Cello - quero o melhor que meu dindim possa comprar

    Autor Mensagem
    Martte
    Veterano
    # nov/08


    Boa tarde, pessoal!!!

    Li muita coisa aqui no fórum antes de postar. Muitos tópicos são de meses, anos atrás. Portanto, como trata-se de mercado, as coisas mudam.
    Então, vamos lá!!!
    Quero comprar um CELLO, 4/4, envelhecido, com cravelhas e estandarte em ébano, e etc....
    Que marca me sugerem? Roma? Rolim? Eagle? e o modelo, que atenda ao que desejo?
    Sei que me diriam pra comprar de Luthier. Eu tb gostaria, mas ainda está muito caro. (Alguém tem idéia de quanto? um pronto, claro.)
    Eu poderia dispor de no máximo R$2.000,00
    O que me sugerem abaixo desse valor?
    Agradeço as boas dicas.
    Abraço

    Khronos
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Martte
    Compra um blaver modelo profissional e manda pra ajuste.

    Martte
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Khronos
    Agradeço a pronta sugestão, mas pergunto:
    1. Esse Blaver está no mesmo nível de um Eagle, por exemplo, ou é bem melhor?
    2. Qual modelo vc me sugere?
    3. Há um site dessa marca?
    4. Procurei no google e só encontrei usados e no mercado livre.
    5. Vc sabe o valor desse cello?
    6.Existe revendedoras/importadoras dessa marca?
    Abraço

    Khronos
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Martte
    Blaver é nacional, vendido pela Scavonne, eles tem lojas no centro de São Paulo.
    Pelo que eu ouvi de sonoridade, é tão bom quanto. Vale a pena sim, mas tem de mandar pra um luthier, e colocar um cavalete e alma novos. Eencordoamento também. Vai sair tudo uns 300, por ai.
    O modelo profissional ta girando em torno de 1900 se eu não me engano.
    http://www.rcfscavone.com.br/sessoes.asp?item=5&tpmenu=Novos&Categoria =2
    Segue o site.
    Divirta-se

    Martte
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Martte
    · votar


    Khronos
    Olhei o site da Scavone que vc indicou. Há apenas um modelo 4/4 profissional e o valor é R$ 1.960,00.
    Não há muitas especificações sobre ele e tb não é envelhecido.
    E outra coisa, to longe de SP. Por isso preferiria comprar através de uma loja, ou importadora que trouxesse para minha cidade.
    Vc saberia me dizer se ainda existe o Eagle CE300? Ele é do tipo que quero.
    Tenho um violino Eagle, o 644. Muito bom.O material, a sonoridade. a beleza. Foi só fazer os ajustes necessários.
    Continuo aceitando boas sugestões e agradeço a quem se dispuser a ajudar.
    Ah!, outra coisa. Vi aqui no fórum:

    Cello Voador
    Membro # Enviado: 18/abr/07 14:03

    Blut,
    corra dos Nhureson, já tive instrumento dessa marca e não tem som nenhum. Mesmo os "melhores" modelos deles são ruins, alguns alunos meus têm.

    Se for comprar de fábrica procure pela [b]marca Blaver, é chinês,
    mas a madeira é boa e com alguns ajustes e com o tempo o som evolui.

    Mas é o que o Eduardo disse, cello de fábrica precisa de uns ajustes.
    []'s
    [/b]
    Khronos - vc falou que essa marca Blaver é brasileira, aqui diz que é chinesa. E aí? Uma coisa ou outra? rs
    Abraço

    Khronos
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Martte
    Detalhe, a Scavonne é importadora se não me engano, mal pela informação trocada =P O som do cello em si é ótimo, posso garantir. Dos Eagles, eu não sei se ainda fazem, tenta checar no site deles, pode ter alguma informação. Eles tambem fazem instrumentos muito bons.
    E tipo, eu conheço violino, o pouco que sei de cello é pela minha namorada que toca =P Então não sou o mais indicado para opinar haha só to dando uma mão enquanto ninguém comenta aqui.
    No caso, como ja disseram, corra dos Nhuresons. O Verniz deles égrosso demais e é sintetico, o que acaba com o som, mas deixa uma aparencia linda. Então, é bobagem, a não ser que seja pra enfeite rsrs.

    Martte
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O que vcs acham?

    Um cello Eagle CE 200(novo) - ajustado por um luthier de Curitiba
    Troca de cavalete e microafinadores e breu - por alemão;
    troca da alma;
    troca do estandarte e cravelhas de boxwood por ébano;
    troca das cordas por calixto - por R$ 2.000,00.
    Vale a pena?
    Aguardo as boas opiniões de quem entende.
    Abraço!!!!

    Khronos
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Martte
    O instrumento em si já é bom. Ajustado ainda, ja está num ótimo preço. Vale sim.

    Martte
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Khronos

    Obrigada por sua disposição em ajudar-me.
    Creio que neste fórum existam muitas pessoas que entendam de Cello, pena que não tiveram a disposição que vc teve .
    Da mesma forma agradeço a existência deste espaço, pois através dele podemos postar nossas dúvidas , aprender com as dos outros, e , quem sabe, daqui a pouco tb ajudar a resolver problemas e enriquecer as discussões aqui levantadas.
    Abraço a todos!!!!!!!!!!!

    Khronos
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Martte
    Cara, infelizmente esse forum aqui é meio abandonado. As vezes o povo volta rsrs Desculpe na verdade por não poder dar informações mais concretas, é que realmente não é minha área rs
    Enfim, boa sorte com o aprendizado =]

    Starry night
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Starry night
    · votar


    Bem, segue a dica um pouco tarde, mas ainda pode servir pra alguém:

    Antes de olhar a marca, olhe a madeira (uma mesma marca pode ter modelos feitos com madeiras boas e outros com madeiras ruins).
    Madeira: quanto mais antiga, mais veios terá, melhor o timbre (mais caro o instrumento). Eles têm uma aparência rajada no fundo e laterais. O tampo tem muitos veios, um granulado mais fino. Cuidado, alguns cellos low end vem com a madeira pintada pra simular veios, mas são de madeira compensada, um horror! Tem que ser de madeira maciça, nada de laminado!

    As madeiras são:
    tampo: abeto (spruce)
    laterais e fundo: acero (maple)
    espelho e cravelhas: ébano

    Dê uma olhada nas fotos deste site pra ver a diferença entre as madeiras. As mais rajadas eles chamam de "flammed maple", veja como diferem do modelo dos cellos de estudante, feitos com madeiras de menor qualidade.
    http://www.violinandmore.com/2009/06/cellos.html

    Se puder, evite aqueles instrumentos com toneladas de verniz.

    Para todos os cellos industriais, inevitavelmente, você terá que: trocar e ajustar o cavalete, às vezes terá que trocar a alma, eventualmente ajustar pestana, etc. Leve-o a um bom luthier assim que comprá-lo. Não há cello de fábrica que não precise de um ajuste inicial.

    Cordas chinesas (que vêm com estes instrumentos) não afinam, não servem nem pra varal. Troque-as imediatamente! Se só puder comprar a nacional, compre as do Mauro Calixto. Se puder importar, melhor. Compro as minhas pela internet (na Johnson String instrument), sai muito mais barato do que comprar cordas importadas no Brasil, mesmo que tenha que pagar o imposto (até hoje, nunca fui cobrada pelo imposto). Se eu soubesse que a diferença era tãogrande, teria colocado cordas importadas desde o início, facilitaram minha vida imensamente, parei de fazer o esforço enorme que fazia pra projetar sons graves, a mão parou de doer, etc, só felicidade. Testei várias combinações de cordas, o timbre vai variar de acordo com o cello também. Continuo variando, dependendo do timbre que quero. O custo obviamente é maior, mas vale todos os centavos. Recomendo juntar um dinheirinho e colocar importadas o quanto antes. Marcas boas: Jargar, Thomastick, Pirastro, Larsen, D'addario (Helicore e Kaplan solutions). Mesmo dentro destas marcas há varios modelos de qualidade e timbre variáveis, uma mesma corda pode soar completamente diferente de um instrumento pra outro.

    Meu primeiro cello foi um Blaver profissional (modelo Strad, como a grande maioria dos industrializados), é claro que com aquele acabamento made in China, precisou de ajustes, mas a madeira é muito boa. Quando troquei as cordas virou outro instrumento, acordou rapidinho. O Mavis C17 tem o mesmo padrão de madeiras, o acabamento é um pouco melhor que o da Blaver, som igualmente bom. A loja ABC musical estava com os melhores preços nestas marcas, acho que entregam fora de Sao Paulo. A Leimar vende o mesmo Mavis que a ABC musical, mas bem mais caro.

    Atualmente estou com um cello francês modelo Montagnana (prefiro Montagnana ao Stradvarius, pois gosto dos graves bem potentes). Como é novo, o som ainda está "abrindo" e ainda não decidi qual será a melhor combinação de cordas pra ele. Estou com Jargar em todas elas, mas tenho Evah Pirazzi solista La e Ré, devo experimentá-las por estes dias.


    Arco: meu primeiro cello veio com um arco de pedreiro, nem sei como conseguia tocar com aquilo. Depois comprei arco da Arcos Brasil (comprei na strings.com.br, era o melhor custo beneficio que meu bolso podia pagar). Depois tive um de emergência de fibra de carbono, agora estou com um francês regular. Ainda não sou o suficientemente avançada pra notar diferenças sutis nos arcos, exceto pelo peso, então não vou poder dar muitas dicas nesta área. De qualquer forma, não tenho grana pra comprar arcos melhores, e por enquanto estou dando conta do recado com o que tenho, sem sofrimentos.

    Espero ter podido ajudar.

    Boas compras!

    a borboleta
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tb quero ajudar!!
    Embora tarde como amigo disse acima!

    A ROLIm é brasileira o que garante a garantia, tem varios modelos e vai desde o de fábrica até os de luteria, vai do seu bolso mas te digo uma coisa até os de fábrica deles são bons, aliás ótimos! Claro é mais caro que uns ai do mercado, conheço gente que só toca instrumentos deles eles são ótimos tb em atendimento, os de fábrica vem com cordas simples sim mas vc tem a opção de comprar direto deles outra marca e eles mesmos te mandam colocadas, o verniz não é carregado e tem sempre bom som pois é tudo na medida, nada de som abafado como muitos.

    Eu garanto a ROLIM comprei um modelo MILOR que é mais em conta mudei depois para o Master que já é com verniz á óleo.

    Até hoje me dão assistencia em que preciso.
    :) espero ter ajudado

    a borboleta
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    se se interessar pela ROLIM:

    www.roliminstrumentosmusicais.blogspot.com

    :)

    Bass In Flames
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Martte
    Você ainda toca? É de Curitiba? Consegue me indicar Luthier e Professor também?

    E qual Cello você pegou afinal?

    Martte
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bass In Flames
    Bom dia!
    Respondendo suas perguntas:
    Ainda toco, sim, e com o mesmo Cello, que fica cada vez melhor.
    Não sou de Curitiba não, mas comprei o Cello com o Luthier Luiz Amorim.
    Aliás, ele o comprou para mim. Ele , além de fazer os instrumentos, tb importa os Eagles e os ajusta conforme o desejo do cliente.(Melhor um Eagle( com madeira excelente - ajustado por luthier, com trocas de peças essenciais) do que qq um,ou nenhum, quando não se pode comprar um feito por eles(luthier).
    Na época, 2008, paguei R$2.000,00. É um cello Eagle CE 200(novo). Foi trocado o cavalete e microafinadores , alma e breu - por alemão;
    e também o estandarte e cravelhas de boxwood por ébano.
    Se vc mora em Curitiba, vc pode , inclusive, visitar o ateliê do Luiz Amorim e conversar com ele pessoalmente.
    Procura no google que vc encontra o endereço.
    Ele, inclusive, atende a muitos músicos de minha orquestra aqui em Floripa.
    Espero que como eu, vc possa encontrar o melhor que seu dindim possa pagar.
    Abraço e felicidades na compra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cello - quero o melhor que meu dindim possa comprar