madeira certa para cello

    Autor Mensagem
    deegle
    Veterano
    # abr/08


    olá gente... ó só, eu usei a busca, mas o que veio não conseguiu me ajudar muito, ton, la vai...

    sempre gostei de músicas clássicas / orquestras (entre outros tipos ), mas principalmente do som dos instrumentos de arco! ultimamente me deu uma vontade tremenda de aprender a tocar violoncelo. ja fiz várias pesquisas sobre, vi que é isso mesmo que eu quero, masss... por motivos financeiros não posso pagar um curso e nem comprar o instrumento ( uHAUHuAHHAUhuAHuHAUha que desgraça ). como sou meio metido a fazer coisas, fui atrás de referências de luthiers, cursos e afins, e acabei encontrando um manual (muito simples) do H.S.Wake de um modelo strad 4/4. com isso e mais 2 sites em ingles que achei com o passo a passo em imagens da montagem de um cello, acredito não ser impossível eu conseguir montar alguma coisa que no mínimo produza algum som. pois bem... nos sites e em algumas pesquisas que eu fiz, aparecem os tipos de madeira adequados para instrumentos da família do violino, mas são importadas!

    enfim, alguém poderia me dar sugestões de alguma combinação de madeiras que eu possa encontrar em madeireiras aqui no Brasil e que sejam boas acusticamente para esse fim!?!?! não precisam ser necessariamente nacionais... eu não estou muito por dentro de quais tipos de madeira importada se encontram por aqui!


    valeu moçada... obrigado desde ja!!!

    teh

    deegle
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    bom... achei o manual fácil no emule com o nome "Guitar Tech - H.S.Wake.-.A Strad Model Cello Plans (Luthier-Lutherie-Violin-Cello)"... mas quem quiser, deixa o mail q eu mando na boa! é um arquivo pdf, tem 6.5mb + - , com moldes das partes do cello e uma lista de passos não muito detalhada de como prosseguir com a montagem. está em inglês!

    os sites que achei são esses :

    http://www.cello.org/heaven/history.htm

    http://violoncello.com/ericbartlett/index.htm

    http://www.luthieriabrasileira.art.br/index.php?area=violino

    o terceiro é brasileiro, achei agora pouco, com passo a passo da feitura de um violino, que em algumas partes é parecida com a de um cello! não é tão detalhado como o do eric, mas ajuda para aqueles que tem dificuldades com outras linguas.

    mas e ai gente... alguma sugestão para as madeiras?!

    Starry night
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Starry night
    · votar


    Pelo que tenho estudado (pois pretendo construir um cello um dia...), as tradiocinais são o abeto para o tampo (spruce) e o acero para laterais e fundo (maple), de árvores que crescem nas regiões temperadas como Europa e Canadá, pois a qualidade da madeira acaba sendo definida pelo local onde cresceu, idade, tempo de secagem, dentre outras coisas. Seria bem interessante verificar se madeiras da nossa região poderiam ser utilizadas, mas pelo que ouvi falar, instrumentos desse tipo feitos com pinho brasileiro, por exemplo, não apresentarão o mesmo timbre. Como a experimentação com madeiras requer um grande investimento de tempo e, muitas vezes, de dinheiro, infelizmente a pesquisa não é tão ampla, as pessoas preferem ir no que é seguro que vai funcionar.

    hpept
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Como fala o ditado italiano "quem não tem dinheiro não tenha desejos"....
    Mas pelos amantes do faça você mesmo encontrei um kit para fazer violinos no ML. Em uma pergunta ao vendedor, tempo atrás, me parece de lembrar que ele respondeu que este kit existe também para cello (no anuncio consta também viola).
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88255647-kit-luthier-para-monta gem-de-violino-_JM

    eutoco_frauta
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Meu Deus o que não se acha pela internet O_O

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Hayo que as madeiras tradicionais são o pinho abeto para a tampa armónica, "arce" para fondo, faixas e brazo, "ebano" para clavijas, pestana, espelho, estandarte e pontal, mais hoje.......sería quasi imposible hayar. Para outras madeiras, devería-se pensar em un outro espírito sonoro de uma orquestra. Ya não teim como imitar algo que paso a muiiiiiiittttooooo!!!!!!
    Apropósito, se alguém sabe de alguém que tenha um corpo de viola clásica para negociar agradezo. Pode estar quebrada, com ou sem brazo.
    Sobre o kit, hayo muito interesante para quem quer comenzar, sería uma excelente base para poder entender melhor o seu instrumento, ainda mais que a fabricação é artesanal, muito melhor que instrumentos de fábrica, permeado por vibraçóes fabriles, nada interesante para onde a humanidade presisa ir!!!!!

    Casper
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Caro deegle:

    Vc poderia mmandar esse PDF para mim?

    menegass@gmail.com

    Obrigado

    ammadeusy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    deegle
    deegle

    ammadeusy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Deegle, vc poderia mmandar esse PDF para mim?

    ammadeusy@gmail.com

    muito obrigado

    Perthenga
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Prezado Deegle, podeira, por favor, me enviar o arquivo em PDF. Obrigado,

    anizhp@yahoo.com.br

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Perthenga
    Já faz 10 anos cara...Tomara que ele ainda frequente o fórum...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a madeira certa para cello