Alguém sabe tocar Harpa?

    Autor Mensagem
    mennynna
    Veterano
    # mar/08


    Bem, sou apaixonada por esse instrumento.. busco informações de quem sabe tocar, ou tem noção, ou mesmo .. q também tem o desejo de aprender como eu.

    ;*

    Fenrisulfr
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Fenrisulfr
    · votar


    mennynna

    isso é no fórum de musica erudita mocinha ^^

    Bob do recife
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    mennynna
    eu sei tocar um instrumento doce, calmo e silencioso feito esse...


    bateria :)

    hehehehe


    vai tocar bateria menina.. eh bem mais true.. =D

    billy ramone
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Falando sério, Nao sei tocar, mas parece ser muito bonito, algo celestial
    Nossa, que gay

    Grow
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    harpa não... só violino

    TaylorBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Já me enrolo com 4 cordas.

    Bob do recife
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Grow
    pow vei.. eu acho massa violino..
    eu queria aprender =)

    mas.. ainda sou mais bateria.. =P

    CheshireCat
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    mennynna
    queria tocar... acho lindo

    billy ramone
    Mime de Benetnash, Orfeu de Lira, Orfeu de Harpa e Pharaó de Esfinge e Pandora
    Cavaleiros RLZ

    boa \o/

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    não

    leva mto tempo pra afinar =P

    Villts
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Só sei que cada corda é meio tom. Haheuaehau!

    Minow
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Villts
    Nem é, ela é diatônica, afina-se ao tom desejado pelos sete pedais.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Villts
    Só sei que cada corda é meio tom. Haheuaehau!

    na verdade cada corda da harpa são as notas naturais (dó a sí)
    tem 7 pedais onde você coloca os sustenidos, a baixa e solta para os # que aparecem no decorrer da música, ou trava esses pedais quando é outro tom ex: em LA M já deixa tavado o pedal do Fá, Dó e Sol
    isso é pra harpa erudita

    -------------------------------------

    a harpa paraguaia não tem pedal e tem que afinar cada corda referente a mudança do tom da música, além das cordas serem mais próximas
    quando eu acompanhava dupla sertaneja, tinha uma dupla daqui que tinha uma dessa, pra facilitar todas as músicas do mesmo tom ficavam proximas no set list, começava com as músicas em dó, depois tocava as em sol, depois as em Ré....

    Kobberminer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    a harpa paraguaia não tem pedal e tem que afinar cada corda referente a mudança do tom da música

    Claro... tinha que ser...

    izzystradlin
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: izzystradlin
    · votar


    a harpa paraguaia

    time B do botafogo?

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    Tópico movido.
    Recomendo que entre no site www.formesuabanda.com.br e procure um professor.
    =)

    billy ramone
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maggie

    Excluiu meu post hein?
    hehehehhe

    Polaris
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    mennynna

    Que bom encontrar por aqui outra aspirante a harpista!

    Sei algumas coisas sobre harpa, mas nunca encostei em uma. Faz quase uns 20 anos que quero aprender, mas o primeiro problema é adquirir o instrumento. (E olha que minha paixão é a harpa céltica, de chaves, e não a clássica, de pedais.) Que eu saiba, os dois luthiers brasileiros que fazem harpas não oferecem uma qualidade equiparável com a da maioria das harpas americanas e européias (isso sem falar na garantia e manutenção), e os preços nem são tão mais baixos assim a ponto de justificar a compra, na minha opinião.

    Já me informei muito sobre o assunto, e, trazendo legalmente, você com certeza pagará algo entre 70% e 150% de impostos sobre o valor da harpa mais o respectivo frete. Isso faz com que uma harpa céltica entry-level como a Ogden da Lyon & Healy, que normalmente custa US$ 2450 para qualquer americano, na loja, custe a nós daqui do Brasil alguma coisa em torno de 10 mil reais (frete aéreo, imposto de importação, ICMS, PIS, COFINS etc.).

    Se você for comprar uma harpa céltica mais diferenciada (como a Thormahlen Swan ou a Dusty Strings FH36S, duas das minhas favoritas), fica ainda pior a situação. E não vou nem mencionar as de pedais. =(

    Claro, se você for aos EUA e trouxer uma harpa com você, tudo muda de figura. É o que eu pretendo fazer, um dia.

    =)

    Fórum Nacional de Harpa

    Polaris
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Polaris
    · votar


    izzystradlin

    a harpa paraguaia

    time B do botafogo?



    Apesar de parecer pejorativo chamar uma harpa de paraguaia (hehehe!), na verdade ela é um instrumento bem único, bem diferente das outras harpas. Ela se aproxima mais da harpa escocesa chamada clarsach, embora (e este é só o meu gosto pessoal) a clarsach seja consideravelmente mais bonita, esteticamente falando... =)

    A diferença é basicamente esta (há variações, dependendo do luthier, das madeiras usadas etc.):


    Harpa de concerto: espaçamento maior, cordas de tripa (nylon nas mais agudas, aço com tripa nas mais graves), toca-se com as polpas dos dedos, tensão mais alta, 46/47 cordas, mecanismo de pedais com 3 posições (bemol, natural, sustenido). Som geralmente encorpado e aveludado, com mais brilho nos agudos.

    Harpa céltica: espaçamento varia, cordas podem ser de tripa ou nylon (com aço nas mais graves), toca-se também com as polpas dos dedos, tensão menor que a de concerto, geralmente de 29, 34 ou 36 cordas, mecanismo de chaves ou alavancas com 2 posições (natural, sustenido). Som geralmente encorpado e aveludado, com mais brilho nos agudos.

    Clarsach: espaçamento menor, cordas de aço, toca-se com as unhas, tensão baixa, geralmente de 29, 34 ou 36 cordas, tradicionalmente não há mecanismo de chaves (mas alguns luthiers o incorporam). Som brilhante e com grande reverberação.

    Harpa paraguaia: espaçamento menor, cordas de aço, toca-se com as unhas, tensão baixa, geralmente de 34, 36 e até 40 cordas, tradicionalmente não há mecanismo de chaves (mas alguns luthiers o incorporam). Som brilhante e com grande reverberação.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Também acho a harpa um instrumento bastante interessante. Devo ter alguma tara por pedais...rsrsrsrs (obs: sou estudante de órgão). heheheh

    Bem, acho que o fernando tecladista já disse o essencial. A harpa clássica tem à volta de 42/47 cordas...parece-me.

    Bard of Lóchrann
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eu já me perco em pedais hahah... até pra guitarra eu prefiro o drive do amplificador já ou uma pedaleira simples já por causa disso... instrumento pra mim se tiver que usar mais do que mãos e boca já é mto hahah ..prefiro as harpas menores.. celtas, paraguaias...

    Cainanr
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Harpa... comecei a aprender a uma semana... *-*'

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cainanr
    Conta aí como é que se aprende harpa, digo o principio do instrumento, tem relação com o que, vai precisar comprar uma, quanto custa?? conta aí uns detalhes deste instrumento

    Jorosptecue
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Eu também tenho muito interesse em tocar arpa, toco gaita, baixo, guitarra, violão, teclado, mas arpa é um interesse especial até pensei em confeccionar uma com arco de ferro no qual eu furaria e colocaria tarraxas de violão faria a caixa com compensado naval compraria um jogo de cordas genéricas 47 cordas para as cordas mais grossas devem serem colocadas tarraxas de contrabaixo por serem mais robustas essa arpa seria só para treinar tendo afinidade se compraria uma comercial.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém sabe tocar Harpa?