Como anda o "Mercado Musical" ?

    Autor Mensagem
    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09


    Podem me dizer como anda a oferta de emprego em suas cidades (em relação a musica) , um amigo meu que estuda em São Paulo me disse que cordas (violino e viola) tem emprego de sobra em orquestras e disse que o salario é a partir de 600 reais ... ja pensou arruma emprego em umas 3 orquestras e ja tira um dinheiro ...

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    600 Reais? Isso você ganha em orquestra jovem. Em alguma OS profissional, você ganha, no mínimo, por volta de R$2000 como inicial.

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    E obvio .... tem orquestra que vc tira 5 mil , 20 mil dolares ...

    Agora ...
    Qual o nivel dessas orquestras ?
    Sera que vc consegue tocar em varias orquestras diferentes pois a carga de ensaio e maior ?
    As que eu falo são pra iniciante ... pra quem não tem um emprego e so estuda ....

    Tudo é relativo ....
    A melhor orquestra que tem aqui na baixada é a de Santos e la o pessoal não tira mais do que 1.500 reais .... contando o numero de violinistas e violistas que tem aqui ....
    Musica é a mesma coisa que passar fome ....

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    que cordas (violino e viola)

    Cello e contrabaixo não têm?

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Cello e contrabaixo não têm?

    Sera que guitarra e violão tambem naum tem ... kkkkkkk

    Use o bom senso ... eu me referi a viola e violino .... x)

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Morgenstern
    Sera que guitarra e violão tambem naum tem ... kkkkkkk

    Mas não tem guitarra nem violão em orquestra =P

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    kkkkkkkk ... Creio que o mercado pra cello e contra-baixo deve esta em baixa pelo numero reduzido em orquestra ...
    Apesar que em banda o contra-baixo tambem toca ...

    Guitarra não sei se tem, mas orquestra de violão existe .... xD

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Qual o nivel dessas orquestras ?
    Não sei, depende de cada orquestra - não só do salário.

    Sera que vc consegue tocar em varias orquestras diferentes pois a carga de ensaio e maior ?
    Se você tiver muito tempo pra poder se dedicar bem, acho que dá. Conheço gente tocando em 2 e até 3 orquestras aqui no Rio.

    As que eu falo são pra iniciante ... pra quem não tem um emprego e só estuda ....
    Iniciante no instrumento? Esquece orquestra por enquanto.

    Orquestra jovem é pra músicos de até uns 25 anos, que recebem uma bolsa pra se dedicar à orquestra e aos estudos. A bolsa varia de orquestra pra orquestra, depende do patrocínio geralmente.

    Depois disso, vêm as profissionais. Numa OS pública é difícil ter salário inicial pra músico menor que 1500,00. Nas privadas, depende de cada empresa, mas geralmente é mais do que nas públicas.

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Em São paulo e Rio as orquestras são bem mais organizadas ...
    A Unesp em sp tem o curso de bacharelado e fora que trabalho não falta
    Se alguem quer mesmo seguir a carreira deve morar em uma delas ...

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Em todas as capitas há orquestras com boa organização. As melhores hoje em dia são SP, Rio, BH, Manaus e PoA.

    Morgenstern
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Capital é melhor sempre pra tudo neah ... não so para orquestra ...

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Musica é a mesma coisa que passar fome ....


    Desculpa amigo, você está muito enganado!!


    Só passa fome quem quiser!!

    Se você acha que músico ganha mal, imagina quem ganha um salário minimo sem beneficio? Se vc é professor e cobra 30 reais a hora aula e tem mais ou menos 7 ou 8 alunos você ta tirando ae por volta de 900 reais, e sinceramente, 8 alunos é fácil de arrumar em cidade grande, e cobrar 30 reais hora aula é barato!

    Você pode tocar na noite, se você toca todo dia ou pelo menos 4x na semana ganhando 300 reais, por semana você tira por volta de mil reais!!


    Agora, não estou falando que a música é fácil, é difícil pacas, assim como qualquer emprego. O cara tem que estudar, e ser bom, pq hj em dia nego que sabe 3 acordes ja se acha o melhor músico do mundo e o pior, pega o emprego de quem ralou durando 4 anos numa faculdade!!!

    Dórico
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dórico
    · votar


    Percebo q muitos músicos graduados não são exatamente qualificados. Vejo muito nego aí q rala muito, faz aulas, só nunca cursou uma faculdade de música, mas muito melhor q graduados. FAzer o q né, se muitas faculdades de música não procuram atualizar seus sistemas de ensino. Quem paga o pato são os kras q ralam durante 3 ou 4 anos e saem "achando" q sabem muito.
    Acho q as faculdades mais tradicionais deveriam direcionar melhor os músicos para o mercado de trabalho.

    Dórico
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mas sobre a questão de compensar ou não, isto compensa sim, mas o kra tem q ser esperto e deve meter a cara no mundo, senão fica difícil vender seu trabalho.

    Henrique Leal
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Interessante o tema, e especificando... como está o mercado para o pianista clássico? solo ou de concerto?

    ...Não falo nem em professor porque aí acho que a área é boa sim, pelo menos na minha cidade vejo que tem mercado.. e olha que nem é capital... ta certo que aqui tem conservatório, mas nem todos conseguem entrar... aí sobra ter aulas particulares...

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Dórico

    Eu digo que existe uma diferença muito grande em um curso técnico e um curso de graduação, graduação pra mim, ao meu ver forma pesquisadores, tanto é que quando nego vai pro um mestrado e doutorado pesquisa o tempo todo!! o curso técnico não, é um curso profissionalizante, o cara fica apto a trabalhar no mercado de trabalho, não que a graduação não faça isso, faz, mas não é o que está acontecendo.

    Percebo q muitos músicos graduados não são exatamente qualificados


    Concordo 100%, agora a pergunta, é culpa da faculdade ou do aluno??

    meu ponto de vista é, o aluno ta na faculdade pq quer, se não estudar não vai ser qualificado, e no final culpa o professor, a universidade etc etc, o ensino está ali, é só ele correr atrás, ter o mínimo de interesse!! Infelizmente a situação no brasil é complicada, o cara quando entra na faculdade tem que se matar pra ganhar dinheiro, ou seja, é dificil conciliar trabalho e estudo!! Mas de fato sempre tem um pela saco, um não, VARIOS, que matam aula, não querem nada, isso pq a faculdade é paga!! imagina se fosse publica?

    Aqui no Rj tem conservatório, mas é fácil de entrar, é só pagar a mensalidade que tu ta dentro!! a questão é, até que ponto tu vai conseguir ficar la dentro?

    Tirorox
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pff, se aqui na minha região músico da orquestra tirasse 1500 reais, estariam pulando de alegria...

    Fala sério, conheço vários músico EXCEPCIONAIS, muito bons mesmo, passando fome...

    Orquestra paga uma mixaria, mixaria mesmo...

    Por isso que eu não me meto a largar minha facul pra viver com música...

    Pff... 1500 reais, me diz onde tah essa riqueza ai...

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pff... 1500 reais, me diz onde tah essa riqueza ai...
    Orquestras de renome.

    OSB não paga menos que 3 mil pra algum músico deles (não-terceirizado). OSESP tá pagando muito bem, também.

    Orquestras Sinfônicas de Teatros também pagam nessa faixa. E por aí vai.

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O problema é entrar, é uma panela ferrada


    o músico só passa fome pq quer!! muita das vezes o cara é preguiçoso e não corre atrás, ppr isso a fama de vagabundo!!

    Dórico
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dórico
    · votar


    Jabijirous
    É, concordo com tudo q vc disse, é exatamente isso.
    E sobre as oportunidades, não existem apenas orquestras para se ganhar dinheiro!! Aulas tb dão uma graninha , fazer shows, a internet tb ajuda d+ se o kra tiver jeito para os negócios, e por aí vai... Não sei quanto cobram no rio, mas aqui na minha cidade cobra-se no MÍNIMO 70 reais (4 aulas mês), mesmo não sendo bom músico. Morrer de fome é q não vai!! Se o camarada for bom de serviço e souber cobrar, dá pra tirar 2k mês tranquilo, só com aulas. Eu tinha amigos q tiravam por aí, e olha q é cidade pequena, não passando de 300 mil habitantes, com custo de vida médio.

    Khronos
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ken Himura
    Salário da osesp inicial ano passado tava girando pelos 5 mil.

    Morgenstern
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    porra osesp meu ...... melhor orquestra da america latina ...

    Igor Grillo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Viola caipira vale??

    hsuashaushaushauh'

    Henrique Leal
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Viola caipira vale??

    Dá pra tirar uma cerveja e cachaça na faixa se o dono do bar for legal e reconhece o trabalho....

    Se tiver sanfona leva até um tira gosto.... uma pele de porco... um churrasco de gato... etc....



    ..brincadeira.. "aprecio" música caipira...muiiito mais que muito estilo de música que anda fazendo sucesso por aí!!!

    Igor Grillo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Henrique Leal

    certeeeza!! cachacinha na faixa!! husahuhaushaushuah

    Eu tb "aprecio" (raramente) musica caipira! rsrs

    Mas "alguns" estilos que andam fazendo sucesso por aew... nem poderiam ser chamados de música... mas sim de Poluição Sonora!!

    Morgenstern
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Igor Grillo
    Mas "alguns" estilos que andam fazendo sucesso por aew... nem poderiam ser chamados de música... mas sim de Poluição Sonora!!

    Exemplo : Funk ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como anda o "Mercado Musical" ?