Transcrição da 4'33'' pra orquestra.

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09


Tô precisando dela pra tocar com uns amigos!
Alguém ai tem?
Não encontro em lugar nenhum.

Khronos
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Só fazer uma grade de orquestra e encher de pausas até dar 4.33

Dogs2
Veterano
# mai/09
· votar


ela é boa pra tocar num velório

Ken Himura
Veterano
# mai/09
· votar


Três movimentos, cada um com 1 compasso com pausa de semibreve com fermata.

Pronto, tá transcrita. =P

CheshireCat
Veterano
# mai/09
· votar


? Que raio de música é essa? O_o

A partitura de 4'33" contém três movimentos em que o músico não deve executar nenhuma nota em seu instrumento. Após a entrada no palco e os aplausos, o músico deve colocar-se em posição de execução e permanecer assim durante toda a duração da obra (quatro minutos e trinta e três segundos).

...

Khronos
Veterano
# mai/09
· votar


CheshireCat
Isso deve dar uma dor nas partes õ.o

Faop
Veterano
# mai/09
· votar


Não dizem que música é a arte que combina sons e pausas? Então, esse é uma música que só combina pausas (eu acho o.o)

Endurance
Veterano
# mai/09
· votar


O público deve ficar com cara de WTF O_o?

Henrique Leal
Veterano
# mai/09
· votar


CheshireCat
? Que raio de música é essa? O_o




Endurance
O público deve ficar com cara de WTF O_o?
Não! - veja o vídeo acima!

BaNdAiD
Veterano
# mai/09
· votar


CheshireCat

É do grande John Cage!!

CheshireCat
Veterano
# mai/09
· votar


BaNdAiD
Ah tá, aquele tal músico "inovador" do outro tópico.

Henrique Leal
Não! - veja o vídeo acima!
Pra mim eles estão com uma baita cara de WTF. O_o

E eu não aplaudiria. Eles não fizeram porcaria nenhuma. Se eu quisesse ouvir silêncio, ficaria em casa.

Diego MG
Veterano
# mai/09
· votar


gostei, é tão atonal!

Henrique Leal
Veterano
# mai/09
· votar


Pra mim eles estão com uma baita cara de WTF. O_o

haha!! tinha sido irônico mesmo!! ..hehe

WTF²!!!


gostei, é tão atonal!

Não gostei do último trecho do 2º Movimento... mal executado...
Pronto. Falei.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


CheshireCat
Hahahaha
Calma Patz, não é bem assim não.

Faop
Veterano
# mai/09
· votar


Após ouvir isso, só tenho uma declaração:

O.o WTF MAN????

Minow
Veterano
# mai/09 · Editado por: Minow
· votar


Faop
Então Prepare-se!

Hermano, coisa estranha é o que não falta.
Seja por uma questão inovadora, no caso do Cage, como bizarrices sem muita razão aparente, como o caso dessa aí!

Diego MG
Veterano
# mai/09 · Editado por: Diego MG
· votar


O público também não ajudou, ficavam tossindo toda hora, isto atrapalhou a concentração..... fazé oq né

CheshireCat
Veterano
# mai/09
· votar


Minow
Ah, mas se isso é inovador, eu prefiro ser retrógrada. Prontofalei u_u

Ainda não consigo entender muito bem algumas músicas atonais, por exemplo, mas respeito. Agora, essa orquestra pra mim não fez absolutamente nada mesmo.

Faop
Veterano
# mai/09
· votar


CheshireCat

Abra sua mente para uma visão filosófica (agora vai falar o filósofo asidhasd)

Imagine: São Paulo às 6 da tarde de uma sexta feira, agora pegue todo aquele barulho. Agora, imagine você em um descampado, sentada embaixo de uma árvore sem som algum, o que o Cage quis fazer com isso foi o sonho de todo morador de uma cidade grande, uns poucos minutos de silêncio no nada.

[filósofo mode off]

PS.: Se alguem entendeu o que eu disse, me explica iaushdiuasdh

Henrique Leal
Veterano
# mai/09
· votar


Faop

Sem zoeira... foi a explicação mais convincente que me deram até agora para assistir a 4'33'' ao vivo...

..agora.. pra aplaudir é necessário mais filosofia....

algumas pessoas diriam (acho até que disseram) que se quisessem silencio o fariam em casa...
.bem... muitas vezes o silêncio não depende só de você.. e aí como fica? É "interessante" ("""interessantísssiiimo""") o fato do grupo todo da orquestra estar participando desse silêncio... claro contando com o apoio da platéia, efetivamente estão todos "executando a partitura"...

Ken Himura
Veterano
# mai/09
· votar


O público também não ajudou, ficavam tossindo toda hora, isto atrapalhou a concentração..... fazé oq né
Isso faz parte da obra.

Com o 4'33", a meu ver, Cage quis mostrar que o silêncio é música também, e que o silêncio, propriamente dito, não existe - ou todo mundo não ouve nada quando começa o vídeo?

São pequenos detalhes que muita gente só começou a valorizar mesmo depois dessa obra.

Em cada obra dele, é passa um conceito filosófico, que muitos aprofundaram depois. Experimentalismo é muito disso, você tenta idéias novas, que muitos podem desenvolver depois.

Como o próprio Cage dizia: "O que é mais musical, um caminhão passando por uma fábrica ou passando por uma escola de música?"

Khronos
Veterano
# mai/09
· votar


CheshireCat
Negócio é começar a assoviar alguma coisa haha

Faop
Veterano
# mai/09
· votar


Como o próprio Cage dizia: "O que é mais musical, um caminhão passando por uma fábrica ou passando por uma escola de música?"

Opinião minha? Por uma fábrica. Acho que era isso que ele queria dizer, pense um pouco, em uma fábrica existem milhares de sons diferentes, que são engrenagens, barulho do vapor, operários, martelos, e tudo mais; já numa escola de música, você tem apenas alguns sons específicos. É lógico que todos nós achamos mais bonito o som de uma escola de música, mas se for pensar, uma fábrica também é música (tanto é que aquele chines com síndrome de Tourette que compos a sinfonia eroica da internet colocou rodas de carros como instrumentos na percussão).

Um dia que vocês estiverem desocupados, vão no centro das suas respectivas cidades, e fiquem la por meia hora ouvindo apenas o som, as vozes das pessoas, os carros. Logo em seguida, voltem para suas casas, e pensem um pouco: "será que alguém sabe o que é a vida?" "será que alguem sabe o que é a música" "será que isso tambem não pode virar música?".

TG Aoshi
Veterano
# mai/09 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Pra mim, o que Cage queria dizer é que ambas situações são igualmente musicais.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09
· votar


Faop
Por uma fábrica. Acho que era isso que ele queria dizer, pense um pouco, em uma fábrica existem milhares de sons diferentes, que são engrenagens, barulho do vapor, operários, martelos, e tudo mais; já numa escola de música, você tem apenas alguns sons específicos.

Então quanto mais sons, mais musical?

Minow
Veterano
# mai/09 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
Não, o que ele quer dizer é que o Cage (como outros) tentou quebrar a "regra" da música européia, com apenas 12 sons.
A gente foi educado pra só aceitar esse tipo de música, aprendemos que o que existe entre isso é desafinado, etc.
Além disso, só aceitamos como "musicais" certos tipos de timbre, eles quebram isso apresentando infinitas possibilidades. O Stockhausen com coisas eletrônicas, sintetizadas, o Schaeffer com a música concreta, o Ligeti com a micropolifonia, etc.
Vocês tem que levar em consideração o período em que isso aconteceu, um período importantíssimo pra as artes, que foi o pós guerra.
Já deu, gente. A gente tá no séc XXI, tá na hora de inovar. Se não inovassem nunca, lembrem-se que a gente não teria nem a escala temperada. Não teríamos intervalos de terça, não teríamos tríades! A harmonia se desenvolveu, o tonalismo, a coisa foi ficando complexa e chegou num ponto em que não tem mais o que fazer com 12 notas.
Então pra que ficar preso num sistema de 300 anos atrás? Pra que aceitar apenas os timbres de instrumentos acústicos feitos há tanto tempo? "Porque são mais bonitos" - não são, são apenas o que a tecnologia permitia na época.
Agora se pensa até na série harmônica ao compôr, alías, tem músicas baseadas inteiramente nos sons complexos, não entendo como que tem gente que ainda acha isso ruim. É coisa de gente que tem medo do novo, é como aquela criança que tem medo de largar a chupeta aos 8 anos de idade.
Hoje em dia temos uma infinidade de sons possíveis, timbres, ninguém precisa mais seguir um padrão imposto há tanto tempo. A música oriental era "errada"? A música africana era "fora do tempo"? E se não tiver tempo? E se não tiver melodia? Por que tudo AINDA tem que seguir o padrão da escola européia?
O Cage, Ligeti, Pierre Schaeffer, Steve Reich, Stockhausen, Messiaen, eles estão/estavam à frente de seu tempo, eles são os novos Mozarts, Bachs, Schuberts, Haydns e Debussys.
É graças a eles que a coisa evolui, hoje pode ter gente que não entende, assim como não entenderam esses citados, mas daqui a 50, 100 anos, eles vão ter seus nomes e estilos escritos em todos os livros de música.

Obs:

- Van Gogh morreu na miséria, e só vendeu uma tela na vida inteira, por uma merreca.
- Bach teve pouquíssimo reconhecimendo em vida como compositor.
- Mendel só teve seus experimentos reconhecidos no séc XX.
- A professora do Einstein dizia que ele era retardado e queria mandar ele pra uma escola de "excepcionais".
- Satie foi expulso do conservatório de Paris.
- Mozart, ao apresentar Don Giovanni foi extremamente criticado, e ao morrer, foi enterrado numa vala comum. As 5 pessoas que foram no funeral dele, voltaram antes de começar porque estava chovendo.
- Flaubert chegou a ser acusado e julgado por causa de Madame Bovary, além da crítica dizer que ele era burro demais pra ser escritor.
- Kafka nunca foi famoso e a maioria de seus livros só foi publicada após sua morte.

Etc.

Scrutinizer
Veterano
# mai/09
· votar


Minow
Concordo, menos com a parte do Cage...
Acho que Cage estava tão concentrado em idéias que acabava ignorando o próprio som, diferente dos outros compositores, como se a única coisa que importasse em sua música fosse como foi criada, não a criação... Mas não conheço tanto do Cage para emitir uma opinião menos vaga, e ainda posso ter uma idéia completamente errada...
Mas não é tão preconceituosa quanto era, eu tento entendê-lo, mas para mim é o mais difícil desse grupo aí. Mas não por isso eu vou admirá-lo. Se tiver que haver apreciação, que ela seja genuína...

Ken Himura
Veterano
# mai/09
· votar


Acho que Cage estava tão concentrado em idéias que acabava ignorando o próprio som, diferente dos outros compositores, como se a única coisa que importasse em sua música fosse como foi criada, não a criação...
Na verdade não. Ele se isolou numa câmara anecóica, em Harvard, e percebeu que não existe silêncio.

Mais tarde, o autor explicaria que 4'33" não é uma música composta apenas de silêncio. A música, na verdade, era formada pelos sons ambientes dentro do teatro. Ou seja, 4'33" é uma música única, pois é diferente toda vez que é apresentada; e atinge o atual ideal de interatividade, onde o próprio público faz os barulhos de que ela é formada.

Para testar os limites de sua criação, Cage ouviu sua criação dentro uma câmera anecóica, que é uma sala construída de tal modo a cancelar todos os ruídos ambientes. Ainda assim, Cage não ouviu o silêncio absoluto. Ele ainda conseguia ouvir dois barulhos: o ruído grave do próprio coração e da circulação sangüínea, e o ruído agudo proveniente do sistema nervoso. Ou seja, em sua forma mais pura, 4'33" é uma música formada apenas por ritmo.


Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


4:33 não é uma música.

Claro que não existe silêncio absoluto fora do vácuo, mas isso não tem nenhuma importância e nem necessidade de se trazer essa questão para a música.

Ou seja, 4'33" é uma música única, pois é diferente toda vez que é apresentada; e atinge o atual ideal de interatividade, onde o próprio público faz os barulhos de que ela é formada.

Besteira, toda performance músical é única. Inclusive nada se repete de maneira exatamente igual, tem sempre alguma diferença.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Guguminator
4:33 não é uma música.

Claro que é.

Besteira, toda performance músical é única. Inclusive nada se repete de maneira exatamente igual, tem sempre alguma diferença.

Verdade, mas um tema nunca muda, a harmonia nunca muda, a métrica é sempre a mesma.
O proposto pelo Cage era justamente mudar completamente, pra ser uma coisa totalmente nova a cada vez que fosse tocada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transcrição da 4'33'' pra orquestra.