies Irae antigos, de Mozart ou Verdi, com uma pitada de O Fortuna, só que, me desculpem, acho que acaba virando aquela coisa meio genérica. Talvez seja o intuito, já que a música é pra um videogame e não tem maiores pretensões.

Ken Himura
Veterano
# mai/09
· votar


Minow
Não falei da música citada em si, mas do comentário do rapaz.

Por que não? Se você parou no tempo e só usa elementos da música clássica, você está compondo música clássica atualmente, logo é contemporânea.
Você é um compositor contemporâneo criando música antiga. Não música contemporânea. Te colocariam na classificação "neo-clássico" - o que até acontece hoje em dia.

Academica e profissionalmente não tem quase mais valor uma composição igual às de Mozart. Profissionalmente, a que me refiro, é música pra concerto. Pra outros tipos de trabalho, vira e mexe, é necessário usar regras antigas. Mas isso não é bem uma "regra", já vi compositores fazendo citações de outras músicas famosas nessas horas.

Diego MG
Veterano
# mai/09 · Editado por: Diego MG
· votar


classica, foi um termo usado para definir músicas composta dentro de um determinado espaço de tempo! Creio que na época que foram escritas nem eram denominadas como clássicas!
Acho que a palavra clássica não são os elementos em si (as composições) mas só um ferramente para nos situarmos no perídodo que foram compostas!

Me corrijam se falei besteira! ^^

Uma coisa que tirei do Winipédia (se é que o podemos acreditar né):

O termo "música clássica" só apareceu no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro

outra coisa importante:
Hoje em dia, o termo aplica-se aos dois usos: "música clássica" no sentido que alude à música escrita "modelar," "exemplar," ou seja, "de mais alta qualidade

Fica ai o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_cl%C3%A1ssica

que por sinal e bem interessante.

Mas repito não sei se possa confiar.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


Ken Himura
Ah, entendi o que você quis dizer.

Acho que a palavra clássica não são os elementos em si (as composições) mas só um ferramente para nos situarmos no perídodo que foram compostas!

Na verdade o período tem uma característica que varia "pouco" dentro do estilo dos compositores da época, dá pra ouvir uma música e saber mais ou menos o período em que ela foi composta.

O termo "música clássica" só apareceu no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro


q/

Acho que aí entrou aquela generalização de botar tudo "antigo" no mesmo saco e chamar de clássico.
Aí no meio existem pelo menos o Barroco, Clássico e Romântico. Ignorando outras ramificações como o Rococó.

Ken Himura
Veterano
# mai/09
· votar


Essas transições não são tão precisas. Tanto que nós vemos certos traços de "barroquismo" bem forte em alguns filhos de Bach (CPE e JC), até em Mozart. E Beethoven mesmo, só foi "clássico" metade da sua vida, a outra metade foi Romântico.

Liszt, no ínicio, era quase clássico - e ele é tido como um dos marcos do Romantismo. Mahler, Richard Strauss, Debussy e Ravel tinham alguns traços modernos antes do Modernismo "começar" etc. E por aí vai.

Diego MG
Veterano
# mai/09
· votar


alguém poderia citar os grandes compositores de cada estilo Romantico, clássico, barroco e etc(um exemplo apenas) só pra mim consegui diferenciar??

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow
Talvez seja o intuito, já que a música é pra um videogame e não tem maiores pretensões.


Cara, juro que não entendi isso, explique-me.
O cara compôs uma música que é famosa mundialmente, tem o prestígio de ser o compositor oficial da famosíssima série Final Fantasy, os cds de suas soundtracks são muito bem vendidos, ele teve a honra de ter sua música executada por uma ótima orquestra e no mesmo concerto ainda tocou com esta orquestra ai. Além de ganhar muito dinheiro com isto.

Em resumo: fama (nas suas devidas proporções), dinheiro, reconhecimento, prestígio.

Que maiores pretensões ele poderia ter, como músico?

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Que maiores pretensões ele poderia ter, como músico?

Ser um compositor reconhecido por músicos, não por moleques japoneses fãs de videogame.
Não tou desmerecendo o trabalho do cara, mas ele é compositor de música de videogame, não de música de câmara.
A música dele é famosa não por ser boa, mas por ser "a música do Final Fantasy".

Famoso é o Orff e o Verdi, aqueles que ele copia, entende?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow
Ser um compositor reconhecido por músicos, não por moleques japoneses fãs de videogame.

Cara, quem joga Final Fantasy é um público muito mais variado do que "moleques japoneses fãs de videogame". Muitos inclusive são músicos. É um público tão variado que qualquer generalização sobre ele seria tola.
Sem contar que ele não faz só música pra Final Fantasy e seu trabalho autônomo também é muito conhecido.
Lembrando ainda que ele é oriental.

mas ele é compositor de música de videogame, não de música de câmara.

Ele compôs a música pro videogame porque contrataram ele pra isso. Música de videogame não é um termo que define um tipo de música, pode ser qualquer tipo de música.
Ele compôs música pro videogame porque foi contratado para tal, assim como o Vivaldi e o Mozart (e muitos outros) faziam músicas por encomenda.

Em todos os casos, os compositores respeitavam os pedidos dos contratantes.


A música dele é famosa não por ser boa, mas por ser "a música do Final Fantasy".

E a música dele só é do Final Fantasy por ser boa e ele ter o prestígio para compor para a série. Não iriam contratar qualquer um, iriam contratar só quem fosse bom o suficiente pra isto.
O jogo é só um meio de divulgação do trabalho dele, que qualquer um aqui gostaria de ter e nem todos estariam aptos a merecer este privilégio.

Dizer isto da música dele é dizer que a marcha nupcial do Mendelssohn não é famosa por ser boa e sim porque é usada em casamentos.

Em outras palavras, a música dele é boa e por isso é a música do Final Fantasy.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Ele compôs a música pro videogame porque contrataram ele pra isso. Música de videogame não é um termo que define um tipo de música, pode ser qualquer tipo de música.

E daí? É genérica.
O cara pode manjar, mas eu ouviria um cd dele muito mais feliz se fosse um cd autoral da música que ele fez pra ele, não pra uma série de videogame, sem a menor identidade.
Sei lá, simplesmente não vi a menor graça nisso. Não entendo o que vêem nessas orquestras que tocam música de videogame, pra mim isso é coisa de japonês maluco.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow
O cara pode manjar, mas eu ouviria um cd dele muito mais feliz se fosse um cd autoral da música que ele fez pra ele,

Grande parte das músicas autorais dele também são assim.

sem a menor identidade.

Então porque ninguém citou nenhum compositor ou música que seja de estilo parecido com esta como eu pedi no tópico?
A única que citaram é dele também.

Não entendo o que vêem nessas orquestras que tocam música de videogame

A música já é orquestrada assim, ele já fez ela assim.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Grande parte das músicas autorais dele também são assim.

Então tenho muito mais interesse em ouvir uma música do trabalho dele, não uma coisa que ele fez pra videogame.


ntão porque ninguém citou nenhum compositor ou música que seja parecido com esta como eu pedi no tópico?

Citei 3.

CheshireCat
Veterano
# mai/09
· votar


Minow
Ser um compositor reconhecido por músicos, não por moleques japoneses fãs de videogame.
A música dele é famosa não por ser boa, mas por ser "a música do Final Fantasy".

Quando comecei a fazer aulas de piano, me surpreendi porque meu professor conhecia o trabalho do Uematsu. E ele nunca jogou Final Fantasy.

Xenogears, por exemplo, é outro rpg conhecido (e bom) pra caramba. Mas a música dele passa longe de ser memorável. A trilha sonora tem que ser boa sim pra fazer sucesso, não basta estar num jogo famoso.

Não entendo porque você acha que a música é "desimportante" e despretenciosa só porque foi composta pra um videogame. O_o E se ela tivesse sido originalmente composta pra uma orquestra? Seria melhor? O Uematsu teria mais prestígio?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09
· votar


Minow
Então tenho muito mais interesse em ouvir uma música do trabalho dele, não uma coisa que ele fez pra videogame.

Qual a diferença???

Então não ouça o concerto de Brandenburgo também.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


CheshireCat
E se ela tivesse sido originalmente composta pra uma orquestra?

E ela foi!
Só que contratada por um empresa de videogame.
Assim como contratavam vários compositores clássicos famosos, só que pra outros fins.

ps: Cê já ouviu as adaptações das músicas dele pra Piano solo né? Bem legais também =]

CheshireCat
Veterano
# mai/09
· votar


(noh, digitei a resposta aqui, fui fazer outra coisa e quando postei já tinha trocentos posts @_@)

Minow
O cara pode manjar, mas eu ouviria um cd dele muito mais feliz se fosse um cd autoral da música que ele fez pra ele, não pra uma série de videogame, sem a menor identidade.
Como assim, sem identidade? Eu não entendo o que você quer dizer com música genérica. Por que uma música que ele fez pra ele seria assim melhor do que um música de Final Fantasy? O_o Sei lá, parece que é puro preconceito com game music mesmo. (o que é um direito seu, claro)

The Root Of All Evil
E ela foi!
Só que contratada por um empresa de videogame.

Você tá falando da Liberi Fatali? @_@ Eu tava pensando na To Zanarkand quando postei. Acho que essa foi feita originalmente pra piano e depois ele fez um arranjo pra orquestra. Mas não tenho certeza, não.

ps: Cê já ouviu as adaptações das músicas dele pra Piano solo né? Bem legais também =]
Sim, tenho todos os piano collections. =)
(áudio e partituras)

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09
· votar


CheshireCat
Sei lá, parece que é puro preconceito com game music mesmo.

É, ou isso ou por ter sido encomendada, o que seria uma contradição, visto que o Requiem do Mozart também foi encomendado.

Mas eu não concordo que seja sem identidade não. Muito pelo contrário.

Sim, tenho todos os piano collections. =)

\o/
Grava algo ae =]

Eu sugiro Succession of Witches =D

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


CheshireCat
Minow
CheshireCat
Só pra colocar minha opinião, gostei dessa música... questão pessoal mesmo, ouvi e gostei.
No campo do racional, achei uma mistura pasteurizada de vários elementos que já caíram no lugar-comum (o coral tentando dar um ar apocalíptico é o típico, que tentam emular descaradamente desde que Orff mostrou funcionar).

Mas creio que o fato de ser uma música destinada a servir de cama para uma trama videogamística faz com que isso se torne até algo admirável e praticável. Essa junção de várias referências inconscientes... e embora ninguém tenha conseguido rotular corretamente o som, não vi nenhum progresso nessa música comparada a outras obras até do final do século retrasado. O que não significa que a obra não tenha o seu valor.

Lembrando: apesar de tudo, achei legal.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09
· votar


Dogs2
ouvi e gostei.

Pra música é isso que importa, na minha opinião =D

(o coral tentando dar um ar apocalíptico é o típico, que tentam emular descaradamente desde que Orff mostrou funcionar).

Hmn! Eram definições tipo isto que eu tava buscando!
Vou procurar mais sobre este Orff ae!
Diga mais compositores que usam estes elementos =]

"clima apocalíptico" foi uma ótima definição.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda pra definir tipo de música.